Instituto de Física

Universidade Federal da Bahia

Seminários

Seminários no ano de 2022:

 

 

Seminários realizados em anos anteriores

 Cosmologia hoje e objetivos para as próximas décadas

Palestrante: Profa. Dra. Micol Benetti (Naples University, Federico II)

Data: 31/03/2021 (quarta-feira) 

Horário: 10:00

Local: Google Meet

Resumo: Em cem anos, a cosmologia passou da primeira evidência de um universo em expansão para um conhecimento detalhado de toda a história do universo, tendo desenvolvido a Teoria Cosmológica Padrão capaz de explicar cada fase com extrema precisão. As missões espaciais se seguiram, alcançando uma precisão sem precedentes e ainda gerando novos desafios para a compreensão do nosso universo. Apesar dos grandes marcos alcançados em apenas cem anos, muitas questões ainda estão em aberto e constituem o ponto de partida para a cosmologia das próximas décadas. Entre elas, precisamos entender qual é a natureza da energia escura e da matéria escura, mas também se a gravidade se comporta como a relatividade geral, mesmo em escalas de tamanho da ordem da escala do horizonte, ou se precisamos de uma teoria estendida da gravidade. Além disso, seria o universo plano ou fechado? Qual é a sua idade? E qual é a origem da tensão nos valores inferidos da expansão atual do universo? O que as observações nos dizem e como podemos conciliar nossa teoria com o que já foi observado? Nesta palestra, fornecerei uma visão geral do estado atual da cosmologia e os desafios atuais para a compreensão das observações.

 

 Prêmio Nobel de 2020: Física de Buracos Negros

Palestrante: Prof. Dr. Alberto Saa (UNICAMP)

Data: 07/04/2021 (quarta-feira) 

Horário: 10:30

Local: Google Meet

Resumo: O prêmio Nobel de Física de 2020 vem coroar o que já se denomina como a nova "era áurea" dos buracos negros, certamente uma das previsões mais fascinantes da Relatividade Geral de Einstein. Neste colóquio, será feita uma rapidíssima revisão da história da Física de Buracos Negros, desde seus primórdios há mais de 100 anos atrás, passando, obviamente, pelos avanços teóricos dos anos 60 que garantiram a R. Penrose 50% do Prêmio, até chegarmos finalmente às notáveis observações diretas mais recentes, destacando-se os trabalhos de Reinhard Genzel e Andrea Ghez sobre o buraco negro no centro da nossa Via Láctea, os quais lhes garantiram a outra metade do Prêmio Nobel, e a já famosa "fotografia" do buraco negro na galáxia Messier 87, a incríveis 53 milhões de anos luz do nosso planeta Terra, obtida pelo consórcio Event Horizon Telescope (EHT). Todos esses pontos serão discutidos de maneira clara e mais elementar possível, na esperança de que todos possam apreciar esses fantásticos resultados nesta nossa época realmente notável para a Física.

 

 Gluonia - GLueballs -Bolas de Grude (uma Introdução)

Palestrante: Prof. Dr. Alberto Santoro (UERJ)

Data: 14/04/2021 (quarta-feira) 

Horário: 10:00

Local: Google Meet

Resumo: Glueballs são, a meu ver, a bola da vez. Há 40 anos me interesso pelo assunto e espero agora relembrar alguns conceitos e nada melhor do que falar sobre algumas das coisas que estou aprendendo sobre o assunto. Há certamente uma necessidade de se conhecer um pouco mais sobre o assunto. E é isto que tentarei transmitir nessa palestra. Glueballs é o objeto responsável pelas interações fortes.

 

 Enxergando a Bicamada de Grafeno

Palestrante: Prof. Dr. Eliel Gomes da Silva Neto (UFBA)

Data: 28/04/2021 (quarta-feira) - 10:00

Horário: 10:00

Local: Google Meet

Resumo: Os materiais bidimensionais (2D) são materiais ultrafinos, com poucas camadas atômicas, que apresentam um grande leque de propriedades elétricas, magnéticas e térmicas. Dentre esses materiais o grafeno desempenha um papel crucial por ser um material que apresenta diversas propriedades extremamente interessantes.

A um pouco mais de uma década foi descoberto que ao empilhar duas camadas de grafeno uma sobre a outra de forma distinta do empilhamento natural do grafite, conhecido como empilhamento de Bernal, essa amostra conhecido como grafeno bicamada rotacionado (TBG) apresenta  propriedades elétricas que dependem do ângulo relativo da orientação cristalina entre as camadas. Efeitos semelhantes foram apresentados em distintos empilhamentos de outros materiais 2D. Surgindo assim uma nova área de estudo, a twistrônica.

Recentemente, experimentos recentes mostraram a existência de um ângulo de empilhamento especial conhecido como ângulo mágico. Nesse ângulo o TBG apresenta comportamentos que não são observados no grafeno isolado, como supercondutividade e ferromagnetismo puramente orbital. O que gerou um grande interesse em estudar de forma mais profunda essas amostras e entender os processos físicos envolvidos na origem desses novos efeitos.

No nosso trabalho, fabricamos amostras com ângulos variados, e estudamos com espectroscopia Raman tanto na escala micrométrica, quanto na escala nanométrica, e conseguimos observar diversas assinaturas ópticas interessantes que estão intimamente ligadas à estrutura eletrônica e vibracional dos TBG. Conseguimos observar vibrações localizadas,  grandes modificações na banda 2D (associada aos elétrons mais energéticos) e modificações na banda G que associamos ao acoplamento elétron-fônon. Este último tem sido muito estudado como um dos possíveis mecanismos que gerem supercondutividade nessas amostras. Por fim, as medidas de micro Raman mostram como caracterizar amostras que estão próximas do ângulo mágico sem a necessidade de um nanoscópio.

 

 Como a Modelagem Ajuda o Entendimento da Pandemia de COVID-19

Palestrante: Prof. Dr. Roberto Fernandes Silva Andrade (UFBA)

Data: 12/05/2021 (quarta-feira)

Horário: 10:00

Local: Google Meet

Resumo: A modelagem da propagação de epidemias foi iniciada há cerca de um século, e tem sido usada no entendimento, projeção, e controle de diversos eventos desde então. No caso da pandemia de COVID-19, a modelagem enfrenta um grande desafio, dada a sua extensão a nível mundial e a ausência de tratamentos efetivos para a enfermidade. Discutiremos neste seminário resultados de modelagem para alguns aspectos da COVID-19 no Brasil e na Bahia. A utilização de dados reais obtidos durante o curso da epidemia permite a adaptação dos modelos a diversas mudanças que impactam o seu desenvolvimento, como novas variantes do vírus, mudança de comportamento social, ou a implementação de campanhas de vacinação.

 

 Machine Learning: Uma Breve Introdução

Palestrante: 
Prof. Dr. Francisco Baptista Pereira (Coimbra Polytechnic – ISEC /

Centro de Informática e Sistemas da Universidade de Coimbra – CISUC, Portugal)

Data: 02/06/2021 (quarta-feira)

Horário: 10:00

Local: Google Meet

Resumo: A área de machine learning tem assistido a um forte crescimento nos últimos anos, impulsionado pelo desenvolvimento de novos métodos computacionais e pelo massivo aumento da quantidade de dados disponíveis para processamento. 

As abordagens desta área baseiam-se na utilização de métodos computacionais de estatística aplicada. Estes métodos têm capacidade para lidar com grandes volumes de dados heterogêneos, a partir dos quais é possível identificar padrões escondidos e relações relevantes. O conhecimento é obtido de forma automática, sem que seja necessário efetuar uma programação explícita da solução. Este processamento computacional permite uma melhor compreensão dos problemas analisados e, principalmente, a criação de modelos computacionais com capacidade de generalização para lidar de forma adequada com eventos e situações que possam ocorrer no futuro.

Nesta palestra serão ilustradas as principais etapas existentes no desenvolvimento de sistemas de machine learning e serão apresentados alguns exemplos concretos de áreas em que estes modelos têm sido usados com sucesso nos últimos anos.

 

 O Laboratório de Espectroscopia Molecular e Filmes Finos do IF-UFBA

Palestrante: Profa. Dra. Manuela Souza Arruda & Prof. Dr. Luiz Antonio Vieira Mendes

Data: 09/06/2021 (quarta-feira) 

Horário: 10:00

Local: Google Meet

Resumo: O Laboratório de Espectroscopia Molecular e Filmes Finos (LEMFF) do IF-UFBA desenvolve atividades de pesquisa na área de Física Atômica e Molecular. O foco central da investigação científica desenvolvida no LEMFF é a realização de estudos experimentais e teóricos sobre a excitação, estabilidade, dissociação e ionização de moléculas – nas fases gasosa, líquida e condensada – induzidos pela interação com fótons e elétrons. O Laboratório possui a infraestrutura básica para a realização de experimento envolvendo espectrometria de massa, seção de choque de fotoionização e caracterização de filmes finos utilizando espectrometria de infravermelho.  Neste seminário iremos apresentar e discutir o aparato experimental e as técnicas de espectrometria dos principais estudos que estão sendo conduzidos no LEMFF, dentro das áreas de atuação anteriormente citadas.

 

 A complexa Biomecânica do Movimento Humano.

Palestrante: Prof. Dr. José Garcia Vivas Miranda (IF-UFBA)

Data: 18/08/2021 (quarta-feira)

Horário: 10:00

Local: Google Meet

Resumo: Existe algum padrão na forma com que nos movimentamos? Existem princípios gerais que governam a forma com que aprendemos um movimento novo? Podemos utilizar os padrões do movimento para identificar transtornos motores, doenças e estados emocionais? Nesta apresentação discutiremos essas perguntas, em alguns momentos dando respostas precisas e em outros adicionando novas perguntas. De forma geral, propomos com este trabalho uma possível base de avaliação cinesiológica quantitativa e precisa. O que permitirá uma profunda mudança no diagnóstico de distúrbios motores além de um conjunto de ferramentas poderosas para compreensão dos mecanismos fundamentais que governam o planejamento e controle motor.

 

 O estudo de Clusters do Li+ Krn Realizado com a Técnica de Machine Learning: Random Forest 

Palestrante: Prof. Dr. Wanderson Silva de Jesus (Unijorge/UFBA)

Data: 01/09/2021 (quarta-feira) 

Horário: 10:30

Local: Google Meet

Resumo: O Machine Learning é uma técnica de aprendizado de máquina que tem como uma de suas caraterísticas tomar a decisão mais apropriada para um contexto e detalhar como as previsões são feitas, um dos modelos desta técnica é o Random Forest, do tipo supervisionado, ele é baseado em um modelo de árvore de decisão. É então realizado um estudo computacional da microsolvatação de Li+ com Kr empregando uma metodologia inovadora baseada em técnicas de previsões o Random Forest. Primeiro, a interação dos clusters (Agregados) é construído a partir da Superfície de Energia Potencial (PES), envolvendo dois e três corpos. A PES analítica é empregada no Algoritmo Evolutivo (EA) que tem a função de gerar as estruturas de baixas energias dos clusters. Em seguida é realizado um estudo Benchmark de combinações de funcionais e bases DFT dos clusters. E a partir desta escolha nós utilizamos os clusters re-otimizados pelo melhor método DFT dos clusters Li+ Krn, para prever os mínimos de menor energia do mapeamento da PES analítica, aplicando o algoritmo de classificação Machine Learning - Random Forest. Este trabalho apresentou resultados que mostra a eficiência do método na previsão de classificação dos mínimos, chegando a atingir uma acurácia em cerca de 80% nos cluster Li+ Krn re-otimizados por DFT.

 

 A importância da Nanotecnologia e Técnicas Experimentais Associadas

Palestrante: Prof. Dr. Victor Mancir da Silva Santana (IF-UFBA)

Data: 15/09/2021 (quarta-feira) 

Horário: 10:00

Local: Google Meet

Resumo: O objetivo deste seminário é trazer um panorama a respeito da importância de estudos em nanotecnologia, trazendo uma ênfase sobre algumas das principais técnicas experimentais desse campo de pesquisa. Nesta apresentação, trarei os principais aspectos de uma das maiores revoluções científicas e tecnológicas que estão em curso, que é propiciada pela nanotecnologia. Dessa forma, serão apresentadas algumas das repercussões sociais e econômicas até o momento, devidas aos novos prospectos advindos das investigações sobre o estudo e manipulação da matéria em nanoescala. Em seguida, apresentarei algumas técnicas experimentais existentes no Instituto de Física da UFBA que nos permitem realizar pesquisas nesse ramo.

 

 Efeito Stark e de Modulação da Fotoluminescência no Talco Bidimensional.

Palestrante: Prof. Dr. Andreij de Carvalho Gadelha (University of Colorado – Boulder)

Data: 29/09/2021 (quarta-feira)

Horário: 10:00

Local: Google Meet

Resumo: Emissões luminosas quânticas são interessantes pois podem ser utilizadas na transmissão de informação quântica. Dentre os materiais que podem emitir este tipo especial de luz temos os famosos "quantum dots" e defeitos locais em redes cristalinas como no diamante e nitreto de boro hexagonal. Neste último caso o defeito local pode ser uma substituição atômica ou a presença de arranjos cristalinos com vacâncias. Neste seminário irei apresentar um novo material que também pode ser fonte de luz quântica - o talco bidimensional. Além de apresentar uma emissão ultrapura, esta pode ser manipulada por meio de campos elétricos. Nós observamos dois tipos de manipulação: da energia e da intensidade da luz. O caso da energia deve-se ao efeito Stark linear, que é geralmente atribuído aos átomos, porém aqui foi observado em defeitos em cristais. Através da visualização do efeito Stark linear nós tiramos informações físicas relevantes do sistema, como a origem e natureza do defeito cristalino. Por outro lado, o controle da intensidade da emissão é atribuído a um efeito físico raro, que por sua vez possibilita a extinção reversível desta emissão. Ao final propomos algumas discussões e possíveis interpretações físicas dos nossos resultados. Nosso trabalho investiga fenômenos físicos exóticos trazendo aplicações tecnológicas inovadoras.

 

 Panorama atual do uso da energia solar no Brasil

Palestrante: Prof. Dr. Victor Mancir da Silva Santana (IF-UFBA) e Prof. Dr. Tiago Franca Paes (IF-UFBA) 

Data: 20/10/2021 (quarta-feira) 

Horário: 11:00

Local: Google Meet

Resumo: Neste seminário, apresentaremos um panorama sobre o uso da energia solar fotovoltaica no Brasil. Neste contexto, iremos abordar a instalação dos painéis fotovoltaicos no terraço do Instituto de Física da UFBA, trazendo dados sobre os benefícios desta implementação a curto e médio prazo. Iremos apresentar sobre as regulamentações atuais para a difusão dessa forma de energia e a importância de iniciativas na área, como a do LabSolar, no sentido de garantir a boa qualidade dos painéis fotovoltaicos comercializados no Brasil.

 

 Cosmologia Moderna e seus "Sons"

Palestrante: Prof. Dr. Rodrigo de Sousa Gonçalves (UFRRJ)

Data: 27/10/2021 (quarta-feira) 

Horário: 10:00

Local: Google Meet

Resumo: Há aproximadamente um século teve início a descrição do Universo de acordo com uma formulação matemática, iniciando a chamada Cosmologia Moderna. Se, por um lado, a teoria da Relatividade Geral permitiu um maior entendimento da interação gravitacional, as observações astronômicas levaram a diversas reformulações do Modelo Cosmológico Padrão. Neste sentido, apresentaremos uma visão geral da Cosmologia Moderna e um aspecto fenomenológico do mesmo, na aplicação das ondas gravitacionais como possibilidade de limitação de parâmetros em modelos alternativos.

 

 Emissão Eletrônica por Efeito de Campo Eletrostático: Links entre Teoria e Experimento no Contexto da Nanoeletrônica de Vácuo

Palestrante: Prof. Dr. Thiago Albuquerque de Assis (IF-UFBA)

Data: 10/11/2021 (quarta-feira)

Horário: 10:00

Local: Google Meet

Resumo: O fenômeno da emissão eletrônica por efeito de campo eletrostático tem contribuído no desenvolvimento de tecnologias para a produção de fontes de raios X, de fontes de elétrons para aplicações em microscopias e até mesmo de sistemas de propulsão elétrica em naves espaciais. Não obstante,  percebe-se uma carência de comparações quantitativas precisas entre teoria e resultados obtidos a partir de experimentos na ciência de emissão por campo. Parte deste problema reside no fator de amplificação de campo local (FEF), que se reflete na eventual habilidade de um material para emitir elétrons quando sujeito a campos eletrostáticos externos. Com efeito, a acurácia no cálculo teórico bem como uma interpretação consistente de resultados experimentais para a determinação de FEFs são patentes na caracterização de um emissor. Neste seminário, apresentarei algumas contribuições recentes que mostram a importância do FEF no contexto da nanoeletrônica de vácuo. Serão discutidos alguns links entre resultados clássicos, aqueles obtidos via cálculos de primeiros princípios e experimentais.  

 

Oceanografia e Física: essa Combinação pode dar Samba?

Palestrante: Prof. Dr. Carlos Alessandre Domingos Lentini (IF-UFBA)

Data: 01/12/2021 (quarta-feira)

Horário: 10:00

Local: Google Meet

Resumo: O que a Oceanografia e a Física podem ter em comum? Considerando que a formação em Oceanografia é composta por 4 sub-áreas, sendo uma delas a Física, como um “cientista do mar”, mais especificamente um Oceanógrafo Físico, consegue estudar a hidrotermodinâmica dos oceanos, propagação das marés e ondas através de conceitos matemáticos e físicos? Nesta palestra, alguns exemplos serão apresentados ilustrando a forte aderência e aplicações da Física em Oceanografia.

 

 Percolation in Networks
Palestrante: P.I. - Dr. Gareh Baxter

Data: 18/11/2020 (quarta-feira) 
Horário: 10:00
Local: Sala 412, Instituto de Física, UFBA
Abstract: Many important problems relate to systems with a very large number of components, with complex, heterogeneous interactions between these components. These interactions can be represented as a network, and the behaviour of the whole system is often determined by the local interactions and the structure of connections. Examples include social networks, infrastructure, financial connections, ecology and many others. Understanding the structure of networks, and the effect this has on processes occurring on the network is therefore highly important. I will discuss one of the most fundamental ways to explore the structure of networks, the percolation process. This is the emergence of a giant connected component at a well defined threshold of network density. I will describe the basic theory of percolation in networks, and discuss some more exotic percolation-like processes in networks.

 

 Superfluidez e Quasicristais com Interações Não-Locais
Palestrante: Prof. Tommaso Macri (UFRN)
Data: 07/10/2020 
Horário: 10:00
Local: Sala 412, Instituto de Física, UFBA
Resumo: nos últimos anos, graças ao impulso gerado pelo progresso no campo das simulações quânticas com átomos ultrafrios, tem havido um interesse crescente da comunidade de matéria condensada no que geralmente é denominado de redes quasicristalinas, que são estruturas ordenadas de longo alcance, mas não periódicas. Além de reter questões intrínsecas relevantes que variam desde a estabilidade de estruturas ladrilhadas a temperatura zero até sua relação com redes fractais, os quasicristais tem mostrado suportar a observação de fases quânticas da matéria, tais como supercondutividade e condensação de Bose-Einstein. No entanto, apesar de existirem importantes trabalhos que abordam o surgimento da ordem quase cristalina nos sistemas clássicos, ainda é necessário obter uma compreensão mais profunda do papel das flutuações quânticas nessas estruturas. Aqui, apresentamos nossa proposta de realizar estados quase cristalinos em configurações ultrafrias com interações não-locais.

 

 Projeto J-PAS: uma Colaboração Brasil-Espanha para Pesquisa em Astrofísica e Cosmologia
Palestrante: Prof. Cássio Pigozzo (UFBA)
Data: 23/09/2020 
Horário: 10:00
Local: Sala 412, Instituto de Física, UFBA
Resumo: Nesta palestra serão apresentadas as principais características da colaboração binacional Javalambre Physics of the Accelerating Universe Astrophysical Survey (J-PAS), tanto em termos de pessoal e instituições envolvidas, como de tecnologia e métodos utilizados no conjunto Telescópio Javalambre + JPCam. Uma coleção de projetos desenvolvidos dentro da colaboração será apresentada, com particular enfoque no papel do Grupo de Gravitação e Cosmologia da UFBA neste grande esforço, que promete ser um dos principais levantamentos de dados astrofísicos dos próximos anos.

 

 Determinando Condutividades Efetivas de Objetos Fractais

Palestrante: Prof. Fábio David Alves Aarão Reis (UFF)
Data: 26/08/2020 

Horário: 10:00

Local: Sala 412, Instituto de Física, UFBA

Resumo: O cálculo da condutividade efetiva de compósitos desperta interesse desde o século XIX, quando Maxwell e Rayleigh propuseram expressões para diferentes arranjos geométricos das fases que formam tais materiais. Nas últimas décadas, observou-se que muitos materiais de interesse tecnológico ou geológico apresentam geometria fractal, o que leva a condutividade a apresentar uma dependência com o comprimento em que ela é medida. Para modelar tais sistemas, muitos autores usam fractais regulares como os tapetes de Sierpinski (dimensão fractal 1<D_F<2) e as esponjas de Menger (2<D_F<3), cuja construção pode ser limitada a um domínio finito de escalas de comprimento, tal como observado em materiais reais. A condutividade é então calculada por diversas técnicas de aproximação. Uma teoria para determinar a dimensão (anômala) de caminhadas aleatórias nos tapetes de Sierpinski foi proposta recentemente e mostrou excelente acordo com dados numéricos acumulados por quase três décadas [1]. Considerando a relação entre os problemas de caminhadas aleatórias e de condução (térmica ou hidráulica), mostramos que esta teoria equivale a uma iteração da fórmula devida a Rayleigh para a condutividade de um compósito com inclusões isolantes em duas imensões. Isso resulta em uma fórmula simples para a condutividade de estágios finitos dos tapetes, com desvios de no máximo 6% dos dados numéricos mais precisos [2].Estendemos a abordagem para as esponjas de Menger, em que mostramos que a condutividade pode ser prevista com boa precisão pela iteração da fórmula de Maxwell para a condutividade de um meio com inclusões esféricas [2]. Estendemos o trabalho para fractais estatísticos construídos iterativamente como as esponjas, mas com desordem na distribuição das inclusões isolantes (os chamados "regular random fractals"). As fórmulas iterativas baseadas nas teorias clássicas falham nestes meios. Porém, mostramos que as condutividades médias calculadas nos geradores destes fractais fornecem estimativas razoáveis da condutividade em qualquer outra escala de sua construção. Fornecemos então tabelas de condutividades daqueles geradores, cobrindo dimensões fractais entre 2 e 3, e propomos métodos simples para aplicar os resultados a materiais com propriedades fractais conhecidas.

[1] A. Balankin, Phys. Lett. A 381, 2801 (2017).

[2] V. R. Voller e Fábio D.A. Aarão Reis, Int. J. Thermal Sci. 159, 106577 (2021)

 

 Espectroscopia Raman
Palestrante: Prof. Pedro Venezuela (UFF)
Data: 12/08/2020
Horário: 10:00
Local: Sala 412, Instituto de Física, UFBA
Resumo: Iremos falar sobre a vida de C.V. Raman e suas contribuições científicas que levaram ao desenvolvimento da técnica que leva seu nome. Também vamos discutir aplicações da espectroscopia Raman com foco em nano-estruturas de carbono.

 

 Highlights and perspectives of Heavy Flavours Physics Results from the LHC
Palestrante: Prof. Sandro Fonseca de Souza (UERJ)
Data: 29/07/2020 
Horário: 10:00
Local: Sala 412, Instituto de Física, UFBA
Abstract: The second data-taking period of CERN's LHC, Run 2, has ended in 2018, having delivered about 150/fb worth of pp collisions at the record energy of 13 TeV, as well as collisions involving heavy ions. This exceeds by a factor 5 the amount of data recorded during the first data-taking period, Run 1, and at collision energy almost twice higher. With these data analyzed, a good number of results has been already published, with considerable improvement in sensitivity in several physics analysis sectors. I will present a selection of recent results from the LHC, as well as future prospects, with a focus on the flavour sector.

 

 Tensional Twist-Folding of Sheets Into Multilayered Architectures and Scrolled Yarns
Palestrante: Prof. Julien Chopin
Data: 15/07/2020 
Horário: 10:00
Local: Sala 412, Instituto de Física, UFBA
Abstract: Thin elastic structures such as filaments and sheets can undergo large displacements without breaking. This ability to dramatically change shape due to confinement, external loads and stimuli is of great interest for functionalization and improving mechanical properties based on geometry rather than chemistry. Twisting flat sheets into yarns and chiral structures is a good example. It relies on millennia of human experience in making catguts, candy wrappers, and redeployable fabric wearables, but, surprisingly, lacks scientific guiding. In this talk, I will present the tensional twist-folding as a widely scalable, facile, and versatile method to fabricate layered structures and yarns with ordered internal architectures. I will focus on the spontaneous folding into spiral accordions and the strong connection with classical Greek geometry and origami.

 

 Title: Machine Learning Approaches to Health Condition Using Large Data Sets at CIDACS
Palestrante: Prof. Roberto Fernandes Silva Andrade ( Instituto de Física - UFBA; CIDACS-FIOCRUZ)
Data: 17/06/2020 (quarta-feira) 
Horário: 10:00
Local: Sala 412, Instituto de Física, UFBA
Resumo: Abordamos aspectos sobre os conceitos de Aprendizado de Máquina e como este tema tem atraído a atenção da comunidade de cientistas de diversas áreas, inclusive os físicos, para o tratamento de quantidades massivas de dados. Serão discutidos alguns exemplos ligados ao tratamento de grandes volumes de dados de saúde, que são coletados e armazenados no CIDACS.

 

 Flattening the Curve: the Effect of Inter-Cities Flux Network in Brazilian COVID-19 Difusion

Palestrante: Prof. José Garcia Vivas Miranda (UFBA)

Data: 03/06/2020 (quinta-feira) 

Horário: 10:00

Local: Sala 412, Instituto de Física, UFBA

Abstract: The new Covid-19 pandemic has left traces of suffering and devastation to individuals of almost all countries worldwide and severe impact on the global economy. Understanding the clinical characteristics, interactions with the environment, and the variables that favor or hinder its dissemination help the public authorities in the fight and prevention, leading for a rapid response in society. Using models to estimate contamination scenarios in real time plays an important role. Population compartments models based on ordinary differential equations (ODE) for a given region assume two homogeneous premises, the contact mechanisms and diffusion rates, disregarding heterogeneous factors as different contact rates for each municipality and the flow of contaminated people among them. This work considers a hybrid model for covid-19, based on local SIR models and the population flow network among municipalities, responsible for a complex lag dynamics in their contagion curves. Based on actual infection data, local contact rates (ß) are evaluated. The epidemic evolution at each municipality depends on the local SIR parameters and on the inter-municipality transport flow. When heterogeneity of ß values and flow network are included, forecasts differ from those of the homogeneous ODE model. This effect is more relevant when more municipalities are considered, hinting that the latter overestimates new cases. In addition, mitigation scenarios are assessed to evaluate the effect of earlier interventions reducing the inter-municipality flux. Restricting the flow between municipalities in the initial stage of the epidemic is fundamental for flattening the contamination curve, highlighting advantages of a contamination lag between the capital curve and those of other municipalities in the territories.

 Gravitação em duas Dimensões 

Palestrante: Prof. Dr. Carlos E. Valcárcel Flores

Data: 05/12/2019 

Horário: 16:30

Local: Sala 408, Instituto de Física da UFBA

 

Resumo: Na Teoria da Relatividade Geral de Einstein, o espaço-tempo quadri-dimensional é dinâmico. Por outro lado, na Teoria de Campos, nós consideramos um espaço-tempo fixo. Essa é uma das razões pelas quais o processo de quantização da Relatividade Geral não é bem sucedido. Uma tentativa de entender como funcionaria a quantização da gravitação é simplificar nossa teoria considerando dimensões menores. Na gravitação em duas dimensões, temos uma dimensão espacial e uma temporal. A teoria pode parecer trivial, mas ela possui soluções de Buraco Negro! Nesta apresentação, estudaremos alguns aspectos da gravitação em duas dimensões.

 

  

 An Exact Approach to the Inverse Problem of Superdiffusion on Finite Systems Based on Time-Dependent Long-Range Navigation

Palestrante: Prof. Dr. Alfonso Allen-Perkins

Data: 10/09/2019 

Horário: 16:00

Local: Sala 412, Instituto de Física da UFBA

Abstract: In this seminar we will address the superdiffusive motion of a random walker on a discrete finite-size network. By considering only the topology of the substrate and time-dependent laws for short and long-range jumps over the system, we will show that it is possible to induce diffusion processes in which the mean square displacement (MSD) of the walkers has a powerlaw dependence on time with a previously chosen exponent (MSD). Using the Markov Chain (MC) formalism and the d-path Mellin transformation, an exact map for the time-dependence of the probability function is derived. While the formalism imposes no restriction on the substrate, being applicable from ordered Euclidian lattices to complex networks, results for the cycle graph and two-dimensional torus will be highlighted

 

 

 Determinação do Expoente de Rugosidade Local em Modelos da Classe de Epitaxia por Feixe Molecular Não-Linear
Palestrante: Prof. Dr. Edwin Edgar Mozo Luis
Data: 28/11/2019 
Horário: 16:30
Local: Sala 412, Instituto de Física da UFBA
Resumo: Neste trabalho, introduzimos um método para medir flutuações locais de altura de uma interface rugosa, baseado na cálculo da menor distância de um ponto desta interface até um polinômio de ajuste de grau n. O método é nomeado de Análise  Ótima de Flutuações Destendenciadas (ODFAn). Realizamos uma comparação com o método baseado na Análise de Flutuações Destendenciadas (Detrended Fluctuations Analysis-DFAn) e o método da rugosidade local padrão (DFA0). O objetivo é extrair o expoente de rugosidade local sobre perfis/superfícies geradas pelos modelos de rede com deposição, a saber: sólido sobre sólido conservativo (Conserved Growth in a Restricted Solid-on-Solid model-CRSOS),  Das Sarma e Tamborenea (DT) e Clarke-Vvedensky (CV), que se acreditam pertencer à classe Villain-Lais-Das Sarma (VLDS). Observamos que estes modelos apresentam um regime transiente em que perfis/superfícies apresentam comprimento característico (estruturas de morros).  Nossos resultados para o expoente de rugosidade local, extraído com o método  ODFAn, são compatíveis com o expoente calculado, usando  a teoria de renormalização de grupo com  correções de primeiro e segundo laço para a classe VLDS. Além disso,  estudamos,  a distribuição do número médio de passos, Np, de átomos adsorvidos na superfície com o modelo CV, em função dos parâmetros R e ε, onde R é a razão entre a taxa de difusão, D0 (considerando átomos sem vizinhos laterais) e a taxa de deposição, F, e ε o parâmetro associado à probabilidade de descolamento dos átomos com seus vizinhos laterais. Os nossos resultados mostram distribuições de Np na forma de exponenciais estendidas, no regime de baixas temperaturas. No regime de altas temperaturas os nossos resultados indicam que o número médio de passos escala com Rε2, sugerindo que, quando o descolamento de “kink sites” se torna possível, existe uma grande quantidade de deslocamentos de átomos que controlam Np.

 

 

  

 Análise de Conectividade e Técnicas Não-Lineares na Caracterização da Atividade Neural
Palestrante: Prof. Dr. Jean Faber Ferreira de Abreu
Data: 05/09/2019 
Horário: 17:00
Local: Sala 412, Instituto de Física da UFBA
Resumo: Nos últimos anos, novas metodologias foram introduzidas no estudo da atividade neural a partir da abordagem conexionista. Nelas, é importante saber não apenas quais áreas do cérebro são ativadas por um estímulo específico, mas também como essas áreas são estrutural e funcionalmente conectadas, distribuídas e organizadas em relação a outras áreas. Essa abordagem é chamada de conectômica e reúne uma série de técnicas capazes de sistematizar, a partir dos diferentes tipos de sinais neurais, como unidades neuronais do cérebro estão conectadas. Além disso, atualmente tem crescido o número de trabalhos mostrando que a atividade neural exibe, em muitas regiões e circunstâncias, efeitos e características não-lineares, em muitos casos dinâmicas caóticas. Portanto, a aplicação de métodos quantitativos desenvolvidos para o estudo de sistemas não-lineares, pode ajudar na detecção de informações inacessíveis por métodos tradicionais. Particularmente, a investigação de distúrbios neurofisiológicos, como a Epilepsia e a Doença de Parkinson, é extremamente oportuna para a caracterização de dinâmicas não-lineares, devido a suas características físicas de alta sincronização e transições de fase e por sua grande importância clínica.

  

 Leptoquark Phenomenology, Contractions of Lie Algebras, Galilean Covariance, MoEDAL Collaboration and Theoretical Physics Research at the University of Alberta
Palestrante: Prof. Dr. Marc de Montigny ( Campus Saint Jean, University of Alberta, Canadá)
Data: 05/08/2019 
Horário: 14:00
Local: Sala 412, Instituto de Física da UFBA
Resumo: Neste short-talk o Prof. Marc de Montigny abordará seus interesses  de pesquisa em física teórica de uma forma sintética e não-técnica. Em particular, ele apresentará a colaboração MoEDAL que procura detectar monopolos no CERN. O Prof. Marc também conversará sobre as possibilidades de colaborações acadêmicas no Canadá, em geral, e na University of Alberta, em particular. O seminário será em inglês, com possibilidade de diálogo em francês para os interessados.
 
 Driven Widom-Rowlinson Lattice Gas

Palestrante: Prof. Dr. Ronald Dickman

Data: 29/01/2019 
Horário: 16:00
Local: Sala 412, Instituto de Física da UFBA
Abstract: In the Widom-Rowlinson lattice gas, two particle species (A, B) difiuse freely via particle-hole exchange, subject to both on-site exclusion and prohibition of A-B nearest-neighbor pairs. As an athermal system, the overall densities are the only control parameters. As the densities increase, an entropically driven transition occurs, leading to ordered states with A- and B-rich domains separated by hole-rich interfaces. Using Monte Carlo simulations, we analyze the efiect of imposing a drive on this system, biasing particle moves along one direction. Our study parallels that for a driven Ising lattice gas - the Katz-Lebowitz-Spohn (KLS) model, which displays atypical collective behavior, e.g., structure factors with discontinuity singularities and ordered states with domains only parallel to the drive. Here, other novel features emerge, including structure factors with cusp singularities (best fltted to |k|), maxima at non-vanishing wavevector values, oscillating correlation functions, and ordering into multiple striped domains perpendicular to the drive, with a preferred wavelength depending on density and drive intensity. We analyze the efiect of a drive on phase separation and map out the phase diagram in the density-drive plane. Difierent from the driven lattice gas with attractive interactions (i.e., the KLS model), in which ordered regions are separated by a smooth interface parallel to the drive, here ordered domains form stripes with rough interfaces oriented perpendicular to the drive. We present preliminary evidence for a critical phase under a drive.

 

 Operadores de Deserdem e Campos Multivalorados

Palestrante: Me Matheus M. A. Paganelly (UERJ)



Data: 11/10/2018 (quinta-feira) 

Horário: 16:00

Local: Sala 412, Instituto de Física, UFBA

Resumo: Nessa apresentação busco estabelecer a conexão entre campos multivalorados e operadores de desordem. Parto do modelo de Ising bidimensional para introduzir os operadores de desordem na rede demonstrando como os defeitos emergem da não trivialidade do vácuo. Posteriormente,  investigo os campos multivalorados e proponho uma forma de defini-los a partir do formalismo de branas, para enfim consolidar a conexão entre campos multivalorados e operadores de desordem.

 

 The Holographic Principle: Lower Dimensional Gravity
Palestrante: Prof. Dr. Carlos E. Vacarcel Flores 


Data: 28/09/2018 (sexta-feira) 
Horário: 16:00
Local: Sala 412, Instituto de Física, UFBA
Absctract: The Holographic Principle states that there is a duality between a gravity theory in D dimensions and a quantum field theory in (D-1) dimensions. This QFT is located at the boundary of the gravity theory. Lower dimensional gravity theories are good laboratories to study the Holographic Principle: This was shown by Brown and Henneaux in the context of AdS_3 gravity, and by Strominger, Cadoni and Mignemi in the context of AdS_2 gravity. In this talk, we will discuss the Holographic Principle in two and three dimensions. For the first case, we will study the asymptotic symmetries of  Jackiw-Teitelboim gravity and shown that its boundary dynamics is governed by a Schwarzian action. In three dimensions, we will analyze the boundary conditions for AdS_3 Supergravity.

