Instituto de Física

Universidade Federal da Bahia

Seminários realizados em 2008

 Mini curso: Introdução à Informação Quântica

Professor: Dr. Ardiley Torres Avelar (Instituto de Física da UFG)

Datas:17 e 18 de Dezembro de 2008

Horário:14:30 horas

LocalSala 413 do Instituto de Física

Resumo: Apresentaremos conceitos básicos de mecânica quântica que são fundamentais para o estudo de informação quântica e computação quântica. Especificamente, discutiremos a criptografia quântica (protocolo BB84, teletransporte quântico, codificação superdensa, algoritmo de Deutsch, etc). Por último, introduzimos alguns sistemas físicos usados na implementação da computação quântica: eletrodinâmica de cavidades, de circuito e eletromecânica quântica

 

 The Einstein Bell thought experiment as the experimentum crucis for the interpretation of quantum mechanics

Palestrante: Christoph Lehner (Diretor do projeto History of Quantum Physics – Max Planck Institut für Wissenchaftsgeschichte – Berlim – Alemanha)

Data: 09/12/2008 (terça-feira)  

Horário: 17:00 horas 

Local: Sala 404 do Instituto de Física

Resumo: Einstein proposed a rather simple thought experiment to criticize the Copenhagen interpretation of quantum mechanics, which, however, got "buried under learnedness" in the published Einstein‐Podolsky‐Rosen paper. This argument and its sharpening by John S. Bell will be presented as a tool to analyze interpretations of quantum mechanics. One is lead to a grouping of interpretations in three classes: anti‐realist interpretations, non‐local interpretations, and Everettian  ("many‐worlds") interpretations. I argue that the third class needs to be taken quite seriously, if for no other reason than the unattractiveness of its alternatives.

 

 Desenvolvimento de um espectrômetro infravermelho para o estudo de novos materiais destinados à Energia Solar

Palestrante: Prof. Denis Gilbert Francis David (IF-UFBA)

Data: 11/12/2008 (quinta-feira)  

Horário: 16:00 horas 

Local: Sala 404 do Instituto de Física

Resumo: O estudo de novos materiais para a Energia Solar necessita da caracterização das propriedades ópticas desses materiais do próximo ultravioleta até o  infravermelho longo. O LaPO já dispunha de um espectrômetro cobrindo a faixa do visível, mas nenhum no infravermelho. Foi então necessário desenvolver um instrumento cobrindo a faixa de 1 µm a 25 µm. Com esse novo espectrômetro, foram caracterizados o óxido de estanho dopado pelo flúor e também on nitreto de índio. Nesse seminário, apresentaremos o espectrômetro desenvolvido no LaPO, como também os métodos de interpretação dos espectros obtidos. Concluiremos com as perspectivas de melhoria do instrumento, em particular no sentido de determinar a emissividade e o coeficiente de absorção de revestimentos e materiais opacos por métodos foto-térmico e fotoacústico.

 

 Escalonamento Linear - Uma Perspectiva para o Tratamento Mecânico-Quântico  de Macro- Moléculas

Palestrante: Prof. Kleber Carlos Mundim (IQ-UnB)

Data: 25/11/2008 (terça-feira)  

Horário: 16:00 horas 

Local: Sala 404 do Instituto de Física

Resumo: Este estudo visa desenvolver metodologias alternativas baseadas nos  métodos “ab-initio” e semi-empíricos para o estudo de sistemas moleculares de interesse biológicos. Inicialmente será feita uma  revisão das metodologias atuais e em seguida serão apresentadas as tendências mundiais nesta área do conhecimento. Finalmente serão introduzidos um conjunto de metodologias e procedimentos alternativos visando o escalonamento linear dos métodos mecânico quântico destacando as perspectivos do seu no desenho de novos fármacos.

 

 O Método de Quantização Canônica de Sistemas Vinculados

Palestrante: Flávio Jamil S. Ferreira (Mestrando, IF-UFBA)

Data: 30/10/2008 (quinta-feira)  

Horário: 16:00 horas 

Local: Sala 404 do Instituto de Física

Resumo: O tratamento de modelos clássicos e pseudoclássicos para partículas relativísticas sem massa tem sido profundamente discutido nos últimos anos. Os modelos de partículas relativísticas com spin 1/2 e massa nula proporcionam dificuldades peculiares no processo de quantização canônica. As soluções existentes são baseadas em uma quantização quasecanônica que consiste de uma hibridização dos métodos de quantização canônica e de Dirac. Neste trabalho foi realizada esse tipo de quantização, de forma que o setor de uma única partícula numa teoria quântica de campo pode ser encontrado.

