Instituto de Física

Universidade Federal da Bahia

Seminários realizados em 2012

 Perturbações Cosmológicas Lineares

Palestrante: Prof. Dr. Humberto de Almeida Borges (IF-UFBa)

Data: 18/12/2012 (terça-feira)

Horário: 16:00 horas

Local: Sala 404 do Instituto de Física – UFBA

Resumo: Os dados observacionais das supernovas tipo Ia acumuladas desde 1998 indicam que o nosso universo está atualmente em uma fase de expansão acelerada. A causa desta aceleração foi batizada de “energia escura”, uma componente de energia que se distingue da matéria ordinária e da radiação por possuir uma pressão negativa. Esta pressão negativa conduz a expansão acelerada do universo contra a força da gravidade. Ao contrário da energia escura, uma componente de pressão nula chamada de matéria escura, cuja presença é percebida pelos seus efeitos gravitacionais sobre a matéria luminosa, pode-se aglomerar devido a instabilidades gravitacionais geradas no início do universo e desempenha função importante no crescimento das estruturas tais como galáxias e os aglomerados de galáxias hoje observadas. Neste seminário será apresentado as bases das perturbações lineares na cosmologia, e após uma introdução geral, o formalismo será aplicado a alguns casos para a evolução das estruturas em larga escala. Tal formalismo constitui uma ferramenta indispensável para confrontar os diversos modelos de energia escura com as observações das estruturas em larga escala e da radiação cósmica de fundo.

 

 Recent progress in understanding hadron dynamics and generation of resonances

Palestrante: Prof. Dr. Alberto Martinez Torres (Instituto de Física - Universidade de São Paulo)

Data: 11/12/2012 (terça-feira)

Horário: 16:00 horas

Local: Sala 404 do Instituto de Física – UFBA

Resumo: Hadrons are broadly classified in two categories: mesons and baryons. The former of which is considered as a quark-antiquark system and the latter as a three quark system. However, recent investigations have shown that not all hadrons fit in this simple model and a lot of work is being done to study other configurations viable within QCD, like the tetraquarks, pentaquarks, glueballs, hybrid, dynamically generated resonances, etc. This talk will be focussed on studies of states with one of such exotic configurations, which are often referred to as dynamically generated resonances. The formalism of such studies are based on effective field theories which consider hadrons as the degrees of freedom rather than quarks and gluons and which respect the basic symmetries of QCD. A lot of work is being done in this field obtaining important information on the properties of many hadron resonances. Some of the recent progress made in these approaches and results obtained will be discussed in the present talk.

 

 Steering AlN as a modern-technology-relevant material

Palestrante: Profa. Dra. Anelia Kakanakova-Georgieva (Linköping University, Sweden)

Data: 27/11/2012 (terça-feira)

Horário: 16:00 horas

Local: Sala 404 do Instituto de Física – UFBA

Resumo: It all started year 2006, for the first time wide-band-gap (~6.2 eV) AlN was performing as a semiconductor with the demonstration of a planar p-n homojunction diode emitting deep-UV at 210 nm, which is the shortest wavelength possible at room temperature yielded by a solid-state semiconductor. The proof-of-concept demonstration triggered significant research effort internationally driven by social (semiconductor deep-UV LEDs- based technology and systems for sustainable water/air purification) and market (excess of several billion dollars) values. The prospects for expanded range of possible applications of AlN are further invigorated through its scalability. We address major AlN material growth and doping issues by exploring technologically and scientifically motivated approaches: (i) high-temperature AlN metal-organic-chemical-vapordeposition (MOCVD) process and (ii) interplay between growth kinetics and thermodynamics to alter the conditions for point defects incorporation. This presentation gives illustrative examples of our research accomplishments. It will also underline how DFT calculations of particularly gas-phase reactions between precursors in AlN MOCVD can contribute better understanding of issues relevant to its efficient growth.