  

 Dosimetria Computacional e Medidas de Dose em Física Médica
Palestrante: Prof. Dr. Hélio Yoriyaz (IPEN) 
Data: 23/10/2018 (terça-feira) 
Horário: 16:00
Local: Sala 412, Instituto de Física, UFBA
Resumdo: O seminário será dividido em três partes:
1)    Apresentação de pós-graduação do IPEN-CNEN na USP; 2)    Linhas de pesquisa no IPEN; 3)  Apresentação das principais linhas de pesquisa em Física Médica desenvolvidas no Centro de Engenharia Nuclear, que são: Métodos de estimativa de dose; Método de Monte Carlo em dosimetria computacional em Física Médica. Serão também apresentados casos aplicados de braquiterapia oftálmica e intersticial e da técnica de BNCT (Boron Neutron Capture Therapy).

 

 

 A Produção de Partículas no Modelo da Nuvem Mesonica
Palestrante: Profa. Dra. Fabiana Carvalho (USP)
Data: 11/09/2018 (terça-feira) 
Horário: 15:00
Local: Sala 412, Instituto de Física, UFBA
Resumo: O modelo de nuvem mesonica é um modelo que considera que um próton físico pode flutuar em estados virtuais formados por um barion e um meson, como por exemplo, um nêutron  e um pion. Esses estados têm sua probabilidade definidas pela chamada "função de splitting", proposta por Sullivan em 1972. Tais flutuações permitem explicar de forma natural resultados experimentais de produção de diferentes partículas em colisões eletron-próton, próton-próton e próton-núcleo

 

 

 Title: Hadron Spectroscopy With the NC State Model of Coulomb QCD
Palestrante: Prof. Dr.  Felipe J. Llanes-Estrada (Universidad Complutense de Madrid)
Data: 30/08/2018 
Horário: 15:00
Local: Sala 412, Instituto de Física, UFBA
Abstract:  While lattice-QCD has made great strides, there are aspects of hadron spectroscopy beyond its current reach and understanding to be gained from continuum approaches. A natural tool for spectroscopy is the Hamiltonian formulation of QCD at equal time. But its great  technical difficulty makes it that in practice we adopt models that preserve all symmetries of QCD (including global color symmetry, though local gauge invariance is usually lost). I discuss applications to hadron spectroscopy developed with the NC State Hamiltonian model of QCD. In particular, I will devote time to the much discussed insensitivity to chiral symmetry breaking in the highly excited hadron spectrum.

 

 Como Podem as Formigas Ajudar a Optimizar Agregados Atômicos
Palestrante: Prof. Dr.  Nuno Lourenço (Universidade de Coimbra, Portugal)
Data: 13/06/2018 
Horário: 15:00
Local: Sala 412, Instituto de Física, UFBA
Resumo: A otimização de inspiração biológica inclui um conjunto de métodos computacionais de resolução de problemas que se baseiam nos princípios existentes nos sistemas biológicos, tais como a seleção natural ou a capacidade de auto-organização de sociedades de insetos, como por exemplo as formigas. Neste seminário iremos ver como é que podemos aplicar algoritmos baseados em formigas para resolver problemas reais e complexos da área da quimica, como por exemplo a opimização de agregados atómicos.

 

  Espectroscopia Vibracional e Eletrônica de Materiais Híbridos Baseados em Grafenos

Palestrante: Prof. Dr.  Claudio Hanashiro Barbosa Silva (IQ-UFBA)
Data: 15/06/2018 
Horário: 15:30
Local: Sala 412, Instituto de Física, UFBA
Resumo: Este seminário tem por objetivo apresentar a linha de pesquisa a ser desenvolvida por docente recém contratado junto ao Departamento de Físico-Química do Instituto de Química da UFBA, que consiste no estudo de materiais híbridos baseados em Grafenos. As principais motivações para o estudo consistem no desenvolvimento de materiais eficientes para armazenamento de energia, através dos dispositivos denominados supercapacitores, e para captura de gases do efeito estufa, através de matrizes porosas funcionalizadas. Considerando a importância da caracterização estrutural destes materiais para a melhoria de propriedades, serão apresentados fundamentos das poderosas técnicas espectroscópicas empregadas no estudo de materiais baseados em carbonos, a espectroscopia Raman ressonante e a espectroscopia de fotoelétrons excitados por raios-X.

  

 Field Emitter Electrostatics and its Wider Context

Palestrante: Prof. Dr.  Richard G. Forbes (University of Surrey)

Data: 24/05/2018 

Horário: 16:00

Local: Sala 408, Instituto de Física, UFBA

Abstract: A significant part of the recent collaboration between the University of Surrey and the Federal University of Bahia has related to the electrostatics of conducting posts standing on a grounded plane. In the context of field electron emission, this is a model for an array of carbon nanotubes. The electrostatics of such a system is in reality a branch of electron thermodynamics. This seminar begins by describing some of the basic physics of this kind of electrostatics, as it has developed (here and elsewhere) during the collaboration. This kind of physics seems to be rather better known in nanoscale physics than it is in ordinary-scale physics (and larger). Recently we have been to show that field-emitter type electrostatics is a reflection of general electrostatic physics that applies on all scales. This has enable the speaker to establish (it is thought for the first time) a semi-quantitative theory for the occurrence of various electrical discharge phenomena, including observations reported by Julius Caesar over 2000 years ago and by Charles Darwin when visiting the coast of South America. It also seems to be possible to account for some modern scientific observations by modelling mountains as conducting hemispheres and coniferous tree leaves as arrays of conducting posts.

 

 A Rigorous Study of Twitter Data by Means of the Potts Model

Palestrante: Prof. Dr.  Massimo Ostilli (IF/UFBA)
Data: 18/05/2018 
Horário: 15:30
Local: Sala 412, Instituto de Física, UFBA
Abstract: Twitter data about political trends can be used to create polls and making certain voter predictions (prior to the election day). However, by using the Mean-Field Potts Model, we have observed that, in almost any electoral event that we have considered, around the election day, Twitter data turn out to be in correspondence to, or quite close to, a critical state, rendering then the power prediction of a poll very poor and illusory.

 

 

 Seções de Choque de Ionização por Impacto de Elétrons e Padrão de Fragmentação da Molécula de Tetraidrofurano (THF)
Palestrante: Prof. Dr.  Manoel Gustavo Petrucelli Homem (UFSCAR)
Data: 16/05/2018 
Horário: 16:00
Local: Sala 412, Instituto de Física, UFBA
Resumo: Neste trabalho apresentaremos uma investigação experimental dos processos de ionização dissociativa induzida por impacto de elétrons em moléculas de tetraidrofurano (THF). Especificamente, dados de seções de choque de ionização total (SCIT) e seções de choque de ionização parciais (SCIP) foram determinadas na região de energias entre 10 e 800 eV. Os experimentos foram realizados utilizando o espectrômetro de massas por tempo de voo desenvolvido no Laboratório de Colisões Eletrônicas e Fotônicas (LCEF) do Departamento de Química da UFSCar. Adicionalmente, serão apresentados os novos desenvolvimentos experimentais que estão sendo realizados no LCEF voltados para o estudo da ionização de moléculas induzida por impacto eletrônico.

 

  

 Morphogenesis in Soft Solids : Wrinkling and Crumpling in Sheets, Ribbons, and Filaments
Palestrante: Prof. Dr.  Julien Chopin (Professor Visitante -IF UFBA)
Data: 11/05/2018 
Horário: 15:30
Local: Sala 412, Instituto de Física, UFBA

Abstract: Thin elastic structures such as filaments and sheets can undergo large displacements without breaking. This ability to dramatically change shape due to confinement, external loads and stimuli can be harnessed for functionalizing nanostructures and designing materials with improved mechanical properties. In this talk, I will present model experiments where 1-sheets are detached from a substrate, 2-ribbons are stretched and twisted and 3-filaments are compressed in viscous fluids. These seemingly simple configurations reveal a rich set of elastic instabilities resulting in a wide variety of morphologies including longitudinal and transverse wrinkles, triangular folds and loops. The observed morphologies are found to result from a strong nonlinear coupling between elasticity and geometry. Being mostly independant of material properties and scale invariant, these instabilities are ideal candidates to functionalize a large range of materials including graphene and quasi-2D nanomaterials.

  

 Colisões de Interfaces
Palestrante: Prof. Dr. Fábio David Alves Aarão Reis (IF-UFF)
Data: 25/01/2018 
Horário: 16:00
Local: Sala 408, Instituto de Física, UFBA
Resumo: Estudamos as colisões de duas interfaces que se movem uma em direção à outra e interagem localmente usando modelos em rede unidimensionais com dinâmica irreversível. Devido às rugosidades das interfaces, as bordas de domínios formadas pelos pontos de colisão são rugosas e os eventos locais de colisão se distribuem no tempo. Estes fenômenos podem ser relacionados, por exemplo, à rugosidade de bordas de grãos cristalinos em  materiais bidimensionais como grafeno e à duração de uma colisão entre domínios magnéticos. Mostramos que as propriedades das "frentes de colisão" definidas no espaço e no tempo são assintoticamente independentes do tipo de interação entre as interfaces e independentes das flutuações que ocorrem durante a colisão, ou seja, aquelas propriedades dependem apenas do enrugamento anterior à colisão. Desta forma, a rugosidade e as correlações espaciais das frentes de colisão exibem escala dinâmica. Porém, suas distribuições são não universais exatamente no caso em que as duas interfaces pertençam à mesma classe de universalidade de enrugamento cinético.

  

 Acerca da Relação entre o Potencial Intermolecular e a Estrutura de Agregados
Palestrante: Prof. Dr. Jorge Manuel Campos Marques (Univerisidade de Coimbra)
Data: 19/01/2018 
Horário: 15:00
Local: Sala 412, Instituto de Física, UFBA
Resumo: Neste seminário iremos descrever o funcionamento de um algoritmo evolucionário, desenvolvido no nosso grupo, para procurar estruturas de baixa energia em diversos tipos de agregados. Dada a função energia potencial que descreve as interações entre as diversas partículas de um dado agregado, é possível então usar o algoritmo evolucionário para encontrar as geometrias correspondentes aos mínimos de baixa energia (incluindo o mínimo global putativo) e assim obter a “paisagem energética” do sistema. A estrutura dos diferentes mínimos de energia está intimamente relacionada com o potencial de interação do sistema. Para ilustrar a relevância de usar métodos de otimização global no estudo dessa relação entre o potencial e a estrutura, iremos apresentar e discutir a aplicação do algoritmo evolucionário aos agregados envolvidos nos seguintes fenómenos: (i) solvatação de iões de metais alcalinos; (ii) automontagem de partículas coloidais carregadas.
 Efeito da Cinética de Crescimento na Estrutura Policristalina de um Filme Fino
Palestrante: Prof. Dr. Fábio David Alves Aarão Reis - IF-UFF

Data: 18/01/2017

Horário: 16:00

Local: Instituto de Física (Sala de Seminário - 404)

Resumo: A dinâmica competitiva de crescimento de grãos cristalinos é modelada conforme proposta de Saito e Omura na Phys. Rev. E 84, 021601 (2011), com formação de grãos somente no substrato. Modelos de crescimento em três classes de universalidade (EW, KPZ, VLDS) são considerados para simular o crescimento dos filmes finos, sem efeito da estrutura de grãos na agregação de cada átomo ou molécula. Usamos argumentos de escala e simulações de depósitos tridimensionais para mostrar que a densidade de grãos na superfície decresce no tempo com expoente gamma=2/z, onde z é o expoente dinâmico da cinética de crescimento. Posteriormente, estendemos o modelo considerando que todo átomo depositado possa nuclear um novo grão com probabilidade p<<1. Isso leva à saturação no número de grãos expostos na superfície e uma teoria de escala prevê distribuição de massas de grãos decrescendo em lei de potência com expoente tau=(z+4)/(z+2), que é confirmado numericamente. Nos dois modelos de formação de grãos, mostramos que seu raio de giração médio aumenta com sua altura média em forma de lei de potência de expoente gamma. Em vista da grande diferença nos valores deste expoente entre as diferentes classes, propomos que a escala da razão de aspecto dos grãos cristalinos seja adequada para se inferir os principais mecanismos dinâmicos de crescimento de um filme fino.
 
 Explosive Percolation
 
Palestrante: Prof. Dr. Hans J. Herrmann - ETH – Zurich, Switzerland

Data: 17/01/2017

Horário: 16:00

Local: Instituto de Física (Sala de Seminário - 404)

Abrupt changes in Nature and society can often be traced to the sudden appearance of a finite spanning cluster. While classical percolation exhibits a continuous phase transition, under special conditions the transition can also become of first order. I will illustrate the mechanisms behind the sudden appearance of a macroscopic percolating cluster. Very instructive is the history of the product rule also called “explosive percolation”. The scaling of bridge bonds allows to exactly solve the spanning cluster model having a first order transition at pc = 1. Suppressing the largest cluster by forcing a Gaussian size distribution renders an abrupt transition at pc < 1. An interesting relation to the watersheds of random landscapes and SLE can then be established. One can also find exactly the transition from a second to a first order phase percolation transition by establishing a relation to the q-‐-state Potts model using Gliozzi’s algorithm. This model appears as a limiting case in the pollution of dielectric plates by metallic dust. Finally, imposing that every new connection must include at least one agent that is weakly connected, i.e. in a small cluster, one obtains a hybrid transition, which is a mixture of first and second order. First appears a macroscopic spanning cluster and then a power-‐-law distribution of cluster sizes with a continuously varying exponent, which can be obtained analytically in the mean-‐-field approximation
 
 Ondas de Matéria: Proposta de Medida de Emaranhamento 
Palestrante: Profa. Dra. GINETTE JALBERT Instituto de Física - Universidade Federal do Rio de Janeiro

Data: 06/03/2017

Horário: 16:00

Local: Instituto de Física (Sala de Seminário - 404)

Resumo: Apresentaremos uma proposta par medir o emaranhamento entre dois átomos. A proposta consiste em utilizar um sistema composto de dois interferômetros tipo SternGerlach longitudinal atravessados por dois átomos metaestáveis originados na mesma molécula, tais como os átomos de hidrogênio H (22S) + H (22S) provenientes da quebra de H2. Ele é o análogo atômico de um interferômetro de fótons gêmeos. O tema será introduzido por uma revisão dos principais conceitos envolvidos.
 
 Introdução ao Silício Poroso
 
Palestrante: Prof. Dr. Tiago Franca Paes (IF-UFBA)

Data: 16/03/2017

Horário: 16:00

Local: Instituto de Física (Sala de Seminário - 415)

Resumo: O Si poroso é um material derivado de defeitos causados pela corrosão superficial do silício cristalino por um processo de dissolução química ou eletroquímica a base de eletrólitos aquosos ou não-aquosos contendo ácido fluorídrico – HF. Por possuir características intrínsecas do semicondutor, tais como: propriedades mecânicas, atômicas, eletrônicas e químicas, o processo de corrosão do Si permite adquirir características estruturais peculiares que favorecem o seu estudo para o desenvolvimento de novas tecnologias. A emissão fotoluminescente em temperatura ambiente é uma particularidade do Si poroso definida pela sua estrutura porosa, sendo esta, a propriedade mais investigada tanto do ponto de vista teórico quanto experimental. Em virtude de suas caraterísticas específicas, o silício poroso vem sendo amplamente estudado com o desafio de se tornar viável em diversas aplicações tecnológicas. 
 
 
 Observações das Ondas Gravitacionais pela Fusão de Dois Buracos Negros

Palestrante: Prof. Dr. Humberto de Almeida Borges (IF-UFBA)

Data: 28/03/2017

Horário: 16:00

Local: Instituto de Física (Sala de Seminário - 415)

Resumo: As ondas gravitacionais previstas na teoria da relatividade geral de Einstein são ondulações na curvatura do espaço tempo. Em setembro de 2015 os aparelhos do LIGO detectaram um sinal devido a fusão de dois buracos negros com massas de 29 e 36 massas solares. Um segundo sinal foi detectado em junho de 2016. Nesta palestra será abordado como as ondas gravitacionais são previstas pela teoria da relatividade geral de Einstein, as suas possíveis fontes e a sua recente detecção.
 
 Soluções do Campo Eletrostático Úteis para CFE - Cold Field Emission Usando Transformações de Schwarz-Christoffel
Palestrante: Edgar Marcelino de Carvalho Neto

Data: 04/04/2017

Horário: 16:00

Local: Instituto de Física (Sala de Seminário - 404)

Resumo: O estudo de emissão por campo é um dos grandes triunfos da Mecânica Quântica, tendo possibilitado grandes avanços tanto do ponto de vista teórico quanto experimental a partir do efeito de tunelamento quântico. Tais avanços não apenas possibilitaram um dos primeiros métodos experimentais de resolução próxima a atómica (FEM) como também a primeira observação direta de átomos individuais (FIM).     Uma melhor compreenssão dos resultados experimentais adquiridos com as técnicas citadas pode ser alcançada a partir de soluções clássicas para o campo eletrostático sob determinadas condições de contorno. Neste seminário algumas dessas soluções serão obtidas com o auxílio da Transformação de Schwarz-Christoffel. Em particular, resultados analíticos e numéricos quanto a validade da famosa conjectura de Schottky serão apresentados.
 
 A Multiple-Scattering Approach to Plasmon-Los 
Palestrante: Prof. Dr. Didier Sébilleau (Université de Rennes 1 - França)

Data: 18/05/2017

Horário: 16:00

Local: Instituto de Física (Sala de Seminário - 412)

Will present a description of losses in photoemission due to the excitation of plasmons. This description is based on a multiple scattering approach within Hedin's quasiboson Hamiltonian approximation. He will show how this approximation blends naturally into the multiple scattering framework and allows a rather simple description of the problem. Moreover, it can be easily extended to the excitation of two plasmons, three plasmons, ... and to any other boson-like excitations such as phonons.

 Produção de Charmonium Exótico em Colisões Hadrônicas
Palestrante: Prof. Dr. Fernando Navarra (USP)

Data: 25/05/2017

Horário: 09:00

Local: Instituto de Física (Sala de Seminário - 412)

Vamos fazer uma breve introdução descrevendo o que chamamos de "charmonium  exótico", ou seja, mésons que não são compostos simplesmente por um par quark charme - antiquark charme. Faremos uma rápida revisão histórica, desde a descoberta do primeiro deles, o X(3872), em 2003 até os dias de hoje. Vamos falar das interpretações mais frequentes dadas a estes estados: tetraquark e molécula mesônica. Finalmente vamos falar dos mecanismos de produção destes estados em colisões proton-proton e núcleo-núcleo no LHC. Este será um seminário pouco técnico e mais de divulgação. 
 
 Destilação de Etanol e Formação de Chuvas Vistos a Partir da Espectroscopia Eletrônica
Palestrante: Prof. Dr. Arnaldo Naves de Brito

Data: 02/06/2017

Horário: 09:00

Local: Instituto de Física (Sala de Seminário - 412)

Resumo: A superfície molecular das soluções aquosas pode mostrar não apenas propriedades físicas, mas químicas, surpreendentemente diferentes do volume [1]. Nesta apresentação, gostaríamos de chamar a atenção de vocês para dois tópicos: a destilação etanol-água e o comportamento das biomoléculas, como os aminoácidos, nas interfaces aquosas. A destilação começou a ser realizada pelos alquimistas gregos no século I DC [2]. Um dos pontos-chave neste processo é o conhecimento da pressão de vapor parcial da mistura etanol-água em função da porcentagem molar de etanol. Longe de ser linear, a pressão de vapor parcial de etanol mostra um comportamento complexo [3], que não pode ser totalmente racionalizado a menos que a estrutura da superfície em escala molecular seja compreendida. Nós planejamos mostrar novas descobertas, veja fig. 1, para diversas concentrações de etanol obtida com espectroscopia de elétrons. Os aminoácidos, blocos construtivos das proteínas, são de fundamental importância para as interfaces biológicas, mas também desempenham um papel em aerossóis atmosféricos onde ocorrem devido à  decomposição de biomateriais. Eles constituem uma fração importante dos compostos de nitrogênio orgânico solúvel em água (NOSA) em aerossóis marinhos e estão envolvidos em muitos processos na atmosfera. Na Bacia Amazônica, durante a estação úmida, aerossóis, presente em nuvens, se assemelham aos do meio marinho. As simulações de dinâmica molecular mostram que a presença de aminoácidos na superfície pode alterar a tensão superficial, um parâmetro importante para a formação de nuvens. Planejamos mostrar como a presença de aminoácidos na superfície muda de acordo com o comprimento da cadeia lateral e outras propriedades. Além disso, mostraremos que novas espécies protonadas de aminoácidos podem estar presentes na superfície, mas não no volume.

 Estados Multiquark no experimento LHCb no LHC

Palestrante: Prof. Dr. Augusto Alves Jr.  (LHCb group - University of Cincinnati - USA)

Data: 20/06/2017

Horário: 16:00

Local: Instituto de Física (Sala de Seminário - 412)

A espectroscopia de estados quark-anti-quark tem recebido recentemente um interesse renovado devido à descoberta de vários estados novos e inesperados, alguns dos quais semelhantes a ressonâncias quark-anti-quark. Estes estudos foram realizados em fabricas de Charm e Beauty, no Tevatron e mais recentemente nos experimentos LHC. Embora os estados convencionais quark-anti-quark estejam bem descritos por modelos fenomenológicos baseados em potenciais, muitos dos mésons recém-descobertos parecem não se encaixar bem nesse esquema. Assim, existe uma evidência crescente de que alguns desses novos estados sejam de fato "exóticos", o que significa novas formas de matéria hadrônica, como moleculas de mésons, tetraquarks ou pentaquarks, mésons híbridos e também "hadroquarkônim". Neste seminário discutiremos as atividades recentes do experimento LHCb no CERN no campo da espectroscopia de estados exóticos. Os resultados recentes sobre os pentaquarks Pc(4450) e Pc(4380) e o tetraquark Z(4430) serão discutidos em detalhes.
 
 Oscillating Soliton Stars With Network of Domain Walls  
Palestrante: Msc. Stephen Owusu (Doutorando, PPGF-IFUFBA) 

Data: 07/07/2017

Horário: 16:00

Local: Instituto de Física (Sala de Seminário - 412)

Abstract: In this work we study oscillating soliton stars (oscillatons) with network of domain walls. We consider a Lagrangian with three scalar fields coupled among themselves by a specific potential. We choose an appropriate potential to admit the formation of network of domain walls on the oscillatons. With small perturbations applied to this potential, we then compute the Einstein-Klein-Gordon (EKG) equations numerically and analyze the mass profile of this new object. From the results we discuss how the stability of the oscillatons is affected by the network. At some conditions the network provides a 'bouncing stability' to the oscillatons. 
 
 Cinética e Dinâmica de Reações Elementares: Uma Visão Molecular
Palestrante: Tiago Vinícius Alves (IQ – UFBA)

Data: 14/07/2017

Horário: 16:00

Local: Instituto de Física (Sala de Seminário - 412)

Resumo: O estudo das reações químicas num nível microscópico tem se tornado cada vez mais importante para a compreensão de diversos processos que ocorrem constantemente na natureza. Estudos de cinética e de dinâmica química fornecem essas informações, bem como dados macroscópicos, como por exemplo, a constante de velocidade térmica k(T). Dentro deste contexto, um dos modelos mais bem sucedidos para a determinação da constante de velocidade térmica para reações elementares é a Teoria do Estado de Transição Variacional com Tunelamento Multidimensional (VTST/MT - Multi-Path Variational Transition State Theory with Multidimensional Tunneling). Além de não exigir uma exploração completa da superfície de energia potencial, como ocorre nos cálculos de dinâmica quântica, ela é capaz de incorporar os efeitos variacionais e de tunelamento quânticos de forma bastante eficaz.
 
 Principio de Ação Quantica e Invariantes Dinâmicos
Palestrante: John Alexander Ramirez Bedoya (IF – UFBA)

Data: 25/08/2017

Horário: 15:00

Local: Instituto de Física (Sala de Seminário - 412)

Resumo: O princípio de ação quântica de Schwinger (PAQ) é uma abordagem completa da mecânica quântica. Usando o calculo variacional, esse princípio permite estudar a dinâmica dos estados e dos operadores desde um postulado dinâmico. Dado que a natureza do PAQ é inteiramente quântica, não fazendo uso do princípio de correspondência, originam-se de primeiros princípios, por exemplo, as relações de comutação entre as variáveis dinâmicas do sistema. Devido a sua construção, o PAQ permite estabelecer uma relação direta entre as quantidades conservadas de um sistema e as transformações admissíveis que preservam a sua estrutura no espaço de Hilbert. Neste seminário, farei uma descrição geral do PAQ e desenvolverei alguns exemplos mostrando a sua versatilidade.
 
 Integração Cultural e Ensino de Física: Desafios da Educação para o Campo, Indígena e Quilombola
Palestrante:  Profa. Dra. Katemari Diogo Rosa

Data: 11/08/2017

Horário: 16:00

Local: Instituto de Física (Sala de Seminário - 412)

Resumo: Esta apresentação emerge das contribuições de referenciais pós-críticos, particularmente da Teoria Crítica da Raça e Teorias de Identidade, para olhar sobre as possibilidades e desafios do Ensino de Ciências como fator de integração cultural nas diversas modalidades de ensino da Educação Básica. Particularmente, serão abordadas as modalidades de educação para o campo, indígena e quilombola. Inicialmente, discutem-se as demandas postas aos cursos de Licenciatura pela Lei 11.645/2008, que inclui no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena. Em seguida, com aportes da antropologia discute-se questões sobre alteridade e multiculturalismo no debate do ensino para a diversidade e formação de professoras e professores de Física. Finalmente, são apresentadas perspectivas para uma educação científica que contemple a diversidade cultural e contribua para um desenvolvimento científico plural. 
 
 Avanços Recentes na Teoria de Emissão Eletrônica por Campo Usada para Produção de Tecnologias em Nanoeletrônica de Vácuo
 
Palestrante:  Prof. Dr. Thiago Albuquerque de Assis (IF – UFBA)

Data: 11/08/2017

Horário: 16:00

Local: Instituto de Física (Sala de Seminário - 412)

Neste seminário, apresentarei alguns aspectos modernos a respeito dos fatores de amplificação por campo (FEFs), usando a teoria ortodoxa de emissão eletrônica. Primeiramente, serão apresentadas algumas motivações tecnológicas e resultados recentes de simulações numéricas que consideram a determinação do FEF de estruturas emissoras condutoras. Em seguida, serão discutidos métodos para uma extração mais precisa dos FEFs a partir dos plots Fowler-Nordheim, em uma perspectiva de emissão em largas áreas.
 
 Transcritical flow and Generation of Internal Solitary Waves off the Amazon River: Synthetic Aperture Radar Observations and Interpretation 
Palestrante:  Prof. Dr.  Carlos Lentini (IF - UFBA) 

Data: 18/08/2017

Horário: 16:00

Local: Instituto de Física (Sala de Seminário - 412)

Two-dimensional structure of internal solitary waves (ISWs) that propagate near the Amazon River mouth are investigated using Synthetic Aperture Radar (SAR). Three distinct groups of waves are identified according to their direction of propagation. While cross-shelf ISW propagation has been previously documented, it is found that the majority of the waves propagate along the shelf and upstream of the North Brazil Current (NBC). These ISWs appear in packets with interpacket separations of ~4 km, mean crest lengths of 10 km, and intersoliton separations of ~500 m. They are observed throughout the entire semidiurnal and fortnightly tidal cycles, but their origin appears to result primarily from the steady NBC, modulated by tidal currents, as it flows over shallow irregular bottom topography. A Froude number analysis considering mode-1 nonhydrostatic linear waves propagating upstream of the NBC is found to be consistent with a regime of transcritical generation in the study region. 
 
 H0 and σ8 Tensions and the Scale Invariant Spectrum
Palestrante: Profa. Dra. Micol Benetti (Observatório Nacional)

Data: 20/10/2017

Horário: 10:00

Local: Instituto de Física (Sala 400)

Absctract: The currently most precise measurement of the local expansion rate H_0 by Riess et. al (2016) differs by ~3.4 standard deviations from the value reported by the Planck Collaboration (2015) assuming the standard cosmological model.  Since the two approaches, namely using the geometric distance calibrations of Cepheids and the cosmic microwave background data, sample different epochs in cosmic evolution, and one of them uses the standard cosmological model as the fiducial cosmology, this tension in the value of H_0 has given rise to speculations. It has been argued that either new physics beyond the standard cosmology or the influence of local structures  must be taken into account in order to reconcile these H_0 estimates. In this talk I introduce this H_0 tension and I present the results of our recent paper, where the effect of this discrepancy has been explored through a Bayesian analysis with the current Planck 2015 and Riess 2016 data. I present a way to alleviate such a tension studying the observational viability of the scale invariant spectrum and two of its extensions, i.e., assuming as free parameter the primordial helium mass fraction and the  effective number of relativistic degrees of freedom (Neff).  Also, I present analysis using Baryon Acoustic Oscillations  measurements and Cluster Number counts  and Weak Lensing data in order to take into account the tension on fluctuation amplitude parameter, σ8, value which so far has always brought standard model with Neff extension to be discarded.
 
 
 
 The Two-Fermion Bound State Problem in Minkowski Space
 
Palestrante: Prof. Dr. Wayne Leonardo Silva de Paula (Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA)

Data: 31/10/2017

Horário: 10:00

Local: Instituto de Física (Sala de Seminários)

Abstract: Most the analysis of the bound-state problem is performed with Euclidean variables, by using the Wick-rotation. The Euclidean eigenvalues corresponds to the physical ones, on the other hand the calculation of the time-like observables or Minkowski space amplitudes from Lattice and Euclidean space solutions of the Bethe-Salpeter equation is still an open problem. To overcome this difficulty, in this work we focus on direct solutions of the bound-state problem in Minkowski space. Using the Nakanishi Integral Representation and the projection onto the null plane, we solve the Bethe-Salpeter equation in ladder approximation in the physical space. We perform a complete analysis including the contributions of all light-cone singularities present in the kernel of the integral equation for the Nakanishi weight functions for the two-fermion bound state problem in the ladder approximation. We study both the ground state binding energy and the structure functions for a system composed by two massive fermions interacting through a scalar, pseudoscalar and massless vector. We also compare our findings with the available Euclidean calculations.
 
 
 Description of Deviations from Arrhenius Behaviour in Chemical Kinetics and Materials Science: Insights and Tools
 
Palestrante: Prof. Dr. Valter H. Carvalho-Silva (UEG)

Data: 17/11/2017

Horário: 15:00

Local: Instituto de Física (Sala de Seminários)

Absctract: The Arrhenius law has been used successfully to describe the temperature dependence for a considerable number of rate processes in many areas of molecular science. However, modern experimental techniques and theoretical approaches are providing an ample phenomenology for deviations especially at low temperatures. In order to provide a description of non-Arrhenius processes, we illustrate a formula permitting to evaluate prototypes systems where the temperature dependence of the rate constant is concave (super-Arrhenius), convex (sub-Arrhenius), or change the curvature (anti-Arrhenius) in the semilog plots against reciprocal temperature.
References
[1] V. Aquilanti, N.D. Coutinho, V.H. Carvalho-Silva, Philos. Trans. R. Soc. London A 375, 20160204 (2017).
[2] V.H. Carvalho-Silva, V. Aquilanti, H.C.B. de Oliveira, K.C. Mundim, J. Comput. Chem. 38, 178 (2017).
[3] F.O. Sanches-Neto, N.D. Coutinho, V.H. Carvalho-Silva, Phys. Chem.Chem. Phys. 19, 24467 (2017).
 
 
 Fluidodinâmica e algumas simulações

Palestrante: Prof.  Dr. André Telles da Cunha Lima (UFBA)

Data: 24/11/2017

Horário: 15:00

Local: Instituto de Física (Sala de Seminários)

Resumo: Com o pré-sal diversos desafios científicos e tecnológicos foram impostos aos pesquisadores brasileiros. A dinâmica dos fluidos tem se revelado uma boa fonte de solução para alguns problemas específicos. Serão apresentados ao longo deste seminário simulações numéricas em dinâmica dos fluidos computacional. Abordaremos temas como a análise de turbulência e vorticidade causados por obstruções em dutos, Engenharia Oceânica com estudos de drag e lift em veículos autônomos submarinos (o caso Flatfish, SENAI CIMATEC) e escoamento em meios porosos em reservatórios de petróleo.  
 
 
 A evolução da dispersão dentro da dinâmica de nascimento e morte de particulas interagentes
Palestrante: Profa. Dra. Flora Souza Bacelar (UFBA)

Data: 15/12/2017

Horário: 15:00

Local: Instituto de Física (Sala de Seminários)

Resumo: Dispersão é um traço de história de vida que influencia a dinâmica e a persistência das populações, a distribuição e abundância de espécies e estrutura da comunidade. "Para entender a dispersão, precisamos medir seus padrões espaciais, explorar os mecanismos que os geram e examinar suas conseqüências "[1]. Neste trabalho abordamos a interação entre dispersão e interações entre partículas e tentamos responder à questão principal: que tipo de estratégia de movimento é ótimo para organismos móveis, para isso adotamos um modelo de partículas competitivas com taxas de nascimento e morte que dependem do número de vizinhos [2].Utilizamos um modelo simples sem incorporar a heterogeneidade espacial e analisamos a variabilidade espacial e temporal em termos de agrupamento de individuos e as mudanças nos parâmetros de competição para ver como isso afeta o movimento que evolui.

Referencias:

[1] Simon A. Levin, Helene C. Muller-Landau, Ran Nathan, and Jérôme Chave. The ecology and evolution of seed dispersal: A theoretical perspective. Annual Review of Ecology, Evolution, and Systematics, 34(1):575–604, 2003.

[2] Emilio Hernández-García and Cristóbal López. Clustering, advection, and patterns in a model of population  dynamics with neighborhood-dependent rates. Phys. Rev. E, 70:016216, Jul 2004.

 
 Título: Espectroscopia de lantanídeos: Modelos de campo cristalino
 
Palestrante:  Prof. Dr. Marcos Antonio Couto dos Santos (UFS)

Data: 17/10/2017

Horário: 10:00

Local: Instituto de Física (Sala de Seminário - 412)

Resumo: Lantanídeos (Ln ou elementos 4f) são íons com características especiais devido a seus elétrons oticamente ativos serem blindados da interação com o ambiente químico por elétrons de camada fechada (estrutura de gás nobre). Como consequência, as aplicações são ao mesmo tempo específicas (porque as regiões de atividade espectroscópicas são razoavelmente localizadas) e gerais (porque encontram uso desde contraste exames médicos e laseres para câncer de pele até imãs e tintas usados em automóveis). Lantanídeos também são encontrados em pólen, dependendo da região de cultivo da planta, consequentemente em mel. Compreender o comportamento espectroscópico destes íons sob excitação de baixa energia passa pela descrição de como os elétrons 4f interagem com as cargas do meio cristalino no qual o Ln está inserido. Será apresentado um panorama bastante atual dos modelos teóricos desta interação Ln - ambiente químico.
 Hallmarks of the Kardar-Parisi-Zhang Universality Class Elicited by Scanning Probe Microscopy

Palestrante: Prof. Dr. Sílvio Ferreira (UFV-MG)

Data: 16/02/2016 

Horário: 16:00
Local: Instituto de Física (Sala de Seminários)

Abstract: Scanning probe microscopy (SPM) is a fundamental technique for the analysis of rough surfaces. In the present work, the interface statistics of surfaces scanned with a probe tip were analyzed for both in silico and experimental systems that do not belong to the Kardar-Parisi-Zhang (KPZ) universality class. We show that height, local roughness and extremal height distributions of scanned surfaces quantitatively agree with the KPZ class in a range similar or better than recent experimental evidences of the KPZ class using SPM images. The underlying mechanism behind this artificial KPZ class is the finite size of the probe tip, which does not permit a full resolution of neither deep valleys or borders of sharp plateaus. The net result is a scanned profile laterally thicker and higher than the original one implying an excess growth, the major characteristic of the KPZ universality class. Strategies to avoid false positives of KPZ class will be discussed.

 
 Mudanças Climáticas: Observações mais Recentes e Alguns Cenários para o Século 21
Palestrante: Prof. Dr. Clemente A. S. Tanajura (IF-UFBA)

Data: 03/03/2016 

Horário: 16:00
Local: Instituto de Física (Sala de Seminários)
Resumo: Nesse seminário serão apresentadas observações recentes da temperatura média global na superfície, cobertura de gelo e neve, entre outras, obtidas in situ e por sensoriamento remoto divulgadas pela ONU e pelas agências americanas NASA e NOAA. Ainda, cenários de modelos climáticos serão apresentados focando no aumento de temperatura na superfície e variações da distribuição de precipitação no Brasil e na Bahia
 
 Uma busca pelos Átomos Gêmeos: Estados Dissociativos Produzindo Fragmentos H(2l)+H(2l')
Palestrante: Prof. Dr. Leonardo Santos (IF-UFBA)

Data: 25/04/2016 

Horário: 16:30
Local: Instituto de Física (Sala de Seminários)
Resumo: Estados duplamente excitados moleculares representam um desafio tanto do ponto de vista teórico quanto experimental. Tais estados são responsáveis pelos canais dissociativos que fornecem fragmentos excitados que, quando devidamente manipulados, poderão lançar luz sobre fenômenos básicos da mecânica quântica, tal como emaranhamento. Neste seminário, reportaremos cálculos de curvas de energia potencial para alguns desses estados em nível Multirreferencial de Interação de Configurações (MRCI) baseado nos orbitais Multiconfiguracionais (MCSCF). A abordagem MCSCF/MRCI nos permitiu identificar o estado molecular opticamente proibido Q2 1 Sig_g+ que dissocia em dois átomos metaestáveis H(2s). Também reportamos cálculos de seções de choque diferenciais de excitação e dissociação para os Q2 dentro da aproximação vertical promediados rotacionalmente e para transições J=0 -->J'=0 e J=1 --> J'=1.
 