 

 Preparação de nanomateriais para nanocompósitos

Palestrante: Prof. Fabiano Vargas Pereira (Departamento de Ciências Exatas e da Terra - UNEB)

Data: 21/10/2008 (terça-feira)  

Horário: 16:00 horas 

Local: Sala 404 do Instituto de Física

Resumo: Nesse seminário serão apresentadas algumas linhas de pesquisa desenvolvidas no Grupo de Pesquisa em Materiais Avançados e Poliméricos (GMAP), da Uneb, em especial aquelas relacionadas com a preparação de nanocompósitos em polímeros. Serão abordados inicialmente alguns tópicos de cristais líquidos poliméricos e a síntese de nanomateriais para nanocompósitos. Entre os nanocompósitos com matrizes poliméricas serão apresentados dois tipos distintos: aqueles preparados com argilas modificadas quimicamente (organofílicas) e com nanowhiskers de celulose preparados em nosso grupo a partir de fibras de sisal. O seminário abordará igualmente algumas propriedades apresentadas pelos whiskers bem como algumas possíveis aplicações.

 

 Spectroscopy of atoms under confinement

Palestrante: Prof. P. K. Mukherjee (Universidade de Calcutá, India)

Data: 16/10/2008 (quinta-feira)  

Horário: 16:00 horas 

Local: Sala 404 do Instituto de Física

Resumo: Spectroscopic properties of atomic systems under external confinements like a charge neutral background will be discussed.Non relativistic and relativistic methodologies will be used to find the change in properties like the ionisation potential, excitation energies,oscillator strengths and transition probabilities of different systems under weakly and strongly coupled plasma. Emphasis will be given to cases where laser plasma experimental data exist. Spectral line shifts of atoms under liquid helium will be discussed as a special case of external confinement.

 

 Espectroscopia Eletrônica e de Massa Aplicado a Sistemas de Interesse Biológico Utilizando Radiação Síncrotron

Palestrante: Prof. Ricardo dos Reis Teixeira Marinho (ICADS - UFBA)

Data: 02/10/2008 (quinta-feira)  

Horário: 16:00 horas 

Local: Sala 404 do Instituto de Física

Resumo: Espectroscopia eletrônica dos níveis de caroço envolve um conjunto de técnicas bastante aplicadas ao estudo de sólidos,  gases e recentemente a sistemas líquidos. Em geral, essas técnicas fornecem informações específicas da estrutura eletrônica dos átomos do sistema em estudo de tal maneira que é possível distinguir, por exemplo, a resposta dos átomos que estão na superfície ou no estado de bulk de um sólido ou um aglomerado atômico. Assim, além das informações específicas que podem ser obtidas dos deslocamentos químicos em energia, é possível investigar a dependência de algumas propriedades físicas em função da distância dos átomos ionizados da superfície. Por outro lado, ao invés de medirmos a energia cinética dos fotoelétrons, podemos estudar processos de fotofragmentação utilizando um espectrômetro de massa por tempo de vôo – que mede o tempo que os íons produzidos levam para percorrer uma distância pré-definida permitindo, dessa forma, determinar a relação massa/carga dos fragmentos produzidos. Nesse seminário, serão apresentados e discutidos alguns resultados experimentais que utilizaram técnicas de espectroscopia eletrônica dos níveis de caroço e de massa no estudo de moléculas de interesse biológico, como por exemplo estudos de soluções aquosas de glicina em função do pH utilizando espectroscopia eletrônica e radiação síncrotron. Também serão discutidos resultados recentes da fotodegradação de amino ácidos em função da dosagem de radiação síncrotron que faz parte de um projeto que está sendo implementado junto ao IF–UFBA.

 

 Dinâmica molecular: da molécula de água ao nanotubo

Palestrante: Prof. Eudes E. Fileti (Centro de Ciências Naturais e Humanas Universidade Federal do ABC)

Data: 11/09/2008 (quinta-feira)  

Horário: 16:00 horas 

Local: Sala 404 do Instituto de Física

Resumo: Dinâmica molecular consiste numa das mais poderosas técnicas de investigação teórica em ciências dos materiais. Nesse seminário examinaremos alguns detalhes importantes desta técnica e analisaremos alguns resultados recentes, indo da água líquida aos nanotubos hidratados.