 

 Estudo da Injeção de Co2 em Meios Porosos Usando a Ressonância Magnética Nuclear

Palestrante: Prof. Dr. Newton Barros de Oliveira (IF-UFBA)

Data: 09/10/2012 (terça-feira)

Horário: 16:00 horas

Local: Sala 404 do Instituto de Física - UFBA

Resumo: A injeção de CO2 no subsolo vem sendo utilizada como solução atual tecnicamente viável para diminuir a enorme quantidade desse gás que seria lançada na atmosfera como resultado de processos industriais. O CO2 é injetado em alta pressão em grandes profundidades e armazenado em rochas porosas e permeáveis dissolvendo-se nos fluidos que preenchem os poros ou mesmo expulsando-os. A ressonância magnética nuclear (RMN) na frequência de precessão do hidrogênio pode ser usada no hidrogênio da água que preenche os poros para acompanhar a expulsão dessa água durante um processo em que o meio poroso é submetido a um gradiente de pressão do gás. Em particular, a técnica de relaxação do sinal de RMN pode mostrar a evolução da distribuição dos poros preenchidos pela água para cada valor de gradiente de pressão ao final de um intervalo de tempo ou para um gradiente de pressão fixo e intervalo de tempo variável. Dessa forma podemos avaliar de que forma o espaço poroso vai sendo tomado pelo gás. Um estudo experimental injetando CO2 gasoso com gradientes de pressão de até 2 psi/mm foi feito em amostras de rochas reservatório porosas típicas produzindo resultados interessantes.

 

 Efeito Casimir em Cerâmicas Supercondutoras

Palestrante: Prof. Dr. Humberto Belich Jr (UFES)

Data: 29/05/2012 (terça-feira)

Horário: 16:00 horas

Local: Sala 404 do Instituto de Física - UFBA

Resumo: Neste seminário será apresentada uma descrição para a dependência da temperatura crítica Tc com a pressão em supercondutores de Hg-12(n-1), que leva em conta o efeito Casimir considerando as camadas condutoras de CuO2 atuando como placas de plasma. A energia de Casimir surge a partir das placas de plasma paralelas (planos de Cu-O) quando estas estão separadas por distâncias na escala nanométrica. A dependência da pressão Tc nos supercondutores de Hg-12(n-1)n pode ser descrita por uma pressão induzida por transferência de carga, juntamente com condições intrínsecas que estão associadas com a energia de Casimir. Para as amostras de Hg-12(n-1)n com teor de oxigênio ideal, o termo de transferência de carga desaparece, deixando apenas uma expressão explícita para o termo intrínseco.

 

 Seções de choque de fotoabsorção e interação de fótons com alvos moleculares na região de energia do ultravioleta de vácuo

Palestrante: Prof. Dr. Manoel Gustavo Petrucelli Homem (UFSC)

Data: 17/05/2012 (quinta-feira)

Horário: 16:00 horas

Local: Sala 404 do Instituto de Física - UFBA

Resumo: É de grande interesse para a física de radiações e áreas relacionadas o processo de absorção de fótons por alvos moleculares e como essas moléculas se comportam após absorver o fóton, ou seja, quais são os prováveis canais de decaimento. É particularmente interessante o processo de absorção na região de energia do ultravioleta de vácuo (UVV), pouco acima do primeiro limiar de ionização, em virtude da presença de canais reativos que levam a produção de estados superexcitados. O decaimento desses estados pode ocorrer através de processos de decaimento neutro (fluorescência, fragmentação, etc.) ou via autoionização. Valores absolutos de seções de choque de fotoabsorção juntamente com dados de rendimento de ionização na região do UVV podem prover diretamente uma estimativa para os processos de decaimento de estados superexcitados e, portanto, são necessários em tais investigações. Neste seminário apresentaremos o trabalho que temos desenvolvido nessa linha de pesquisa para uma série de alvos moleculares: tetrahidrofurano (THF), trimetilfosfato (TMP), tetrametilsilano (TMS) e L-alaninol. Mais especificamente, foram obtidos experimentalmente dados absolutos de seção de choque de fotoabsorção e o rendimento de ionização na faixa de energia entre 11,0 e 21,45 eV. A partir dessas medidas é possível obter a seção de choque de fotoionização e de decaimento neutro em escala absoluta evidenciando a competição entre os canais de decaimento ionizantes e não ionizantes. Para a molécula de TMP também foram estudados os canais de ionização dissociativa através de espectrometria de massas por tempo de voo. A comparação dos dados experimentais com cálculos teóricos recentes é bastante encorajadora.