 Complexidade Quântica em Sistemas Biológicos: Fundamentos e Aplicações

Palestrante: Prof. Dr. Valder Freire (Depto. Física, UFC)

Data: 25/05/2016 

Horário: 16:00
Local: Instituto de Física (Sala de Seminários)

Resumo: Vários fenômenos de relevância que ocorrem em sistemas biológicos podem ser reconhecidos como problemas complexos de n-corpos da mecânica quântica. Como fundamentação, apresentamos diversas estratégias que validam este quadro no contexto do que seria a bio(física, química) quântica. Como aplicações, são apresentados: (i) resultados em cristais biológicos e espectroscopia vibracional de polímeros biológicos (peptídeos, proteínas e DNA/RNA); (ii) extratos da medicina molecular quântica do enfarto e das estatinas, da aspirina, do levodopa e do mal de Parkinson, do antipsicótico haloperidol, da osteosporose, etc

 

 Férmions de Dimensão de Massa Um

Palestrante: Prof. Dr. Júlio Marny Hoff da Silva (UNESP-GUARATINGUETÁ)

Data: 12/09/2016 
Horário: 16:00
Local: Instituto de Física (Sala de Seminários)
Resumo: Uma apreciação cuidadosa da teoria espinorial tem revelado a possibilidade da construção formal de férmions com dimensão canônica de massa um, com a propriedade de serem neutros com relação a cargas de gauge. Tal construção os habilita a candidatos (de primeiro princípios) a matéria escura. Neste seminário veremos a construção de tal campo espinorial, além de explorarmos outras possibilidades algébricas ainda em aberto.
 

 Uma Breve Discussão sobre os Acoplamentos Linear e Cúbico de Rashba: Algumas Aplicações em Física do Estado Sólido

Palestrante: Edgar Marcelino de Carvalho Neto

Data: 31/03/2015 
Horário: 16:00
Local: Instituto de Física (Sala de Seminários)
Resumo: Historicamente, existem essencialmente dois tipos de acoplamento spin-órbita que se destacam em Física do Estado Sólido: o de Dresselhaus e o de Rashba, associados respectivamente a quebra de simetria de inversão do bulk e a quebra de simetria de inversão espacial. Neste seminário discutir-se-ão algumas aplicações ligadas especificamente ao acoplamento de Rashba tanto no caso linear como no cúbico. Para contemplar uma aplicação moderna e importante envolvendo apenas o acoplamento linear de Rashba serão apresentados alguns resultados ligados a isolantes topológicos em contato com ferromagnetos onde apenas os acoplamentos lineares aparecem e mostrar-se-á como estudar algumas propriedades deste sistema obtendo uma teoria efetiva correspondente a uma QED não relativística com um termo de Chern-Simons. Os principais resultados são referentes ao acoplamento cúbico de Rashba, cujo sistema físico que será abordado neste seminário consiste num gás bidimensional de lacunas de um poço quântico de Ge/SiGe. Neste sistema o acoplamento cúbico de Rashba pode ser estudado com maior detalhe tanto teórica quanto experimentalmente mas aqui será feita uma investigação teórica a fim de estudar a transição isolante/semi-metal e mostrar o comportamento da condutividade Hall, o diagrama de fases e os expoentes críticos deste sistema usando cálculos de campo médio a temperatura finita.
 
 
 
 
 

 A Matéria Produzida em Colisões de Íons Pesados: o Papel dos Quarks Pesados

Palestrante: Prof. Dr. Luciano Melo Abreu  (IF-UFBA)
Data: 07/01/2014 
Horário: 16:00
Local: Instituto de Física (Sala de Seminários)
Resumo: Os hádrons contendo um ou mais quarks pesados (ditos hádrons pesados) desempenham um papel essencial na descrição das propriedades da matéria produzida em Colisões de Íons Pesados. Vários motivos apontam para este fato: diferentemente dos quarks leves, pares de quarks pesados são produzidos a partir de glúons altamente energéticos nos estágios iniciais da colisão, na fase do plasma de quarks e glúons. Já abaixo da temperatura crítica de confinamento (a fase hadrônica), os quarks pesados se recombinam com quarks mais leves, e formam mésons pesados. Em suas trajetórias até alcançarem os detectores, estes mésons irão interagir com o meio hadrônico constituído de outras partículas. Neste cenário, a compreensão da dinâmica dos mésons pesados neste gás hadrônico é um ponto fundamental para a estimar o quanto da memória da colisão um quark pesado pode carregar. Assim, o objetivo desta apresentação é discutir a dinâmica e as propriedades de transporte dos mésons pesados, a partir do uso de teorias de campo efetivas (que descreve a interação entre mésons leves e pesados) e de teoria cinética.
 
 Espalhamento Classicamente Caótico
Palestrante:  Prof. Dr. Thiago Albuquerque de Assis  (IF-UFBA)
Data: 28/01/2014 
Horário: 16:00
Local: Instituto de Física (Sala de Seminários)
Resumo: O espalhamento classicamente caótico, tem mostrado ser um tema de investigação ativo na área de sistemas dinâmicos não lineares. No caso de colisões Átomo-Superfície (AS), tal problema pode contribuir com interessantes aspectos considerando a relação entre caos e adsorção física. O entendimento dos passos que levam a este fenômeno, incluem o aprisionamento atômico, espalhamento e transferência de energia na colisão AS. Neste seminário, descreveremos primeiramente algumas técnicas essenciais para a análise de sistemas não-integráveis no espaço de fases. Para isto, introduziremos para alguns sistemas simples, o método das seções de Poincaré, que permite estudar e visualizar a dinâmica de sistemas conservativos com dois graus de liberdade como se fossem unidimensionais. Aplicaremos este método para sistemas realísticos de espalhamento e discutiremos, usando o método Smaller Alignment Index (SALI), a relação entre aprisionamento atômico e caos transiente.
 
 
 Estudo Experimental da Fotofragmentação de Moléculas na Região de Valência
Palestrante:   Mabele De Jesus Santos (Doutoranda do PGIF/ ­ Docente IF-Sertão/PE)
Data: 11/02/2014 
Horário: 16:00
Local: Instituto de Física (Sala de Seminários)
Resumo: Moléculas podem ser excitadas, e posteriormente ionizadas ou fragmentadas, por radiação eletromagnética. A excitação de moléculas por radiação eletromagnética sintonizável (radiação síncrotron ou laser) permite estabelecer com precisão a energia absorvida, mas as regras de seleção podem dificultar ou impossibilitar a obtenção de alguns estados. Esses estudos podem ter diversas aplicações como, por exemplo: na astrofísica, em estudos relacionados à evolução físico-química de espécies moleculares presentes nos primórdios da existência do universo; na radiobiologia, em estudos relacionados com a compreensão dos efeitos de radiações ionizantes na matéria viva; entre vários outros.Especificamente, temos realizado estudos teórico-experimentais do processo de fotofragmentação de moléculas pré-bióticas a partir da ionização de elétrons da valência. A energia dos fótons estudada é na região do ultravioleta de vácuo entre 8,7 e 21,6eV. Para tal utilizou-se um espectrômetro de massa por tempo vôo que é montado em uma câmara rotativa na linha de luz TGM do Laboratório Nacional de Luz Síncroton (LNLS).Tais medidas já foramrealizadaspara diversas moléculas como, por exemplo, o ácido fórmico, o formaldeído, o ácido acético, a formamida e a etanolamina.Nesta apresentação,explicaremoso procedimento experimental utilizado nessas medidas, discutindo o tipo de informação que podemos obter, e mostraremos alguns resultados para a molécula etanolamina (C2H7NO).

 

 Molecules at the Mirror: Chirality in Astrochemistry and Biophysics

Palestrante:  Prof. Dr. Vincenzo Aquilanti - Dipartimento di Chimica, Università di Perugia, Italy

Data: 27/03/2014 
Horário: 15:00
Local: Instituto de Física (Sala de Seminários)
Resumo: Relevance of atomic and molecular physics and of modern chemistry for the science of the universe arises from both the amount of data sent by the probes exploring the solar system on processes occurring in atmospheres of planets and satellites, and from the largely unexpected astronomical discovery of numerous molecules of increasing complexity in interstellar space. Hot topics: interstellar molecules in the primordial and the present universe, the chemistry of planets and  of their atmospheres, molecules of interest to proto-and exo-biology and to chemical mechanisms related to the origin of homochirality in the biosphere. Mechanisms proposed for tackling the very basic problem of the origin of the striking manifestations of a chiral selectivity in the molecules associated with life invoke either the weak forces of beta-decay or the action of polarized light. We focus on orientational effects in aligned molecular encounters, in gas phase or at surfaces, exploiting extensive molecular beam scattering experiments on intermolecular collisions and interactions. Alignment in gaseous streams propitiates chiral effects in the differential scattering of oriented molecules, in particular from surfaces. We pointed out that it may be of pre-biotical interest to focus on mechanisms for chiral bio-stereochemistry of oriented reactants, when flowing in atmospheres of rotating bodies, such as the planet Earth, as well as in vortex motions of celestial objects. Molecular dynamics simulations and experimental verifications are illustrated.
 

 Lyapunov Lines and Flow Networks: Impact of Ocean Transport on Biological Dynamics

Palestrante:  Prof. Dr. Emilio Hernandez-Garcia - IFISC, Instituto de Fisica Interdisciplinar y Sistemas Complejos (CSIC-UIB) Edifici Instituts Universitaris -Campus Universitat Illes Balears

Data: 24/04/2014 
Horário: 16:00
Local: Instituto de Física (Sala de Seminários)

Absctract: The Lagrangian description of fluid transport has benefited greatly from the introduction of quantitative indicators of stirring and mixing developed in the context of nonlinear dynamics, such as different types of Lyapunov exponents. These quantities, when applied to horizontal flows in the ocean (estimated by altimetry satellite or calculated from models), allow to appreciate the interrelationship between water transport at sea and biological processes at very different scales. In this talk the biological impact of the structures revealed by Lyapunov analysis will be discussed with examples ranging from the base of the marine food web up to the upper scales: Distribution of phytoplankton in upwelling areas and the trajectories of frigatebirds in the Western Indian Ocean. In a more global approach the abstraction of ocean flows in terms of a network of transport allows to use recent developments in the theory of networks to identify "marine provinces" of relevance in the design of marine protected areas.

 

 Pain Perception and Spontaneous Brain Dynamics: Looking For New Challenges

Palestrante:  Prof. Dr. Pedro Montoya - University of Balearic Islands

Data: 06/05/2014 
Horário: 16:00
Local: Instituto de Física (Sala de Seminários) 
Abstract: Pain is a subjective phenomenon that involves the interaction of multiple brain areas. In addition,  several empirical studies have already shown that the persistence of pain over time elicits functional and structural changes of these brain areas. Nevertheless, little is known about brain dynamics associated with pain perception and with these neuroplastic changes elicited by chronic pain. In the present work, we summarize several data from our lab concerning functional changes on brain activity in patients with chronic pain and discuss the possibility to study the dynamics of brain activity and to use this information for a better characterization of pain patients in clinical settings. In particular, our work tries to characterize the large-scale functional organization of the brain by using neuroimaging (fMRI and EEG) data. Our results indicate that chronic pain patients responds differently as age-matched healthy subjects, even when trivial tasks non-related to pain perception or during resting conditions are applied. Moreover, our studies seem to indicate that fluctuations of brain activity can be used to monitor the interaction between brain regions, and that this approach can be applied to analyze spontaneous or induced inter-subject variability during pain.

 

 Dos Íons Negativos aos Átomos Gêmeos

Palestrante:  Prof. Dr. Ginette Jalbert – IF-UFRJ

Data: 16/05/2014 
Horário: 16:00
Local: Instituto de Física (Sala de Seminários)
Resumo: Colisão é uma forma tradicional de sondar a estrutura da matéria, seja essa formada por átomos, moléculas ou esteja na forma sólida. Os projéteis mais utilizados são fótons, elétrons, íons ou átomos. No caso particular do estudo de íons negativos, como eles não podem ser utilizados como alvo, a solução é produzir feixes dessa espécie e interagirmos esses feixes com átomos ou moléculas isoladas. No nosso laboratório, LaCAM (Laboratório de Colisões Atômicas e Moleculares), desenvolvemos uma técnica experimental para o estudo da colisão desses íons com átomos e moléculas. Essa técnica será apresentada no seminário. Embora o estudo teórico dos íons negativos apresente certa complexidade, os resultados de seções de choque obtidas no nosso laboratório permitiram, com um modelo muito simples, entender a parte dominante do processo de colisão desses íons.​ ​Por outro lado, o uso de íons como projéteis permite utilizar o método de cinemática inversa para a análise da estrutura de íons moleculares. Um exemplo será apresentado e novos estudos serão propostos. Finalmente, o estudo teórico da fragmentação da molécula de hidrogênio em dois átomos metaestáveis, que atualmente está sendo realizado em nosso grupo, será também apresentado.
 
 Diffusion Across Multiple Complex Networks
Palestrante:  Dr. Jesus Gomez-Gardenes -Departamento de Física de la Materia Condensada, Universidad de Zaragoza, Zaragoza, Spain
Data: 22/05/2014 
Horário: 16:00
Local: Instituto de Física (Sala de Seminários)

Abstract: Diffusion phenomena are essential to characterize the structure and transport properties of systems of diverse nature. Moreover, the particular networked structure of complex systems, such as air-transportation networks or the Internet, demands a deep understanding of the dependence of the diffusion time-scale on the way the very many elements of the system interact. In addition, diffusion like dynamics constitutes a very good first proxy to other, more complex, dynamical processes that occur in complex networked systems, such as epidemic and information spreading. Here we will present how the theory of complex networks has faced the study of diffusion dynamics and its application to systems in which several networks interact.

 
 Quantun Effects in Molecular Beam Scattering Experiments: Characterization of the Interaction in Weakly Bound Complexes and of the Collision Dynamics
Palestrante: Prof. Dr. Fernando Pirani  (Università di Perugia, Italy)
Data: 11/09/2014 (quarta-feira) 
Horário: 16:00
Local: Instituto de Física (Sala de Seminários)

Abstract: Experiments with velocity and state selected molecular beams; Scattering measurements for the characterization of the intermolecular interaction; A reliability probe of a simple potential function which removes most of the inadequacies of the venerable Lennard-Jones potential model; Experimental and theoretical investigations of systems involving  open and closed shell species,  particularly hydrogenated and halogenated molecules; Characterization of the basic components affecting noncovalent interactions, as those leading to the formation of hydrogen and halogen bonds; Study of the collision dynamics and investigation of steoreodynamical effects; Modelling of systems at increasing complexity and of great interest.

 

 

Science of Right and Left: Chirality in Molecular and Bio-physics
Palestrante: Prof Dr. Vincenzo Aquilanti (Dipartimento di Chimica, Biochimica e Biotecnologie, Università di Perugia)

Data: 07/10/2014 

Horário: 16:00
Local: Instituto de Física (Sala de Seminários)
Abstract: Relevance of atomic and molecular physics and of modern chemistry for the science of the universe arises from both the amount of data sent by the probes exploring the solar system on processes occurring in atmospheres of planets and satellites, and from the largely unexpected astronomical discovery of numerous molecules of increasing complexity in interstellar space. Hot topics include: interstellar molecules in the primordial and the present universe; the chemistry of planets and of their atmospheres; molecules of interest to proto- and exo-biology and to chemical mechanisms related to the origin of homochirality in the biosphere.

 

 

 

 
 Espectroscopia dos Hádrons Exóticos: Um Estudo sobre Estados com Mésons Charmosos e Bonitos 
Palestrante: Dr. Luciano Melo Abreu
Data: 13/11/2014 
Horário: 16:00
Local: Instituto de Física (Sala de Seminários)

Resumo: O progresso realizado na espectroscopia hadrônica desde a última década tem evidenciado a existência de estados inesperados na região de massa de quarkônios pesados. A natureza e estrutura de tais estados (denominados estados exóticos) têm sido objeto de grande debate, devido às suas propriedades não-usuais e que não se adequam às interpretações convencionais dos hádrons. O objetivo deste seminário é discutir o estado da arte dos estados hadrônicos exóticos e suas possíveis interpretações, bem como apresentar um estudo sobre estados contendo um quark charme e um antiquark bonito. A base deste estudo é a interpretação dos referidos estados como sendo moléculas de mésons charmosos e bonitos, a partir do uso da Teoria Efetiva de Mésons Pesados.

 

 

 

 Dinâmica de interação de elétrons com moléculas em fase gasosa
Palestrante: Dr. Manoel Gustavo Petrucelli Homem
Data: 20/11/2014 
Horário: 16:00
Local: Instituto de Física (Sala de Seminários)
Resumo: A interação de elétrons com a matéria tem sido objeto de estudo há muitos anos e continua sendo um campo de pesquisa atual tanto do ponto de vista de interações fundamentais quanto tecnológico. Isso se dá em virtude da enorme variedade de fenômenos onde a natureza é essencialmente descrita por fenômenos de colisões, sendo que processos de interação elétronmolécula são de particular interesse. Por exemplo, as seções de choque para vários canais de espalhamento são necessárias para a compreensão quantitativa dos fenômenos atmosféricos e outros que ocorrem no meio interplanetário. Neste seminário apresentaremos os trabalhos experimentais recentes que estão sendo desenvolvidos no Laboratório de Espalhamento de Elétrons do Departamento de Química da UFSCar. Ênfase será dada aos processos de espalhamento elástico (seções de choque diferenciais) e para os canais de ionização induzidos por impacto de elétrons na região de energias baixas e intermediárias (10 – 1000 eV). Apresentaremos as técnicas e a metodologia experimental atualmente em uso para a obtenção das seções de choque absolutas (técnica de fluxo relativo), bem como os novos desenvolvimentos experimentais voltados para o estudo de processos de espalhamento inelásticos (seções de choque de excitação eletrônica). 

 

 O Modelo-Padrão e Alguma Física Além à Luz do LHC 
Palestrante: José Abdalla Helayël-Neto (CBPF)
Data: 04/12/2014 
Horário: 16:00
Local: Instituto de Física (Sala de Seminários)
Resumo: O objetivo central do seminário é levantar os aspectos mais marcantes do Modelo-Padrão já confirmados pelos experimentos da fase-I de operação do LHC. Neste sentido, serão também abordados aqueles resultados que vão na direção de sugerir alguma Física além do ModeloPadrão e, mais ainda, se os novos cenários poderiam ou não ser dominados pela SUSY.

 

 Interferômetro Stern-Gerlach

Palestrante: Prof. Dra. Aline Medina  (IF-UFBA)

Data: 17/12/2013 (terça-feira)

Horário: 16:00 horas

Local: Sala 404 do Instituto de Física – UFBA

Resumo: O princípio de base da interferometria de átomos, moléculas, agregados ou qualquer outra partícula material como elétrons e nêutrons é produzir a partir de uma onda incidente várias ondas coerentes entre si (com fases relativas bem definidas), depois introduzir entre elas defasagens controláveis experimentalmente, em seguida produzir uma onda que é a soma das precedentes e, finalmente, observar na intensidade resultante o efeito das defasagens em forma de uma figura de interferência, que consiste em geral de uma sucessão de franjas claras e escuras. Neste seminário será apresentado o interferômetro Stern-Gerlach, que é um interferômetro atômico de polarização. Nele o átomo é polarizado através do seu spin, isto é, seu momento magnético. Para criar as defasagens entre os diferentes estados aplicam-se, evidentemente, campos magnéticos. Também será discutida a aplicação do interferômetro Stern-Gerlach no estudo do emaranhamento do par de átomos gêmeos H(2s)-H(2s).

 

 Aplicações de Plasmas para Produção de Etanol Celulósico e seu uso Como Biocombustível.

Palestrante: Prof. Dr. Jayr de Amorim Filho (Dep. de Física – ITA) 

Data: 12/12/2013 (terça-feira)

Horário: 16:00 horas

Local: Sala 404 do Instituto de Física – UFBA

Resumo: Serão expostos resultados do tratamento do bagaço de cana de açúcar por plasmas atmosféricos de argônio. Tratamentos foram realizados no plasma e na pós-descarga de modo a remover a lignina expondo assim a matriz ligno celulósica para processos posteriores de hidrólise e fermentação.

 

 Magnetic and luminescent properties of a class of lanthanide complexes

Palestrante: Prof. Dr. Re. Nazzareno  (Università G. D'Annunzio Chieti, Itália)

Data:19/11/2013 (terça-feira)

Horário: 16:00 horas

Local: Sala 404 do Instituto de Física – UFBA

 Resumo: The magnetic data of a series of Ln(III) complexes (Ln = Tb, Dy) were analyzed by a spin Hamiltonian including the crystal field effect on the Ln(III) ion. The Stark splitting of the ground state was so evaluated, and the energy pattern   indicates a easy axis (Ising type) or easy plane anisotropy depending on the coordination geometry. Luminescence spectra of these complexes were also observed, and the fine structure assignable to the 5D4 - 7F6 transition of ZnTb1 and ZnTb2 is in good accord with the energy pattern from the magnetic analysis.

 

 Invariantes dinâmicos do oscilador harmônico dependente do tempo

Palestrante: Prof. Dr. Mario Cezar Bertin (IF-UFBa)

Data:12/11/2013 (terça-feira)

Horário: 16:00 horas

Local: Sala 404 do Instituto de Física – UFBA

Resumo: Sistemas explicitamente dependentes do tempo constituem um importante capítulo da dinâmica clássica e da mecânica quântica. Muito sistemas físicos de interesse são modelados por esses sistemas, e.g. aceleradores de partículas anelares, armadilhas de íons, campos eletromagnéticos em cavidades, entre outros. Em particular, todos esses problemas recaem no oscilador com frequência dependente do tempo, seja em sua forma simples, ou com dissipação e forçamento. O problema em se resolver este tipo de sistema, ou mesmo quantizá-lo, encontra muitos obstáculos, como por exemplo a inexistência de um espectro hamiltoniano. Neste caso, a descoberta de invariantes dinâmicos é fundamental para a compreensão da estrutura algébrica e possíveis soluções. Neste seminário, apresentarei um método simples de se obter invariantes lineares e quadráticos do oscilador harmônico simples com frequência dependente do tempo.

 

 NeuroFísica no IF-UFBA

Palestrante: Prof. Dr. José Garcia Vivas Miranda (IF-UFBa)

Data:05/11/2013 (terça-feira)

Horário: 16:00 horas

Local: Sala 404 do Instituto de Física – UFBA

Resumo: A Neurofísica é uma área genuinamente interdisciplinar que emerge na busca por resolver problemas que estão na fronteira entre a medicina, a física e a biologia. Seu objeto de estudo é um dos mais complexos e desconhecidos sistemas da natureza, o cérebro. De forma geral o papel da física nesta área pode ser separado em duas grandes linhas. A primeira está relacionada com a elaboração e utilização de equipamentos baseados em fenômenos físicos, para extrair características sobre a estrutura e funcionamento do cérebro, como por exemplo, equipamentos de ressonância magnética, eletroencefalografia e tomografia. A segunda linha, refere-se à utilização de modelos matemáticos/computacionais que permitam o teste de hipóteses sobre o funcionamento cerebral e suas características estruturais. A palestra estará focada na segunda linha, onde discutiremos os atuais desafios da Neurociência e qual o papel dos físicos nessa empreitada. Além disso, serão apresentados alguns modelos elaborados por alunos da pós-graduação do Instituto de Física da UFBA que buscam a partir de métodos advindos dos sistemas complexos, uma compreensão da dinâmica de ativação do córtex em sujeitos com e sem patologias.

 

 Sonho, Memória e Loucura!

Palestrante: Prof. Dr. Sidarta Tollendal Gomes Ribeiro (Instituto do Cérebro - UFRN)

Data:31/10/2013 (terça-feira)

Horário: 9:00 horas

Local: Sala 404 do Instituto de Física – UFBA

 

 Metrologia Quântica

Palestrante: Prof. Dr. Luiz Davidovich (UFRJ)

Data:30/10/2013 (terça-feira)

Horário: 15:00 horas

Local: Sala 404 do Instituto de Física – UFBA

 

 Estudo Experimental de Monocamadas Moleculares Imobilizadas em Silício Cristalino

Palestrante: Dr. Christian Godet (Institut de Physique, Université de Rennes 1)

Data:20/08/2013 (terça-feira)

Horário: 16:00 horas

Local: Sala 404 do Instituto de Física – UFBA

Resumo: Nossa equipe de pesquisa em Rennes (França) conduz um estudo fundamental de algumas propriedades de superfícies de semicondutores, funcionalizadas com monocamadas moleculares. Esse trabalho de física das superfícies é importante para a eletrônica molecular (memórias moleculares, sensores, energia solar), juntando a tecnologia avançada do silício (dopagem, poucos estados eletrônicos de superfície) com as vantagens das moléculas orgânicas (variedade de funções químicas, reações seletivas para a organização a nível molecular, "grafting" no semicondutor, etc.). O processo térmico de "grafting" de monocamadas orgânicas (OML) no silício cristalino hidrogenado Si(111):H utiliza moléculas alkenes (H2C=CH–(CH2)n-CH3 ou H2C=CH–(CH2)n-COOH). A ligação covalente Si–C proporciona uma robustez importante ao sistema OML–Si. As caracterizações físicas (espessura e densidade de moléculas, oxidação do Si) incluem espectroscopia XPS, medidas de energia de superfície, e elipsometria espectroscópica. Os diodos (metal / OML / semicondutor) são junções túnel com isolante molecular ultrafino (< 2 nm); o transporte eletrônico é medido e modelizado em função da tensão e da temperatura para avaliar a barreira Schottky e a barreira túnel do dispositivo. Medidas de impedância permitem estudar a barreira no semicondutor e a densidade de estados eletrônicos localizados na interface OML / Si. Medidas a baixa temperatura revelam também uma contribuição de relaxação dipolar na monocamada molecular.

 

 Modelagem Estatística da Dissolução de Sólidos

Palestrante: Prof. Dr. Fábio David Alves Aarão Reis  (IF-UFF)

Data:13/08/2013 (terça-feira)

Horário: 16:00 horas

Local: Sala 404 do Instituto de Física – UFBA

Resumo: Durante a dissolução de um sólido, agregados não dissolvidos podem ser removidos, de modo que a massa dissolvida estimada pela corrente elétrica externa (usando a lei de Faraday da eletrólise) e a massa efetivamente perdida pelo sólido são diferentes. Este fenômeno, chamado "chunk effect", será estudado em modelos estatísticos de dissolução de sólidos com estruturas homogêneas ou não. Nos sólidos inomogêneos, as taxas de dissolução locais são aumentadas nas bordas de grãos. Também serão discutidas as leis de escala da rugosidade superficial destes sólidos. Em condições típicas de energias de ativação e temperatura, a inomogeneidade a nível nanoscópico é essencial para o chunk effect ser observado. Isto justifica as hipóteses de variações na valência de íons para explicar os desvios da lei de Faraday nos experimentos com sólidos homogêneos. A escala da rugosidade superficial nos sólidos homogêneos é da classe de Kardar-Parisi- Zhang. Porém, nos sólidos inomogêneos, há oscilações da rugosidade em tempos característicos e expoentes de rugosidade locais não triviais.

 

 Modelamento Ótico de Materiais Multicamadas: Aplicação aos Filmes Finos e Comparação com Espectros de Reflexão e Transmissão Experimentais

Palestrante: Prof. Dr. Denis G. F. David  (IF-UFBa)

Data:06/08/2013 (terça-feira)

Horário: 16:00 horas

Local: Sala 404 do Instituto de Física – UFBA

Resumo: Um modelamento óptico de materiais compostos por um filme, ou mais, sobre um substrato foi desenvolvido a fim de facilitar a interpretação de espectros de transmissão e de reflexão obtidos nas inúmeras amostras de filmes finos que passam por essa caracterização no Laboratório. Ele é baseado no uso dos coeficientes de Fresnel e na sua dependência com a função dielétrica de cada material. Geralmente é a função dielétrica do material compondo o filme que é procurada porque ela é calculável por modelos teóricos. Assim podemos no final verificar experimentalmente a estrutura eletrônica desse material. Os aplicativos que foram desenvolvidos serão apresentados, como também resultados interessantes a respeito de filmes de SnO2:F fabricados no laboratório por pirólise de spray, filmes de óxido de alumínio e de háfnio, fabricados na USP por IBAD e filmes de CIS fabricados no laboratório por eletrodeposição.

 

 Evolução Temporal de Estados Emaranhados Biatômicos em uma Cavidade

Palestrante: Prof. Érico G. Figueiredo (CETEC - UFRB)

Data:23/07/2013 (terça-feira)

Horário: 16:00 horas

Local: Sala 404 do Instituto de Física – UFBA

Resumo: Estudamos a evolução temporal de estados emaranhados de um par de átomos idênticos, considerados em uma aproximação harmônica, acoplados com um ambiente modelado como uma superposição infinita de osciladores harmônicos livres, com o sistema totalmente confinado em uma cavidade esférica de raio R. Tomando as coordenadas de posição relativa e a do centro de massa e usando uma abordagem de "dressed states", apresentamos a evolução temporal de algumas quantidades mensuráveis de emaranhamento considerando os limites da cavidade grande e pequena.

 

 O Domínio de Erros Sistemáticos e a Determinação de Parâmetros Cosmológicos

Palestrante: Prof. Dr. Cássio Bruno Magalhães Pigozzo  (IF-UFBa)

Data:09/07/2013 (terça-feira)

Horário: 16:00 horas

Local: Sala 404 do Instituto de Física – UFBA

Resumo: obtenção de informações de objetos a distâncias cosmológicas é importante para verificar se modelos construídos sob argumentos teóricos são capazes de descrever bem a dinâmica do universo, reescrevendo seu passado e prevendo seu futuro. Neste contexto, as supernovas do tipo Ia desempenham um papel relevante, trazendo informações do universo até redshifts em torno de 2. O foco atual das pesquisas de varredura do céu não é mais obter dados de supernovas em redshifts superiores. A grande necessidade é melhorar a acurácia dos dados, o que remete à busca pelo controle dos erros sistemáticos, como os devido a calibração, avermelhamento, absorção, ajustadores das curvas de luz, evolução da galáxia hospedeira, dentre outros. Neste seminário os principais erros sistemáticos serão discutidos, bem como serão apresentados os avanços esperados na colaboração Javalambre Physics of the Accelerating Universe Astrophysical Survey..

 

 Canalização de Íons Multicarregados

Palestrante: Prof. Dr. Nelson Velho de Castro Faria (IF-UFRJ)

Data:11/06/2013 (sexta-feira)

Horário: 16:00 horas

Local: Sala 404 do Instituto de Física – UFBA

Resumo: Nos Plasmas, como os Elétrons tem massa bem menor que os íons, para a mesma energia eles são bem mais velozes que os íons. Se as seções de choque de colisão entre os componentes do Plasma forem da mesma ordem, colisões envolvendo Elétrons tem muito maior probabilidade de acontecer que aquelas envolvendo somente Íons, pois como a carga total do Plasma é aproximadamente nula, a densidade dos elétrons é maior que a dos Íons por um fator grosseiramente proporcional a carga média dos Íons, pois a cada íon com carga Ne corrorespondem N Elétrons não ligados. Experiências simulando colisões de Íons de carga múltipla podem ser feitas em laboratórios terrestres. Nós desenvolvemos uma técnica ainda pouco explorada, baseada no fenômeno de canalização de Íons em cristais.

 

 Soluções Aquosas Sobre uma Perspectiva Molecular: A Superfície da Água é Básica ou Ácida?

Palestrante: Prof. Dr. Arnaldo Naves de Brito (Associate Prof. Diluted Nanosystems Lab. Applied Phys. Dep. / IFGW, UNICAMP)

Data:07/06/2013 (sexta-feira)

Horário: 15:00 horas

Local: Sala 404 do Instituto de Física – UFBA

Resumo: Existe uma ampla discussão na comunidade científica, tendo em vista determinar se o pH da superfície da água é mais ácida ou mais básica se comparada ao volume da solução. Está pergunta embora seja simples demanda técnicas espectroscópicas sofisticadas para que possamos respondê-la. De fato, ressonância magnética nuclear assim com espectroscopia de infravermelho são duas técnicas poderosas mas sensíveis somente ao corpo de soluções líquidas. Neste seminário pretendemos descrever uma nova técnica espectroscópica, espectroscopia eletrônica, implementada pelo nosso grupo que pode revolucionar nosso conhecimento sobre interfaces de soluções aquosas. Existem resultados na literatura revelando que a superfície da água é ácida outros que é básica para o mesmo pH neutro no bulk. Para responder esta questão, estudamos os estados de protonação da cisteína. Tais estados são muito sensíveis ao pH. Realizamos estudos que permitem acessar os estados de protonação da cisteína na superfície e no corpo da solução. Fizemos isto para a solução na faixa de pH 9.5, a partir do espectros de foto-elétrons do nível 2p do enxofre. Nossos resultados são coerentes com uma superfície ácida. Ocorre que, resultados nossos mais recentes do nível 1s do nitrogênio trazem uma revelação totalmente inesperada para o problema. Uma abordagem desta questão será apresentada no seminário assim como nossa linha de pesquisa envolvendo soluções aquosas.

 

 Pesquisa Básica e Aplicada em Física de Materiais e Dispositivos Semicondutores no DF/UFPE

Palestrante: Prof. Dr. ERONIDES FELISBERTO DA SILVA JUNIOR (DEPARTAMENTO DE FISICA - UFPE)

Data: 29/05/2013 (quarta-feira)

Horário: 10:00 horas

Local: Laboratório de Geofísica Aplicada – UFBA

Resumo: Nesta palestra serão discutidos e apresentadas as diversas linhas de pesquisa em andamento no Grupo de Semicondutores do DF/UFPE envolvendo atuações presentes em Nanoestruturas e Nanodispositos Híbridos à base de ZnO/Polianilina/Silicio/Carbeto de Silício e resultados recentes dos Processos de Fabricação e Caracterização destes materiais e dispositivos de junção à base destes.

 

 Self-Assembled Quantum Dots For Advanced Applications in Optoelectronics

Palestrante: Prof. Dr. MOHAMED HENINI (Nottingham Nanotechnology and Nanoscience Centre (NNNC) School of Physics & Astronomy, University of Nottingham, GBR, UK)

Data: 28/05/2013 (terça-feira)

Horário: 15:00 horas

Local: Laboratório de Geofísica Aplicada – UFBA

Resumo: Nesta palestra serão discutidos processos de síntese e deposição de pontos quânticos II-VI e III-V em substratos de GaAs, assimo como sua caracterização de superfície, ótica e elétrica para potenciais aplicações a dispositivos semicondutores avançados. 

 

 Expansão do virial e propriedades termodinâmicas de gases quânticos interagentes: uma abordagem via matriz S.

Palestrante: Dr. Edgar Marcelino de Carvalho Neto (CBPF)

Data: 21/03/2013 (quinta-feira)

Horário: 16:00 horas

Local: Sala 404 do Instituto de Física – UFBA

Resumo: Utilizando uma formulação da Mecânica Estatística feita por Roger Dashen em 1969, André Leclair construiu um formalismo capaz de obter as propriedades termodinâmicas de um gás quântico com o auxílio de elementos de matrizes conexos definidos a partir da matriz S.

Este formalismo obtém uma expressão infinita e exata da energia livre em termos dos elementos de matrizes conexos citados, a qual possui uma interpretação diagramática, bem como uma expressão aproximada que depende essencialmente do kernel de dois corpos da teoria. A expressão aproximada depende da determinação de uma chamada pseudo-energia, a qual obedece uma equação integral similar a Equação de Yang-Yang, usada para estudar este mesmo sistema físico em uma dimensão com o uso do Ansatz de Beth Termodinâmico - TBA. A aproximação usada (chamada aproximação de espuma) pressupõe baixas densidades e altas temperaturas e considera apenas processos que envolvam somente o espalhamento de duas partículas para obtenção da energia livre. Neste seminário mostrar-se-á como usar este formalismo para obter os coeficientes do virial de gases quânticos bosônicos e fermiônicos em uma, duas e três dimensões dentro e fora do limite unitário, serão obtidas também as propriedades termodinâmicas do gás e um critério para determinação do crossover BCS/BEC é estabelecido. A presença de uma armadilha harmônica e sua influência sobre os coeficientes do virial foram consideradas por meio da Aproximação de Densidade Local - LDA e o caso particular de uma armadilha gaussiana anisotrópica é mostrado com detalhes.