 

 O experimento LHCb: Charme, Beleza, violação de simetria CP e Física além do Modelo Padrão

Palestrante: Antonio Augusto Alves Junior (Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas - CBPF)

Data: 11/09/2008 (quinta-feira)  

Horário: 10:00 horas 

Local: Sala 404 do Instituto de Física

Resumo: O LHCb é um dos quatro experimentos do Large Hadron Collider (LHC), o gigantesco acelerador de partículas que está sendo construído no CERN, na Suíça, e entrará em funcionamento em algumas semanas. Embora o LHCb tenha sido projetado para medir a produção e os decaimentos de partículas com o quark Bottom, seu potencial para realização de medidas de alta precisão de observáveis importantes correspondentes ao quark Charm é extremamente grande. O objetivo do seminário é discutir alguns dos diversos ingredientes envolvidos na realização de medidas de desses decaimentos  no LHCb e o impacto de seus resultados no Modelo Padrão das Interações Fundamentais.  Assim, serão revisados a fenomenologia básica da mistura de sabores e violação da simetria de conjugação de carga e paridade (CP).  A detecção de decaimentos raros e a sua conexão com a caracterização de evidências para "Física Nova" também será comentada. Os recursos técnicos mais relevantes do LHC e LHCb para realização dessas medidas bem como o "status" experimental dos principais observáveis também serão discutidos.

 

 Um Modelo de Ensino e Aprendizagem a Partir do Conceito de Experiência em Peirce

Palestrante: Profa. Dra. Ana Maria Caldeira (Depto. de Educação, Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho (UNESP, Campus de Bauru)

Data: 03/09/2008 (quarta-feira)  

Horário: 08:00 horas 

Local: Sala 404 do Instituto de Física

 

 Ideas de Naturaleza de Niños y Niñas: Un Estudio Comparado

Palestrante: Profa. Dra. Adela Molina (Universidad Distrital Francisco José de Caldas Colombia)

Data: 27/08/2008 (quarta-feira)  

Horário: 10:00 horas 

Local: Sala 404 do Instituto de Física

 

 A Política de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Estado da Bahia. 

Palestrantes: Profa. Dora Leal Rosa (Diretora Geral da FAPESB)

Prof. Elias Ramos de Souza (Diretor de Inovação da FAPESB)

Data: 21/08/2008 (quinta-feira)  

Horário: 10:00 horas 

Local: Sala 404 do Instituto de Física

 

 Estruturas Algébricas em Computação Quântica e Informação Quântica

Palestrante: Marco Antônio Silva Trindade (Doutorando do Instituto de Física -UFBA)

Data: 19/06/2008 (quinta-feira)  

Horário: 16:00 horas 

Local: Sala 404 do Instituto de Física

Resumo: A teoria da computação quântica e da informação quântica é, atualmente, bem compreendida para sistemas bipartites. Todavia, para sistemas multipartites, muitos problemas encontram-se ainda em discussão. Um dos fatores que contribuem para dificultar a análise de tais sistemas é que muitas das técnicas aplicadas não são generalizáveis de forma imediata. Isso tem motivado o desenvolvimento de outras formulações que não possuem como pano de fundo a estrutura de espaço de Hilbert. Neste seminário discutiremos a utilização de certas estruturas algébricas na teoria da computação quântica e da informação quântica. Em particular tópicos como emaranhamento quântico multipartite, operações locais com comunicação clássica e correção quântica de erro serão abordados.

 

 O Estudo de Sistema Quânticos Confinados Usando Métodos Variacionais: Uma Revisão

Palestrante: Prof. Frederico Vasconcelos Prudente (Instituto de Física -UFBA)

Data: 12/06/2008 (quinta-feira)  