 

 Cosmología cuántica de lazo

Palestrante: Prof. Dr. Guillermo Mena Marugán (Instituto de Estructura de la Materia, Madri, Espanha)

Data: 15/05/2012 (terça-feira)

Horário: 16:00 horas

Local: Sala 404 do Instituto de Física - UFBA

Resumo: La Gravedad Cuántica de Lazos (Loop Quantum Gravity) es un formalismo para la cuantización de la Relatividad General basado en un enfoque no perturbativo e independiente de estructuras de fondo. Su aplicación a modelos de interés en cosmología y astrofísica se denomina Cosmología Cuántica de Lazos (Loop Quantum Cosmology). Este campo de la Física ha conducido a nuevos e interesantes puntos de vista sobre los fenómenos que pudieron ocurrir en el Universo Primitivo, o que suceden en regiones espaciotemporales donde la teoría de Einstein predice la existencia de singularidades. En esta conferencia, proporcionaremos una breve introducción a los fundamentos de la Cosmología Cuántica de Lazos y resumiremos los resultados más importantes a los que ha dado lugar. Entre estos resultados, destaca la resolución de la singularidad de Big Bang en comologías homogéneas, que es reemplazada por un rebote cuántico, conocido por el nombre de Big Bounce

 

 Representação em valores iniciais para a fidelidade (ou o eco de Losmidt quântico)

Palestrante: Prof. Dr. Alfredo Miguel Ozorio de Almeida (CBPF)

Data: 08/05/2012 (terça-feira)

Horário: 16:00 horas

Local: Auditório do laboratório de Física Nuclear Aplicada

Resumo: Representações em valores iniciais (IVR) para a descrição de evolução quântica tem sido adotadas, mesmo quando sua justificativa não é clara. A razão é que são uma alternativa prática aos métodos semiclássicos tradicionais, em que se evitam a busca de trajetórias por suas condições de contorno em ambas extremidades e, por consequência, as singularidades provocadas por cáusticas. Um bom exemplo é a 'representação por defasagem' de Vanicek para a fidelidade quântica: Em estrita analogia com o eco de Loshmidt (clássico), ela quantifica a diferença entre um estado original e sua evolução, para frente e para trás no tempo, gerada por duas Hamiltonianas ligeiramente diferentes. Representa-se a fidelidade por uma integral da função de Wigner do estado original, alterada por uma simples fase obtida da trajetória clássica de cada ponto do espaço de fases. Embora a dedução original desse resultado fosse bastante obscuro, mostrarei que ele de fato se aproxima de uma IVR derivada de métodos semiclássicos padrões para a evolução da função de Wigner.

 

 Aspectos temporais e espaciais da dinâmica e do controle da Dengue: conexão entre modelos e dados reais

Palestrante: Profa. Dra. Suani T. R. Pinho (IF-UFBA)

Data: 24/04/2012 (terça-feira)

Horário: 16:00 horas

Local: Sala 404 do Instituto de Física - UFBA

Resumo: A complexidade envolvida na dinâmica das doenças transmissíveis faz da modelagem matemática uma importante ferramenta para sua compreensão. No caso das doenças de transmissão indireta, como a dengue, tal complexidade é potencializada pelo fatores climáticos devido a presença do vetor. Neste projeto, estudamos a dinâmica e o controle da dengue usando diferentes técnicas de modelagem: equações diferenciais ordinárias, autômatos celulares e dinâmica estocástica. Tais análises são baseadas em dados temporais, espaciais e espaço-temporais de dengue em centros urbanos brasileiros, particularmente da cidade de Salvador, bem como em dados climatológicos. Inspirados pelo sistema de monitoramento online influenzanet, iniciamos o sistema de monitoramento denguenaweb, com o plano piloto em Salvador, visando estabelecer um banco de dados espaçotemporais que poderá auxiliar o sistema de vigilância epidemiológica da dengue bem como fornecer dados espaço-temporais relevantes para o trabalho de pesquisa em modelagem da dengue. Esperamos que o trabalho de modelagem, por sua vez, possa contribuir principalmente para o controle do vetor nesta etapa, e, futuramente em estratégias de aplicação da vacina. Este projeto tem sido desenvolvido juntamente com pesquisadores do Instituto de Física da UFBa (José Miranda e Roberto Andrade), Instituto de Saúde Coletiva da UFBa (Florisneide Barreto, Glória Teixeira e Maurício Barreto), do Instituto de Biociências da UNESP de Botucatu (Claudia Ferreira), da Facultad de Ciências da Universidade Autónoma do Mexico (Lourdes Esteva), do Instituto de Física da USP (Tânia Tomé e Mario de Oliveira) e do Instituto Gulbenkian de Ciência (Gabriela Gomes).