 

 O Programa de Pós-Graduação em Física no IF da UFBA

Palestrante: Prof. Dr. Antônio Ferreira da Silva (IF-UFBA)

Data: 12/03/2013 (terça-feira)

Horário: 16:00 horas

Local: Sala 404 do Instituto de Física – UFBA

Resumo: Será apresentado a evolução do Programa nos últimos 8 anos com destaque ao Seminário de Acompanhamento – Workshop CAPES, realizado em Brasília.

 

 Caracterização Morfológica de Interfaces Rugosas em Modelos Competitivos

Palestrante: Prof. Dr. Thiago Albuquerque de Assis (IF-UFBA)

Data: 29/01/2013 (terça-feira)

Horário: 16:00 horas

Local: Sala 404 do Instituto de Física – UFBA

Resumo: Em Ciência de Superfícies, quando se considera o crescimento de interfaces irregulares em situações fora do equilíbrio, é comum deparar-se com características universais associadas à invariância de escala (ausência de escalas espaciais e temporais características). Estes aspectos são essenciais quando os esforços se concentram na compreensão da dinâmica superficial trazendo interessantes contribuições, por exemplo, nos campos da nanociência e nanotecnologia. Muito frequentemente, a invariância de escala de uma interface rugosa é arquivada através de leis de escala que são caracterizadas por expoentes globais universais. No entanto, trabalhos recentes sugerem que estas universalidades se manifestam em outras propriedades estatísticas. Neste seminário, serão apresentados alguns resultados considerando a dinâmica de crescimento de modelos competitivos com componentes KPZ, utilizando simulações numéricas de Monte-Carlo e levando-se em consideração os efeitos de tamanho finito. Ademais, serão discutidos modelos que incorporam processos competitivos deposição/difusão (Difusão Coletiva) incluindo os efeitos de temperatura e os resultados que sugerem a existência de escala anômala, importante aspecto na tecnologia de filmes finos.

 

 Teoria de Campos numa Topologia Toroidal: Efeitos de Potencial Químico e Tamanho Finito na Restauração de Simetria

Palestrante: Prof. Dr. Adolfo P. C. Malbouisson (CBPF)

Data: 15/01/2013 (terça-feira)

Horário: 16:00 horas

Local: Sala 404 do Instituto de Física – UFBA

Resumo: Tratamos conjuntamente efeitos de temperatura, potencial químico e fronteiras espaciais na restauração de simetria. Realizamos um estudo da restauração de simetria induzida por efeitos de temperatura e fronteiras espaciais. Apresentaremos resultados que mostram como as fronteiras espaciais e o potencial químico afetam a temperatura critica.

 

 Perturbações Cosmológicas Lineares

Palestrante: Prof. Dr. Humberto de Almeida Borges (IF-UFBa)

Data: 18/12/2012 (terça-feira)

Horário: 16:00 horas

Local: Sala 404 do Instituto de Física – UFBA

Resumo: Os dados observacionais das supernovas tipo Ia acumuladas desde 1998 indicam que o nosso universo está atualmente em uma fase de expansão acelerada. A causa desta aceleração foi batizada de “energia escura”, uma componente de energia que se distingue da matéria ordinária e da radiação por possuir uma pressão negativa. Esta pressão negativa conduz a expansão acelerada do universo contra a força da gravidade. Ao contrário da energia escura, uma componente de pressão nula chamada de matéria escura, cuja presença é percebida pelos seus efeitos gravitacionais sobre a matéria luminosa, pode-se aglomerar devido a instabilidades gravitacionais geradas no início do universo e desempenha função importante no crescimento das estruturas tais como galáxias e os aglomerados de galáxias hoje observadas. Neste seminário será apresentado as bases das perturbações lineares na cosmologia, e após uma introdução geral, o formalismo será aplicado a alguns casos para a evolução das estruturas em larga escala. Tal formalismo constitui uma ferramenta indispensável para confrontar os diversos modelos de energia escura com as observações das estruturas em larga escala e da radiação cósmica de fundo.

 

 Recent progress in understanding hadron dynamics and generation of resonances

Palestrante: Prof. Dr. Alberto Martinez Torres (Instituto de Física - Universidade de São Paulo)

Data: 11/12/2012 (terça-feira)

Horário: 16:00 horas

Local: Sala 404 do Instituto de Física – UFBA

Resumo: Hadrons are broadly classified in two categories: mesons and baryons. The former of which is considered as a quark-antiquark system and the latter as a three quark system. However, recent investigations have shown that not all hadrons fit in this simple model and a lot of work is being done to study other configurations viable within QCD, like the tetraquarks, pentaquarks, glueballs, hybrid, dynamically generated resonances, etc. This talk will be focussed on studies of states with one of such exotic configurations, which are often referred to as dynamically generated resonances. The formalism of such studies are based on effective field theories which consider hadrons as the degrees of freedom rather than quarks and gluons and which respect the basic symmetries of QCD. A lot of work is being done in this field obtaining important information on the properties of many hadron resonances. Some of the recent progress made in these approaches and results obtained will be discussed in the present talk.

 

 Steering AlN as a modern-technology-relevant material

Palestrante: Profa. Dra. Anelia Kakanakova-Georgieva (Linköping University, Sweden)

Data: 27/11/2012 (terça-feira)

Horário: 16:00 horas

Local: Sala 404 do Instituto de Física – UFBA

Resumo: It all started year 2006, for the first time wide-band-gap (~6.2 eV) AlN was performing as a semiconductor with the demonstration of a planar p-n homojunction diode emitting deep-UV at 210 nm, which is the shortest wavelength possible at room temperature yielded by a solid-state semiconductor. The proof-of-concept demonstration triggered significant research effort internationally driven by social (semiconductor deep-UV LEDs- based technology and systems for sustainable water/air purification) and market (excess of several billion dollars) values. The prospects for expanded range of possible applications of AlN are further invigorated through its scalability. We address major AlN material growth and doping issues by exploring technologically and scientifically motivated approaches: (i) high-temperature AlN metal-organic-chemical-vapordeposition (MOCVD) process and (ii) interplay between growth kinetics and thermodynamics to alter the conditions for point defects incorporation. This presentation gives illustrative examples of our research accomplishments. It will also underline how DFT calculations of particularly gas-phase reactions between precursors in AlN MOCVD can contribute better understanding of issues relevant to its efficient growth.

 

 Estudo da Injeção de Co2 em Meios Porosos Usando a Ressonância Magnética Nuclear

Palestrante: Prof. Dr. Newton Barros de Oliveira (IF-UFBA)

Data: 09/10/2012 (terça-feira)

Horário: 16:00 horas

Local: Sala 404 do Instituto de Física - UFBA

Resumo: A injeção de CO2 no subsolo vem sendo utilizada como solução atual tecnicamente viável para diminuir a enorme quantidade desse gás que seria lançada na atmosfera como resultado de processos industriais. O CO2 é injetado em alta pressão em grandes profundidades e armazenado em rochas porosas e permeáveis dissolvendo-se nos fluidos que preenchem os poros ou mesmo expulsando-os. A ressonância magnética nuclear (RMN) na frequência de precessão do hidrogênio pode ser usada no hidrogênio da água que preenche os poros para acompanhar a expulsão dessa água durante um processo em que o meio poroso é submetido a um gradiente de pressão do gás. Em particular, a técnica de relaxação do sinal de RMN pode mostrar a evolução da distribuição dos poros preenchidos pela água para cada valor de gradiente de pressão ao final de um intervalo de tempo ou para um gradiente de pressão fixo e intervalo de tempo variável. Dessa forma podemos avaliar de que forma o espaço poroso vai sendo tomado pelo gás. Um estudo experimental injetando CO2 gasoso com gradientes de pressão de até 2 psi/mm foi feito em amostras de rochas reservatório porosas típicas produzindo resultados interessantes.

 

 Efeito Casimir em Cerâmicas Supercondutoras

Palestrante: Prof. Dr. Humberto Belich Jr (UFES)

Data: 29/05/2012 (terça-feira)

Horário: 16:00 horas

Local: Sala 404 do Instituto de Física - UFBA

Resumo: Neste seminário será apresentada uma descrição para a dependência da temperatura crítica Tc com a pressão em supercondutores de Hg-12(n-1), que leva em conta o efeito Casimir considerando as camadas condutoras de CuO2 atuando como placas de plasma. A energia de Casimir surge a partir das placas de plasma paralelas (planos de Cu-O) quando estas estão separadas por distâncias na escala nanométrica. A dependência da pressão Tc nos supercondutores de Hg-12(n-1)n pode ser descrita por uma pressão induzida por transferência de carga, juntamente com condições intrínsecas que estão associadas com a energia de Casimir. Para as amostras de Hg-12(n-1)n com teor de oxigênio ideal, o termo de transferência de carga desaparece, deixando apenas uma expressão explícita para o termo intrínseco.

 

 Seções de choque de fotoabsorção e interação de fótons com alvos moleculares na região de energia do ultravioleta de vácuo

Palestrante: Prof. Dr. Manoel Gustavo Petrucelli Homem (UFSC)

Data: 17/05/2012 (quinta-feira)

Horário: 16:00 horas

Local: Sala 404 do Instituto de Física - UFBA

Resumo: É de grande interesse para a física de radiações e áreas relacionadas o processo de absorção de fótons por alvos moleculares e como essas moléculas se comportam após absorver o fóton, ou seja, quais são os prováveis canais de decaimento. É particularmente interessante o processo de absorção na região de energia do ultravioleta de vácuo (UVV), pouco acima do primeiro limiar de ionização, em virtude da presença de canais reativos que levam a produção de estados superexcitados. O decaimento desses estados pode ocorrer através de processos de decaimento neutro (fluorescência, fragmentação, etc.) ou via autoionização. Valores absolutos de seções de choque de fotoabsorção juntamente com dados de rendimento de ionização na região do UVV podem prover diretamente uma estimativa para os processos de decaimento de estados superexcitados e, portanto, são necessários em tais investigações. Neste seminário apresentaremos o trabalho que temos desenvolvido nessa linha de pesquisa para uma série de alvos moleculares: tetrahidrofurano (THF), trimetilfosfato (TMP), tetrametilsilano (TMS) e L-alaninol. Mais especificamente, foram obtidos experimentalmente dados absolutos de seção de choque de fotoabsorção e o rendimento de ionização na faixa de energia entre 11,0 e 21,45 eV. A partir dessas medidas é possível obter a seção de choque de fotoionização e de decaimento neutro em escala absoluta evidenciando a competição entre os canais de decaimento ionizantes e não ionizantes. Para a molécula de TMP também foram estudados os canais de ionização dissociativa através de espectrometria de massas por tempo de voo. A comparação dos dados experimentais com cálculos teóricos recentes é bastante encorajadora.

 

 Cosmología cuántica de lazo

Palestrante: Prof. Dr. Guillermo Mena Marugán (Instituto de Estructura de la Materia, Madri, Espanha)

Data: 15/05/2012 (terça-feira)

Horário: 16:00 horas

Local: Sala 404 do Instituto de Física - UFBA

Resumo: La Gravedad Cuántica de Lazos (Loop Quantum Gravity) es un formalismo para la cuantización de la Relatividad General basado en un enfoque no perturbativo e independiente de estructuras de fondo. Su aplicación a modelos de interés en cosmología y astrofísica se denomina Cosmología Cuántica de Lazos (Loop Quantum Cosmology). Este campo de la Física ha conducido a nuevos e interesantes puntos de vista sobre los fenómenos que pudieron ocurrir en el Universo Primitivo, o que suceden en regiones espaciotemporales donde la teoría de Einstein predice la existencia de singularidades. En esta conferencia, proporcionaremos una breve introducción a los fundamentos de la Cosmología Cuántica de Lazos y resumiremos los resultados más importantes a los que ha dado lugar. Entre estos resultados, destaca la resolución de la singularidad de Big Bang en comologías homogéneas, que es reemplazada por un rebote cuántico, conocido por el nombre de Big Bounce

 

 Representação em valores iniciais para a fidelidade (ou o eco de Losmidt quântico)

Palestrante: Prof. Dr. Alfredo Miguel Ozorio de Almeida (CBPF)

Data: 08/05/2012 (terça-feira)

Horário: 16:00 horas

Local: Auditório do laboratório de Física Nuclear Aplicada

Resumo: Representações em valores iniciais (IVR) para a descrição de evolução quântica tem sido adotadas, mesmo quando sua justificativa não é clara. A razão é que são uma alternativa prática aos métodos semiclássicos tradicionais, em que se evitam a busca de trajetórias por suas condições de contorno em ambas extremidades e, por consequência, as singularidades provocadas por cáusticas. Um bom exemplo é a 'representação por defasagem' de Vanicek para a fidelidade quântica: Em estrita analogia com o eco de Loshmidt (clássico), ela quantifica a diferença entre um estado original e sua evolução, para frente e para trás no tempo, gerada por duas Hamiltonianas ligeiramente diferentes. Representa-se a fidelidade por uma integral da função de Wigner do estado original, alterada por uma simples fase obtida da trajetória clássica de cada ponto do espaço de fases. Embora a dedução original desse resultado fosse bastante obscuro, mostrarei que ele de fato se aproxima de uma IVR derivada de métodos semiclássicos padrões para a evolução da função de Wigner.

 

 Aspectos temporais e espaciais da dinâmica e do controle da Dengue: conexão entre modelos e dados reais

Palestrante: Profa. Dra. Suani T. R. Pinho (IF-UFBA)

Data: 24/04/2012 (terça-feira)

Horário: 16:00 horas

Local: Sala 404 do Instituto de Física - UFBA

Resumo: A complexidade envolvida na dinâmica das doenças transmissíveis faz da modelagem matemática uma importante ferramenta para sua compreensão. No caso das doenças de transmissão indireta, como a dengue, tal complexidade é potencializada pelo fatores climáticos devido a presença do vetor. Neste projeto, estudamos a dinâmica e o controle da dengue usando diferentes técnicas de modelagem: equações diferenciais ordinárias, autômatos celulares e dinâmica estocástica. Tais análises são baseadas em dados temporais, espaciais e espaço-temporais de dengue em centros urbanos brasileiros, particularmente da cidade de Salvador, bem como em dados climatológicos. Inspirados pelo sistema de monitoramento online influenzanet, iniciamos o sistema de monitoramento denguenaweb, com o plano piloto em Salvador, visando estabelecer um banco de dados espaçotemporais que poderá auxiliar o sistema de vigilância epidemiológica da dengue bem como fornecer dados espaço-temporais relevantes para o trabalho de pesquisa em modelagem da dengue. Esperamos que o trabalho de modelagem, por sua vez, possa contribuir principalmente para o controle do vetor nesta etapa, e, futuramente em estratégias de aplicação da vacina. Este projeto tem sido desenvolvido juntamente com pesquisadores do Instituto de Física da UFBa (José Miranda e Roberto Andrade), Instituto de Saúde Coletiva da UFBa (Florisneide Barreto, Glória Teixeira e Maurício Barreto), do Instituto de Biociências da UNESP de Botucatu (Claudia Ferreira), da Facultad de Ciências da Universidade Autónoma do Mexico (Lourdes Esteva), do Instituto de Física da USP (Tânia Tomé e Mario de Oliveira) e do Instituto Gulbenkian de Ciência (Gabriela Gomes).

 

 Honeycomb Monolayers of Boron and Silicon: A First Priciples Study

Palestrante: Dr. Anders Hansson (IF-UFBA)

Data: 10/04/2012 (terça-feira)

Horário: 16:00 horas

Local: Sala 404 do Instituto de Física - UFBA

Resumo: Since graphene, a strictly two-dimensional (2D) free-standing crystal, was reported in 2004 and shown to be stable in ambient environment, 2D structures have gained renewed interest and more monolayers have been fabricated. In the present work we propose graphene-like structures made of silicon and boron compounds, which still are a poorly known group of boron containing solids for which various phases have been suggested. Using first-principles spin-polarized density functional methods, we determine geometry, discuss stability, calculate electron structure and compare with isomorphic systems, particularly graphene (h-BN). We further examine the transport properties using the Landauer-Büttiker approach. Different from graphene, which is a gapless semiconductor, and h-BN, which is known to be highly insulating, we predict the silicon boron sheet (h-SiB) to form a stable metallic 2D material.

 

 Átomos Gêmeos

Palestrante: Profa. Dra. Aline Medina (IF-UFBA)

Data: 27/03/2012 (terça-feira)

Horário: 16:00 horas

Local: Sala 404 do Instituto de Física - UFBA

Resumo: David Bohm propôs em seu livro didático “Quantum Theory” que um par de átomos originados da fragmentação de uma molécula, correspondente a um par de partículas de spin ½, poderia ser usado para implementar o famoso experimento de pensamento de Einstein, Podolsky e Rosen (EPR). O projeto “Átomos Gêmeos: Experiência e Teoria” consiste na análise das condições para manter a coerência de spin entre dois fragmentos atômicos resultantes de um mesmo estado molecular, um par EPR. Mas é uma tarefa difícil obter estes pares, os “átomos gêmeos”, i.e., pares de partículas com massa que podem ser usados em experimentos similares aos rotineiramente feitos com “fótons gêmeos”. De forma a analisar as condições para realizar o experimento proposto, escolhemos investigar a produção de pares de átomos metaestáveis H(2s) originados da dissociação da molécula de H2 após a colisão com um feixe pulsado de elétrons. A dissociação por elétrons foi escolhida para evitar as limitações aos estados excitados do alvo devido às regras de seleção. Detectores alinhados com respeito aos possíveis canais de dissociação da molécula analisam os fragmentos neutros em função do seu tempo de voo (TOF) através da detecção de Lyman-a. Uma coincidência entre os sinais dos dois detectores deve indicar que os fragmentos vieram da mesma molécula.A boa resolução obtida no espectro de tempo de voo em um único detector, acrescentada de uma cuidadosa análise dos efeitos cinemáticos na forma dos picos, nos permitiu analisar os níveis de energia envolvidos na transição. Também serão apresentadas evidências da coincidência dos pares H(2s), que foram observadas pela primeira vez

 

 Dinâmica evolutiva: seleção natural para o parasitismo preferencial em machos

Palestrante: Profa. Dra. Flora Souza Bacelar (IF-UFBA)

Data: 13/03/2012 (terça-feira)

Horário: 16:00 horas

Local: Sala 404 do Instituto de Física - UFBA

Resumo: Em uma gama de sistemas ecológicos, existem evidências de que o nível de infecção de parasitas é maior em machos do que em fêmeas. Estudos teóricos têm mostrado que isto tem implicações para a dinâmica populacional do hospedeiro (Miller etal 2007). Neste estudo, foi usada a teoria de jogos moderna (adaptive dynamics, Geritz et al 1997) para examinar as circunstâncias em que o parasitismo preferencial em machos evolui. Este seminário será dividido em duas partes, na primeira parte será apresentada uma breve discussão sobre a teoria da dinâmica evolutiva. Na segunda parte serão apresentados os resultados do estudo de um sistema de equações diferenciais ordinárias que representam um sistema parasita-hospedeiro que também distingue entre machos e fêmeas. Neste sistema foi examinada a evolução da resistência à infecção quando os machos e as fêmeas têm um trade-off entre o nível de resistência do hospedeiro e da taxa de natalidade, levando em conta também os diferentes tipos de acasalamento, tais como monogâmico, poliândrico e poligínico.

 

 Determinação de propriedades não-clássicas de estados quânticos do tipo Bell na representação duplo-trilho, sob influência de temperatura

Palestrante: Msc. Osvaldo L. Vianna Rocha (IF-UFBA)

Data: 13/12/2011 (terça-feira)

Horário: 16:00 horas

Local: Pavilhão de Aulas Reitor Felipe Serpa (antigo PAF-I), Sala 105

Resumo: A descrição do problema Deutsch`s [1,2] é : “Alice, em Amsterdã, seleciona um número x de 0 a 2L-1 e envia em uma carta para Bob, em Boston. Bob calcula alguma função f (x) e responde com o resultado, que é 0 ou 1. Bob concordou em usar um dos dois únicos tipos de funções, seja do tipo 1 que são constantes para todos os valores de x, ou tipo 2, que são iguais a 1 para exatamente a metade de todos os possíveis valores de x. A missão de Alice é determinar com certeza, qual o tipo de função Bob optou para se corresponder, em o menor número de vezes. O quão rápido ela pode fazer isso”. Para resolver este problema existe na literatura [2], uma proposta de implementação de computador quântico que requer tempo linear apenas com uso do paralelismo quântico, enquanto em um computador clássico a solução deste problema requer tempo exponencial. Na construção deste computador quântico é necessário saber como um estado de superposição é preparado, qual transformação unitária é utilizada para calcular f (x) e qual o experimento de interferência é realizada para determinar o resultado final. Para responder à pergunta sobre o estado de superposição, um único q-bit é representado por um par de modos tais que | 01> e | 10> são os lógicos 0 e 1, respectivamente, uma vez que esta é a representação duplo trilho de um estado lógico.

   Na presente comunicação começamos a partir do q-bit |Ψ> = (1/2)-1/2|01>L +| 10>L e usando o formalismo da Dinâmica de Campos Térmicos (TFD) investigamos os efeitos da temperatura sobre o estado |Ψ>. Para tal o operador densidade, o fator de Mandel, a fidelidade quântica assim como a função Wigner são determinados e utilizados em nossa análise

[1] D. Deutsch and R. Jozsa, Proc. Roy. Soc. London Ser. A439 (1992) 553.

[2]I. L. Chuang and Y. Yamamoto, Phys. Rev. A52 (1995) 3489.

 

 Linhas de Pesquisa em Geofísica Desenvolvidas no Laboratório de Física Nuclear Aplicada (UFBA)

Palestrantes: Profa. Dra. Maria do Rosário Zucchi e Prof. Dr. Alexandre Barreto Costa (IF-UFBA)

Data: 01/12/2011 (quinta-feira)

Horário: 16:00 horas

Local: Sala 404 do Instituto de Física - UFBA

Resumo: Nesse seminário serão apresentadas as linhas de pesquisa e os projetos em andamento na área de Física Nuclear Aplicada desenvolvidos atualmente no Laboratório de Física Nuclear Aplicada do Instituto de Física (LFNA/IF-UFBA).

 

 Estudos espectroscópicos da matéria carbonada, fase gasosa, estudada por Espectroscopia Laser e Radiação Síncrotron: aplicação cianoacetileno HC3N, radical metil CH3 e ao iodo atômico

Palestrante: Prof. Dr. Luiz Mendes (IF-UFBA)

Data: 29/11/2011 (terça-feira)

Horário: 16:00 horas

Local: Sala 404 do Instituto de Física - UFBA

Resumo: Serão apresentados neste seminário alguns dos resultados obtidos em trabalhos desenvolvidos no contexto de produção de conhecimentos relevantes ao desenvolvimento de modelos astrofísicos de interação de radiação com a matéria. Desta forma, apresentando à comunidade acadêmica do Instituto de Física da UFBA aplicações de variadas técnicas de espectroscopia na elucidação de dois diferentes problemas iniciais. Primeiro, o emprego da espectroscopia REMPI para o estudo dos estados altamente excitados (estados de Rydberg) do cianoacetileno, HC3N, (entre 76000 e 90000 cm-1). No segundo, medidas de seção de choque de fotoionização absoluta, com resultados sobre: o radical metil (CH3), o iodo atômico (I 2P3/2) e o iodometano ou iodeto de metila (CH3I). Isto, a partir da combinação de experimentos baseados em radiação síncrotron e laser VUV com o uso de pirólise para quebra molecular. Finalizando, com uma breve discussão sobre experimentos e atividades de pesquisa que são atualmente desempenhadas em colaborações científicas realizadas com outros grupos de e pesquisas e perspectivas de atuação

 

 Active Fault Tolerant Quantum Error Correction -The Curse of the Open System

Palestrante: Prof. Dr. Amit Hagar (Indiana University)

Data: 24/11/2011 (quinta-feira)

Horário: 16:30 horas

Local: Sala 404 do Instituto de Física - UFBA

Resumo: Quantum information theorists believe that the reasons there is still no large scale, fault tolerant and computationally superior quantum computer are only technological (call this thesis 1), and that skeptics about the feasibility of such machines must also deny the universality of quantum theory (call this thesis 2). What motivates both theses are the so called "threshold theorems", which promise us that under a certain level, noise and imprecision of physical devices should not pose a fundamental obstacle to realizing large-scale quantum computers. The purpose of this talk is to raise doubts with respect to thesis (2) (and subsequently with respect to thesis (1)) by questioning the physical significance of the threshold theorems. This will be done by summoning physics (Thermodynamics and statistical mechanics) & history and philosophy of science (the foundations thereof). On the positive side, I'll end with a hint of how I think skepticism w.r.t large scale, fault tolerant and computationally superior quantum computers could be made precise.

 

 Saturação de partons em reações hadrônicas a altas energias

Palestrante: Prof. Dra. Fabiana Carvalho (UNIFESP)

Data: 22/11/2011 (terça-feira)

Horário: 17:00 horas

Local: Sala 404 do Instituto de Física - UFBA

Resumo: Um dos experimentos que mudou a história da física das partículas foi o chamado “Espalhamento Inelástico Profundo” (ou Deep Inelastic Scattering), onde feixes de elétrons bombardeavam alvos de próton. Dessas colisões pôde-se observar que o próton tinha pequenos centros espalhadores que concentravam frações de sua carga elétrica, indicando que ele não era fundamental, mas sim formado por constituintes internos. Esses constituintes foram inicialmente chamados de partons, e hoje são conhecidos como quarks e gluons, os constituintes dos hadrons. Em energias muito altas, os hadrons consistem de sistemas com altas densidades de gluons que carregam uma pequena fração (x = pparton/phadron) de seu momento. Para energias suficientemente altas, o número de gluons passa a ser tão grande que o processo de recombinação g+g→g se torna importante, levando a uma saturação no crescimento de gluons e formando uma configuração denominada condensado de vidro de cor (CGC). Em 1999, alguns autores passaram a afirmar que alguns efeitos de saturação de partons já podiam ser observados no HERA . A partir de 2000, com a entrada em operação do RHIC, e agora, com o LHC, a procura pela “assinatura” do CGC tornou-se ainda mais intensa. Neste seminário pretendo apresentar um formalismo (formalismo de dipolo de cor) para representar as reações hadrônicas em altas energias que leva em consideração os efeitos de saturação de partons, assim como os resultados obtidos até agora a partir de sua aplicação.

 

 A Equação de Duffin-Kemmer-Petiau

Palestrante: Prof. Dr. Esdras S. Santos  (IF-UFBA)

Data: 10/11/2011 (quinta-feira)

Horário: 16:00 horas

Local: Sala 404 do Instituto de Física - UFBA

Resumo: O formalismo relativístico de Duffin-kemmer-Petiau (DKP) apresenta uma equação matricial em primeira ordem nas derivadas que descreve partículas massivas bosônicas escalares e vetoriais. Esta abordagem, como a Dirac, explicita as propriedades de spin das partículas bem como possibilita a introdução de interações através de uma rica estrutura de acoplamentos não evidenciadas pelas teorias de Klein-Gordon e Proca. Neste sentido, a teoria DKP tem sido aplicada por diversos pesquisadores tanto em mecânica quântica como em teoria de campos. Neste seminário serão apresentados os elementos básicos para a construção de uma equação linear geral, sua relação com a teoria DKP e seus setores escalar e vetorial bem como uma discussão sobre a invariância de calibre desta teoria e o termo anômalo presente no seu Hamiltoniano.

 

 Células fotovoltaicas de filmes finos

Palestrante: Prof. Dr. Denis Gilbert Francis David (IF-UFBA)

Data: 01/11/2011 (terça-feira)

Horário: 17:00 horas

Local: Sala 404 do Instituto de Física - UFBA

Resumo: Apesar de ser um fenômeno conhecido desde a descoberta dos primeiros dispositivos de semicondutores, a conversão de luz em corrente elétrica por células fotovoltaicas continua sendo um tema de pesquisa muito ativo. Com efeito, há expectativas enormes com a introdução da energia solar fotovoltaica na matriz energética, tendo em vista aspectos econômicos, mas também ambientais. Nessa batalha para desenvolver uma conversão eficiente, os dispositivos convencionais de silício cristalino ainda são os mais difundidos, devido ao know-how enorme adquirido pela indústria eletrônica, mas eles são caros, tanto em termo de fabricação, quanto em termos de energia para a obtenção da matéria prima. Nesse contexto, novos materiais estão sendo procurados para obter células ainda de alto desempenho, mas com custos ambientais e financeiros menores. Nesse seminário, apresentaremos tecnologias de células fotovoltaicas de filmes finos, como a do silício amorfo, do CdTe e do CIS. Tentaremos situar o trabalho desenvolvido no Instituto de Física no panorama geral das pesquisas desenvolvidas nessa área no Brasil e no exterior, e mostrar sua importância na perspectiva do desenvolvimento de uma tecnologia de conversão fotovoltaica no país.

 

 Alguns experimentos em colisões atômicas e moleculares

Palestrante: Prof. Dr. Nelson Velho de Castro Faria (IF-UFRJ)

Data: 27/10/2011 (quinta-feira)

Horário: 16:00 horas

Local: Sala 404 do Instituto de Física - UFBA

Resumo: O seminário mostrará a partir de exemplos concretos de experimentos realizados, algumas técnicas de estudo de colisões de íons positivos e negativos, atômicos, moleculares e de agregados, com átomos e moléculas. Assim serão apresentados experimentos envolvendo aglomerados de hidrogênio, uma técnica para medida direta de meia vida de estados atômicos, um estudo sistemático de íons negativos, o resfriamento de íons negativos e o estudo de átomos gêmeos. A ideia é mostrar de maneira geral e simples essas técnicas, normalmente pouco conhecidas, sem tentar aprofundar nenhuma delas, mas realçando suas potencialidades ainda a serem exploradas.

 

 Supercordas: a teoria de tudo?

Palestrante: Prof. Dr. Daniel Luiz Nedel (UNIPAMPA)

Data: 25/10/2011 (terça-feira)

Horário: 16:00 horas

Local: Sala 404 do Instituto de Física - UFBA

Resumo: Nos últimos 30 anos a teoria de supercordas vem se destacando como uma forte candidata a resolver uns dos maiores problemas da física teórica do nosso tempo: a quantização da gravidade e a unificação das interações fundamentais da natureza. Embora muitos avanços teóricos foram feitos, a teoria ainda carece de um arcabouço fenomenológico. Neste ponto, deve-se ter em mente que as escalas de energia de uma teoria de gravitação quântica estão atualmente fora do escopo de qualquer experimento, o que nos leva a um impasse: como refutar ou corroborar uma teoria de gravitação quântica? Por um outro lado, a descoberta de uma dualidade que relaciona a teoria de supercordas com o limite não perturbativo de teorias de gauge pode fornecer dados experimentais que possam enfim confirmar ou não a teoria de supercordas em certos limites. Neste seminário pretende-se apresentar a teoria de supercordas, mostrando seus pontos positivos e seus problemas. Pretende-se também apresentar a conjectura de Maldacena, que relacionada supercordas em com teorias de Yang Mills e discutir como está conjectura pode ajudar a entender tanto a teoria de supercordas como o setor não perturbativo da Cromodinâmica Quântica (QCD).

 

 O Papel da Geometria de uma Superfície Condutora nas Correspondentes Propriedades de Emissão Eletrônica

Palestrante: Prof. Dr. Thiago Albuquerque de Assis (IF-UFBA)

Data: 06/10/2011 (quinta-feira)

Horário: 16:00 horas

Local: Sala 404 do Instituto de Física - UFBA

Resumo: A tecnologia de microeletrônica de vácuo (VMET) é um campo que tem ganhado um grande impulso durante as últimas décadas. Elétrons emitidos por protuberâncias salientes, como resultado de um campo elétrico aplicado em consequência de uma diferença de potencial elétrico, tunelam através de uma barreira de potencial, resultando em uma densidade de corrente eletrônica finita. Desde que algumas aplicações requerem correntes elétricas intensas geradas para baixos valores de potenciais elétricos do ânodo, pesquisas envolvendo a função trabalho de materiais e suas geometrias são de grande importância prática. A próxima geração destes dispositivos emissores de elétrons requererá um estudo sistemático de vários parâmetros como a função trabalho, a estrutura da superfície, a intensidade do campo elétrico externo e a temperatura, objetivando-se investigar como a maior parte da emissão eletrônica é originada dos níveis de energia eletrônicos na vizinhança da barreira de potencial. Neste seminário, apresentarei primeiramente alguns pontos fundamentais sobre a teoria de emissão eletrônica por campo em superfícies condutoras a temperatura zero (T = 0 K), descrevendo a equação de Fowler-Nordheim (F-N) e discutindo como esta tem sido frequentemente utilizada no ajuste de dados experimentais, permitindo extrair informações de parâmetros físicos como a função trabalho e o fator de amplificação de campo. Em seguida, discutirei os resultados obtidos a partir de simulações computacionais, no caso de uma superfície catódica irregular modelada por um “array” de nanoestruturas piramidais de tungstênio. Será feita uma análise de como as distâncias ânodo-cátodo e entre pirâmides interferem no fator de amplificação de campo efetivo da superfície emissora. Finalmente, exporei os resultados que incluem os efeitos da geometria “fractal” de superfícies condutoras reais (PANI) na densidade de corrente eletrônica total de emissão.

 

 Mathematical models to asses the mosquitoes control by the Sterile Insect Technique

Palestrante: Maria de Lourdes Esteva Peralta (Facultad de Ciencias - Universidade Autonoma do Mexico )

Data: 29/09/2011 (quinta-feira)

Horário: 16:00 horas

Local: Sala 404 do Instituto de Física - UFBA

Resumo: The sterile insect technique (SIV) consists in the introduction of sterile insects in order to displace native insects that are pests in a given region. This technique has been used successfully in the removal of some pests. In this talk I present a model to evaluate the effectiveness of SIT in the control of mosquitoes Aedes aegypty. The aplication of insecticide besides the biological control, is analyzed using optimal control.

 

 Desenvolvimento de um fluorímetro LED/CCD para aplicações em diagnóstico de Biodiesel

Palestrante: Prof. Dr. Iuri Muniz Pepe  (IF - UFBA)

Data: 27/09/2011 (terça-feira)

Horário: 16:00 horas

Local: Sala 404 do Instituto de Física - UFBA

Resumo: Serão apresentadas as etapas de desenvolvimento de um fluorímetro baseado em um LED (fonte de luz de excitação) e um CCD de 2024 pixels, começando pelo protótipo de bancada, seguido da etapa de teste de conceito e terminando no protótipo de cabeça de produção, hoje em testes finais na Quimis - SP. Este equipamento pode, entre outras diversas aplicações, servir na caracterização e qualificação de Biocombustíveis e substâncias puras.

 

 Técnicas experimentais para o estudo e a caracterização de óxidos e semicondutores.

Palestrante: Prof. Dr. Denis Gilbert Francis David  (IF - UFBA)

Data: 12/07/2011 (terça-feira)

Horário: 16:00 horas

Local: Sala 413 do Instituto de Física - UFBA

Resumo: A compreensão das propriedades de materiais como óxidos e semicondutores é de fundamental importância quando se pretende usa-los em dispositivos como detectores de luz, células fotovoltaicos, sensores. Assim, uma vez fabricadas amostras desses materiais, diversas características desse material terão que ser determinadas, como sua composição, as ligações químicas entre os elementos que o compõem, sua função dielétrica, sua condutividade e a mobilidade dos portadores, sua morfologia, etc. Para isso, varias técnicas experimentais são necessárias. O objetivo dessa apresentação é de mostrar quais são os recursos que conseguimos reunir no IF para viabilizar os nossos estudos: espectroscopia UV-visível-infravermelha e medidas de condutividade e de mobilidade em função da temperatura, XPS, DRX, MEV e EDX. Os métodos de analise dos dados experimentais e sua conexão com as teorias serão também abordados. Enfim apresentaremos as perspectivas de ampliação dessas técnicas, com a chegada de novos equipamentos (MEV, AFM, fotoluminescência, etc.)

 

 Estudo de filmes finos de CuInSe2 para aplicação em células fotovoltaicas.