Horário: 16:00 horas 

Local: Sala 404 do Instituto de Física

Resumo: Sistemas quânticos confinados, isto é, partículas ou sistemas de partículas que têm seus movimentos limitados a uma determinada região do espaço, têm recebido atenção desde o início da Teoria Quântica. As propriedades físicas e químicas dos objetos confinados são modificadas com relação aos objetos livres tanto devido ao confinamento espacial como a outros fatores advindos do meio como, por exemplo, o campo eletromagnético, ligações químicas não saturadas, etc. Nos últimos anos, o interesse nesta área tem crescido bastante devido ao grande conjunto de fenômenos e processos físicos que podem ser caracterizados ou entendidos como sistemas quânticos confinados e que têm grande aplicação tecnológica. Os sistemas quânticos confinados são importantes, por exemplo, em átomos e moléculas em cavidades como peneiras moleculares de zeólitas, fulerenos ou meio solvente; em bolhas formadas em torno de átomos e moléculas em hélio líquido; em estruturas semicondutoras na escala mesoscópica, como os átomos e moléculas artificiais e pontos quânticos; em átomos sob pressão que são importantes para o entendimento do interior de planetas, entre outros. Do ponto de vista teórico, diferentes metodologias teórico-computacionais têm sido empregadas para estudar sistemas quânticos confinados. Em particular, métodos baseados no formalismo variacional que expandem a função de onda em um conjunto de funções de base como, por exemplo, os métodos da representação da variável discreta, do elemento finito e Monte Carlo quântico com funções correlacionadas têm sido empregados com sucesso para tratar sistemas com poucos elétrons. No presente trabalho nosso objetivo é apresentar uma revisão de aplicações dessa classe de métodos a sistemas quânticos confinados típicos como o átomo de hidrogênio e o ponto quântico com dois elétrons, discutindo as vantagens e desvantagens de cada um deles.

 

 O modelo de Ising numa cadeia linear com interação de longo alcance

Palestrante: Edgar Marcelino de Carvalho Neto (Mestrando do Instituto de Física da UFBA)

Data: 05/06/2008 (quinta-feira)  

Horário: 16:00 horas  (2a palestra)

Local: Sala 404 do Instituto de Física

Resumo: O modelo de Ising visa descrever o comportamento de sistemas constituídos por spins interagentes na presença ou na ausência de um campo magnético externo. Isto é feito com o auxílio do formalismo de Gibbs da Mecânica Estatística (especificamente o ensemble canônico). Este modelo tem larga aplicação na descrição de sistema onde cada grau de liberdade pode ocupar apenas dois estados distintos. A primeira solução analítica para este modelo foi feita por Ising em uma cadeia linear com interações de primeiros vizinhos. Outra importante foi a de Onsager na rede quadrada, também com aproximação de primeiros vizinhos. A cadeia linear com interações de longo alcance não tem solução analítica, por conta disto métodos computacionais são propostos para estudar esse problema. Neste seminário apresentaremos uma adaptação do método de matriz de transferência e sua aplicação para obtenção de resultados numa cadeia linear com interação de longo alcance. Este método, que foi originalmente desenvolvido para descrever uma situação ferromagnética, será adaptado para o tratamento de outras situações, como: antiferromagnética, com constantes de acoplamento alternadas

 

 Estudo de propriedades de escala no escoamento de fluido em meio poroso modelado por empacotamento Apoloniano.

Palestrante: Rafael Sousa de Oliveira (Mestrando do Instituto de Física da UFBA)

Data: 05/06/2008 (quinta-feira)  

Horário: 16:00 horas  (1a palestra)

Local: Sala 404 do Instituto de Física

Resumo: O escoamento de fluidos em meios porosos é de grande importância em muitas situações práticas que vão desde a recuperação de petróleo aos reatores químicos e tem sido objeto de estudo a um bom tempo em diversos campos da ciência e da engenharia. Em muitas situações práticas de análise de escoamentos em meios porosos é necessário um conhecimento de como a vazão varia em função da diferença de pressão. A determinação desta relação, só é possível conhecendo-se alguma grandeza física que representa a resistência do meio poroso ao escoamento. Esta resistência pode ser expressa de diversas maneiras, como por exemplo, para escoamento de fluidos de fase única, pelo fator de atrito ou pela permeabilidade de Darcy. Simulações computacionais baseadas em detalhados modelos de geometria porosa e fluxo de fluido tem sido usadas para predizer coeficientes de permeabilidade assim como avaliar correlações semiempíricas obtidas para materiais porosos reais. Na parte inicial deste trabalho estamos interessados em encontrar coeficientes de permeabilidade para um meio poroso modelado por empacotamento Apoloniano.