 

 Honeycomb Monolayers of Boron and Silicon: A First Priciples Study

Palestrante: Dr. Anders Hansson (IF-UFBA)

Data: 10/04/2012 (terça-feira)

Horário: 16:00 horas

Local: Sala 404 do Instituto de Física - UFBA

Resumo: Since graphene, a strictly two-dimensional (2D) free-standing crystal, was reported in 2004 and shown to be stable in ambient environment, 2D structures have gained renewed interest and more monolayers have been fabricated. In the present work we propose graphene-like structures made of silicon and boron compounds, which still are a poorly known group of boron containing solids for which various phases have been suggested. Using first-principles spin-polarized density functional methods, we determine geometry, discuss stability, calculate electron structure and compare with isomorphic systems, particularly graphene (h-BN). We further examine the transport properties using the Landauer-Büttiker approach. Different from graphene, which is a gapless semiconductor, and h-BN, which is known to be highly insulating, we predict the silicon boron sheet (h-SiB) to form a stable metallic 2D material.

 

 Átomos Gêmeos

Palestrante: Profa. Dra. Aline Medina (IF-UFBA)

Data: 27/03/2012 (terça-feira)

Horário: 16:00 horas

Local: Sala 404 do Instituto de Física - UFBA

Resumo: David Bohm propôs em seu livro didático “Quantum Theory” que um par de átomos originados da fragmentação de uma molécula, correspondente a um par de partículas de spin ½, poderia ser usado para implementar o famoso experimento de pensamento de Einstein, Podolsky e Rosen (EPR). O projeto “Átomos Gêmeos: Experiência e Teoria” consiste na análise das condições para manter a coerência de spin entre dois fragmentos atômicos resultantes de um mesmo estado molecular, um par EPR. Mas é uma tarefa difícil obter estes pares, os “átomos gêmeos”, i.e., pares de partículas com massa que podem ser usados em experimentos similares aos rotineiramente feitos com “fótons gêmeos”. De forma a analisar as condições para realizar o experimento proposto, escolhemos investigar a produção de pares de átomos metaestáveis H(2s) originados da dissociação da molécula de H2 após a colisão com um feixe pulsado de elétrons. A dissociação por elétrons foi escolhida para evitar as limitações aos estados excitados do alvo devido às regras de seleção. Detectores alinhados com respeito aos possíveis canais de dissociação da molécula analisam os fragmentos neutros em função do seu tempo de voo (TOF) através da detecção de Lyman-a. Uma coincidência entre os sinais dos dois detectores deve indicar que os fragmentos vieram da mesma molécula.A boa resolução obtida no espectro de tempo de voo em um único detector, acrescentada de uma cuidadosa análise dos efeitos cinemáticos na forma dos picos, nos permitiu analisar os níveis de energia envolvidos na transição. Também serão apresentadas evidências da coincidência dos pares H(2s), que foram observadas pela primeira vez

 

 Dinâmica evolutiva: seleção natural para o parasitismo preferencial em machos

Palestrante: Profa. Dra. Flora Souza Bacelar (IF-UFBA)

Data: 13/03/2012 (terça-feira)

Horário: 16:00 horas

Local: Sala 404 do Instituto de Física - UFBA

Resumo: Em uma gama de sistemas ecológicos, existem evidências de que o nível de infecção de parasitas é maior em machos do que em fêmeas. Estudos teóricos têm mostrado que isto tem implicações para a dinâmica populacional do hospedeiro (Miller etal 2007). Neste estudo, foi usada a teoria de jogos moderna (adaptive dynamics, Geritz et al 1997) para examinar as circunstâncias em que o parasitismo preferencial em machos evolui. Este seminário será dividido em duas partes, na primeira parte será apresentada uma breve discussão sobre a teoria da dinâmica evolutiva. Na segunda parte serão apresentados os resultados do estudo de um sistema de equações diferenciais ordinárias que representam um sistema parasita-hospedeiro que também distingue entre machos e fêmeas. Neste sistema foi examinada a evolução da resistência à infecção quando os machos e as fêmeas têm um trade-off entre o nível de resistência do hospedeiro e da taxa de natalidade, levando em conta também os diferentes tipos de acasalamento, tais como monogâmico, poliândrico e poligínico.

 

Data e hora: 
2012