Palestrante: Prof. Dr. Marcus Vinícius Santos (IF - UFBA)

Data: 05/07/2011 (terça-feira)

Horário: 16:00 horas

Local: Sala 413 do Instituto de Física - UFBA

Resumo: O objetivo deste trabalho é o estudo e o desenvolvimento de filmes finos de material semicondutor de Disseleneto de cobre e índio, CuInSe2, eletrodepositados sobre filme metálico transparente depositado em vidro, cujo coeficiente de absorção elevado favorece a absorção de radiação eletromagnética em painéis solares fotovoltaicos utilizados na conversão de energia solar em energia elétrica. Esse material representa uma alternativa ao silício (policristalino, amorfo), que apesar dos muitos esforços na tentativa de redução dos custos de fabricação, ainda são altos. O processo de eletrodeposição se apresenta como um método barato, relativamente simples e eficiente para a fabricação deste tipo de material. Neste trabalho, será apresentado os princípios básicos do processo de eletrodeposição destes filmes, bem como os resultados das caracterizações óptica, estruturais e morfológicas do CuInSe2 depositado sobre dióxido de estanho dopado com flúor, SnO2:F.

 

 Propriedades eletrônicas de cadeias lineares de carbono com terminações tipo grafeno: Efeitos da dopagem com nitrogênio

Palestrante: Renato Batista dos Santos (Doutorando - IF - UFBA)

Data: 28/06/2011 (terça-feira)

Horário: 16:00 horas

Local: Sala 413 do Instituto de Física - UFBA

Resumo: A substituição de carbono por nitrogênio em materiais nano-estruturado baseado em carbono é considerado como uma possibilidade de regular suas propriedades mecânicas e eletrônicas para futuras aplicações em dispositivos eletrônicos e fotônicos. Nitrogênio é um dopante apropriado para materiais baseados em carbono, uma vez que ele tem um raio similar ao carbono e possui um elétron de valência adicional.  Assim, este tipo de dopagem pode também levar a uma significante mudança no “band gap” do correspondente material baseado em carbono. Por exemplo, em grafeno a dopagem por nitrogênio pode aumentar a durabilidade e a atividade de catalise de Pt [1,2], enquanto, em filmes finos sólido, tipo fulereno, a dopagem com N tem mostrado levar a uma alta dureza combinado com uma alta elasticidade devido à ligação cruzada entre os planos basais curvados [3]. Neste trabalho, investigamos nanoestruturas formadas por coranuleno/coroneno conectado por uma cadeia atômica linear dopada por átomo de nitrogênio em diferentes posições [4]. Para estudar as propriedades eletrônicas desses sistemas, cálculos baseados em primeiros princípios, com a utilização da teoria do funcional da densidade, foram utilizados.  No total, investigamos 23 diferentes estruturas, sendo a primeira delas constituída apenas por átomos de carbono e hidrogênio e as 22 estruturas restantes, constituídas da substituição de 1, 2 ou 3 átomos carbono por nitrogênio.

[1] X. Lepró, E. Terrés, Y. Veja-Cantu, F. J. Rodriguez-Macias, H. Muramatsu, Y. A. Kim, T. Hayahsi, M. Endo, M. Torres, and M. Terrones, Chem. Phys. Lett. 463, 124 (2008).

[2] Y. Shao, G. Yin, and Y. Gao, J. Power Sources 171, 558 (2007).

[3] S. Stafström, Appl. Phys. Lett. 77, 3941 (2000).

[4] Submetido na Physical Review B.

 

 Teorias efetivas para a matéria fortemente interagente

Palestrante: Prof. Dr. Luciano Melo Abreu (IF - UFBA)

Data: 21/06/2011 (terça-feira)

Horário: 16:00 horas

Local: Sala 413 do Instituto de Física - UFBA

Resumo: No cenário do modelo padrão das interações fundamentais, a teoria que descreve processos envolvendo a matéria fortemente interagente é a Cromodinâmica Quântica (CDQ). Contudo, em certos fenômenos, como na transição de fase de um gás de hádrons para um plasma de quarks e glúons, métodos perturbativos podem apresentar-se de pouca utilidade. Ou ainda a descrição diretamente da CDQ pode ser de difícil tarefa. Neste contexto, a construção de teorias de campos que carregam algumas propriedades básicas da CDQ são de grande valia na compreensão destes fenômenos. Deste modo, este seminário é devotado à discussão da de algumas propriedades da matéria fortemente interagente e sua descrição via teorias efetivas.

 

 Estudo Da Interação Da Radiação Com Moléculas Poliatômicas Observadas Em Meios Interestelares

Palestrante: Prof. Dr. Frederico Vasconcellos Prudente (IF - UFBA)

Data: 14/06/2011 (terça-feira)

Horário: 16:00 horas

Local: Sala 413 do Instituto de Física - UFBA

Resumo: O estudo de moléculas pré-bióticas simples é de fundamental importância para entender a formação de moléculas orgânicas complexas como, por exemplo, os aminoácidos, as proteínas e as nucleobases presentes no DNA e no RNA. Uma hipótese para o surgimento das nucleobases na Terra é que elas teriam sido sintetizadas a partir de compostos orgânicos mais simples contidos no meio interestelar, em meteorito e asteróides. Essa hipótese é reforçada pela observação de um número considerável de moléculas orgânicas em meios interestelares e cometas, tanto em fase gasosa como em fase condensada. Nesta apresentação, discutiremos alguns estudos realizados pelo nosso grupo do processo de fotoionização de biomoléculas tanto em fase gasosa como em fase condensada quando expostos à radiação na região do ultravioleta de vácuo. Esses estudos permitem um melhor entendimento dos processos de fotofragmentação e de fotodegradação destes compostos. Além disso, serão apresentados projetos em implantação no Laboratório de Espectroscopia Molecular e Filmes Finos do IF-UFBA nesta linha de pesquisa.

 

 Modelos magnéticos na rede Apoloniana

Palestrante: Prof. Dr. Roberto F. S. Andrade (IF - UFBA)

Data: 31/05/2011 (terça-feira)

Horário: 16:00 horas

Local: Sala 413 do Instituto de Física - UFBA

Resumo: Nós discutimos resultados para diversos modelos magnéticos definidos sobre redes apolonianas, que têm sua origem no problema do empacotamento de domínios euclidianos por círculos. Inicialmente, consideramos questões referentes à própria rede, calculando os diversos parâmetros que são usados para caracterizar as redes complexas, incluindo a distribuição de graus, caminho mínimo, e coeficiente de aglomeração. Então, nos concentramos sobre o comportamento de modelos magnéticos definidos na rede. Diferentes escolhas para as constantes de acoplamento são tidos em conta. Questões relacionadas com o ordenamento magnético de longo alcance e ausência de transição de fase no limite termodinâmico são considerados

 

 Ferramenta computacional para o estudo da Bioeletricidade Cardíaca

Palestrante: Prof. Dr. Juan A. Leyva Cruz (Laboratório de Instrumentação em Física/LINFIS, Departamento de Física /UEFS)

Data: 26/05/2011 (quinta-feira)

Horário: 16:00 horas

Local: Sala 413 do Instituto de Física - UFBA

Resumo: Apesar do fato das arritmias cardíacas continuarem sendo a principal causa de morte e invalidez, uma modalidade de imagem para o imageamento da função elétrica do coração ainda não foi desenvolvida para o uso clínico. Na atualidade, vários trabalhos têm reportado os primeiros resultados teóricos e experimentais (clínicos) do estudo de uma nova ferramenta bioelétrica de diagnóstico, chamada de Imagem Elétrica Cardíaca ou Imagens Eletrocardiográficas. Nesta técnica as informações da eletrofisiologia cardíaca são acessíveis por meio da solução do problema bioelétrico inverso da eletrocardiologia. Nesta palestra inicialmente mostraremos de forma sucinta os fundamentos físicos básicos da bioeletricidade cardíaca e por fim; mostraremos a funcionalidade de uma ferramenta computacional para analisar as propriedades bioelétricas do coração utilizando dados reais de um paciente anônimo, que inclui o uso de dados experimentais medidos de forma multicanal utilizando 123 bioeletrodos, e as informações anatômicas do tórax do paciente obtidas a partir de imagens de ressonância magnética nuclear (RMN). A partir da segmentação das imagens de RMN foi construída a geometria realista do tórax e a do coração e os resultados da solução dos problemas bioelétrico direto experimental e inverso são apresentados. O sistema mostrou-se funcional e promissor e serve de base para futuras aplicações na área da Física Médica.

 

 Supernovas do tipo Ia como estimadores de parâmetros cosmológicos

Palestrante: Prof. Dr. Cássio Bruno Magalhães Pigozzo - IF-UFBA

Data: 17/05/2011 (terça-feira)

Horário: 16:00 horas

Local: Sala 413 do Instituto de Física - UFBA

Resumo: A Cosmologia Observacional procura confrontar modelos teóricos com dados  das observações objetivando estimar qual a composição e a dinâmica do Universo. Dentre diversos métodos de estimativa de parâmetros cosmológicos, vamos focar no teste com dados de supernovas do tipo Ia. A grande quantidade de energia emitida ao longo de um intervalo de tempo permite que observemos esse fenômeno a distâncias cosmológicas, que isolemos a radiação apenas da supernova e ainda estudemos como o seu espectro varia no decorrer da explosão. O modelo de evolução das supernovas do tipo Ia indica que elas podem ser consideradas velas padronizáveis, e assim utilizadas como estimadores de distâncias cosmológicas. Com os dados, então, uma função densidade de probabilidade dos modelos é construída, com base na estatística bayesiana, de maneira que se estime os valores mais prováveis dos parâmetros livres. Tomando o modelo padrão (com matéria escura fria e constante cosmológica), são apresentados o método de ajuste de supernovas bem como a interpretação de seus resultados para este modelo, como por exemplo, a aceleração da expansão do universo. Por fim, é apresentada uma discussão sobre métodos de padronização de curva de luz utilizados.

 

 O PIBID Física –Ufba: Projeto de atividades e renovação

Palestrante: Profa. Dra. Maria Cristina Martins Penido  - IF-UFBA

Data: 10/05/2011 (terça-feira)

Horário: 16:00 horas

Local: Sala 404 (Sala de Seminários) do Instituto de Física - UFBA

Resumo: As experiências acumuladas ao longo dos anos com formação de professores de Física, anteriormente, com diversos cursos de atualização dos projetos PROLICEN e Pró-ciências, quando buscávamos aproximação com os professores da rede oficial de ensino no estado da Bahia, nos possibilitam afirmar que há ainda uma carência substancial de professores dessas áreas e que a formação docente precisa ter uma dimensão prática embasada numa práxis pedagógica efetiva. Em particular, se pensarmos nas necessidades dessa formação, veremos que falta ao licenciando um maior conhecimento do ambiente escolar, bem como vivência no local onde posteriormente irão trabalhar. Para isso o preparo dos professores precisa deixar o formato tradicional e buscar desenvolver integralmente as características inerentes ao docente, aqui salientadas algumas:

 -  acreditar que o ensino media a ação para a aprendizagem;

 - elaborar e executar projetos para desenvolver conteúdos curriculares;

 - desenvolver práticas investigativas;

 As diretrizes curriculares de formação de professores para o ensino básico apontam caminhos que podem minimizar esse problema, porém, não foi concretizado, até o momento, no que diz respeito a melhoria de condições para os estudantes em estágio supervisionado. Certamente tais desafios implicam em investimento, motivando a realização de estudos para a implementação de políticas educacionais orientadas para a melhoria do trabalho acadêmico, tendo como conseqüência a melhoria da educação básica. Apresentamos aqui o desenvolvimento desse projeto, além de pequeno relato das atividades desenvolvidas e a perspectiva de renovação.

 

 Confinamento e separação de líquidos por uma membrana monoatômica

Palestrante: Prof. Dr. Roberto Rivelino de Melo Moreno - IF-UFBA

Data: 26/04/2011 (terça-feira)

Horário: 16:00 horas

Local: Sala 404 (Sala de Seminários) do Instituto de Física - UFBA

Resumo: O comportamento de líquidos confinados ou separados por uma membrana com espessura tômica é um problema que vem ganhando grande interesse (prático e fundamental) em física da matéria condensada, principalmente depois da síntese controlada de finas camadas de grafite (grafeno) em 2004. Vários estudos experimentais demonstraram que uma membrana de grafeno é suficientemente resistente para ser utilizada como uma monocamada em diversos dispositivos moleculares. Do ponto de vista teórico, inúmeros estudos sobre a estrutura eletrônica do grafeno puro e dopado foram, e continuam sendo, realizados com diferentes níveis de aproximação. Entretanto, a determinação de propriedades mecânicas e termodinâmicas de líquidos sobre a superfície do grafeno requer o uso de metodologias apropriadas para uma descrição realística do sistema. Neste sentido, apresentaremos resultados de um estudo de diferentes líquidos separados por uma única folha de grafeno usando simulação de dinâmica molecular. Nosso estudo revela mudanças estruturais e dinâmicas importantes no comportamento dos líquidos, principalmente na interface líquido-grafeno-líquido. Outro aspecto interessante, evidenciado pelos nossos resultados, é que uma determinada fase líquida separada pela membrana monoatômica pode alterar sensivelmente as propriedades da outra fase. Desta forma, uma interface líquido-grafeno funcionaria como um sensor para detectar a presença de outro material.

 

 Efeitos de solvente numa reação de fotoisomerização envolvendo uma intersecção cónica

Palestrante: Dr. João Pedro Malhado (École Normale Supérieure – Paris)

Data: 19/04/2011 (terça-feira)

Horário: 16:00 horas

Local: Sala 404 (Sala de Seminários) do IF-UFBA

Resumo: A fotoisomerização de bases de Schiff protonadas (PSB) derivadas do retinal assume um papel central em vários processos foto-biológicos. É conhecido que esta reação ocorre através de uma intersecção cónica e é sensível ao meio molecular envolvente, no entanto, apesar de ter sido alvo de extensos estudos experimentais e computacionais, ainda não emergiu uma visão clara para racionalizar estes efeitos em solução.Neste seminário será apresentado um modelo simples descrevendo o efeito do solvente sobre esta reação. O modelo descreve situações de solvatação fora do equilíbrio, bem como efeitos dissipativos. Será mostrado que o solvente induz importantes efeitos sobre a topologia da intersecção cónica e que pode determinar o mecanismo de reação, bem como o rácio de produtos formados.

 

 Explorando a região onde as hipóteses que validam a entropia e mecânica estatística de Boltzmann-Gibbs não são satisfeitas

Palestrante: Prof. Constantino Tsallis (Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas)

Data: 15/04/2011 (sexta-feira)

Horário: 15:00 horas

Local: Sala 413 (Sala de Seminários) do IF-UFBA

 

 High Level Theoretical Investigation of Binding and Potential Energy Surfaces in Ion-Aromatic-system Complexes

Palestrante: Prof. Dr. Nazzareno Re (Facoltà di Farmacia dell'università G. D'Annunzio di Chieti, Itália)

Data: 09/12/2010 (quinta-feira)

Horário: 10:00 horas

Local: Sala 404 (Sala de Seminários) do IF-UFBA

Resumo: This talk will address the high level ab initio calculations performed in our group on the interaction of several kind of ions, such as alkali metal cation and halide anions, to benzene.  For these systems recent experimental and theoretical data are rather scarce, in spite of their growingly acknowledged importance for binding in complex biological systems. We performed BSSE corrected geometry optimizations employing the MP2 level of theory with large basis sets and carried out single point energy calculations at the MP4 and CCSD(T) level.  We moreover explored the complete basis set limit and the effect of counterpoise basis set superposition error corrections on the minimum geometries and energies of benzene-ion adducts in their possible interaction modes, obtaining BDE values in good agreement with the experimental results.  In particular, I will focus on the calculations which were recently performed on the interaction of halide anions (F-, Cl-, Br-, and I-) to benzene. The binding energy and enthalpy values (ranging from -15.3 kcal/mol for fluoride to -6.1 kcal/mol for iodide) show that the hydrogen bonding occurring in these complexes cannot be described as a weak interaction. We have furthermore investigated the topology of the minima and of other selected sections of the potential energy surface, so to gain further insight on the nature of the halide-benzene interaction. In particular, the geometry corresponding to the C6V symmetry, although being overall repulsive, has displayed the unprecedented presence of a small flex (a minimum in C6V symmetry) with interaction energy close to zero or slightly attractive.

 

 Anthony Leggett e fundamentos da Teoria Quântica

Palestrante: Prof. Fabio Freitas (Instituto de Física - UFBA)

Data: 07/12/2010 (terça-feira)

Horário: 16:00 horas

Local: Sala 404 (Sala de Seminários) do IF-UFBA

Resumo: Anthony Leggett é mundialmente conhecido por seu trabalho em física de baixas temperaturas. No início da década de 1970, ele conseguiu resolver o difícil problema da superfluidez do 3He, trabalho pelo qual foi agraciado com o prêmio Nobel de Física, em 2003. Todavia, a maior parte de sua carreira foi dedicada a explorar aspectos fundamentais da teoria quântica, tentando desenvolver modelos teóricos experimentalmente testáveis para verificar a extensão da aplicabilidade da teoria quântica, na esperança de evidenciar que essa teoria não permanece válida no limite macroscópico. Neste seminário, irei apresentar quais eram os problemas fundamentais enfrentados por Leggett e delinear o que hoje é conhecido como programa de Leggett, relacionado com o tunelamento quântico macroscópico.

 

 Geometria do Emaranhamento Quântico

Palestrante: Prof. Dr. André Luís Godinho Mandolesi (Instituto de Matemática - UFBA)

Data: 30/11/2010 (terça-feira)

Horário: 16:00 horas

Local: Sala 404 (Sala de Seminários) do IF-UFBA

Resumo: O fenômeno do emaranhamento quântico é conhecido desde os primórdios da Mecânica Quântica, mas só nas últimas décadas ele passou a ser estudado e compreendido mais profundamente, servindo de base para novas idéias como a computação quântica, teleportação quântica, etc. Nesse seminário veremos como mesmo o emaranhamento em sistemas bem simples, de poucos qubits (bits quânticos), pode ser analisado em termos de uma rica geometria de estados quânticos.

 

O Movimento dos Oceanos

Palestrante: Profa. Dra. Hebe Queiroz (IF - UFBA)

Data: 25/11/2010 (quinta-feira)

Horário: 16:00 horas

Local: Sala 404 (Sala de Seminários) do IF-UFBA

Resumo: A busca cada vez maior do conhecimento do comportamento dinâmico dos oceanos, além da tentativa de entender a natureza, usar as suas potencialidades e às vezes o desejo ambicioso de, em certa medida, controlá-la, tem sido motivada também pela  necessidade de preservação da vida, de sobrevivência da biosfera, visto que os oceanos desempenham um papel fundamental na definição do estado de equilíbrio do planeta. Neste seminário será apresentada uma breve introdução à dinâmica de fluidos geofísicos, onde serão discutidas as principais forças que agem no oceano, as equações dinâmicas que descrevem seus movimentos, as dificuldades de solução e algumas possibilidades de solução analítica destas equações.

 

 Estados termalizados do campo eletromagnético: propriedades não-clássicas e aplicações

Palestrante: Prof. Dr. Jorge Mário Carvalho Malbouisson (IF - UFBA)

Data: 16/11/2010 (terça-feira)

Horário: 16:00 horas

Local: Sala 404 (Sala de Seminários) do IF-UFBA

Resumo: Estados termalizados do campo eletromagnético são introduzidos no contexto da dinâmica de campos térmicos. A interpretação física destes estados, em termos de matrizes densidade, é construída. Propriedades não-clássicas de estados básicos termalizados e suas superposições são discutidas e algumas aplicações são comentadas.

 

 Estudo da Interação de Fótons na Região do Ultravioleta de Vácuo com Moléculas de Interesse Biológico em Fase Condensada

Palestrante: Tiago Rodrigues Silveira (Mestrando em Física IF/ UFBA)

Data: 09/11/2010 (terça-feira)

Horário: 16:00 horas

Local: Sala 404 (Sala de Seminários) do IF-UFBA

Resumo: Existem alguns modelos que tentam explicar como biomoléculas  mais simples (por exemplo, os aminoácidos que são à base das proteínas dos seres vivos) teriam sido formadas. Um dos modelos que tentam explicar esta evolução propõe que a vida na Terra tenha sua origem no espaço, sendo que estas biomoléculas teriam sido formadas no espaço e trazidas para a Terra pelos impactos de cometas e meteoritos. Esse modelo tem sido reforçado pela astronomia observacional, que apresentou nos últimos anos resultados em relação à descoberta de moléculas complexas. Desta forma, o estudo de compostos orgânicos e sua interação com a radiação VUV estão relacionados com o estudo da origem da vida na Terra, que corresponde a um tema de grande interesse na comunidade acadêmica. Para se entender essas diferenças, e também aprofundar o conhecimento em outras questões fundamentais associadas, se faz necessário um estudo sistemático dos processos da fotoestabilidade de moléculas com interesse biológico, em fase condensada e gasosa, em função da radiação. Neste seminário, vamos apresentar uma discussão sobre conceitos de produção de filmes de compostos orgânicos e alguns resultados a respeito da degradação destes aminoácidos devido à radiação ultravioleta.

 

 Redes Complexas: fundamentos e aplicações a sistemas vivos

Palestrante: Prof. Dra. Suani Tavares Rubim de Pinho  - IF-UFBA

Data: 26/10/2010 (terça-feira)

Horário: 16:00 horas

Local: Sala 404 (Sala de Seminários) do IF-UFBA

Resumo: O estudo das redes complexas fundamenta-se na Teoria dos Grafos; um grafo é definido por um par dos conjuntos de vértices (nós) e arestas (conexão entre os nós). Nas últimas décadas, apontou-se que propriedades globais de diversos sistemas naturais e sociais, formados por muitos elementos, poderiam ser tratadas pela Teoria dos Grafos, agregando também as técnicas da Física Estatística. Diversos aspectos fundamentais da teoria dos grafos têm chamado atenção dos pesquisadores tais como a questão do espectro de autovalores das suas diversas representações e a classificação das redes. Outro aspecto fundamental com fortes implicações nas redes biológicas é a identificação de comunidades em redes. Neste seminário, vamos apresentar, alem dos conceitos básicos acerca das redes, dois outros conceitos que introduzimos na literatura para representar e diferenciar redes: a matriz de vizinhança e a distância entre redes. Vamos expor também a metodologia que propomos, baseada nestes conceitos, para identificar comunidades em redes. Temos aplicado esta metodologia no estudo de diversos sistemas vivos, desde redes de proteínas para examinar classificar organismos, até redes sociais para estudar a propagação de doenças transmissíveis.

 

 Modelos cosmológicos com interação no setor escuro

Palestrante: Jorge Mário Saulo Carneiro - IF-UFBA

Data: 19/10/2010 (terça-feira)

Horário: 16:00 horas

Local: Sala 404 (Sala de Seminários) do IF-UFBA

Resumo: Discutiremos o papel da energia do vácuo no espaço-tempo em expansão. Alguns resultados da teoria quântica de campos no espaço-tempo de de Sitter serão usados na construção de soluções aproximadas para nosso universo nos limites de muito altas e muito baixas energias. No primeiro caso, supondo interação entre vácuo e matéria, obtemos uma solução não singular, com transição entre um universo de de Sitter primordial e uma fase dominada por radiação. No limite de tempos tardios, por outro lado, um termo cosmológico remanescente é obtido, com ordem de grandeza em acordo com a observada. A possibilidade de interação no setor escuro será também considerada neste caso, e alguns limites observacionais serão impostos com base em uma análise conjugada de supernovas Ia, oscilações acústicas bariônicas, radiação cósmica de fundo e formação de estruturas. Por fim, mostraremos que a interação vácuo-matéria pode ser modelada com a introdução de um campo escalar com potencial apropriado, o que nos permitirá ainda estabelecer uma conexão com a conjectura holográfica.

 

 As ciências - e a matemática - e o projeto expansionista norte-americano no período da Guerra Fria: alguns aspectos sobre a modernização e a profissionalização das ciências e da matemática no Brasil

Palestrante: Prof. Dr. André Luis Mattedi Dias - IHAC-UFBA

Data: 05/10/2010 (terça-feira)

Horário: 16:00 horas

Local: Sala 404 (Sala de Seminários) do IF-UFBA

Resumo: Ainda durante a II Guerra Mundial, os Estados Unidos implementaram a "política de boa vizinhança" com o objetivo estratégico de ampliar a sua área de influência na América Latina. O intercâmbio cultural e científico foi um dos aspectos importantes desta política. Foram enviados emissários à região com o objetivo de identificar jovens e promissores cientistas para serem contemplados com bolsas nas universidades norte-americanas. Esta política também teve implicações para o ensino das ciências e da matemática.

 

 Física dos Tsunamis

Palestrante: Prof. Dr. Alberto Brum Novaes (IF - UFBA) 

Data: 28/09/2010 (terça-feira)

Horário: 16:00 horas

Local: Sala 404 (Sala de Seminários) do IF-UFBA

Resumo: A dinâmica dos tsunamis envolve três estágios: geração, propagação e inundação. Quando o solo oceânico é perturbado por uma falha tectônica, empurra para cima a água do oceano. A propagação da onda através do oceano profundo tem velocidade de jato, isto é, da ordem de 700 km/h. Contudo, sua amplitude é praticamente imperceptível na superfície da água. Durante a propagação da onda, quando esta encontra regiões mais rasas, principalmente nas proximidades da praia, sua velocidade diminui e sua amplitude aumenta violentamente, provocando um efeito de maré gigante. Por outro lado, esse crescimento de energia na crista da onda, devido ao seu afunilamento, provoca um aumento violento da mesma, a qual é lançada, muitas vezes, a quilômetros praia adentro. Existem alguns tipos de ondas de propagação, entre eles a chamada onda trocoidal, que provocam uma grande inundação e destruição em todo o litoral.

 

 Estudo do processo de envelhecimento de unha humana e esmalte dentário humano através de Técnica Fotoacústica

Palestrante: Profa. Dr. Daniele Toniolo Dias Ferreira Rosa (UTFP- Ponta Grossa) 

Data: 16/09/2010 (quinta-feira)

Horário: 16:00 horas

Local: Sala 404 (Sala de Seminários) do IF-UFBA

Resumo: Neste seminário será apresentada a capacidade da Técnica Fotoacústica em determinar a difusividade térmica de unha humana e esmalte dentário humano. A difusividade térmica determina a taxa na qual o calor se difunde pelo material, assim quanto maior o seu valor mais rapidamente o calor fluirá. Diagnósticos e terapia com aplicação tópica de substâncias ou medicamentos podem ser monitorados desde que a difusividade térmica do substrato seja conhecida. As Técnicas Fotoacústicas para determinação da difusividade térmica são técnicas não destrutivas e de baixo custo. A detecção do sinal fotoacústico foi realizada na região de freqüência de 4-40 Hz através de um microfone de eletreto. A partir do decaimento exponencial do sinal, o modelo fotoacústico foi usado para ajuste dos dados e obtenção “in vitro” da difusividade térmica de unha e esmalte dentário. O valor médio para os cortes ungueais e dentais foi de (13,7 ± 3,6) x 10-4 cm2/s e (4,7 ± 0,3)x10-3 cm2/s respectivamente. E ainda, devido à sensibilidade da difusividade térmica com relação à microestrutura de materiais investigamos este parâmetro no processo de envelhecimento das amostras

 

 Método de Deformação e Aplicações

Palestrante: Prof. Dr. Laércio Losano (UFPB - João Pessoa)

Data: 14/09/2010 (terça-feira)

Horário: 16:00 h

Local: sala 404 (Sala de Seminários) do IF-UFBA

Resumo: O método de deformação é estendido para situações que envolvem mais de uma função deformadora. O procedimento é utilizado para gerar uma família de novos modelos que inclui os modelos sine-Gordon,duplo sine-Gordon, triplo sine-Gordon, etc. Devido as propriedades do método, geramos os modelos e as soluções explícitas correspondentes, juntamente com todas as características importantes que eles possuem.

 

 LHC: status, primeiros dados e perpectivas.

Palestrante: Dr. Antonio Augusto Alves Júnior (Pós-Doc - Istituto Nazionale di Fisica Nucleare - Roma)

Data: 02/09/2010 (Quinta-feira)

Horário: 16:00 h

Local: sala 404 do Instituto de Física - UFBA

Resumo: Após quase duas décadas em construção, o Large Hadron Collider (LHC), o grande colisor de hádrons foi recentemente posto em funcionamento no CERN, na Suíça, abrindo as portas para a realização de experimentos em física de partículas com energia e luminosidades sem precedentes. O seminário tem como principal objetivo discutir os rudimentos do LHC e seus experimentos. Assim, serão apresentados os principais parâmetros de construção e operação do acelerador e seu status atual. Os experimentos do LHC serão também apresentados, juntamente com os resultados das analises dos dados adquiridos nas primeiras colisões de prótons. Os planos para o aumento da energia e luminosidade do feixes de prótons no LHC são também apresentados.Por fim, discutem-se como as medidas realizadas no LHC sobre o bóson de Higgs, a violação de simetria CP, o plasma de quarks e glúons etc, poderiam revolucionar nossa visão do mundo microscópico através da indicação da presença de Física Nova, ou seja, de mecanismos físicos  desconhecidos e não formulados no Modelo Padrão. O seminário pretende ser acessível aos estudantes dos primeiros periódos da graduação.

 

 Modelagem Teórica de Materiais – Métodos Híbridos e Exemplos

Palestrante: Prof Dr. Donald E. Ellis (Departº de Física e Astronomia da Northwestern University)

Data: 26/08/2010 (Quinta-feira)

Horário: 16:00 h

Local: sala 413 do Instituto de Física - UFBA

 

 Estrutura Eletrônica: aplicações ao espalhamento elástico elétron-molécula e às integrais relacionadas com o confinamento de átomos

Palestrante: Prof. Dr. Angelo Marconi Maniero (ICAD-UFBA)

Data: 29/06/2010 (terça-feira)

Horário: 16:00 h

Local: sala 404 do Instituto de Física - UFBA

Resumo: Apresenta-se a aplicação de métodos desenvolvidos pelo Grupo de Física Atômica e Molecular do IF-UFBA para incluir efeitos de correlação eletrônica do alvo na teoria de colisão elétrons-moléculas. A função de onda CI (interação de configurações) do alvo é usada para construir as contribuições estática e de troca do potencial de interação. Analisa-se o caso do espalhamento elástico elétron em moléculas para algumas faixas de energia. Comparam-se as seções de choque diferenciais calculadas via aproximação de Hartree-Fock e pelo método CI. Também é apresentada a implementação de integrais de confinamento para diversos tipos de potenciais.

 

 Structural symmetry breaking and the superconducting state of YH3

Palestrante: Prof. Dr. Jailton Souza de Almeida  (IF-UFBA),

Data: 08/06/2010 (terça-feira)

Horário: 16:00 h

Local: sala 404 do Instituto de Física - UFBA

Resumo: In many materials, changes in chemical composition, pressure or temperature can induce structural break of symmetry and also changes in their electronic behavior such as metal to insulator transitions. It is observed that yttrium hydride, for example, changes from a shiny mirror (YH2) to a transparent window (YH3), which has important technological application in optical devices. This phase transformation is tuned by choosing pressure instead of composition and such result is confirmed by recent experiments. This finding opens up a new way to design optical switches. Further investigations show the superconducting state of cubic YH3 with a critical temperature of 40 K at nearly 18 GPa which is to date the lowest pressure for hydrogen-dense materials. It turns out that YH3 exhibits superconductivity of different origins in two pressure regions. The enhancement of the electron-phonon coupling leads to change in the s-d hybridization between H and Y atoms which is also followed by the critical temperature.

 

 Computadores e Ciência - Um novo paradigma. A situação no Brasil.

Palestrante: Prof.Dr. Bismarck Vaz da Costa (UFMG)

Data: 28/05/2010 (sexta-feira)

Horário: 16:00 h

Local: sala 404 do Instituto de Física - UFBA

Resumo: Simulation using computers has increasingly become a very important approach for solving several kinds of problems in sciences. Computer simulation can translate aspects of physical problems into a discrete mathematical form recreating experiments and solving problems impossible to be treated using traditional tools. Rather than adopting the traditional theoretical practice of constructing layers of assumptions and approximations, this modern numerical approach attacks the original problem in all its details without making too many assumptions. Numerical simulation provides an alternative tool of scientific investigation, instead of carrying out expensive, time consuming or even dangerous experiments in laboratories or on site. The numerical tools are often more useful than the traditional experimental methods in terms of providing insightful and complete information that cannot be directly observed or measured, or difficult to acquire via other means. Numerical simulation with computers plays a valuable role in providing a validation for theories, offers insights to the experimental results and assists in the interpretation or even the discovery of new phenomena. It acts also as a bridge between the experimental models and the theoretical predictions. The importance of the computer simulation approach is recognized in the development of high-performance processing petaflop computers. Currently, some countries have done it, others are held in a test phase. In this talk we intend to show the state of the art of the computer simulation for some areas around the world and what is done in Brazil.

 

 As Equações de Maxwell – Uma visão alternativa

Palestrante: Prof. Dr. Gildemar C. Santos (IF-UFBA),

Data: 18/05/2010 (terça-feira)

Horário: 16:00 h

Local: sala 404 do Instituto de Física - UFBA

Resumo: As equações de Maxwell são as torres magníficas que sustentam a base do Eletromagnetismo, unificando eletricidade, magnetismo e ótica. Foram elas que conduziram à Teoria da Relatividade, e, no estudo do processo de produção da luz como onda eletromagnética, aos torvelinhos da Mecânica Quântica. Com elas, dados a distribuição de carga e decorrentes, podem-se calcular os campos elétrico e magnético, e daí a força de Lorentz, que permite a descrição dos fenômenos. No meio desse processo, entre as cargas e os campos, surgem os potenciais, escalar e vetor, quantidades que não são definidas univocamente. Uma das maneiras de resolver essa ambigüidade é usando o calibre de Lorentz, que tem a forma de uma equação de continuidade. A novidade é que, a partir de qualquer grandeza que se conserve, independente de ser eletromagnética ou não, podemos deduzir um conjunto de grandezas que satisfazem às equações de Maxwell. Mas se alguma coisa vale para tudo, então ela não tem importância nenhuma. Por que então a importância das equações de Maxwell? A resposta está na força de Lorentz, pois não podemos garantir que entre quaisquer grandezas que se conservem haja uma interação de força equivalente à do eletromagnetismo. É possível então criarmos uma nova visão do Eletromagnetismo, mas pictórica que a presente, na qual os potenciais é que são importantes, e onde as cargas, correntes e campos eletromagnéticos nada mais são que grandezas coadjuvantes para facilitar a notação. Nesse contexto pode-se pensar numa teoria axiomática, onde as equações de Maxwell são substituídas por dois postulados: um referente à conservação, e outro referente a força. Desses postulados deduzem-se as equações de Maxwell, numa teoria totalmente equivalente ao Eletromagnetismo convencional. Mais ainda: infinitos campos eletromagnéticos, cargas e correntes podem ser definidos, todos satisfazendo às suas equações de Maxwell. Resta-nos saber o que fazer com as infinitas forças que daí surgem...

 

 Sistemas Atômicos com Dois Elétrons Imersos em um Plasma de Debye e as Soluções Analíticas para o Potencial de Yukawa

Palestrante: Leandro Cerqueira Santos (Doutorando do IF-UFBA)

Data: 27/04/2010 (terça-feira)

Horário: 16:00 h

Local: sala 404 do Instituto de Física - UFBA

Resumo: Recentes resultados experimentais têm aberto novas linhas de pesquisa teóricas no sentido de determinar os espectros eletrônicos e outras propriedades de átomos e íons confinados em um meio neutro, o qual pode ser simulado como um plasma. Um modelo matemático para estudar como o sistema se comporta na presença do plasma introduz modificações nas interações eletrostáticas entre quaisquer duas cargas, substituindo o potencial de Coulomb por um potencial tipo Yukawa, onde a constante de blindagem q, chamada de parâmetro de Debye, depende do valor da densidade de elétrons no plasma e de sua temperatura. No caso de um sistema mono-eletrônico, Garavelli e Penna mostraram que é possível determinar uma solução analítica para o potencial tipo Yukawa e essa solução é caracterizada pela dependência em duas cargas: uma nuclear efetiva α e outra dual g. De fato, essas duas cargas são combinadas e definem o parâmetro de blindagem λ na função de onda. No presente trabalho, nós mostramos como usar essas soluções do potencial de Yukawa no estudo de sistemas atômicos de dois elétrons; nosso desenvolvimento, baseado no principio variacional, permite obter uma expressão analítica para a energia em função de q e com isto mostrar que, como no caso de sistemas de um elétron, a energia é invariante por uma transformação de λ --> -λ, e existem duas soluções não triviais para λ. Em conseqüência, uma análise sobre a quebra de simetria de cargas devido à presença do parâmetro de blindagem q é estendida a sistemas com dois elétrons (2 ≤ Z ≤ 18) imersos em um plasma de Debye. Nós determinamos ainda os valores críticos para a blindagem q e outros parâmetros envolvidos no problema.