 

  Medidas de não-classicalidade e emaranhamento de estados não clássicos do campo de radiação

Palestrante: Érico Gonçalves de Figueiredo (Mestrando do Instituto de Física da UFBA)

Data: 29/05/2008 (quinta-feira)  

Horário: 16:00 horas  (2a palestra)

Local: Sala 404 do Instituto de Física

Resumo: Estados quânticos do campo de radiação apresentam diversas propriedades não-clássicas tais como Estatística sub-Poissoniana e Compressão de Ruído de Quadratura. Em geral esses comportamentos não ocorrem simultaneamente, levantando a questão sobre a possibilidade de quantificar o grau de não-classicalidade dos estados quânticos. Em sistemas de duas ou mais partes, aparecem também estados emaranhados, fundamentais para aplicações modernas como tele transporte, com relevância para a computação quântica. Apresentaremos alguns estados não clássicos do campo de radiação e algumas medidas de não-classicalidade. Para sistemas de duas partes discutiremos medidas de emaranhamento e buscaremos a relação com medidas de não-classicalidade para algumas famílias de estados puros.

 

 Sobre duas classes de sistemas mecânico-quânticos espacialmente confinados

Palestrante:  João Cláudio Costa Pereira (Mestrando do Instituto de Física da UFBA)

Data: 29/05/2008 (quinta-feira)  

Horário: 16:00 horas (1a palestra)

Local: Sala 404 do Instituto de Física

Resumo: Sistemas mecânicos-quânticos confinados espacialmente vêm sendo alvo de estudo por muitos autores interessados em descrever e entender fenômenos físicos que surgem devido ao confinamento. Para tanto, é necessário ter modelos teóricos que possam descrever tais sistemas e determinar funções de estados que leve em conta a forma geométrica do confinamento, isto é, funções, por exemplo, que se anulem na fronteira do confinamento. De uma forma geral é possível classificar os modelos teóricos de sistemas quânticos confinados em duas classes: uma classe que consiste em modificar o Hamiltoniano associado ao sistema livre com adição de um potencial que simula as condições do confinamento espacial obtendo-se a solução para esse Hamiltoniano modificado, e outra classe que consiste em usar as soluções de Hamiltoniano do sistema livre incorporando as condições de contorno do confinamento na combinação linear dessas soluções. Apresentaremos neste trabalho esses modelos teóricos com algumas aplicações especificas.

 

 Determinação Teórica da Curva de Energia Potencial da Molécula LiH usando Metodologias Ab Initio

Palestrante: Manuela Souza Arruda (Mestranda do Instituto de Física da UFBA)

Data: 15/05/2008 (quinta-feira)  

Horário: 16:00 horas  

Local: Sala 404 do Instituto de Física

Resumo: No estudo de moléculas é possível separar a equação de Schrödinger, via a aproximação de Born-Oppenheimer, em duas: uma relacionada com a parte nuclear e a outra com o movimento eletrônico. A equação para os núcleos descreve os fenômenos da dinâmica molecular, incluindo o movimento vibracional e rotacional, os estados metaestáveis, processos de fotodissociação e o espalhamento elástico, inelástico e reativo de moléculas. Neste contexto, a interação entre os núcleos é descrita por uma Curva de Energia Potencial (CEP), no caso de uma molécula diatômica, que detém a informação de um particular estado eletrônico do sistema molecular e da repulsão entre os núcleos. A equação de Schrödinger eletrônica descreve o movimento dos elétrons em uma dada configuração nuclear. A sua solução, que pode ser obtida por métodos de correlação eletrônica pós-Hartree-Fock, permite a determinação do autovalor de energia do estado eletrônico de interesse. As CEPs são então construídas a partir da solução do problema eletrônico para diferentes geometrias nucleares. Neste trabalho, nós calculamos a PEC do estado eletrônico fundamental da molécula LiH usando o método de Interação de Configurações (CI). Estes cálculos são realizados empregando como orbitais atômicos a família de funções de base Gaussianas correlacionada-consistentes de Dunning (cc-pVXZ, onde X=D, T e Q) e bases aumentadas com funções difusas (aug-cc-pVXZ, onde X=D, T e Q). Finalmente, as constantes espectroscópicas de tal estado e os níveis vibracionais associados são obtidas. Nossos resultados são comparados com resultados experimentais e teóricos previamente publicados na literatura.

