Instituto de Física

Universidade Federal da Bahia

Projetos de Extensão

Olimpíada Brasileira de Física  - OBF

Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas - OBFEP

Curso de extensão em Astronomia

Roda com Ciência

Fisiamigxs: um perfil de divulgação científica produzido por estudantes do Instituto de Física

Ciências e para Além das Ciências

Ciências na história: ciclo de seminários e produção de mídias digitais

Laboratório didático de Física de baixo custo utilizando a plataforma Arduino

Emergência, Caos e Complexidade: polissemias e desconstruções

Ciência em Pauta

 

 


 

Olimpíada Brasileira de Física  - OBF

 

A Olimpíada Brasileira de Física (OBF) é um projeto da Sociedade Brasileira de Física (SBF), destinado a estudantes do ensino médio e duas últimas séries do ensino fundamental. A Olimpíada foi criada em 1999 e desde então vem acontecendo anualmente, envolvendo a cada ano mais estudantes e escolas em todo País - de onze estados na primeira edição a participação atinge, desde 2005, os 26 estados e o Distrito Federal. A Olimpíada compreende três fases, com aplicação de provas teóricas e experimentais.

Entre os objetivos gerais da OBF podemos citar:

- Despertar nos estudantes o gosto pelo estudo das Ciências e da Física em particular;
- Proporcionar o desenvolvimento de novas metodologias de ensino, tanto na área teórica e experimental como na área de simulação, e na análise e resolução de problemas;
- Aproximar os professores das universidades dos professores e estudantes do ensino médio;
- Obter informações sobre o desenvolvimento dos estudantes em suas respectivas faixas etárias e níveis de escolaridade, principalmente em relação ao processo de aprendizagem de Física;
- Contribuir para a melhoria dos currículos escolares do ensino fundamental e médio.

     Os estudantes com melhores rendimentos são orientados pela coordenação estadual para suas participações nas duas olimpíadas internacionais: a IPhO (International Physics Olympiad) e a OIbF (Olimpíada Iberoamericana de Física).

 

Coordenadora:

Profa. Alanna Costa Dultra – IF UFBA

Contato: alannacd@ufba.br

 

Endereço eletrônico: http://www.obfba.fis.ufba.br/obf/

 


 

Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas - OBFEP

 

A Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP) é um projeto apoiado pelo CNPq, e constitui um programa permanente da Sociedade Brasileira de Física (SBF), responsável por sua execução. Esse programa que em 2010 aconteceu em caráter de Projeto Piloto nos estados de BA, GO, PI e SP e em 2011 nesses estados mais MA e MT aconteceu em 2012, 2013, 2014, 2015, 2016  e 2017 em nível nacional, e acontecerá em 2018, em todo o Brasil sendo destinado exclusivamente a estudantes do Ensino  Médio e do último ano (9o ano) do Ensino Fundamental de Escolas Públicas.

 

Coordenadora:

Profa. Maria das Graças Martins – IF UFBA

Contato: mgraca@ufba.br

 

Endereço eletrônico: http://www.obfba.fis.ufba.br/obfep_/

 


 

Curso de extensão em Astronomia 

 

A Astronomia, deduz através de dados observacionais e de modelos físicos e atividades práticas como prever as marés, os eclipses, estudar as órbitas dos planetas e de suas luas, a queda de asteroides nos planetas, em particular na Terra, analisar e entender os aspectos físicos do aquecimento global na atmosfera terrestre pelo efeito estufa e em analogia com o que se manifesta no planeta Vênus, etc. A Astronomia nos ensina que existem uma infinidade de estrelas no Universo e que elas estão agrupadas em galáxias com dimensões de milhares de anos-luz, e que a estrutura interna das galáxias pode conter centenas de bilhões de estrelas com dimensões as mais variadas. A astronomia nos fala ainda da expansão do Universo de estranhos objetos que emitem imensas quantidades de energia e são poderosas fontes de rádio – os quasares. Na fronteira da Astronomia e da Cosmologia, está o estudo dos buracos negros, que são objetos tão potentes gravitacionalmente que nem a luz consegue escapar do seu campo gravitacional. Todos estes conhecimentos são de suma importância para o entendimento do Universo e para a sobrevivência futura da humanidade na Terra e sua expansão pelo o espaço. O objetivo do curso é divulgar a ciência, em particular a Astronomia, de uma forma cientificamente rigorosa para toda a universidade, estudantes e professores do primeiro e segundo graus além do público em geral.