 

 Estados emaranhados e a transição de fase fluorescente-superradiante

Palestrante: Prof.Dr. Nami Fux Svaiter (CBPF)

Data: 20/04/2010 (terça-feira)

Horário: 16:00 h

Local: sala 404 do Instituto de Física - UFBA

Resumo: Neste seminário discutiremos o modelo de Dicke, que trata de um sistema de N átomos idênticos de dois níveis interagindo com um campo bosonico quantizado. Utilizaremos o formalismo das integrais de trajetória para investigar a termodinâmica do modelo, e mostraremos a presença de uma transição de fase de segunda ordem, fluorescente-superradiante a uma determinada temperatura. Como a presença de acoplamento de dipolo modifica as propriedades críticas do modelo é também investigada.

 

 Estudo Sistemático das Propriedades Eletrônicas e Estruturais de Semicondutores Bidimensionais com Estrutura tipo Grafeno

Palestrante: Maria Isabel Almeida de Oliveira (Doutoranda do IF-UFBA)

Data: 13/04/2010 (terça-feira)

Horário: 16:00 h

Local: sala 404 do Instituto de Física - UFBA

Resumo: A recente síntese do grafeno mostrou que cristais estritamente bidimensionais são verdadeiramente estáveis. A alta qualidade deste cristal e as propriedades diferentes presentes nele fazem deste um material promissor. Estudos teóricos e experimentais têm mostrado que não apenas o grafeno pode ser estável e mostrar propriedades interessantes, mas também outros materiais 2D tais como o Si, Ge, ZnO e BN podem exibir estruturas 2D\tipo grafeno estáveis. Utilizando métodos de primeiros princípios, baseados na DFT e no método PAW, fizemos um estudo sistemático das propriedades eletrônicas, estruturais e energéticas dos semicondutores 2D do grupo IV, III-V e II-VI, e comparamos com aquelas obtidas para o respectivo cristal 3D destes materiais. Nossos cálculos mostram que a maioria das estruturas 2D

semicondutoras são mais instáveis que as suas estruturas 3D correspondentes. Além disso, foi visto que o aumento da transferência de carga está relacionado ao aumento do gap e que a diminuição do raio atômico abre um gap na estrutura de bandas das monocamadas.

 

 Double Chooz, um experimento de captura de neutrino

Palestrante: Prof. Dr. Iuri Muniz Pepe (IF-UFBA)

Data: 06/04/2010 (terça-feira)

Horário: 16:00 h

Local: sala 404 do Instituto de Física - UFBA

Resumo: Evidencias experimentais mostram que os neutrinos mudam de sabor em vôo e esta mudança segue um perfil oscilatório em função da distancia percorrida. Se as mudanças de sabor têm um comportamento oscilante isso só é possível se os neutrinos têm massa diferente de zero. Os auto-estados de sabor estão acoplados ao auto-estados de massa por uma matriz de mistura e mais particularmente por três ângulos de mistura. Double Chooz tem por objetivo determinar o ângulo Teta13 com o menor erro sistemático. Neste seminário será apresentado o trabalho feito entre junho e dezembro de 2009, montando este detector.

 

 Transporte Iônico em Sólidos Cristalinos via Cálculos de Primeiros Princípios

Palestrante:  Dr. Carlos Moyses Araujo (Departamento de Química Teórica - Instituto Real de Tecnologia Sueco - KTH, Suécia)

Data: 17/12/2009 (quinta-feira)

Horário: 15h

Local: sala 404 do Instituto de Física - UFBA

Resumo: O transporte iônico em sólidos e líquidos é um problema que tem recebido atenção especial devido a sua relevância para o desenvolvimento de dispositivos de conversão e armazenamento de energia. Os estudos teóricos neste campo da física da matéria condensada têm experimentado significativos avanços graças à elaboração de novos métodos baseados na teoria do funcional da densidade. Numa primeira etapa deste seminário, alguns destes métodos

serão apresentados e discutidos. Numa segunda etapa, o transporte de Li em Li3N será analisado. Este material é um condutor rápido de íons que está sendo amplamente estudado para aplicações em armazenamento de hidrogênio e também como eletrólito de estado sólido. Este sistema apresenta uma transição de fase para um estado superiônico onde ocorre derretimento de uma de suas sub-redes cristalinas. Este fenômeno é fortemente afetado pelo processo de hidrogenação como será apresentado.

 

 Aspectos da Eletrodinâmica Quântica em 3+1 dimensões com uma dimensão extra compactificada

Palestrante:  Dr. Adolfo Pedro Carvalho Malbouisson (Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas)

Data: 10/12/2009 (quinta-feira)

Horário: 16h

Local: sala 404 do Instituto de Física - UFBA

Resumo: Calculamos os efeitos a um laço para a Eletrodinâmica Quântica em 3+1 dimensões na presença de uma dimensão extra compactificacada, em um vácuo não-trivial para o campo de calibre, tal que um fluxo magnético não-nulo corre ao longo da dimensão extra compactificada. Obtemos o tensor de polarização do vácuo e avaliamos o termo de quebra de paridade. Fazemos uma estimativa da extensão da dimensão extra que seria compatível com os dados experimentais presentes, e mostramos que um dos efeitos da extradimensionalidade seria uma massa efetiva não-nula para o fóton.

 

 Como Cálculos de Primeiros Princípios Contribuem para a Determinação Estrutural de Superfícies

Palestrante:  Prof. Dr. Caio Mário Castro de Castilho (Grupo de Física de Superfícies e Materiais - IFUFBA)

Data: 24/11/2009 (terça-feira)

Horário: 16h

Local: sala 404 do Instituto de Física - UFBA

Resumo: A determinação estrutural de superfícies busca responder, no que se refere aos seus átomos constituintes, a três perguntas: Quem são? Onde estão? Como se ligam? Várias são as técnicas experimentais que buscam responder a uma ou mais destas perguntas, cada uma delas com vantagens e, simultaneamente, com limitações. Os resultados coletados experimentalmente, para a sua adequada interpretação, frequentemente requerem a formulação de modelos capazes de darem suporte ao que se pode inferir dos dados obtidos. A formulação de modelos requer, muitas vezes, a realização de cálculos teóricos que possam, de alguma forma, ser comparados com os resultados do experimento. Entre várias outras abordagens, cálculos de primeiros princípios, notadamente aqueles resultantes da Teoria do Funcional da Densidade (Density Functional Theory – DFT), tem sido amplamente empregados. Neste seminário apresentaremos o que vem sendo feito no Grupo de Física de Superfícies e Materiais (GSUMA) relativo ao emprego de DFT na determinação estrutural de superfícies de alguns materiais.

 

 

 Estudo teórico de nanoestruturas BxNyCz

Palestrante:  Prof. Dr. Sérgio Azevedo (Universidade Estadual de Feira de Santana)

Data: 17/11/2009 (terça-feira)

Horário: 16h

Local: sala 404 do Instituto de Física - UFBA

Resumo: Materiais com hibridização sp2 podem apresentar uma extensa variedade de propriedades eletrônicas e estruturais. Nanotubos de carbono, por exemplo, podem apresentar caráter semicondutor ou metálico, dependendo da sua geometria, enquanto uma estrutura de grafite comporta-se como um semimetal. A substituição total de carbono em uma folha de grafite, pela alternância de átomos de boro ou nitrogênio, formando um nitreto de boro hexagonal, resulta na abertura banda de energia com “gap” largo, o qual permanece essencialmente inalterado independente de sua quiralidade ou diâmetro, quando a folha de nitreto de boro é enrolada para formar um nanotubo de BN. Uma possibilidade interessante é a substituição parcial de carbono por átomos de boro ou nitrogênio, levando-os a formação de compostos ternários BxCyNz de diferente estequiometria, onde compostos do tipo BC _2 N têm sido sintetizados pela técnica química de deposição por vapor (CVD), estão os mais estáveis dentre os obtidos experimentalmente. Tais compostos são interessantes, pois permitem, em princípio, que as propriedades de condução sejam controladas através da incorporação de átomos de carbono, ao invés de sua quiralidade ou diâmetro, como o que acontece com os nanotubos de carbono. Recentemente, mostramos que nanocones com a estequiometria BC _2 N, são semicondutores, podendo tornam-se condutores, comportamento o qual depende somente do seu tamanho, já que quando aumentamos este, introduzimos mais átomos de carbono, e este fato faz com novos estados surjam na região do gap, orbitais p_z, dos átomos de carbono. Neste seminário pretendemos mostrar, usando cálculo de primeiros princípios como implementado no código computacional SIESTA o qual é baseado na teoria do funcional densidade, e usa método de pseudopotencias para o cálculo da estrutura eletrônica, as propriedades eletrônicas e estruturais de estruturas unidimensionais, tais como nanocones, nanotubos e nanofitas.

 

 Cosmologia: algumas generalidades

Palestrante:  Dr. Wiliam  Santiago Hipólito (Pós doutorando do IF-UFBa)

Data: 03/11/2009 (terça-feira)

Horário: 16h

Local: sala 404 do Instituto de Física - UFBA

Resumo: Nos últimos 17 anos a parte observacional da cosmologia teve um alto grau de desenvolvimento.  Experimentos cada vez mais sofisticados e precisos tornaram possível o uso do método científico no estudo do Universo. Com os dados obtidos nesses experimentos, pela primeira vez na historia da humanidade, estamos em condições de testar de  forma  rigorosa nossos modelos cosmológicos e as teorias fundamentais que levam a estes modelos. Na última decada, estudos desses dados levaram os cosmólogos a discriminar entre os diferentes modelos existentes e a inferir que o chamado Lambda CDM é o melhor candidato para modelar  nosso Universo. O objetivo deste seminario é  apresentar, em forma geral, conceitos e idéias básicas que permitirão uma maior familiaridade com a cosmologia.

 

 Modelagem computacional de sistemas biológicos

Palestrante:  Dra. Viviane Galvão

Data: 20/10/2009 (terça-feira)

Horário: 16h

Local: sala 404 do Instituto de Física -UFBA

Resumo: Um sistema complexo pode ser descrito como sendo composto de partes interconectadas em que o comportamento coletivo não é evidenciado na análise de elementos individuais. Esta característica é chamada de emergência e ela não é trivial, pois  relacionar as ações individuais com o comportamento coletivo não é simples. Os sistemas biológicos são complexos, uma vez que possuem um grande número de componentes que atuam segundo regras que podem mudar no tempo e não são bem estabelecidas. A modelagem computacional de sistemas biológicos utiliza modelos simplificados, com o objetivo de descrever a evolução com um pequeno número de parâmetros. Atualmente, as técnicas mais usadas para modelar sistemas complexos são equações diferenciais, autômatos celulares, teoria de agentes e redes complexas. Neste seminário discutiremos estas técnicas e daremos alguns exemplos de modelos computacionais aplicados a sistemas  biológicos.

 

 Deformações de funções e implicações em álgebra e cálculo.

Palestrante:  Prof. Dr. Ernesto Pinheiro Borges

Data: 13/10/2009 (terça-feira)

Horário: 16h

Local: sala 404 do Instituto de Física -UFBA

Resumo: Inspirados no conceito de entropia não-extensiva, introduzimos deformações das funções logaritmo, exponencial, trigonométricas e hiperbólicas, parametrizadas pelo índice entrópico q. Exploramos propriedades dessas funções e generalizamos operações algébricas elementares (soma, produto etc.). Utilizamos esses conceitos para definir operadores deformados de derivação e integração.

 

 Análise das perdas por plasmão em espectros XPS: Aplicação à superfícies de  silício amorfo e de carbono amorfo.

Palestrante:  Prof. Denis Gilbert Francis David (IF-UFBA)

Data: 06/10/2009 (terça-feira)

Horário: 16h

Local: sala 404 do Instituto de Física -UFBA

Resumo: Será apresentado um método de análise das perdas por plasmão nos espectros XPS obtidos em superfícies de silício amorfo e de carbono amorfo. Ele se baseia em um processo de desconvolução do espectro envolvendo a supressão do pico elástico, a extração do espectro de perda único (eliminação das perdas múltiplas) e a determinação da função dielétrica do material. Esse método quantitativo foi validado com superfícies de silício amorfo cujas propriedades são bem conhecidas, e foi aplicado ao caso do carbono amorfo, na origem desse estudo. Além da função dielétrica do material na região de 2 a 40 eV, o método se revelou capaz de separar a contribuição dos plasmões de superfície e de volume. Esse trabalho é o resultado de uma colaboração com o Instituto de Física da Universidade de Rennes.

 

 Sistemas de Coordenadas para Três e Quatro Corpos: Aplicações  para o Estudo da Inversão da Quiralidade

Palestrante:  Dr. Mirco Ragni (pós doutorando do IF-UFBA)

Data: 22/09/2009 (terça-feira)

Horário: 16h

Local: sala 404 do Instituto de Física -UFBA

Resumo: Neste seminário serão apresentados sistemas de coordenadas para três e quatro corpos apropriados para o estudo de dinâmica de núcleos em moléculas. Estas coordenadas, também chamadas de coordenas locais ortogonais, serão introduzidas através do uso de rotações cinemáticas, representadas por matrizes ortogonais que dependem das massas das parículas envolvidas. As coordenadas locais ortogonais apresentam características importante, como por exemplo, o operador energia cinética diagonal e boa representação do potencial eletrônico. Outra classe de coordenadas, chamadas hiperesféricas e apropriadas para o estudo de reações moleculares, serão discutidas no seminário.  Na segunda parte serão apresentados dois exemplos de aplicação dessas coordenadas no estudo de inversão de quiralidade, em particular por torção em torno de uma ligação e por inversão de configuração

 

 A origem da heresia Everettiana

Palestrantes: Prof. Dr. Olival Freire Junior (IF-UFBA)

Data: 08/09/2009 (terça-feira) 

Horário: 16:00 horas 

Local: Sala 404 do Instituto de Física

Resumo: In 1956, Hugh Everett, then a PhD student at Princeton, proposed his "relative state" formulation of quantum mechanics. John Wheeler, who was Everett's advisor, recognized the originality and importance of such a proposal, but he denied that its non-conventional approach to measurement questioned the orthodox view. Indeed, Wheeler made serious efforts to obtain the blessing of Niels Bohr for Everett's ideas. These efforts gave rise to a lively debate with the Copenhagen group, the existence and content of which have been only recently disclosed by the discovery of unpublished documents. The analysis of such documents opens a window on the conceptual background of Everett's proposal, and illuminates at the same time some crucial aspects of the Copenhagen view of the measurement problem. Also, it provides an original insight into the interplay between philosophical and social factors which underlay the postwar controversies on the interpretation of quantum mechanics.

 

 Historical experiments as a means to teach the nature of scientific experimentation

Palestrante: Prof. Peter Heering (Institute of Physics, Universitaet Oldenburg - Alemanha)

Data: 20/08/2009 (quinta feira) 

Horário: 16:00 horas 

Local: Sala 404 do Instituto de Física

Resumo: The nature of science is one of the major issues of modern science education that goes beyond a simple communication of content knowledge from teacher to learner. Consequently, significant emphasis is put on these aspects. In doing so, different strategies can be employed in order to enable students to develop an understanding of how science is to be understood as a social as well as creative activity. A major aspect in the production and communication of scientific knowledge is ascribed to the so-called experimental method. Yet, it has to be questioned whether there is such a thing as ‘the experimental method’, or whether it is more appropriate to speak of experimental methods. In my presentation I am going to discuss how historical experiments can be used to make students aware of different experimental approaches as well as of different roles that experimental accounts can play in sciences. It will be argued that implementing either historical experiments or accounts of these experiments in the teaching can lead to a broader and more adequate understanding of science as a practice and a cultural activity. 

 

 Sobre a Aplicação da TFD em Teoria de Cordas

Palestrante: Prof. Dr. Alexandre L. Gadelha (DFIS-UEFS)

Data: 07/07/2009 (terça-feira) 

Horário: 16:00 horas 

Local: Sala 404 do Instituto de Física

Resumo: O objetivo deste seminário é apresentar os últimos desenvolvimentos da Thermo Field Dynamics (TFD) provenientes de sua aplicação em Teoria de Cordas. A idéia é apresentar um panorama geral da TFD enquanto formulação de teoria de campos à temperatura finita, desde sua construção original passando a suas generalizações para as chamadas Formulações Gerais  SU(1,1). Após um breve resumo sobre teoria de cordas bosônicas, avançaremos sobre as dificuldades impostas pelo estudo deste sistema à temperatura finita bem como as alternativas utilizadas para contorná-las. Por fim serão apontadas as perspectivas e desafios tanto no âmbito da TFD enquanto formulação, quanto no âmbito de Teoria de Cordas.

 

 Não-Classicalidade e Emaranhamento em Estados Quânticos do Campo de Radiação.

Palestrante: Érico Gonçalves de Figueiredo  (Doutorando - IFUFBa)

Data: 30/06/2009 (terça-feira) 

Horário: 16:00 horas 

Local: Sala 404 do Instituto de Física

Resumo: O campo eletromagnético apresenta algumas propriedades somente preditas pela teoria quântica tais como estatística sub-Poissoniana e anti-agrupamento de fótons. Um questão colocada é sobre a quantificação do grau de não-classicalidade de um determinado estado. Quando o campo de radiação possui dois ou mais graus de liberdade estados emaranhados entre os modos do campo são atualmente utilizados para o desenvolvimento de sistemas de teleportação. Apresentaremos algumas propriedades não-clássicas do campo eletromagnético livre juntamente com alguns critérios de quantificação do grau de não-classicalidade para estados do campo de radiação. Estados emaranhados do campo serão discutidos juntamente com algumas medidas do grau de emaranhamento. Desenvolvimentos recentes envolvendo estados termalizados do campo eletromagnético serão abordados juntamente com alguns resultados preliminares. 

 

 Fullerenos, nanotubos e grafeno: a nova era do carbono.

Palestrante: Prof. Dr. Fernando de Brito Mota (GSUMA - IFUFBa)

Data: 16/06/2009 (terça-feira) 

Horário: 16:00 horas 

Local: Sala 404 do Instituto de Física

Resumo: Desde as suas descobertas, os fullerenos, os nanotubos e o grafeno têm atraído a atenção da comunidade científica. A possibilidade de aplicação dessas moléculas na medicina e na indústria abriu uma nova área de pesquisa: a nanociência. Devido ao tamanho reduzido das novas estruturas, os efeitos quânticos e as propriedades de superfície se tornaram acentuados. Neste seminário serão apresentadas as geometrias, as propriedades eletrônicas e químicas dos fullerenos e nanotubos. A versatilidade dessas moléculas pode ser ampliada pela otimização das suas propriedades físicas através de processos de mudança estrutural, dopagem e funcionalização química. As propriedades de sistemas nanoestruturados, formados por nanotubos e fullerenos, calculadas via simulação clássica e quântica serão apresentadas e discutidas.  

 

 A Complexidade da Interdisciplinaridade em Física

Palestrante: Prof. Dr. José Garcia Vivas Miranda (IF-UFBa)

Data: 02/06/2009 (terça-feira) 

Horário: 16:00 horas 

Local: Sala 404 do Instituto de Física

Resumo: Nossa formação escolar, principalmente a universitária, nos ensina de forma contundente a separar o objeto do seu contexto. Reducionisticamente isolamos o objeto de estudo a qualquer preço, separando o que está ligado, unificando o que é genuinamente múltiplo, eliminando todo o ruído provindo da desordem que atrapalha nossa compreensão do objeto estudado. Esse tipo de pensamento se reflete nas disciplinas, separando uma das outras, fragmentando a complexa malha subjacente aos problemas estudados. Este paradigma tem nos sido muito útil e nos trouxe ao nível tecnológico atual, contudo, é incapaz de alcançar respostas para problemas que foram originalmente “tecidos em conjunto”, ou seja, o complexo. Nesta conversa veremos como a física pode elegantemente e necessariamente dialogar com outras disciplinas na resolução de problemas típicos de sistemas complexos.

 

 

 Estudo sobre a equivalência experimental entre as eletrodinâmicas de Lorentz e de Einstein

Palestrante: Prof. Dr. Ricardo Carneiro de Miranda Filho(IF-UFBa)

Data: 26/05/2009 (terça-feira) 

Horário: 16:00 horas 

Local: Sala 404 do Instituto de Física

Resumo: A teoria indicada por Lorentz em 1895 (A experiência interferencial de Michelson) e desenvolvida em 1904 no seu artigo Fenômenos eletromagnéticos num sistema que se move com qualquer velocidade inferior à da luz tem sido considerada como experimentalmente equivalente àquela apresentada por Einstein em 1905, em seu famoso trabalho A eletrodinâmica dos corpos em movimento. Contudo, a explicação “lorentziana” para o resultado negativo do experimento de Michelson e Morley (1887), proposta em 1895, falha para certas configurações do aparato experimental [1], ao contrário da explicação “einsteiniana”, que conserva sua validade. É pertinente, portanto, investigar se, e de que forma, o desenvolvimento posterior da teoria de Lorentz conduz à intrigante conclusão de que duas teorias, baseadas em sistemas conceituais e pronunciamentos de caráter ontológico distintos, prevêem o mesmo resultado para qualquer experimento de seu campo de aplicação.

[1] Miranda Filho, R. C.; Andion, N. P. ; da Costa, N. C. A; First order effects in Michelson-Morley experiment. Physics Essays 15, 2002

 

 Aplicações dos isótopos ambientais no estudo da Terra

Palestrantes: Prof. Dra. Maria do Rosário Zucchi e Prof. Dr. Alexandre Barreto Costa (IF-UFBA)

Data: 19/05/2009 (terça-feira) 

Horário: 16:00 horas 

Local: Sala 404 do Instituto de Física

Resumo: Nesta apresentação serão abordadas as aplicações dos isótopos ambientais, radiogênicos e estáveis, no estudo da Terra e assuntos correlacionados. Serão apresentadas as possibilidades analíticas do Laboratório de Física Nuclear Aplicada, bem como suas linhas de pesquisa.

 

 Aplicações de Métodos Fotoacústicos para caracterização termo-óptica de materiais.

Palestrante: Profa. Dra. Daniele Toniolo Dias (IF-UFBa)

Data: 05/05/2009 (terça-feira) 

Horário: 16:00 horas 

Local: Sala 404 do Instituto de Física

Resumo: A análise fotoacústica iniciou-se apenas na detecção de poluentes em gases e atualmente caracteriza vários tipos de materiais tais como géis, sólidos, líquidos e biológicos. A caracterização destes materiais através de técnicas fotoacústicas produz resultados não somente espectroscópicos, mas também térmicos. Os espectros de absorção fotoacústica fornecem elementos importantes no estudo das bandas de energia de um dado elemento, uma vez que permite a atribuição das transições óticas envolvidas. Uma propriedade térmica de sólidos de grande interesse é a difusividade térmica que denota a velocidade de propagação do calor na amostra. Neste seminário serão apresentados métodos fotoacústicos para caracterização termo-óptica de materiais: fibras (sisal) e polímeros reticulados e naturais (unha, cabelo...). Os métodos fotoacústicos utilizados foram: Espectroscopia Fotoacústica e Técnica de Célula Fotoacústica Aberta.

 

 Estudo dos espectros de absorção fotoacústica de filmes finos de ZnO depositados em superfícies de Si, PSi e SiC via planejamento fatorial

Palestrante: Milena Ventura Castro Meira (Doutoranda, IFUFBA)

Data: 28/04/2009 (terça-feira)  

Horário: 16:00 horas 

Local: Sala 404 do Instituto de Física

Resumo: Filmes finos de ZnO são de grande interesse para a indústria de dispositivos optoeletrônicos, como células solares, sensores de gás, óxidos condutores transparentes, entre outras aplicações. Essa grande versatilidade de aplicação é possível devido às condições de preparo e das espécies dopantes, permitindo obter filmes com características piezoelétrica, luminescente, isolante, condutora. O método Factorial Design (FD) é uma ferramenta moderna e importante aplicada em pesquisas que apresentam grandes quantidades de dados experimentais a fim de explorar e entender todas as informações que são originadas de um sistema de multivariáveis. Esse método é classificado como do tipo simultâneo, onde as variáveis de interesse e a interação entre eles, que realmente apresentam influências significativas na resposta, são avaliadas ao mesmo tempo. Neste trabalho, a espectroscopia fotoacústica foi utilizada para obter os espectros de absorção E o estudo estatístico do efeito de cada substrato revelou que o tipo de dopagem e a presença ou não de poros tem grande influência na energia de gap. 

 

 

 Álgebras de Clifford e o Campo de Dirac na Descrição do Espaço de Fase

Palestrante: José David M. Vianna (IF-UFBA, IF-UNB)

Data: 23/04/2009 (quinta-feira)  

Horário: 16:00 horas 

Local: Sala 404 do Instituto de Física

Resumo: Um dos objetivos da algebrização das teorias físicas é a identificação de estruturas matemáticas que contenham as propriedades essenciais dessas teorias considerando-se então essas estruturas como noções fundamentais. Uma das perspectivas de tal enfoque é que, possuindo as estruturas algébricas regras de operação precisas, uma vez relacionadas com os fenômenos físicos podem ser exploradas de diferentes formas. Na palaestra consideraremos uma dessas estruturas, a álgebra de Clifford e sua relação com um campo tipo Dirac. Partindo de um espaço-tempo S de dimensão (4+1) com geometria Galileana, uma álgebra de Clifford é construida considerando-se o espaço de fase obtido a partir de S. Aplica-se então uma transformação de Wigner-Moyal para obter-se a representação no espaço de fase da matriz densidade explicitando-se o operador de Liouville na construção desenvolvida.

 

 

 Campos Quânticos em Espaços Compactificados

Palestrante: Prof. Dr. Jorge Mário Carvalho Malbouisson (UFBA)

Data: 14/04/2009 (terça-feira)  

Horário: 16:00 horas 

Local: Sala 404 do Instituto de Física

Resumo:  Discutiremos elementos básicos da teoria de campos à temperatura finita, considerando os formalismos de Matsubara e da Dinâmica de Campos Térmicos (DCT). Mostraremos como estes formalismos são estendidos para tratar campos em espaços com topologia  R^(D-d) X (S1)^d, descrevendo compactificação de dimensões espaciais.  Discutiremos  como aplicação da DCT assim generalizada, o efeito Casimir para “quarks” e “gluons”.

 

 

 Propriedades Dielétricas Dependentes da Temperatura para Líquidos: Uma Solução  Aproximada a partir de Cálculos de Primeiros Princípios.

Palestrante: Prof. Dr. Roberto Rivelino M Moreno (UFBA)

Data: 07/04/2009 (terça-feira)  

Horário: 16:00 horas 

Local: Sala 404 do Instituto de Física

Resumo: Neste seminário, apresentaremos uma descrição baseada na Teoria do Funcional da Densidade para a determinação de propriedades óticas e dielétricas de sistemas líquidos em temperatura ambiente. Discutiremos a viabilidade das aproximações usuais e abordaremos algumas implicações importantes, sob o ponto de vista da estrutura eletrônica. Resultados serão apresentados para o sistema CH3CN líquido

 

 Mini curso: Introdução à Informação Quântica

Professor: Dr. Ardiley Torres Avelar (Instituto de Física da UFG)

Datas:17 e 18 de Dezembro de 2008

Horário:14:30 horas

LocalSala 413 do Instituto de Física

Resumo: Apresentaremos conceitos básicos de mecânica quântica que são fundamentais para o estudo de informação quântica e computação quântica. Especificamente, discutiremos a criptografia quântica (protocolo BB84, teletransporte quântico, codificação superdensa, algoritmo de Deutsch, etc). Por último, introduzimos alguns sistemas físicos usados na implementação da computação quântica: eletrodinâmica de cavidades, de circuito e eletromecânica quântica

 

 The Einstein Bell thought experiment as the experimentum crucis for the interpretation of quantum mechanics

Palestrante: Christoph Lehner (Diretor do projeto History of Quantum Physics – Max Planck Institut für Wissenchaftsgeschichte – Berlim – Alemanha)

Data: 09/12/2008 (terça-feira)  

Horário: 17:00 horas 

Local: Sala 404 do Instituto de Física

Resumo: Einstein proposed a rather simple thought experiment to criticize the Copenhagen interpretation of quantum mechanics, which, however, got "buried under learnedness" in the published Einstein‐Podolsky‐Rosen paper. This argument and its sharpening by John S. Bell will be presented as a tool to analyze interpretations of quantum mechanics. One is lead to a grouping of interpretations in three classes: anti‐realist interpretations, non‐local interpretations, and Everettian  ("many‐worlds") interpretations. I argue that the third class needs to be taken quite seriously, if for no other reason than the unattractiveness of its alternatives.

 

 Desenvolvimento de um espectrômetro infravermelho para o estudo de novos materiais destinados à Energia Solar

Palestrante: Prof. Denis Gilbert Francis David (IF-UFBA)

Data: 11/12/2008 (quinta-feira)  

Horário: 16:00 horas 

Local: Sala 404 do Instituto de Física

Resumo: O estudo de novos materiais para a Energia Solar necessita da caracterização das propriedades ópticas desses materiais do próximo ultravioleta até o  infravermelho longo. O LaPO já dispunha de um espectrômetro cobrindo a faixa do visível, mas nenhum no infravermelho. Foi então necessário desenvolver um instrumento cobrindo a faixa de 1 µm a 25 µm. Com esse novo espectrômetro, foram caracterizados o óxido de estanho dopado pelo flúor e também on nitreto de índio. Nesse seminário, apresentaremos o espectrômetro desenvolvido no LaPO, como também os métodos de interpretação dos espectros obtidos. Concluiremos com as perspectivas de melhoria do instrumento, em particular no sentido de determinar a emissividade e o coeficiente de absorção de revestimentos e materiais opacos por métodos foto-térmico e fotoacústico.

 

 Escalonamento Linear - Uma Perspectiva para o Tratamento Mecânico-Quântico  de Macro- Moléculas

Palestrante: Prof. Kleber Carlos Mundim (IQ-UnB)

Data: 25/11/2008 (terça-feira)  

Horário: 16:00 horas 

Local: Sala 404 do Instituto de Física

Resumo: Este estudo visa desenvolver metodologias alternativas baseadas nos  métodos “ab-initio” e semi-empíricos para o estudo de sistemas moleculares de interesse biológicos. Inicialmente será feita uma  revisão das metodologias atuais e em seguida serão apresentadas as tendências mundiais nesta área do conhecimento. Finalmente serão introduzidos um conjunto de metodologias e procedimentos alternativos visando o escalonamento linear dos métodos mecânico quântico destacando as perspectivos do seu no desenho de novos fármacos.

 

 O Método de Quantização Canônica de Sistemas Vinculados

Palestrante: Flávio Jamil S. Ferreira (Mestrando, IF-UFBA)

Data: 30/10/2008 (quinta-feira)  

Horário: 16:00 horas 

Local: Sala 404 do Instituto de Física

Resumo: O tratamento de modelos clássicos e pseudoclássicos para partículas relativísticas sem massa tem sido profundamente discutido nos últimos anos. Os modelos de partículas relativísticas com spin 1/2 e massa nula proporcionam dificuldades peculiares no processo de quantização canônica. As soluções existentes são baseadas em uma quantização quasecanônica que consiste de uma hibridização dos métodos de quantização canônica e de Dirac. Neste trabalho foi realizada esse tipo de quantização, de forma que o setor de uma única partícula numa teoria quântica de campo pode ser encontrado.

 

 Preparação de nanomateriais para nanocompósitos

Palestrante: Prof. Fabiano Vargas Pereira (Departamento de Ciências Exatas e da Terra - UNEB)

Data: 21/10/2008 (terça-feira)  

Horário: 16:00 horas 

Local: Sala 404 do Instituto de Física

Resumo: Nesse seminário serão apresentadas algumas linhas de pesquisa desenvolvidas no Grupo de Pesquisa em Materiais Avançados e Poliméricos (GMAP), da Uneb, em especial aquelas relacionadas com a preparação de nanocompósitos em polímeros. Serão abordados inicialmente alguns tópicos de cristais líquidos poliméricos e a síntese de nanomateriais para nanocompósitos. Entre os nanocompósitos com matrizes poliméricas serão apresentados dois tipos distintos: aqueles preparados com argilas modificadas quimicamente (organofílicas) e com nanowhiskers de celulose preparados em nosso grupo a partir de fibras de sisal. O seminário abordará igualmente algumas propriedades apresentadas pelos whiskers bem como algumas possíveis aplicações.

 

 Spectroscopy of atoms under confinement

Palestrante: Prof. P. K. Mukherjee (Universidade de Calcutá, India)

Data: 16/10/2008 (quinta-feira)  

Horário: 16:00 horas 

Local: Sala 404 do Instituto de Física

Resumo: Spectroscopic properties of atomic systems under external confinements like a charge neutral background will be discussed.Non relativistic and relativistic methodologies will be used to find the change in properties like the ionisation potential, excitation energies,oscillator strengths and transition probabilities of different systems under weakly and strongly coupled plasma. Emphasis will be given to cases where laser plasma experimental data exist. Spectral line shifts of atoms under liquid helium will be discussed as a special case of external confinement.

 

 Espectroscopia Eletrônica e de Massa Aplicado a Sistemas de Interesse Biológico Utilizando Radiação Síncrotron

Palestrante: Prof. Ricardo dos Reis Teixeira Marinho (ICADS - UFBA)

Data: 02/10/2008 (quinta-feira)  

Horário: 16:00 horas 

Local: Sala 404 do Instituto de Física

Resumo: Espectroscopia eletrônica dos níveis de caroço envolve um conjunto de técnicas bastante aplicadas ao estudo de sólidos,  gases e recentemente a sistemas líquidos. Em geral, essas técnicas fornecem informações específicas da estrutura eletrônica dos átomos do sistema em estudo de tal maneira que é possível distinguir, por exemplo, a resposta dos átomos que estão na superfície ou no estado de bulk de um sólido ou um aglomerado atômico. Assim, além das informações específicas que podem ser obtidas dos deslocamentos químicos em energia, é possível investigar a dependência de algumas propriedades físicas em função da distância dos átomos ionizados da superfície. Por outro lado, ao invés de medirmos a energia cinética dos fotoelétrons, podemos estudar processos de fotofragmentação utilizando um espectrômetro de massa por tempo de vôo – que mede o tempo que os íons produzidos levam para percorrer uma distância pré-definida permitindo, dessa forma, determinar a relação massa/carga dos fragmentos produzidos. Nesse seminário, serão apresentados e discutidos alguns resultados experimentais que utilizaram técnicas de espectroscopia eletrônica dos níveis de caroço e de massa no estudo de moléculas de interesse biológico, como por exemplo estudos de soluções aquosas de glicina em função do pH utilizando espectroscopia eletrônica e radiação síncrotron. Também serão discutidos resultados recentes da fotodegradação de amino ácidos em função da dosagem de radiação síncrotron que faz parte de um projeto que está sendo implementado junto ao IF–UFBA.

 

 Dinâmica molecular: da molécula de água ao nanotubo

Palestrante: Prof. Eudes E. Fileti (Centro de Ciências Naturais e Humanas Universidade Federal do ABC)

Data: 11/09/2008 (quinta-feira)  

Horário: 16:00 horas 

Local: Sala 404 do Instituto de Física

Resumo: Dinâmica molecular consiste numa das mais poderosas técnicas de investigação teórica em ciências dos materiais. Nesse seminário examinaremos alguns detalhes importantes desta técnica e analisaremos alguns resultados recentes, indo da água líquida aos nanotubos hidratados.

 

 O experimento LHCb: Charme, Beleza, violação de simetria CP e Física além do Modelo Padrão

Palestrante: Antonio Augusto Alves Junior (Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas - CBPF)

Data: 11/09/2008 (quinta-feira)  

Horário: 10:00 horas 

Local: Sala 404 do Instituto de Física

Resumo: O LHCb é um dos quatro experimentos do Large Hadron Collider (LHC), o gigantesco acelerador de partículas que está sendo construído no CERN, na Suíça, e entrará em funcionamento em algumas semanas. Embora o LHCb tenha sido projetado para medir a produção e os decaimentos de partículas com o quark Bottom, seu potencial para realização de medidas de alta precisão de observáveis importantes correspondentes ao quark Charm é extremamente grande. O objetivo do seminário é discutir alguns dos diversos ingredientes envolvidos na realização de medidas de desses decaimentos  no LHCb e o impacto de seus resultados no Modelo Padrão das Interações Fundamentais.  Assim, serão revisados a fenomenologia básica da mistura de sabores e violação da simetria de conjugação de carga e paridade (CP).  A detecção de decaimentos raros e a sua conexão com a caracterização de evidências para "Física Nova" também será comentada. Os recursos técnicos mais relevantes do LHC e LHCb para realização dessas medidas bem como o "status" experimental dos principais observáveis também serão discutidos.