 

 A Complexidade das Taxas de Câmbio no Brasil

Palestrante: Marcus Fernandes da Silva (Mestrando do Instituto de Física da UFBA)

Data: 15/05/08 (quinta feira)

Local: sala 404 do Instituto de Física

Hora: 16:00 h

Resumo: Podemos definir taxas de câmbio como sendo o mercado de trocas de moedas entre países. O foco deste trabalho é o mercado de conversão de moedas entre o Brasil e os Estados Unidos entre dois períodos distintos: o câmbio fixo (entre 1995 e 1998) e o câmbio flutuante (a partir de 1999). No câmbio fixo as taxas de câmbio são “impostas” pelo Banco Central ao mercado, já no flutuante as taxas emergem do mercado sem uma intervenção direta do Banco Central. Do ponto de vista da física estatística este sistema pode ser considerado como uma típica transição entre uma dinâmica determinística e uma estocástica. De forma que analisando esta transição podemos avaliar como emergem os padrões de auto-oganização do mercado financeiro. Isto está sendo investigado a partir da caracterização das séries temporais da flutuação cambiais, mediante o cálculo do expoente de Hurst. Tal índice traz informações sobre a persistência nas flutuações de séries estocásticas. Além disso, será feita uma pequena explanação sobre a complexidade do mercado de câmbio e a influência deste na economia brasileira. 

 

 Limiar da reinfecção: teoria e aplicações em epidemiologia e biologia das populações de patogêneos.

Palestrante: Dra. Maria Gabriela M. Gomes (Instituto Gulbenkian de Ciência - Portugal)

Data: 22/04/08 (terça feira)

Local: sala 404 do Instituto de Física

Hora: 16:00 h

Resumo: O limiar da reinfecção foi introduzido na epidemiologia das doenças infecciosas em 2004. Diversas aplicações tem sido propostas, algumas das quais estão já demonstradas. Primeiro, populações que sustêm transmissão acima deste limiar, tendem a ser insensíveis a vacinação, levando a um simples mecanismo explicativo para a variabilidade na eficácia da BCG. Segundo, o limiar da reinfecção surge com um papel regulador na diversidade de patogêneos, levando a um possível mecanismo para o padrão evolutivo da gripe. Na pertussis, o mesmo limiar determina a ocorrência da incidência máxima da doença em regiões de transmissibilidade intermediária e, na malária, leva-nos a identificar um limiar da erradicação em regiões de transmissão baixa ou moderada. O limiar da reinfecção oferece explicação a um conjunto crescente de inconsistências observadas em doenças infecciosas e pode ser manipulado por intervenções devidamente desenhadas. Esta utilidade prática, que é talvez o aspecto mais excitante, está inteiramente por explorar.

 

 Soluções Exatas da Cosmologia de Brans-Dicke com o Termo Cosmológico Variável

Palestrante: Agostinho Ernani Montenegro Jr (Doutorando do Instituto de Física - UFBA)

Data: 10/04/08 (quinta feira)

Local: sala 404 do Instituto de Física

Hora: 16:00 h

Resumo: Apresentamos soluções cosmológicas da teoria de Brans-Dicke, na qual impomos as condições que a densidade de energia do vácuo e a “constante” gravitacional caem linearmente com o parâmetro de Hubble. Uma das soluções, com parâmetro de desaceleração constante, apresenta uma razão constante entre as densidades de energia do vácuo e da matéria, jogando luz, portanto, sobre o problema da coincidência cósmica. Encontramos, também, mais três soluções com parâmetro de desaceleração variável, nas quais a energia do vácuo é negativa. Duas delas não são aceitáveis do ponto de vista observacional, por apresentarem parâmetro de desaceleração sempre negativo ou sempre positivo, respectivamente. A terceira delas leva, para tempos longos, a uma densidade relativa de matéria constante, o que também constitui uma possível solução para o problema da coincidência cósmica.

 

 Estudo do Ferromagnetismo em Semicondutores Magnético Diluídos Aplicados ao GaMnAs

Palestrante: Rogério da Silva Neves (Doutorando do Instituto de Física - UFBA)

Data: 10/04/08 (quinta feira)