 

Coordenador:

Prof. Alberto Brum Novaes – IF UFBA

Contato: albrum@ufba.br

 

Instituições colaboradoras:

UFBA; UFRB; UEFS; SENAI/CIMATEC; SBPC; AAAB; GASS

 


 

Roda com Ciência

Este projeto contém elementos de extensão universitária, ensino e pesquisa, enfatizando aqui principalmente a extensão. O objetivo é criar uma Roda com Ciência onde se viabilize a realização de experimentos, jogos, demonstrações e brincadeiras envolvendo aspectos diversos do conhecimento científico de maneira lúdica, configurando assim, um Centro de Ciências. A Roda será utilizada para exposições abertas ao público em geral, visitas agendadas por escolas públicas, treinamento de professores, pesquisas sobre a construção de conceitos científicos, elaboração de novos experimentos, espaço (laboratório) para experiências pedagógicas de iniciação científica para estudantes das licenciaturas ou de Pós-Graduação, além de contribuir para a formação e aprendizagem dos mediadores e visitantes.

 

Coordenador:

Prof. Tiago Franca Paes – IF UFBA

Contato: tfpaes@ufba.br

 

Colaboradores:

Prof. Flora Souza Bacelar – IF UFBA

Prof. Marcus Vinicius Santos da Silva – IF UFBA

Prof. Esdras Santana dos Santos – IF UFBA

Prof. Alanna Costa Dultra – IF UFBA

Prof. Joaquim José Soares Souza Junior – IFBAIANO Campus Uruçuca

 

Endereço eletrônico: https://www.rodacomciencia.ufba.br/

 


 

Fisiamigxs: um perfil de divulgação científica produzido por estudantes do Instituto de Física

 

A proposta “Fisiamigxs: um perfil de divulgação científica produzido por estudantes do Instituto de Física da UFBA” tem como objetivo a produção e a difusão, por meio de redes sociais, de conteúdo científico de qualidade para um público não especializado produzido por estudantes dos cursos de Física e de áreas afins, a partir de suas vivências e interesses. Os conteúdos a serem divulgados envolvem, entre outros: tópicos da física e suas aplicações; experimentos realizados com materiais de baixo custo que reforcem conceitos ou conhecimentos de física; artigos e textos científicos de física e ensino de física; pesquisas realizadas por docentes e estudantes no IFUFBA e outras instituições de ensino e pesquisa; vivências e experiências de pesquisadoras e pesquisadores que atuam em temas de física e ensino de física. Por outro lado, os formatos de divulgação poderão ser diversos como, por exemplo, postagens, textos de divulgação, vídeos (curtos ou mais detalhados), podcasts, entre outros.

Instagram: @fisiamigxs

 

Coordenador:

Prof. Frederico Vasconcelos Prudente – IF UFBA

Contato: prudente@ufba.br

 

Colaboradores: 

Filipe Gomes dos Santos Menezes – IF UFBA

Mariana Chagas Alcantara dos Santos – IF UFBA

Thiago da Silva Faustino Martins – IF UFBA

 


Ciências e para Além das Ciências

Em meio a um período de constantes ataques à ciência (ANDRADE. 2019) e a uma fraca cultura de divulgação científica, (PESSONI, 2016), é preciso combater as "forças" que se contrapõem à divulgação científica, tais como a pseudoformação e a pseudocultura que se juntam aos conflitos e interesses sociais presentes nesse campo à revelia de um compromisso com a campo científico (MASSOLA, 2015). Desta forma este projeto visa contribuir para ampliar a visibilidade das diversas áreas da física e suas ramificações, assim como outras áreas da ciência e do conhecimento humano. Além de proporcionar um espaço para reflexão sobre a atuação do(a) Físico(a) e o papel da ciência na sociedade visando sempre o fomento do pensamento crítico e inspiração e encorajamento dos jovens a seguirem carreira na ciência, tecnologia e informação (C,T&I).

Instagram: @proj.cepadc

 

Coordenadoras: 

Profa. Flora Souza Bacelar – IF UFBA

Contato: fbacelar@ufba.br

 

Profa. Madaya dos Santos Figueiredo de Aguiar – FACED UFBA

Contato: fbacelar@ufba.br

 


Ciências na história: ciclo de seminários e produção de mídias digitais

 

O ciclo de seminários do Laboratório de História das Ciências (LAHCIC) busca promover discussões e debates sobre temas atuais de história das ciências para além das fronteiras da universidade. Tal proposta é fruto da experiência positiva iniciada em 2020, quando o LAHCIC passou a realizar seus seminários em formato virtual. Logo de início, fomos surpreendidos pela participação de um público médio de cerca de 30 participantes de várias regiões do Brasil. Criamos um canal do YouTube e passamos a compartilhar as gravações dos seminários que já acumularam mais de 2,2 mil visualizações. Tudo isso sinaliza um aumento do interesse por história das ciências que nos estimulou a organizar a divulgação dos seminários em sintonia com uma reformulação da identidade visual e presença do LAHCIC nas redes sociais. Esperamos que um ciclo de seminários com certificação aliado a outras mídias digitais ajudará a divulgar e consolidar nossos seminários como um espaço público de reflexão sobre as ciências.