 

 Um Modelo de Ensino e Aprendizagem a Partir do Conceito de Experiência em Peirce

Palestrante: Profa. Dra. Ana Maria Caldeira (Depto. de Educação, Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho (UNESP, Campus de Bauru)

Data: 03/09/2008 (quarta-feira)  

Horário: 08:00 horas 

Local: Sala 404 do Instituto de Física

 

 Ideas de Naturaleza de Niños y Niñas: Un Estudio Comparado

Palestrante: Profa. Dra. Adela Molina (Universidad Distrital Francisco José de Caldas Colombia)

Data: 27/08/2008 (quarta-feira)  

Horário: 10:00 horas 

Local: Sala 404 do Instituto de Física

 

 A Política de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Estado da Bahia. 

Palestrantes: Profa. Dora Leal Rosa (Diretora Geral da FAPESB)

Prof. Elias Ramos de Souza (Diretor de Inovação da FAPESB)

Data: 21/08/2008 (quinta-feira)  

Horário: 10:00 horas 

Local: Sala 404 do Instituto de Física

 

 Estruturas Algébricas em Computação Quântica e Informação Quântica

Palestrante: Marco Antônio Silva Trindade (Doutorando do Instituto de Física -UFBA)

Data: 19/06/2008 (quinta-feira)  

Horário: 16:00 horas 

Local: Sala 404 do Instituto de Física

Resumo: A teoria da computação quântica e da informação quântica é, atualmente, bem compreendida para sistemas bipartites. Todavia, para sistemas multipartites, muitos problemas encontram-se ainda em discussão. Um dos fatores que contribuem para dificultar a análise de tais sistemas é que muitas das técnicas aplicadas não são generalizáveis de forma imediata. Isso tem motivado o desenvolvimento de outras formulações que não possuem como pano de fundo a estrutura de espaço de Hilbert. Neste seminário discutiremos a utilização de certas estruturas algébricas na teoria da computação quântica e da informação quântica. Em particular tópicos como emaranhamento quântico multipartite, operações locais com comunicação clássica e correção quântica de erro serão abordados.

 

 O Estudo de Sistema Quânticos Confinados Usando Métodos Variacionais: Uma Revisão

Palestrante: Prof. Frederico Vasconcelos Prudente (Instituto de Física -UFBA)

Data: 12/06/2008 (quinta-feira)  

Horário: 16:00 horas 

Local: Sala 404 do Instituto de Física

Resumo: Sistemas quânticos confinados, isto é, partículas ou sistemas de partículas que têm seus movimentos limitados a uma determinada região do espaço, têm recebido atenção desde o início da Teoria Quântica. As propriedades físicas e químicas dos objetos confinados são modificadas com relação aos objetos livres tanto devido ao confinamento espacial como a outros fatores advindos do meio como, por exemplo, o campo eletromagnético, ligações químicas não saturadas, etc. Nos últimos anos, o interesse nesta área tem crescido bastante devido ao grande conjunto de fenômenos e processos físicos que podem ser caracterizados ou entendidos como sistemas quânticos confinados e que têm grande aplicação tecnológica. Os sistemas quânticos confinados são importantes, por exemplo, em átomos e moléculas em cavidades como peneiras moleculares de zeólitas, fulerenos ou meio solvente; em bolhas formadas em torno de átomos e moléculas em hélio líquido; em estruturas semicondutoras na escala mesoscópica, como os átomos e moléculas artificiais e pontos quânticos; em átomos sob pressão que são importantes para o entendimento do interior de planetas, entre outros. Do ponto de vista teórico, diferentes metodologias teórico-computacionais têm sido empregadas para estudar sistemas quânticos confinados. Em particular, métodos baseados no formalismo variacional que expandem a função de onda em um conjunto de funções de base como, por exemplo, os métodos da representação da variável discreta, do elemento finito e Monte Carlo quântico com funções correlacionadas têm sido empregados com sucesso para tratar sistemas com poucos elétrons. No presente trabalho nosso objetivo é apresentar uma revisão de aplicações dessa classe de métodos a sistemas quânticos confinados típicos como o átomo de hidrogênio e o ponto quântico com dois elétrons, discutindo as vantagens e desvantagens de cada um deles.

 

 O modelo de Ising numa cadeia linear com interação de longo alcance

Palestrante: Edgar Marcelino de Carvalho Neto (Mestrando do Instituto de Física da UFBA)

Data: 05/06/2008 (quinta-feira)  

Horário: 16:00 horas  (2a palestra)

Local: Sala 404 do Instituto de Física

Resumo: O modelo de Ising visa descrever o comportamento de sistemas constituídos por spins interagentes na presença ou na ausência de um campo magnético externo. Isto é feito com o auxílio do formalismo de Gibbs da Mecânica Estatística (especificamente o ensemble canônico). Este modelo tem larga aplicação na descrição de sistema onde cada grau de liberdade pode ocupar apenas dois estados distintos. A primeira solução analítica para este modelo foi feita por Ising em uma cadeia linear com interações de primeiros vizinhos. Outra importante foi a de Onsager na rede quadrada, também com aproximação de primeiros vizinhos. A cadeia linear com interações de longo alcance não tem solução analítica, por conta disto métodos computacionais são propostos para estudar esse problema. Neste seminário apresentaremos uma adaptação do método de matriz de transferência e sua aplicação para obtenção de resultados numa cadeia linear com interação de longo alcance. Este método, que foi originalmente desenvolvido para descrever uma situação ferromagnética, será adaptado para o tratamento de outras situações, como: antiferromagnética, com constantes de acoplamento alternadas

 

 Estudo de propriedades de escala no escoamento de fluido em meio poroso modelado por empacotamento Apoloniano.

Palestrante: Rafael Sousa de Oliveira (Mestrando do Instituto de Física da UFBA)

Data: 05/06/2008 (quinta-feira)  

Horário: 16:00 horas  (1a palestra)

Local: Sala 404 do Instituto de Física

Resumo: O escoamento de fluidos em meios porosos é de grande importância em muitas situações práticas que vão desde a recuperação de petróleo aos reatores químicos e tem sido objeto de estudo a um bom tempo em diversos campos da ciência e da engenharia. Em muitas situações práticas de análise de escoamentos em meios porosos é necessário um conhecimento de como a vazão varia em função da diferença de pressão. A determinação desta relação, só é possível conhecendo-se alguma grandeza física que representa a resistência do meio poroso ao escoamento. Esta resistência pode ser expressa de diversas maneiras, como por exemplo, para escoamento de fluidos de fase única, pelo fator de atrito ou pela permeabilidade de Darcy. Simulações computacionais baseadas em detalhados modelos de geometria porosa e fluxo de fluido tem sido usadas para predizer coeficientes de permeabilidade assim como avaliar correlações semiempíricas obtidas para materiais porosos reais. Na parte inicial deste trabalho estamos interessados em encontrar coeficientes de permeabilidade para um meio poroso modelado por empacotamento Apoloniano.

 

  Medidas de não-classicalidade e emaranhamento de estados não clássicos do campo de radiação

Palestrante: Érico Gonçalves de Figueiredo (Mestrando do Instituto de Física da UFBA)

Data: 29/05/2008 (quinta-feira)  

Horário: 16:00 horas  (2a palestra)

Local: Sala 404 do Instituto de Física

Resumo: Estados quânticos do campo de radiação apresentam diversas propriedades não-clássicas tais como Estatística sub-Poissoniana e Compressão de Ruído de Quadratura. Em geral esses comportamentos não ocorrem simultaneamente, levantando a questão sobre a possibilidade de quantificar o grau de não-classicalidade dos estados quânticos. Em sistemas de duas ou mais partes, aparecem também estados emaranhados, fundamentais para aplicações modernas como tele transporte, com relevância para a computação quântica. Apresentaremos alguns estados não clássicos do campo de radiação e algumas medidas de não-classicalidade. Para sistemas de duas partes discutiremos medidas de emaranhamento e buscaremos a relação com medidas de não-classicalidade para algumas famílias de estados puros.

 

 Sobre duas classes de sistemas mecânico-quânticos espacialmente confinados

Palestrante:  João Cláudio Costa Pereira (Mestrando do Instituto de Física da UFBA)

Data: 29/05/2008 (quinta-feira)  

Horário: 16:00 horas (1a palestra)

Local: Sala 404 do Instituto de Física

Resumo: Sistemas mecânicos-quânticos confinados espacialmente vêm sendo alvo de estudo por muitos autores interessados em descrever e entender fenômenos físicos que surgem devido ao confinamento. Para tanto, é necessário ter modelos teóricos que possam descrever tais sistemas e determinar funções de estados que leve em conta a forma geométrica do confinamento, isto é, funções, por exemplo, que se anulem na fronteira do confinamento. De uma forma geral é possível classificar os modelos teóricos de sistemas quânticos confinados em duas classes: uma classe que consiste em modificar o Hamiltoniano associado ao sistema livre com adição de um potencial que simula as condições do confinamento espacial obtendo-se a solução para esse Hamiltoniano modificado, e outra classe que consiste em usar as soluções de Hamiltoniano do sistema livre incorporando as condições de contorno do confinamento na combinação linear dessas soluções. Apresentaremos neste trabalho esses modelos teóricos com algumas aplicações especificas.

 

 Determinação Teórica da Curva de Energia Potencial da Molécula LiH usando Metodologias Ab Initio

Palestrante: Manuela Souza Arruda (Mestranda do Instituto de Física da UFBA)

Data: 15/05/2008 (quinta-feira)  

Horário: 16:00 horas  

Local: Sala 404 do Instituto de Física

Resumo: No estudo de moléculas é possível separar a equação de Schrödinger, via a aproximação de Born-Oppenheimer, em duas: uma relacionada com a parte nuclear e a outra com o movimento eletrônico. A equação para os núcleos descreve os fenômenos da dinâmica molecular, incluindo o movimento vibracional e rotacional, os estados metaestáveis, processos de fotodissociação e o espalhamento elástico, inelástico e reativo de moléculas. Neste contexto, a interação entre os núcleos é descrita por uma Curva de Energia Potencial (CEP), no caso de uma molécula diatômica, que detém a informação de um particular estado eletrônico do sistema molecular e da repulsão entre os núcleos. A equação de Schrödinger eletrônica descreve o movimento dos elétrons em uma dada configuração nuclear. A sua solução, que pode ser obtida por métodos de correlação eletrônica pós-Hartree-Fock, permite a determinação do autovalor de energia do estado eletrônico de interesse. As CEPs são então construídas a partir da solução do problema eletrônico para diferentes geometrias nucleares. Neste trabalho, nós calculamos a PEC do estado eletrônico fundamental da molécula LiH usando o método de Interação de Configurações (CI). Estes cálculos são realizados empregando como orbitais atômicos a família de funções de base Gaussianas correlacionada-consistentes de Dunning (cc-pVXZ, onde X=D, T e Q) e bases aumentadas com funções difusas (aug-cc-pVXZ, onde X=D, T e Q). Finalmente, as constantes espectroscópicas de tal estado e os níveis vibracionais associados são obtidas. Nossos resultados são comparados com resultados experimentais e teóricos previamente publicados na literatura.

 

 A Complexidade das Taxas de Câmbio no Brasil

Palestrante: Marcus Fernandes da Silva (Mestrando do Instituto de Física da UFBA)

Data: 15/05/08 (quinta feira)

Local: sala 404 do Instituto de Física

Hora: 16:00 h

Resumo: Podemos definir taxas de câmbio como sendo o mercado de trocas de moedas entre países. O foco deste trabalho é o mercado de conversão de moedas entre o Brasil e os Estados Unidos entre dois períodos distintos: o câmbio fixo (entre 1995 e 1998) e o câmbio flutuante (a partir de 1999). No câmbio fixo as taxas de câmbio são “impostas” pelo Banco Central ao mercado, já no flutuante as taxas emergem do mercado sem uma intervenção direta do Banco Central. Do ponto de vista da física estatística este sistema pode ser considerado como uma típica transição entre uma dinâmica determinística e uma estocástica. De forma que analisando esta transição podemos avaliar como emergem os padrões de auto-oganização do mercado financeiro. Isto está sendo investigado a partir da caracterização das séries temporais da flutuação cambiais, mediante o cálculo do expoente de Hurst. Tal índice traz informações sobre a persistência nas flutuações de séries estocásticas. Além disso, será feita uma pequena explanação sobre a complexidade do mercado de câmbio e a influência deste na economia brasileira. 

 

 Limiar da reinfecção: teoria e aplicações em epidemiologia e biologia das populações de patogêneos.

Palestrante: Dra. Maria Gabriela M. Gomes (Instituto Gulbenkian de Ciência - Portugal)

Data: 22/04/08 (terça feira)

Local: sala 404 do Instituto de Física

Hora: 16:00 h

Resumo: O limiar da reinfecção foi introduzido na epidemiologia das doenças infecciosas em 2004. Diversas aplicações tem sido propostas, algumas das quais estão já demonstradas. Primeiro, populações que sustêm transmissão acima deste limiar, tendem a ser insensíveis a vacinação, levando a um simples mecanismo explicativo para a variabilidade na eficácia da BCG. Segundo, o limiar da reinfecção surge com um papel regulador na diversidade de patogêneos, levando a um possível mecanismo para o padrão evolutivo da gripe. Na pertussis, o mesmo limiar determina a ocorrência da incidência máxima da doença em regiões de transmissibilidade intermediária e, na malária, leva-nos a identificar um limiar da erradicação em regiões de transmissão baixa ou moderada. O limiar da reinfecção oferece explicação a um conjunto crescente de inconsistências observadas em doenças infecciosas e pode ser manipulado por intervenções devidamente desenhadas. Esta utilidade prática, que é talvez o aspecto mais excitante, está inteiramente por explorar.

 

 Soluções Exatas da Cosmologia de Brans-Dicke com o Termo Cosmológico Variável

Palestrante: Agostinho Ernani Montenegro Jr (Doutorando do Instituto de Física - UFBA)

Data: 10/04/08 (quinta feira)

Local: sala 404 do Instituto de Física

Hora: 16:00 h

Resumo: Apresentamos soluções cosmológicas da teoria de Brans-Dicke, na qual impomos as condições que a densidade de energia do vácuo e a “constante” gravitacional caem linearmente com o parâmetro de Hubble. Uma das soluções, com parâmetro de desaceleração constante, apresenta uma razão constante entre as densidades de energia do vácuo e da matéria, jogando luz, portanto, sobre o problema da coincidência cósmica. Encontramos, também, mais três soluções com parâmetro de desaceleração variável, nas quais a energia do vácuo é negativa. Duas delas não são aceitáveis do ponto de vista observacional, por apresentarem parâmetro de desaceleração sempre negativo ou sempre positivo, respectivamente. A terceira delas leva, para tempos longos, a uma densidade relativa de matéria constante, o que também constitui uma possível solução para o problema da coincidência cósmica.

 

 Estudo do Ferromagnetismo em Semicondutores Magnético Diluídos Aplicados ao GaMnAs

Palestrante: Rogério da Silva Neves (Doutorando do Instituto de Física - UFBA)

Data: 10/04/08 (quinta feira)

Local: sala 404 do Instituto de Física

Hora: 16:00 h

Resumo: Com a descoberta da transição ferromagnética em Ga1-xMnxAs em temperaturas excedendo 100K, o interesse em investigar as propriedades físicas dos semicondutores magnéticos diluídos (DMS) foi intensificada, tendo em vista o seu grande potencial em aplicações de dispositivo spintrônico. Em nosso estudo, consideramos que as impurezas substitucionais Mn no semicondutor GaAs, apresentam um momento angular local nulo, momento de spin S = 5/2 e buracos moderadamente ligados. Com base na aproximação do campo médio, estudamos o fenômeno de ferromagnetismo neste semicondutor, considerando os buracos numa banda de impureza e sua interação de troca com spin de Mn. Calculamos a magnetização espontânea e avaliamos a temperatura crítica TC em função da constante de acoplamento magnético, da concentração de impurezas e da compensação. Utilizamos um formalismo proposto por Matsubara e Toyozawa no cálculo da configuração média para uma distribuição de spins de impurezas Mn com desordem espacial. Os resultados obtidos apresentaram-se melhores para médias concentrações (sistemas na fase metálica), concordando bem com resultados experimentais e outros resultados teóricos, indicando a um comportamento característico na fase ferromagnética. Embora ainda exista uma grande incerteza na determinação do valor exato da constante de acoplamento magnético, considerado em trabalhos teóricos, acreditamos que nosso método é de grande utilidade no entendimento das propriedades físicas deste material.

 

 Contribuição da Física de Superfícies aos Estudos em Catálise Heterogênea: Um Pouco do Passado e Perspectivas Futuras.

Palestrante: Prof. Caio Mário Castro de Castilho  (Instituto de Física - UFBA)

Data: 03/04/08 (quinta feira)

Local: sala 404 do Instituto de Física

Hora: 16:00 h

Resumo: Para muitas pessoas, Física de Superfícies corresponde a uma área do conhecimento onde, sob condições de ultra-alto vácuo, superfícies ordenadas são estudadas. A despeito disto, não há dúvidas de que experimentos conduzidos em tais condições têm contribuído significativamente para a compreensão de fenômenos de Catálise Heterogênea. No entanto, é forçoso reconhecer que as condições prevalentes nos experimentos típicos da Física de Superfícies, realizados no período entre o início da década de 60 do século passado e o início do presente século, guardam pouca ou nenhuma correspondência com as condições em que ocorrem as reações químicas em reatores industriais. Numa outra direção, os fenômenos fisiológicos diretamente ligados a organismos vivos e que dependem de trocas realizadas em interfaces, por sua vez também diferem significativamente das condições tradicionais dos experimentos em Física de Superfícies. Neste seminário abordaremos, sucinta e brevemente, alguns sucessos decorrentes de investigações em Física de Superfícies para esclarecimento de fenômenos que ocorrem no “mundo real”, ao tempo em que serão apresentadas algumas novas perspectivas que começam a surgir no sentido de explorar experimentalmente fenômenos que ocorrem em condições mais próximas daquelas de interesse prático.

 

 Sistemas contendo centenas de átomos e milhares de elétrons: Um tratamento baseado em primeiros princípios

Palestrante: Prof. Roberto Rivelino de Melo Moreno (Instituto de Física -UFBA)

Data: 27/03/08 (quinta feira)

Local: sala 404 do Instituto de Física

Hora: 16:00 h

Resumo: Neste seminário mostraremos como é possível resolver os problemas de sistemas moleculares estendidos (e.g., agregados, nanoestruturas e líquidos) a partir de métodos teóricos baseados em primeiros princípios. Uma breve discussão será feita sobre as aproximações fundamentais usadas para o tratamento desses sistemas. O formalismo de Kohn-Sham para a Teoria do Funcional da Densidade (DFT) será revisitado. Nosso foco principal é a determinação de propriedades estruturais, eletrônicas e óticas de materiais nanoestruturados sob a influência de um meio externo. Discutiremos nossos resultados mais recentes obtidos com aplicações da DFT.

 

 Ensino de ciências nas séries iniciais

Palestrante: Prof. Dr. Ernst Hamburger (Instituto de Física - USP)

Data: 14/03/08 (sexta feira)

Local: sala 404 do Instituto de Física

Hora: 18:00 h

 

 Persistence in Ecological Modelling.

Palestrante: Prof. H. I. Freedman (University of Alberta - Canada) 

Data: 24/01/2008 (quinta-feira)

Local: sala 404 - Instituto de Física

Horário: 16:00 hs

Resumo:  After defining various forms of persistence and delineating some important  theorems,  persistence theory is applied to various ecological criteria in order to obtain criteria for the existence over long periods of time for all populations.  Specific examples will be given for three species food chains, populations with group defence, predator-prey systems modified by a parasite, and migrating animal herds.

 

 Sobre a validade da equação de Stokes-Einstein/Eyring em líquidos super-resfriados: recentes descobertas sobre processos de transporte em sistemas inorgânicos

Palestrante: Marcio Luis Ferreira Nascimento (Pós-Doutorando - Universidade Federal de São Carlos-UFSCar)

Local: Sala 404 - Instituto de Física

Data: 18/12/2007 (Terça-Feira) 

Hora: 16:00 horas

Resumo: Processos de difusão controladores das cinéticas de nucleação, crescimento de cristais e fluxo viscoso em sistemas formadores vítreos tem sido objeto de intensos debates e controvérsias. Uma das principais refere-se à validade da equação de Stokes-Einstein/Eyring (SE) numa ampla faixa de temperaturas, desde a temperatura liquidus até próximo da temperatura de transição vítrea. Outra questão principal refere-se às ‘unidades estruturais’ que controlam tais cinéticas: seriam átomos isolados ou um processo cooperativo de agrupamento de átomos? Nosso objetivo é lançar novas luzes sobre tais questões ao comparar até seis diferentes modos de difusão a partir de vários sistemas inorgânicos, a saber: via taxa de crescimento de cristais; nucleação; tempo de retardo (da nucleação); viscosidade (utilizando SE); condutividade iônica (utilizando a relação de Nernst-Einstein) e medidas experimentais de autodifusão de elementos. Aplicações destes resultados podem e devem influenciar na compreensão de fenômenos tão díspares quanto a cristalização de rochas, a produção de vitrocerâmicas e metais amorfos bem como biovitromateriais.

 

 Redes de Palavras de Textos Escritos: Uma primeira análise da linguagem verbal escrita a partir do conceito de força-fidelidade

Palestrante: Madaya dos Santos Figueiredo de Aguiar (Mestranda do Instituto de Física - UFBA)

Local: Sala 404 - Instituto de Física

Data: 13/12/2007 (Quinta-Feira) 

Hora: 16:00 horas

Resumo: A linguagem verbal humana é um processo dinâmico e linear que ocorre no ambiente cérebro-mente e emerge a partir da organização de um conjunto de unidades lingüísticas – a palavra. Dessa forma, esse sistema, que se auto-regula através de leis que não são exclusivas a ele, é classificado como um Sistema Complexo. Nosso trabalho tem por objetivo avaliar, sob a perspectiva das redes complexas, as propriedades topológicas da rede de associações de palavras (Teixeira, 2007) que emerge no processo de construção de textos literários.  Esta rede revela, de forma simplificada, estruturas de organização mental associados à memória declarativa humana. Os resultados indicam um padrão topológico único e não aleatório com propriedades críticas típicas de um sistema auto-organizado.

 Métodos Precisos para Cálculos Atômicos: Método de Hylleraas

Palestrante: Leandro Cerqueira Santos (Mestrando do Instituto de Física - UFBA)

Local: Sala 404 - Instituto de Física

Data: 06/12/2007 (Quinta-Feira) 

Hora: 16:00 horas

Resumo: No presente trabalho, objetivamos discutir um procedimento para incluir a correlação eletrônica na determinação de propriedades atômicas.  Faremos uma breve abordagem do Método Hartree-Fock, que surge como uma aproximação da equação de Schrödinger; discutiremos sua importância na resolução de alguns problemas e suas limitações. Discutiremos então o método proposto por Hylleraas no inicio da Teoria quântica, e continua em uso, para aprimorar estes resultados. Tal método sugere que a função de onda descreva a correlação do movimento dos elétrons diretamente, com a inclusão da coordenada r12, que dá a distância entre os elétrons. Mostraremos a relevância da inclusão desta correlação no cálculo da energia do átomo de Hélio.

 

 Espelho térmico resolvido no tempo para deteção de deslocamento superficial em nano escala em sólidos de baixa absorção.

Palestrante: Prof. Paulo Roberto Borba Pedreira (Universidade Estadual de Maringá - PR)

Local: Sala 404 - Instituto de Física

Data: 22/11/2007 (Quinta-Feira) 

Hora: 16:00 horas

 

Resumo: Apresentamos um método utilizando espelho térmico para medidas absolutas de propriedades termo-óptico-mecânicas de sólidos. Através da equação termoelástica para deslocamentos de superfícies e da propagação do campo elétrico no espaço livre obtemos uma expressão para a intensidade do feixe de prova, após reflexão na superfície da amostra, no plano de um fotodetetor. Provas experimentais foram efetuadas em amostras sólidas, LSCAS, CAS, DIN e Mn. Os parâmetros ajustados à expressão deduzida estão em excelente acordo com dados obtidos da literatura para as propriedades térmicas, ópticas e mecânicas, sugerindo este método como uma excelente ferramenta para a caracterização de um largo intervalo de

materiais semi-transparentes e opacos.

 

 Evolução de perturbações em um modelo cosmológico com densidade de vácuo variável. 

Palestrante: Humberto  de Almeida Borges (Doutorando - Universidade Federal da Bahia)

Local: Sala 404 - Instituto de Física

Data: 20/11/2007 (Terça-Feira) 

Hora: 16:00 horas

Resumo: Neste trabalho estudamos um modelo cosmológico com densidade do vácuo variável, com uma lei de variação pela qual o termo cosmológico varia linearmente com o parâmetro de Hubble. No contexto da Relatividade Geral, considerando um universo espacialmente homogêneo e isotrópico, com curvatura espacial nula, preenchido com fluido perfeito, mostramos que as soluções encontradas preservam as características gerais do modelo padrão com constante cosmológica e possuem um bom acordo com os parâmetros cosmológicos observados. O modelo apresenta uma fase inicial dominada por radiação, seguida por uma época dominada por matéria, longa o bastante para permitir a formação das grandes estruturas hoje observadas, e por uma fase dominada pelo termo cosmológico, a qual tende assintoticamente para um universo de Sitter. Apresentamos também as teorias Newtoniana e relativística das pequenas perturbações, obtendo as equações de evolução do contraste de matéria para o presente modelo.

 

 Processos estocásticos na compactação de proteínas

Palestrante: Prof. Sérgio Coutinho (Universidade Federal de Pernambuco)

Local: Sala 404 - Instituto de Física

Data: 13/11/2007 (Terça-Feira) 

Hora: 16:00 horas

 

Resumo: Em seu estado nativo as proteínas adotam uma única e bem definida configuração que é responsável pelas suas funções biológicas. A previsão, determinação e classificação dessas configurações a partir de sua seqüência de aminoácidos é um dos grandes desafios da ciência moderna, pois requer a utilização de procedimentos experimentais de altíssima resolução na Biologia, Química e Física. Do ponto de vista teórico, face ao grande número de possíveis configurações, as metodologias computacionais convencionais, fundamentadas em dinâmica de Monte Carlo ou dinâmica molecular, tornam-se inviáveis pelo alto custo computacional. Nesta palestra, discutiremos por meio de um modelo simples de caminhante aleatório angular, que certas propriedades físicas das proteínas estão diretamente relacionadas com processos estocásticos limitados, sem os quais os valores experimentais observados em proteínas depositadas no PDB ("Protein Data Bank") não seriam previstos. Esses resultados sugerem que a estocasticidade, em certo grau, é um ingrediente indispensável no processo de enovelamento de proteínas.

 A Física do Solo: um ponto de vista experimental.

Palestrante: Prof. Marcos Lado Liñares (Universidade de La Coruña, Espanha)

Local: Sala 404 - Instituto de Física

Data: 06/11/2007 (Terça-Feira) 

Hora: 16:00 horas

 Física do quark Charm no LHCb: violação de simetria CP, mistura de sabores, decaimentos raros e outros aspectos

Palestrante: Augusto Alves Jr. (Doutorando - Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas – Rio de Janeiro)

Local: Sala 404 - Instituto de Física

Data: 11/10/2007 (Quinta-Feira) 

Hora: 16:00 horas

Resumo: O LHCb é um dos quatro experimentos do Large Hadron Collider, o acelerador de partículas que está sendo construído no CERN e entrará em funcionamento em meados de 2008. Embora o LHCb tenha sido projetado medir a produção e os decaimentos de partículas com o quark Bottom, seu potencial para realização de medidas de alta precisão de observáveis importantes correspondentes ao quark Charm é extremamente grande. O objetivo do seminário é discutir alguns dos diversos ingredientes envolvidos na realização de medidas de decaimentos charmosos no LHCb e o impacto de seus resultados no Modelo Padrão das Interações Fundamentais. Assim, será revisada a fenomenologia básica da mistura de sabores e violação da simetria de conjugação de carga e paridade, enfatizando-se as peculiaridades desses efeitos no setor charmoso do Modelo Padrão. A detecção de decaimentos charmosos raros e a sua conexão com a caracterização de evidências para "Física Nova" também será comentada. Os recursos técnicos mais relevantes do LHC e LHCb para realização dessas medidas bem como o "status" experimental dos principais observáveis também será apresentado.

 Estudo do Ferromagnetismo em Semicondutores Magnéticos Diluídos Aplicado ao GaMnAs

Palestrante: Rogério da Silva Neves (Doutorando do Instituto de Física - UFBA)

Local: Sala 404 - Instituto de Física

Data: 04/10/2007 (Quinta-Feira) 

Hora: 16:00 horas

Resumo: Neste trabalho estudamos a magnetização do semicondutor magnético diluído (DMS) GaMnAs como função da temperatura e da densidade de estados da banda de impurezas. Os resultados obtidos concordam com resultados experimentais e outros resultados teóricos. Discutimos a forma das curvas de magnetização variando a concentração de impurezas. Utilizamos o formalismo de Matsubara e Toyosawa, muito utilizado para descrever propriedades de semicondutores não magnéticos, para descrever as propriedades de semicondutores magnéticos

 First principles prediction of effective Hamiltonian parameters in high Tc superconducting cuprates

Palestrante: Prof. Francesc Illas Riera (Universitat de Barcelona, Espanha)

Local: Sala 404 - Instituto de Física

Data: 27/09/2007 (Quinta-Feira) 

Hora: 16:00 horas

Resumo: 

Solid state physics often relies on effective Hamiltonians to investigate the properties of many systems such as superconducting cuprates and other strongly correlated systems. These Hamiltonians reduce the whole physics to a few well defined parameters. However, these parameters are either taken from experiment or from intuition. Recent developments in electronic structure methods of quantum chemistry together to periodic density functional calculations enable a first principle predictions of these parameters. This will be discussed for Heisenberg and t-J models of superconducting cuprates. Relationship to critical temperature will also be highlighted.

 

 Estudo de Sistemas Quânticos Usando o Método do Elemento Finito: Sistemas Confinados e Processos de Espalhamento

Palestrante: Marcílio Nunes Guimarães (Instituto de Física - UFBA)

Local: Sala 404 - Instituto de Física

Data: 13/09/2007 (Quinta-Feira) 

Hora: 16:00 horas

Resumo:

Neste trabalho desenvolvemos e implementamos computacionalmente procedimentos numéricos eficientes para o estudo de sistemas quânticos confinados e de processos de espalhamento quântico. Os procedimentos que utilizamos são baseados no formalismo variacional para estados ligados e no formalismo variacional da matriz R para estados não ligados. Ambos empregam o método do elemento finito (MEF) para expansão da função de onda em termos de um conjunto finito de funções de base. Também propomos um procedimento para otimizar a malha de elementos e proporcionar uma convergência mais rápida dos resultados que denominamos de procedimento mecânico quântico auto-consistente. Avaliamos a eficiência das metodologias utilizadas comparando nossos resultados com diversos outros previamente publicados na literatura.

 

 Testes Observacionais em Modelos Cosmológicos com Densidade do Vácuo Variável

Palestrante: Cássio Pigozzo (Estudante de Mestrado, IF-UFBA)

Data: 24/05/2007 (quinta-feira)

Horário: 16:00 horas

Local: Sala 404 (Sala de Seminários) do IF-UFBA

Resumo:

Observações de supernovas do tipo Ia e da radiação cósmica de fundo, entre outras, sugerem a existência de uma componente de energia conhecida como energia escura, responsável pela expansão acelerada do Universo. Tomando um modelo cosmológico em que a densidade dessa componente cai linearmente com o parâmetro de Hubble, testes com dados de supernovas de diferentes grupos de pesquisa são utilizados para verificar a viabilidade do mesmo. Serão apresentados resultados para esse modelo e a comparação com o modelo padrão. Também serão apresentados testes preliminares baseados em oscilações acústicas bariônicas e na radiação cósmica de fundo

 

  Física Estatística e Sistemas Complexos (FESC)

Palestrante: Profa. Dra. Suani Tavares Rubim de Pinho (IF-UFBA)

Data: 17/05/2007 (quinta-feira)

Horário: 16:00 horas

Local: Sala 404 (Sala de Seminários) do IF-UFBA

Resumo:

Neste seminário faremos uma breve introdução das áreas da Física Estatística e Sistemas Complexos. A seguir apresentaremos as diversas linhas de pesquisa do nosso grupo de pesquisa intitulado Física Estatística e Sistemas Complexos (FESC), criado no Instituto de Física da UFBa em 2000. Dentre as linhas de pesquisa, exploraremos mais especificamente a “Modelagem Matemática e Computacional de Sistemas Biológicos e Biomédicos”, com ênfase nas técnicas utilizadas, quais sejam, equações diferenciais com atraso temporal, autômatos celulares, redes complexas e agentes. Nesta direção, temos trabalhado na modelagem da dinâmica de diversas doenças nos níveis populacional (sarampo, dengue e tuberculose) e individual (câncer, HIV e malária), em colaboração com pesquisadores do ISC-UFBa, UFPe e University of Alberta. Mais recentemente iniciamos uma colaboração em modelagem de sistemas em nível molecular com pesquisadores do IB-UFBa e da UEFS. 

 Hadrons in Nuclear Matter: Role of temperature and density

Palestrante: Prof. Faqir C. Khanna (University of Alberta and TRIUMF, Canadá)

Data: 26/04/2007 (quinta-feira)

Horário: 16:00 horas

Local: Sala 404 (Sala de Seminários) do IF-UFBA

Resumo: 

Recent experiments have shown some effects of higher density and temperature on the properties of Hadrons in Nuclear Matter. High density Nuclear Matter is relevant to the Neutron Stars where an equation of state is essential to understanding their behavior. Some recent calculations to understand the change of coupling of mesons to Hadrons and their masses will be presented. Study of high density systems remains a real problem since there is no way to understand the N-N interactions and theoretical methods to study such systems.

 Elementos da Teoria Quântica de Campos a Temperatura Finita e Aplicações

Palestrante: Prof. Ademir Eugênio Santana (UnB)

Data: 19/04/2007 (quinta-feira)

Horário: 16:00 horas

Local: Sala 404 (Sala de Seminários) do IF-UFBA

Resumo: Os elementos da teoria quântica de campos a temperatura finita serão revistos, a partir de um panorama histórico breve desde sua origem. A apresentação explora ingredientes de simetria, o que permite uma visão unificada dos diversos métodos. Em particular, elementos topológicos dessa teoria conduzem a um esquema próprio para tratar campos confinados em regiões espaciais. Este procedimento será aplicado, como exemplo, ao modelo de Gross-Neveu.

 Noblest of all metals is structurally unstable at high pressure

Palestrante: Dr. Jailton Souza de Almeida (IF-UFBA)

Data: 12/04/2007 (quinta-feira)

Horário: 16:00 horas

Local: Sala 404 (Sala de Seminários) do IF-UFBA

Resumo: The uniqueness of gold and its appreciation as a valuable material throughout history is closely related to its exceptional stability to chemical reactions and extreme pressures and temperatures. Because of its chemical, mechanical and electrical properties, gold is considered the noblest of all metals. Gold has been known to remain stable in a cubic crystalline phase from ambient conditions up to 180 GPa (one million eight hundred thousand atmosphere!). Due to its large pressure and temperature stabilities, the cubic phase of gold is currently used as a pressure calibrant in high-pressure and high-temperature experiments at pressures above 100 GPa. A possible structural phase transformation would place a "natural" limit on the application of cubic gold as a calibrant in high-pressure and hightemperature experiments. In this talk, I will address the problem of phase stability of gold under extreme conditions. We demonstrate using theoretical and experimental results that the noblest of all metals is structurally unstable at high pressure. I will show that gold undergoes a phase transformation to an hexagonal structure induced by high pressure.

 

 Rede de Nanociência e Aplicações em Propriedades Óticas e Eletrônicas de Novos Materiais

Palestrante: Prof. Antonio Ferreira da Silva (IF-UFBA)

Dia: 29/03/2007 (quinta feira) às 16:00 horas

Local: Sala de Seminários (Sala 404)

Resumo: Serão apresentadas algumas pesquisas em propriedades óticas e de transporte de novos materiais com ênfase em modelamento teórico/experimental. As pesquisas são desenvolvidas pelo Grupo de Pesquisa Básica e Aplicada em Materiais Semicondutores / Laboratório de Propriedades Óticas e no âmbito da Rede de Nanociência.