Local: sala 404 do Instituto de Física

Hora: 16:00 h

Resumo: Com a descoberta da transição ferromagnética em Ga1-xMnxAs em temperaturas excedendo 100K, o interesse em investigar as propriedades físicas dos semicondutores magnéticos diluídos (DMS) foi intensificada, tendo em vista o seu grande potencial em aplicações de dispositivo spintrônico. Em nosso estudo, consideramos que as impurezas substitucionais Mn no semicondutor GaAs, apresentam um momento angular local nulo, momento de spin S = 5/2 e buracos moderadamente ligados. Com base na aproximação do campo médio, estudamos o fenômeno de ferromagnetismo neste semicondutor, considerando os buracos numa banda de impureza e sua interação de troca com spin de Mn. Calculamos a magnetização espontânea e avaliamos a temperatura crítica TC em função da constante de acoplamento magnético, da concentração de impurezas e da compensação. Utilizamos um formalismo proposto por Matsubara e Toyozawa no cálculo da configuração média para uma distribuição de spins de impurezas Mn com desordem espacial. Os resultados obtidos apresentaram-se melhores para médias concentrações (sistemas na fase metálica), concordando bem com resultados experimentais e outros resultados teóricos, indicando a um comportamento característico na fase ferromagnética. Embora ainda exista uma grande incerteza na determinação do valor exato da constante de acoplamento magnético, considerado em trabalhos teóricos, acreditamos que nosso método é de grande utilidade no entendimento das propriedades físicas deste material.

 

 Contribuição da Física de Superfícies aos Estudos em Catálise Heterogênea: Um Pouco do Passado e Perspectivas Futuras.

Palestrante: Prof. Caio Mário Castro de Castilho  (Instituto de Física - UFBA)

Data: 03/04/08 (quinta feira)

Local: sala 404 do Instituto de Física

Hora: 16:00 h

Resumo: Para muitas pessoas, Física de Superfícies corresponde a uma área do conhecimento onde, sob condições de ultra-alto vácuo, superfícies ordenadas são estudadas. A despeito disto, não há dúvidas de que experimentos conduzidos em tais condições têm contribuído significativamente para a compreensão de fenômenos de Catálise Heterogênea. No entanto, é forçoso reconhecer que as condições prevalentes nos experimentos típicos da Física de Superfícies, realizados no período entre o início da década de 60 do século passado e o início do presente século, guardam pouca ou nenhuma correspondência com as condições em que ocorrem as reações químicas em reatores industriais. Numa outra direção, os fenômenos fisiológicos diretamente ligados a organismos vivos e que dependem de trocas realizadas em interfaces, por sua vez também diferem significativamente das condições tradicionais dos experimentos em Física de Superfícies. Neste seminário abordaremos, sucinta e brevemente, alguns sucessos decorrentes de investigações em Física de Superfícies para esclarecimento de fenômenos que ocorrem no “mundo real”, ao tempo em que serão apresentadas algumas novas perspectivas que começam a surgir no sentido de explorar experimentalmente fenômenos que ocorrem em condições mais próximas daquelas de interesse prático.

 

 Sistemas contendo centenas de átomos e milhares de elétrons: Um tratamento baseado em primeiros princípios

Palestrante: Prof. Roberto Rivelino de Melo Moreno (Instituto de Física -UFBA)

Data: 27/03/08 (quinta feira)

Local: sala 404 do Instituto de Física

Hora: 16:00 h

Resumo: Neste seminário mostraremos como é possível resolver os problemas de sistemas moleculares estendidos (e.g., agregados, nanoestruturas e líquidos) a partir de métodos teóricos baseados em primeiros princípios. Uma breve discussão será feita sobre as aproximações fundamentais usadas para o tratamento desses sistemas. O formalismo de Kohn-Sham para a Teoria do Funcional da Densidade (DFT) será revisitado. Nosso foco principal é a determinação de propriedades estruturais, eletrônicas e óticas de materiais nanoestruturados sob a influência de um meio externo. Discutiremos nossos resultados mais recentes obtidos com aplicações da DFT.

 

 Ensino de ciências nas séries iniciais

Palestrante: Prof. Dr. Ernst Hamburger (Instituto de Física - USP)

Data: 14/03/08 (sexta feira)

Local: sala 404 do Instituto de Física

Hora: 18:00 h

 

 Persistence in Ecological Modelling.

Palestrante: Prof. H. I. Freedman (University of Alberta - Canada) 

Data: 24/01/2008 (quinta-feira)

Local: sala 404 - Instituto de Física

Horário: 16:00 hs

Resumo:  After defining various forms of persistence and delineating some important  theorems,  persistence theory is applied to various ecological criteria in order to obtain criteria for the existence over long periods of time for all populations.  Specific examples will be given for three species food chains, populations with group defence, predator-prey systems modified by a parasite, and migrating animal herds.

 

Data e hora: 
2008