 

Coordenadores:

Prof. Climério Paulo da Silva Neto – IF UFBA

Contato: cpneto@ufba.br

 

Profa. Leticia dos Santos Pereira – IQ UFBA

Contato: leticiapereira@ufba.br

 

Prof. Olival Freire Junior – IF UFBA

Contato: freirejr@ufba.br

 

Colaboradores: 

Prof. Fabio Henrique de Alencar Freitas – IF UFBA

Profa. Indianara Lima Silva – DFIS UEFS

Milena de Oliveira da Costa – DFIS UEFS

 


 

Laboratório didático de Física de baixo custo utilizando a plataforma Arduino

 

O curso tem como público prioritário os professores e as professoras das redes de Ensino de Salvador e do interior do estado. Em um contexto de formação continuada, pretendemos apresentar uma nova abordagem do Ensino de Ciências centrada no processo de modelagem e nos modelos. A proposta do curso também objetiva apresentar uma alternativa para implementação em sala de aula de experimentos de custo baixo, através de cursos de formação continuada para professores. Para isto utilizaremos a plataforma embarcada Arduino e o programa de modelagem matemática Modellus. A utilização destas duas ferramentas permitirá aos participantes do curso trabalharem e, principalmente, a terem vivência em um processo de ensino baseado na construção de uma abordagem centrada nos modelos e modelagens dos conteúdos e teorias físicas selecionadas com o objetivo de exemplificar tanto a abordagem quanto as ferramentas escolhidas. Contato: arduino.ifufba@gmail.com

 

Coordenadores:

 

Prof. Marcos Melo de Almeida – IF UFBA

Contato: marcosma@ufba.br

 

Prof. Frederico Vasconcelos Prudente – IF UFBA

Contato: prudente@ufba.br

 

Prof. Luiz Antonio Vieira Mendes – UFF 

 


 

Emergência, Caos e Complexidade: polissemias e desconstruções

 

O estudo de Sistemas complexos integra conhecimentos de diferentes áreas, com isso surge a necessidade da criação de uma linguagem comum na formação de grupos de colaboração visto que sua natureza é essencialmente multidisciplinar. Isso despertou a atenção para o fato de que o espectro polissêmico é muito mais abrangente ao incluirmos os agentes da sociedade. Os termos científicos vêm sendo usados em projetos de políticas públicas, em campanhas publicitárias e no dia a dia dos cidadãos. Esse projeto se dedicará a proporcionar metodologias de popularização da ciência, envolvendo a bilateralidade universidade-sociedade na construção do conhecimento. O processo envolverá a construção e desconstrução dos conceitos envolvidos e preconceitos relativos à forma de fazer e conceber ciência. Metodologias serão analisadas e propostas para novas práticas de ensino, exposição de experimentos científicos, dinâmicas com uso de multiplataformas e divulgação científica etc.

 

Coordenadora: 

Profa. Flora Souza Bacelar – IF UFBA

Contato: fbacelar@ufba.br

 

Colaboradores: 

Prof. Tiago Franca Paes  – IF UFBA

Prof. Andre Luis Sousa Sena – ICT UFBA Camaçari

 


 

Ciência em Pauta

 

O presente projeto busca empreender esforços no sentido de dar continuidade à construção/articulação com a Escola Estadual Evaristo da Veiga e com seus professores de ciências naturais para a realização de um programa de divulgação científica continuada com os seus estudantes secundaristas. Dentre as principais ações a serem realizadas pelo projeto destacam-se a elaboração e execução de cronogramas de: a) palestras com temáticas científicas apresentadas por professores pesquisadores da UFBA e outras universidades; b) exibição e debate de filmes e documentários com temáticas científicas; c) visitas aos laboratórios de pesquisa nos Institutos de Física, Química e Biologia da UFBA. No curso da execução das atividades deste projeto, o estudante bolsista selecionado terá a oportunidade de acesso à produção acadêmica voltada para a divulgação científica como textos, filmes, documentários assim como contato com pesquisadores e laboratórios de pesquisa e oportunidades de discussões acerca do conteúdo científico a ser abordado em cada atividade.

 

Coordenadores: 

Prof. Esdras Santana dos Santos – IF UFBA

Contato: esdras.santos@ufba.br

 

Jose Fernando Moura Rocha – IF UFBA

Contato: jofer@ufba.br

 

Instituição colaboradora:

Escola Estadual Evaristo da Veiga