Um novo método para caracterização e monitoramento de reservatório de petróleo (Método eletromagnético a multifreqüência)

Palestrantes: Carlos Alberto Dias (LENEP/UENF), Olivar A.L. Lima (CPGG/UFBA) e Hedison K. Sato CPGG/UFBA)

Dia: 21 de dezembro(quinta feira)

Hora: 10:00

Local: Sala de seminários (404)

 Políticas Públicas para a Ciência e Tecnologia 

Palestrante: Renato Dagnino (Unicamp)

Dia: 27 de novembro (segunda feira)

Hora: 15:00

Local: Sala de seminários (404)

 Estudo do sistema FeO depositado em Ag(111) via XPS e LEED

Palestrante: Danilo S. Cruz (IF-UFBA)

Dia: 10/10/2006 (terça-feira)

Hora:15:00 horas

LocaL: Sala de Seminários do IF-UFBA (Sala 404)

Resumo: Óxidos metálicos são de grande interesse tecnológico devido ao seu uso como películas protetoras, como suportes na catálise, no armazenamento de informações, supercondutividade a alta temperatura e porque apresentam uma magneto-resistência gigante. Neste trabalho foram investigadas propriedades eletrônicas e estruturais da superfície de filmes de FeO(111), crescidos sobre a face Ag(111), ultilizando as técnicas de espectroscopia de fotoelétrons (XPS) e de difração de elétrons de baixa energia (LEED), respectivamente. As amostras foram preparadas e medidas "in-situ" , em ambiente de ultra alto vácuo, através de sucessivos ciclos de deposicão/oxidacão. Para esse estudo, após o processo de crescimento e de caracterização de um filme de aproximadamente 8 ML de FeO(111), foi realizado o experimento LEED com a amostra mantida à temperatura ambiente. Nesse experimento, padrões de difração foram coletados, para um intervalo de energia do feixe de elétrons incidentes compreendido entre 30 e 400eV. As curvas de intensidade espalhada versus energia do feixe incidente, curvas I(V), foram normalizadas com respeito à corrente do canhão de elétrons e suavizadas, mediante processo de interpolação, para então serem usadas na análise da comparação teoria-experimento. Nossos resultados mostram que esta superfície resulta em uma estrutura quase "bulk terminated", com pequenas relaxações para as primeiras camadas. Estes resultados concordam com resultados semelhantes, decorrentes de estudos realizados para a face (111) de óxidos que também apresentam a estrutura tipo "rock-salt", como por exemplo o MgO.

 

 G.P.S. Occhialini's hundredth anniversary: the historical reconstruction of his scientific biography

Palestrante: Prof. Dr. Leonardo Gariboldi (Istituto de Fisica Generale Applicata - Sezione di Storia della Fisica - Università degli Studi di Milano - Itália)

Data: 28 de agosto de 2006 (segunda-feira)

Hora: 10:00

Local: Sala 404 do IFUFBa

 

 Espectroscopia Ótica: Aplicações Gerais

Palestrante: Prof. Carlos Eduardo Fellows (IF-UFF)

Data: 24/08/2006 (quinta feira)

Horário: 14:00 horas

Local: Sala 404 (Sala de Seminários) do IF-UFBA

 

 Growth and Pattern Formation in the KPZ equation

Palestrante: Prof. Dr. Hans Fogedby  (Department of Physics and Astronomy - Aarhus University - Dinamarca)

Data: 11 de julho de 2006 (terça-feira)

Hora: 15:00

Local: Sala 413 do IFUFBa

Abstract: A nonperturbative weak noise scheme is applied to the Kardar-Parisi-Zhang equation for a growing interface in all dimensions. It is shown that the growth morphology can be interpreted in terms of a dynamically evolving texture of localized growth modes with superimposed diffusive modes. Applying Derrick's theorem it is conjectured that the upper critical dimension is four.

 

 Interação de Dispersão em Dímeros de Hidrogênio Devido à Assimetria

Isotópica


Palestrante: Prof. Dr. José Rachid Mohallen (UFMGs)

Data: 14.06.2006 (quarta-feira)

Horário: 10:00 Horas

Local: Sala 404 (sala de seminários)

Resumo: Os efeitos isotópicos na interação de duas moléculas de hidrogênio são estudados pela primeira vez. Para dímeros hetero-isotópicos, (HD)2, uma interação atrativa do tipo R-6 aparece. A distinção entre diferentes configurações dos dímeros é feita considerando perturbações na nova

polarizabilidade decorrentes de uma nova interpretação do momento dipolar isotópico. Próximo ao mínimo de Van der Walls, a correção adiabática inter-molecular contribui com um termo repulsivo. A combinação dos dois efeitos determina a estabilidade relativa dos dímeros, sem preferência para alinhamento dos dipolos.

 

 O Efeito Fotoelétrico

Palestrante: Elias R. de Souza (CEFET - BA)

Data: 16 de dezembro 2005  (sexta-feira)

Horário: 18:00

Local: CEFET-UFBA

  Contando com Einstein o Número de Moléculas num Mol

Palestrante: Niels F. Lima (CEFET - BA)

Data: 15 de dezembro 2005  (quinta-feira)

Horário: 18:00

Local: CEFET-UFBA

 As Partículas Elementares

Palestrante: Prof. Alberto Santoro (UERJ)

Data: 01 de dezembro 2005  (quinta-feira)

Horário: 18:30

Local: Auditório do PAF-UFBA

 

Resumo: A noção de partículas elementares é muito antiga e ilustra de uma certa forma a curiosidade humana sobre nossas origens que se confunde em determinado momento com a origem do universo.  Há muitos séculos os conceitos evoluíram e a medida que as tecnologias foram permitindo também fomos aperfeiçoando os conceitos e o conhecimento sobre os objetos fundamentais da natureza. Hoje o estudo das Partículas Elementares se faz na Física de Altas Energias, com uma instrumentação complexa, os aceleradores de partículas. Estes aceleradores fazem parte do conjunto de ferramentas usadas pelos físicos para estudar as leis fundamentais que regem as interações fundamentais  da natureza e seus tijolos principais.

 

 A Física do Mergulho

Palestrante: Profa. Hebe Queiroz (UFBA)

Data: 29 de novembro 2005  (terça-feira)

Horário: 17:00

Local: Instituto de Física

 

Resumo: O ambiente do mergulho é diferente do nosso habitual, não somente pela falta de suprimento de oxigênio, mas também pelas diferentes, e quase sempre grandes, pressões a que os mergulhadores estão constantemente submetidos. Os efeitos fisiológicos da pressão durante o mergulho podem causar desconforto e até sérios danos à saúde. Apesar disso, são pequenos os índices de acidentes, os quais podem ser evitados com procedimentos simples.Neste seminário serão apresentadas as leis físicas estudadas nos cursos de mergulho autônomo, cujo conhecimento é importante para a realização de um mergulho seguro e agradável

 

 Métodos Físicos para Estudar a História da Física

Palestrante: Prof. Osvaldo Pessoa(USP)

Data: 24 de novembro 2005  (quinta-feira)

Horário: 18:30

Local: Auditório do PAF-UFBA

 

Resumo: A história da ciência pode ser descrita a partir de uma rede de relações causais que ligam unidades de conhecimento científico, chamadas “avanços”, que incluem idéias, experimentos, técnicas, formulações de problemas, dados, etc. Um certo conjunto de avanços pode ser visto como “causando” o surgimento de um novo avanço, com uma certa probabilidade. O estudo de episódios científicos em que ocorrem descobertas independentes permite a formulação de um único “modelo causal” que dê conta das semelhanças e diferenças entre as duas histórias independentes. Como estudo de caso, examinamos o início da ciência do magnetismo na China e Europa. O ponto de partida para a construção desses modelos causais são o conhecimento e a intuição do historiador da ciência. Uma vez postulado um modelo, apresentam-se critérios para se atribuírem probabilidades para as relações causais. O tempo que de fato transcorreu entre dois eventos é tomado com a vida média associada à função de distribuição subjacente, que se supõe exponencial, como nos decaimentos radioativos, apesar de tal suposição ser passível de discussão. Investiga-se como calcular as probabilidades para mais de dois eventos, levando em consideração a composição, disjunção e conjunção de causas. O objetivo geral do método é a representação computacional da base de informações da história da ciência, para posterior teste de teses da área de “teorias de mudança científica”.

 

 Complexidade e Sistemas Climáticos 

Conferencista: Prof. Roberto Andrade (UFBA)

Data: 22 de novembro (terça-feira) 

Horário: 17:00 

Local : Sala 404 - Instituto de Física

Resumo: O estudo da complexidade está focado em propriedades de sistemas com muitos graus de liberdade e com uma evolução que apresenta a formação de padrões ou estruturas espaço-temporais e caóticos. Usamos resultados de diversos estudos desenvolvidos em modelos de criticalidade auto organizada para precipitações pluviométricas e análises de séries históricas de estações meteorológicas do nordeste do Brasil para motivar uma discussão sobre para complexidade em sistemas climáticos. Especial atenção é dedicada à comparação entre os regimes climáticos do nordeste do Brasil com os provindos de regiões temperadas.

  Mulheres em Física

Conferencista: Profa. Marcia Barbosa (UFRGS)

Data: 17 de novembro (quinta-feira) 

Horário: 18:30 

Local : Auditório Leopoldo Amaral - Escola Politécnica  

Resumo:  O percentual de mulheres na física é inferior ao de outras carreiras. Estudos mostram que o crescimento da participação feminina na física é menor do que o observado em outras ciências exatas. Esta participação se torna ainda mais reduzida nos postos mais altos, nas comissões, nos comitês organizadores, nos cargos de direção e em posições de liderança. Neste seminário iremos responder a questões como: Por que as mulheres precisam da física? Por que isto ocorre? O que fazer para aumentar a participação feminina? O que fazer para que as mulheres tenham acesso a posições de liderança? Por que a física precisa das mulheres?

 

 Título:  Aspectos atuais da Teoria Quântica dos Campos  

Conferencista: Prof. Marcelo Gomes (USP

Data: 10 de novembro (quinta-feira) 

Horário: 18:30 

Local : Auditório Leopoldo Amaral - Escola Politécnica 

Resumo: A Teoria quântica de campos (TQC) reúne num mesmo arcabouço a relatividade restrita e a mecânica quântica. Designada inicialmente como uma ferramenta para o estudo das partículas elementares a TQC logo mostrou ter um escopo bem maior, permeando hoje em dia várias áreas da física teórica. Neste seminário procurarei mostrar alguns aspectos do desenvolvimento histórico, os percalços e também os sucessos no estudo da eletrodinâmica quântica e das interações fortes e fracas. Um denominador comum a todas essas teorias é o fato que elas são renormalizáveis o que justifica a aplicação de métodos perturbativos. O mesmo não acontece com a gravitação cuja quantização constitui um dos maiores desafios da física atual. Nessa circunstância tentarei descrever estudos recentes que focalizam a física em distâncias muito pequenas quando efeitos quânticos da gravitação não podem ser desprezados

 Título: A Pesquisa em Ensino de Física no Brasil 

Conferencista: Profa. Anna Maria Pessoa de Carvalho (USP) 

Data: 08 de novembro (terça-feira) 

Horário: 18:30 

Local : Auditório Leopoldo Amaral - Escola Politécnica 

Resumo: Esta palestra pretende mostrar o trabalho desenvolvido pelo grupo da SBF que produziu o livro “FÍSICA PARA O BRASIL: PENSANDO O FUTURO” particularmente sobre o tema: a pesquisa em Ensino de Física. Iniciaremos com um pequeno histórico das origens da pesquisa na área e depois abordaremos três grandes sub-áreas: a pesquisa em alfabetização científica; a tecnologia e o ensino de Física e a pesquisa em formação de professores. Se possível, mostraremos alguns exemplos destas pesquisas.  

 Título: Projeto GREF: história, propostas e práticas 

Palestrante: Profa. Yassuko Hosoume(USP) 

Data: 03 de novembro (quinta feira)

Horário: 17:30 

Local: Auditório do PAF-UFBA 

Resumo: O grupo de Reelaboração do Ensino de Física começou seus trabalhos em 1983 e sua proposta de ensino ganhou mais consistência no início dos anos 90 com a publicação de seus três livros para o professor. Sua aplicação em sala de aula, por exigir a construção de uma nova visão de conhecimento físico, de educador e de aprendizado, encontra dificuldades que só podem ser superadas com o abandono da visão propedêutica de ensino. Essa reconstrução da parte do professor e outros atores do processo educacional, também apontada como necessária nos PCNs, na verdade se trata de um processo coletivo, no qual a universidade se apresenta com papel fundamental. Acreditamos que o uso do GREF na sala de aula, mesmo o emprego de partes de sua proposta, já representará um avanço para a melhoria da educação brasileira.

 Título:  Einstein, David Bohm, a física quântica, e o Brasil 

Palestrante: Prof. Olival Freire Jr. (UFBA) 

Data: 01 de novembro (terça feira)

Horário: 17:00 

Local: Auditório do Instituto de Geociências -UFBA.

Resumo: Entre 1951 e 1955, os destinos do físico americano David Bohm, de Albert Einstein, e da pesquisa sobre os fundamentos da teoria quântica se entrecruzaram com a história do Brasil e da física brasileira. Uma extensa correspondência entre David Bohm e Einstein documenta esse período. A análise dessa correspondência, e de seu contexto, iluminam aspectos da história do Brasil e da história da física. O seminário é dedicado a apresentar e comentar essa correspondência.

 Título:  A física dos livros didáticos de 1800 a 2000 

Palestrante: Prof. Wagner Wuo (PUC-SP) 

Data: 27/10 (quinta-feira)

Horário: 17:30 

Local: Auditório do PAF - UFBA. Campus de Ondina 

Resumo: Serão abordados diversos aspectos da física ensinada a partir dos livros didáticos: 

a) As mutações que os livros didáticos sofreram ao longo do século XIX, sobre a influência das correntes filosóficas e do desenvolvimento tecnológico.  

b) As fases de transformação dos livros didáticos de física ao longo do século XX 

c) Uma análise e classificação (tipológica) para os livros didáticos 

d) A evolução dos livros nas últimas décadas e a forma singular proposta para o ensino de física no Brasil. 

 O Experimento de Michelson-Morley e a Relatividade Restrita

Palestrante: Prof. Ricardo Miranda (UFBA)  

Data: 25/10 (terça-feira) 

Horário: 17:00 

Local: Auditório Profa. Yeda Andrade Ferreira - Instituto de Geociências da UFBA

Resumo: O resultado negativo do experimento de Michelson-Morley (1887), realizado para testar a teoria de Fresnel mediante a detecção do movimento da Terra relativo ao éter luminífero, foi, inicialmente, explicado pela hipótese de contração de Lorentz-FitzGerald (1892). Em 1905, ao propor a teoria da Relatividade Restrita, Einstein forneceu uma outra explicação, simplesmente descartando a existência do éter e afirmando a constância da velocidade da luz, em todas as direções, relativamente a Terra. O próprio Einstein, no entanto, reconheceu explicitamente que ambas as explicações eram satisfatórias; a aceitação de sua teoria, em detrimento daquela de Lorentz-Fitzgerald, justificava-se por razões de simplicidade, não havendo critérios experimentais para tal. Em 2002, Miranda, Andion e da Costa (Phys. Essays, 15, 4, p. 422) mostraram que a referida hipótese de contração é satisfatória apenas para uma configuração particular do aparato no citado experimento, falhando para uma configuração genérica; a Relatividade Restrita, por outro lado, explica o resultado do experimento em qualquer caso. 

 Informação Quântica

Palestrante: Prof. Luiz Davidovich (UFRJ)

Local: auditório Leopoldo Amaral da Escola Politécnica

Data: 20/10/05

Hora: 18:30 hs

Resumo: A informação quântica é uma disciplina que tem por objetivo caracterizar, transmitir, armazenar, comprimir e utilizar computacionalmente a informação disponível em estados quânticos. Ela deve seu rápido desenvolvimento nos últimos anos à habilidade, desenvolvida em diversos laboratórios, de controlar e medir sistemas microscópicos simples, à descoberta de algoritmos quânticos rápidos, e ao reconhecimento de que a lei de Moore levará dentro de aproximadamente uma década ao limite de um único átomo para as portas lógicas elementares. A criptografia e os computadores quânticos, que estão entre as principais aplicações, baseiam-se em propriedades sutís e fundamentais do mundo quântico: a perturbação inevitável associada à medida, o princípio de superposição e as propriedades não locais de estados emaranhados. O progresso nessa área está intimamente ligado a um entendimento profundo da mecânica quântica: progressos recentes incluem a proposta e demonstrações experimentais do fenômeno de teleportação, bem como investigações detalhadas do papel da descoerência na transição quântico-clássica. Essa palestra reverá conceitos básicos e desenvolvimentos recentes nessa área, enfatizando a relação estreita entre pesquisa básica e possíveis aplicações.

 Dinâmica dos estômatos em uma folha

Palestrante: Profa. Dra. Carmen Pimentel Cintra do Prado (Instituto de Física da USP)

Data: 29/09/2005 (quinta-feira)

Local: Sala 404 (Instituto de Física - UFBa)

Horário: 16 hs

 A Experiência da Revista na Escola

Palestrante: Prof. Dr. Nelson Studart (Depto. de Física da UFSCar)

Título: A Matemática como Estruturante do Conhecimento Físico

Palestrante: Prof. Dr. Maurício Pietrocola (Instituto de Física da USP)

Dia 22/09 (quinta-feira) às 10 horas na sala 404 

  

  

 Título: Problemas Inversos em Ciência e Tecnologia Espacial

Palestrante: Haroldo Fraga de Campos Velho (LAC-INPE)

Data: 15/09 (quinta-feira)

Horário: 15 hs

Local sala 404 (IF-UFBa)

 Segue abaixo a programação das atividades dos meses de agôsto e setembro, referente ao Ano Mundial da Física

Conferências:

1 . Einstein e a cultura 

Prof. João Zanetic (USP)

Dia: 20/09 às 18:30h

Local: Auditório do CEFET-Ba

Seminários:

1. Fractais em Física: Geometria da Natureza

Prof. José Garcia Miranda (IFUFBA)

Dia: 18/08 às 17:00h

Local: Instituto de Física - sala 404

2. A Física dos Tsunamis 

Prof. Alberto Brum (IFUFBA)

Dia: 01/09 às 17:00h

Local: Instituto de Física - sala 404

3. A Física e o olho humano

Prof. Jorge M. Malbouisson (IFUFBA)

Dia: 08/09 às 17:00h

Local: Instituto de Física - sala 404

4. Oceanografia Física: Qual a importância das correntes oceânicas e como estudá-las?

Prof. Mauro Cirano (IFUFBA)

Dia: 15/09 às 17:00h

Local: Instituto de Física - sala 404

5. A modelagem de sistemas climáticos: Aspectos físicos, numéricos e computacionais

Prof. Clemente Tanajura (IFUFBA)

Dia: 11/10 às 17:00h

Local: Aduditório do Instituto de Geociências

Mini-Cursos (incrições no Instituto de Física, limite de 30 vagas):

1. Como é possível ver os átomos?

Prof. Caio Castilho (IFUFBA)

Dias: 22 e 23/08 às 17:30h

Local: Instituto de Física

2. Uma viagem pela estrutura microscópica da matéria  

Profs. Ângelo Maniero, Edmar Moraes e Frederico Prudente (IFUFBA)

Dias: 03, 10, 17 e 24/09 às 9:00h

Local: Instituto de Física

3. Construção de recursos didáticos experimentais utilizando materiais recicláveis ou de baixo custo par serem utilizados em aula de física 

Prof. Sérgio Esperidião (IFUFBA), Sérgio Borges (Fac. Jorge Amado)

Dias: 13 e 15/09 das 14 às 18h

Local: Instituto de Física

4. Como podemos usar a Física, a Matemática e a Ciência da Computação para modelar sistemas biológicos? 

Profa. Suani Pinho (IFUFBA)

Dias: 20 e 22/09 

Local: Instituto de Física

Mesas - Redondas:

1. Como está o esino médio de física na Bahia?

Profa. Judite Miranda (IFUFBA)

Profa. Maria Cristina M Martins (IFUFBA)

Prof. J. Jande de O. Santos (SINPRO)

Prof. Dan Oliveira Santana (CEFET-BA)

Dia: 24/08 às 17:00h

Local: CEFET-BA

 O Efeito Fotoelétrico

Palestrante: Elias R. de Souza (CEFET - BA)

Data: 16 de dezembro 2005  (sexta-feira)

Horário: 18:00

Local: CEFET-UFBA

  Contando com Einstein o Número de Moléculas num Mol

Palestrante: Niels F. Lima (CEFET - BA)

Data: 15 de dezembro 2005  (quinta-feira)

Horário: 18:00

Local: CEFET-UFBA

 As Partículas Elementares

Palestrante: Prof. Alberto Santoro (UERJ)

Data: 01 de dezembro 2005  (quinta-feira)

Horário: 18:30

Local: Auditório do PAF-UFBA

 

Resumo: A noção de partículas elementares é muito antiga e ilustra de uma certa forma a curiosidade humana sobre nossas origens que se confunde em determinado momento com a origem do universo.  Há muitos séculos os conceitos evoluíram e a medida que as tecnologias foram permitindo também fomos aperfeiçoando os conceitos e o conhecimento sobre os objetos fundamentais da natureza. Hoje o estudo das Partículas Elementares se faz na Física de Altas Energias, com uma instrumentação complexa, os aceleradores de partículas. Estes aceleradores fazem parte do conjunto de ferramentas usadas pelos físicos para estudar as leis fundamentais que regem as interações fundamentais  da natureza e seus tijolos principais.

 

 A Física do Mergulho

Palestrante: Profa. Hebe Queiroz (UFBA)

Data: 29 de novembro 2005  (terça-feira)

Horário: 17:00

Local: Instituto de Física

 

Resumo: O ambiente do mergulho é diferente do nosso habitual, não somente pela falta de suprimento de oxigênio, mas também pelas diferentes, e quase sempre grandes, pressões a que os mergulhadores estão constantemente submetidos. Os efeitos fisiológicos da pressão durante o mergulho podem causar desconforto e até sérios danos à saúde. Apesar disso, são pequenos os índices de acidentes, os quais podem ser evitados com procedimentos simples.Neste seminário serão apresentadas as leis físicas estudadas nos cursos de mergulho autônomo, cujo conhecimento é importante para a realização de um mergulho seguro e agradável

 

 Métodos Físicos para Estudar a História da Física

Palestrante: Prof. Osvaldo Pessoa(USP)

Data: 24 de novembro 2005  (quinta-feira)

Horário: 18:30

Local: Auditório do PAF-UFBA

 

Resumo: A história da ciência pode ser descrita a partir de uma rede de relações causais que ligam unidades de conhecimento científico, chamadas “avanços”, que incluem idéias, experimentos, técnicas, formulações de problemas, dados, etc. Um certo conjunto de avanços pode ser visto como “causando” o surgimento de um novo avanço, com uma certa probabilidade. O estudo de episódios científicos em que ocorrem descobertas independentes permite a formulação de um único “modelo causal” que dê conta das semelhanças e diferenças entre as duas histórias independentes. Como estudo de caso, examinamos o início da ciência do magnetismo na China e Europa. O ponto de partida para a construção desses modelos causais são o conhecimento e a intuição do historiador da ciência. Uma vez postulado um modelo, apresentam-se critérios para se atribuírem probabilidades para as relações causais. O tempo que de fato transcorreu entre dois eventos é tomado com a vida média associada à função de distribuição subjacente, que se supõe exponencial, como nos decaimentos radioativos, apesar de tal suposição ser passível de discussão. Investiga-se como calcular as probabilidades para mais de dois eventos, levando em consideração a composição, disjunção e conjunção de causas. O objetivo geral do método é a representação computacional da base de informações da história da ciência, para posterior teste de teses da área de “teorias de mudança científica”.

 

 Complexidade e Sistemas Climáticos 

Conferencista: Prof. Roberto Andrade (UFBA)

Data: 22 de novembro (terça-feira) 

Horário: 17:00 

Local : Sala 404 - Instituto de Física

Resumo: O estudo da complexidade está focado em propriedades de sistemas com muitos graus de liberdade e com uma evolução que apresenta a formação de padrões ou estruturas espaço-temporais e caóticos. Usamos resultados de diversos estudos desenvolvidos em modelos de criticalidade auto organizada para precipitações pluviométricas e análises de séries históricas de estações meteorológicas do nordeste do Brasil para motivar uma discussão sobre para complexidade em sistemas climáticos. Especial atenção é dedicada à comparação entre os regimes climáticos do nordeste do Brasil com os provindos de regiões temperadas.

  Mulheres em Física

Conferencista: Profa. Marcia Barbosa (UFRGS)

Data: 17 de novembro (quinta-feira) 

Horário: 18:30 

Local : Auditório Leopoldo Amaral - Escola Politécnica  

Resumo:  O percentual de mulheres na física é inferior ao de outras carreiras. Estudos mostram que o crescimento da participação feminina na física é menor do que o observado em outras ciências exatas. Esta participação se torna ainda mais reduzida nos postos mais altos, nas comissões, nos comitês organizadores, nos cargos de direção e em posições de liderança. Neste seminário iremos responder a questões como: Por que as mulheres precisam da física? Por que isto ocorre? O que fazer para aumentar a participação feminina? O que fazer para que as mulheres tenham acesso a posições de liderança? Por que a física precisa das mulheres?

 

 Título:  Aspectos atuais da Teoria Quântica dos Campos  

Conferencista: Prof. Marcelo Gomes (USP

Data: 10 de novembro (quinta-feira) 

Horário: 18:30 

Local : Auditório Leopoldo Amaral - Escola Politécnica 

Resumo: A Teoria quântica de campos (TQC) reúne num mesmo arcabouço a relatividade restrita e a mecânica quântica. Designada inicialmente como uma ferramenta para o estudo das partículas elementares a TQC logo mostrou ter um escopo bem maior, permeando hoje em dia várias áreas da física teórica. Neste seminário procurarei mostrar alguns aspectos do desenvolvimento histórico, os percalços e também os sucessos no estudo da eletrodinâmica quântica e das interações fortes e fracas. Um denominador comum a todas essas teorias é o fato que elas são renormalizáveis o que justifica a aplicação de métodos perturbativos. O mesmo não acontece com a gravitação cuja quantização constitui um dos maiores desafios da física atual. Nessa circunstância tentarei descrever estudos recentes que focalizam a física em distâncias muito pequenas quando efeitos quânticos da gravitação não podem ser desprezados

 Título: A Pesquisa em Ensino de Física no Brasil 

Conferencista: Profa. Anna Maria Pessoa de Carvalho (USP) 

Data: 08 de novembro (terça-feira) 

Horário: 18:30 

Local : Auditório Leopoldo Amaral - Escola Politécnica 

Resumo: Esta palestra pretende mostrar o trabalho desenvolvido pelo grupo da SBF que produziu o livro “FÍSICA PARA O BRASIL: PENSANDO O FUTURO” particularmente sobre o tema: a pesquisa em Ensino de Física. Iniciaremos com um pequeno histórico das origens da pesquisa na área e depois abordaremos três grandes sub-áreas: a pesquisa em alfabetização científica; a tecnologia e o ensino de Física e a pesquisa em formação de professores. Se possível, mostraremos alguns exemplos destas pesquisas.  

 Título: Projeto GREF: história, propostas e práticas 

Palestrante: Profa. Yassuko Hosoume(USP) 

Data: 03 de novembro (quinta feira)

Horário: 17:30 

Local: Auditório do PAF-UFBA 

Resumo: O grupo de Reelaboração do Ensino de Física começou seus trabalhos em 1983 e sua proposta de ensino ganhou mais consistência no início dos anos 90 com a publicação de seus três livros para o professor. Sua aplicação em sala de aula, por exigir a construção de uma nova visão de conhecimento físico, de educador e de aprendizado, encontra dificuldades que só podem ser superadas com o abandono da visão propedêutica de ensino. Essa reconstrução da parte do professor e outros atores do processo educacional, também apontada como necessária nos PCNs, na verdade se trata de um processo coletivo, no qual a universidade se apresenta com papel fundamental. Acreditamos que o uso do GREF na sala de aula, mesmo o emprego de partes de sua proposta, já representará um avanço para a melhoria da educação brasileira.

 Título:  Einstein, David Bohm, a física quântica, e o Brasil 

Palestrante: Prof. Olival Freire Jr. (UFBA) 

Data: 01 de novembro (terça feira)

Horário: 17:00 

Local: Auditório do Instituto de Geociências -UFBA.

Resumo: Entre 1951 e 1955, os destinos do físico americano David Bohm, de Albert Einstein, e da pesquisa sobre os fundamentos da teoria quântica se entrecruzaram com a história do Brasil e da física brasileira. Uma extensa correspondência entre David Bohm e Einstein documenta esse período. A análise dessa correspondência, e de seu contexto, iluminam aspectos da história do Brasil e da história da física. O seminário é dedicado a apresentar e comentar essa correspondência.

 Título:  A física dos livros didáticos de 1800 a 2000 

Palestrante: Prof. Wagner Wuo (PUC-SP) 

Data: 27/10 (quinta-feira)

Horário: 17:30 

Local: Auditório do PAF - UFBA. Campus de Ondina 

Resumo: Serão abordados diversos aspectos da física ensinada a partir dos livros didáticos: 

a) As mutações que os livros didáticos sofreram ao longo do século XIX, sobre a influência das correntes filosóficas e do desenvolvimento tecnológico.  

b) As fases de transformação dos livros didáticos de física ao longo do século XX 

c) Uma análise e classificação (tipológica) para os livros didáticos 

d) A evolução dos livros nas últimas décadas e a forma singular proposta para o ensino de física no Brasil. 

 O Experimento de Michelson-Morley e a Relatividade Restrita

Palestrante: Prof. Ricardo Miranda (UFBA)  

Data: 25/10 (terça-feira) 

Horário: 17:00 

Local: Auditório Profa. Yeda Andrade Ferreira - Instituto de Geociências da UFBA

Resumo: O resultado negativo do experimento de Michelson-Morley (1887), realizado para testar a teoria de Fresnel mediante a detecção do movimento da Terra relativo ao éter luminífero, foi, inicialmente, explicado pela hipótese de contração de Lorentz-FitzGerald (1892). Em 1905, ao propor a teoria da Relatividade Restrita, Einstein forneceu uma outra explicação, simplesmente descartando a existência do éter e afirmando a constância da velocidade da luz, em todas as direções, relativamente a Terra. O próprio Einstein, no entanto, reconheceu explicitamente que ambas as explicações eram satisfatórias; a aceitação de sua teoria, em detrimento daquela de Lorentz-Fitzgerald, justificava-se por razões de simplicidade, não havendo critérios experimentais para tal. Em 2002, Miranda, Andion e da Costa (Phys. Essays, 15, 4, p. 422) mostraram que a referida hipótese de contração é satisfatória apenas para uma configuração particular do aparato no citado experimento, falhando para uma configuração genérica; a Relatividade Restrita, por outro lado, explica o resultado do experimento em qualquer caso. 

 Informação Quântica

Palestrante: Prof. Luiz Davidovich (UFRJ)

Local: auditório Leopoldo Amaral da Escola Politécnica

Data: 20/10/05

Hora: 18:30 hs

Resumo: A informação quântica é uma disciplina que tem por objetivo caracterizar, transmitir, armazenar, comprimir e utilizar computacionalmente a informação disponível em estados quânticos. Ela deve seu rápido desenvolvimento nos últimos anos à habilidade, desenvolvida em diversos laboratórios, de controlar e medir sistemas microscópicos simples, à descoberta de algoritmos quânticos rápidos, e ao reconhecimento de que a lei de Moore levará dentro de aproximadamente uma década ao limite de um único átomo para as portas lógicas elementares. A criptografia e os computadores quânticos, que estão entre as principais aplicações, baseiam-se em propriedades sutís e fundamentais do mundo quântico: a perturbação inevitável associada à medida, o princípio de superposição e as propriedades não locais de estados emaranhados. O progresso nessa área está intimamente ligado a um entendimento profundo da mecânica quântica: progressos recentes incluem a proposta e demonstrações experimentais do fenômeno de teleportação, bem como investigações detalhadas do papel da descoerência na transição quântico-clássica. Essa palestra reverá conceitos básicos e desenvolvimentos recentes nessa área, enfatizando a relação estreita entre pesquisa básica e possíveis aplicações.

 Dinâmica dos estômatos em uma folha

Palestrante: Profa. Dra. Carmen Pimentel Cintra do Prado (Instituto de Física da USP)

Data: 29/09/2005 (quinta-feira)

Local: Sala 404 (Instituto de Física - UFBa)

Horário: 16 hs

 A Experiência da Revista na Escola

Palestrante: Prof. Dr. Nelson Studart (Depto. de Física da UFSCar)

Título: A Matemática como Estruturante do Conhecimento Físico

Palestrante: Prof. Dr. Maurício Pietrocola (Instituto de Física da USP)

Dia 22/09 (quinta-feira) às 10 horas na sala 404 

  

  

 Título: Problemas Inversos em Ciência e Tecnologia Espacial

Palestrante: Haroldo Fraga de Campos Velho (LAC-INPE)

Data: 15/09 (quinta-feira)

Horário: 15 hs

Local sala 404 (IF-UFBa)

 Segue abaixo a programação das atividades dos meses de agôsto e setembro, referente ao Ano Mundial da Física

Conferências:

1 . Einstein e a cultura 

Prof. João Zanetic (USP)

Dia: 20/09 às 18:30h

Local: Auditório do CEFET-Ba

Seminários:

1. Fractais em Física: Geometria da Natureza

Prof. José Garcia Miranda (IFUFBA)

Dia: 18/08 às 17:00h

Local: Instituto de Física - sala 404

2. A Física dos Tsunamis 

Prof. Alberto Brum (IFUFBA)

Dia: 01/09 às 17:00h

Local: Instituto de Física - sala 404

3. A Física e o olho humano

Prof. Jorge M. Malbouisson (IFUFBA)

Dia: 08/09 às 17:00h

Local: Instituto de Física - sala 404

4. Oceanografia Física: Qual a importância das correntes oceânicas e como estudá-las?

Prof. Mauro Cirano (IFUFBA)

Dia: 15/09 às 17:00h

Local: Instituto de Física - sala 404

5. A modelagem de sistemas climáticos: Aspectos físicos, numéricos e computacionais

Prof. Clemente Tanajura (IFUFBA)

Dia: 11/10 às 17:00h

Local: Aduditório do Instituto de Geociências

Mini-Cursos (incrições no Instituto de Física, limite de 30 vagas):

1. Como é possível ver os átomos?

Prof. Caio Castilho (IFUFBA)

Dias: 22 e 23/08 às 17:30h

Local: Instituto de Física

2. Uma viagem pela estrutura microscópica da matéria  

Profs. Ângelo Maniero, Edmar Moraes e Frederico Prudente (IFUFBA)

Dias: 03, 10, 17 e 24/09 às 9:00h

Local: Instituto de Física

3. Construção de recursos didáticos experimentais utilizando materiais recicláveis ou de baixo custo par serem utilizados em aula de física 

Prof. Sérgio Esperidião (IFUFBA), Sérgio Borges (Fac. Jorge Amado)

Dias: 13 e 15/09 das 14 às 18h

Local: Instituto de Física

4. Como podemos usar a Física, a Matemática e a Ciência da Computação para modelar sistemas biológicos? 

Profa. Suani Pinho (IFUFBA)

Dias: 20 e 22/09 

Local: Instituto de Física

Mesas - Redondas:

1. Como está o esino médio de física na Bahia?

Profa. Judite Miranda (IFUFBA)

Profa. Maria Cristina M Martins (IFUFBA)

Prof. J. Jande de O. Santos (SINPRO)

Prof. Dan Oliveira Santana (CEFET-BA)

Dia: 24/08 às 17:00h

Local: CEFET-BA

Data: 02/06/2022 (Quinta-feira)

Horário: 14:00 – 18:30

Local: Sala de Seminários do IF-UFBA

Link para acesso remoto: https://meet.google.com/wpz-vhoa-thr

Chair da Sessão: Prof. Dr. Thiago Albuquerque de Assis Apresentações:

1 – Título: Aplicações de Física a Ciências Ambientais (14:00) Prof. Dr. Fábio David Alves Aarão Reis (Instituto de Física - UFF-RJ)

2 – Título: Expoentes do modelo KPZ: Uma solução final? (14:40) Prof. Dr. Fernando Albuquerque de Oliveira (Instituto de Física – UFBA)

3 – Título: Conexão entre o expoente de rugosidade global e a dimensão fractal em modelos das classes KPZ e VLDS (15:20) Dr. Edwin Edgar Mozo Luis (Egresso - Instituto de Física – UFBA)

4 – Título: Random planar curves and Schramm-Loewner evolution (16:00) Prof. Dr. Caio Porto de Castro (Instituto de Física – UFBA) Intervalo (16:40 – 17:00)

5 – Título: Noções de Inteligência Computacional com Aplicações em Instrumentação (17:00) Prof. Dr. Eduardo Furtado de Simas Filho (Escola Politécnica – UFBA)

6 – Título: Simulação do Enrugamento Cinético no crescimento de Interfaces Usando Aprendizado de Maquina (17:40) Bassem Youssef Makhoul Junior (Escola Politécnica – UFBA)