Instituto de Física

Universidade Federal da Bahia

Seminários realizados em 2005

 

 O Efeito Fotoelétrico

Palestrante: Elias R. de Souza (CEFET - BA)

Data: 16 de dezembro 2005  (sexta-feira)

Horário: 18:00

Local: CEFET-UFBA

  Contando com Einstein o Número de Moléculas num Mol

Palestrante: Niels F. Lima (CEFET - BA)

Data: 15 de dezembro 2005  (quinta-feira)

Horário: 18:00

Local: CEFET-UFBA

 As Partículas Elementares

Palestrante: Prof. Alberto Santoro (UERJ)

Data: 01 de dezembro 2005  (quinta-feira)

Horário: 18:30

Local: Auditório do PAF-UFBA

 

Resumo: A noção de partículas elementares é muito antiga e ilustra de uma certa forma a curiosidade humana sobre nossas origens que se confunde em determinado momento com a origem do universo.  Há muitos séculos os conceitos evoluíram e a medida que as tecnologias foram permitindo também fomos aperfeiçoando os conceitos e o conhecimento sobre os objetos fundamentais da natureza. Hoje o estudo das Partículas Elementares se faz na Física de Altas Energias, com uma instrumentação complexa, os aceleradores de partículas. Estes aceleradores fazem parte do conjunto de ferramentas usadas pelos físicos para estudar as leis fundamentais que regem as interações fundamentais  da natureza e seus tijolos principais.

 

 A Física do Mergulho

Palestrante: Profa. Hebe Queiroz (UFBA)

Data: 29 de novembro 2005  (terça-feira)

Horário: 17:00

Local: Instituto de Física

 

Resumo: O ambiente do mergulho é diferente do nosso habitual, não somente pela falta de suprimento de oxigênio, mas também pelas diferentes, e quase sempre grandes, pressões a que os mergulhadores estão constantemente submetidos. Os efeitos fisiológicos da pressão durante o mergulho podem causar desconforto e até sérios danos à saúde. Apesar disso, são pequenos os índices de acidentes, os quais podem ser evitados com procedimentos simples.Neste seminário serão apresentadas as leis físicas estudadas nos cursos de mergulho autônomo, cujo conhecimento é importante para a realização de um mergulho seguro e agradável

 

 Métodos Físicos para Estudar a História da Física

Palestrante: Prof. Osvaldo Pessoa(USP)

Data: 24 de novembro 2005  (quinta-feira)

Horário: 18:30

Local: Auditório do PAF-UFBA

 

Resumo: A história da ciência pode ser descrita a partir de uma rede de relações causais que ligam unidades de conhecimento científico, chamadas “avanços”, que incluem idéias, experimentos, técnicas, formulações de problemas, dados, etc. Um certo conjunto de avanços pode ser visto como “causando” o surgimento de um novo avanço, com uma certa probabilidade. O estudo de episódios científicos em que ocorrem descobertas independentes permite a formulação de um único “modelo causal” que dê conta das semelhanças e diferenças entre as duas histórias independentes. Como estudo de caso, examinamos o início da ciência do magnetismo na China e Europa. O ponto de partida para a construção desses modelos causais são o conhecimento e a intuição do historiador da ciência. Uma vez postulado um modelo, apresentam-se critérios para se atribuírem probabilidades para as relações causais. O tempo que de fato transcorreu entre dois eventos é tomado com a vida média associada à função de distribuição subjacente, que se supõe exponencial, como nos decaimentos radioativos, apesar de tal suposição ser passível de discussão. Investiga-se como calcular as probabilidades para mais de dois eventos, levando em consideração a composição, disjunção e conjunção de causas. O objetivo geral do método é a representação computacional da base de informações da história da ciência, para posterior teste de teses da área de “teorias de mudança científica”.

 

 Complexidade e Sistemas Climáticos 

Conferencista: Prof. Roberto Andrade (UFBA)

Data: 22 de novembro (terça-feira) 

Horário: 17:00 

Local : Sala 404 - Instituto de Física

Resumo: O estudo da complexidade está focado em propriedades de sistemas com muitos graus de liberdade e com uma evolução que apresenta a formação de padrões ou estruturas espaço-temporais e caóticos. Usamos resultados de diversos estudos desenvolvidos em modelos de criticalidade auto organizada para precipitações pluviométricas e análises de séries históricas de estações meteorológicas do nordeste do Brasil para motivar uma discussão sobre para complexidade em sistemas climáticos. Especial atenção é dedicada à comparação entre os regimes climáticos do nordeste do Brasil com os provindos de regiões temperadas.

  Mulheres em Física

Conferencista: Profa. Marcia Barbosa (UFRGS)

Data: 17 de novembro (quinta-feira) 

Horário: 18:30 

Local : Auditório Leopoldo Amaral - Escola Politécnica  

Resumo:  O percentual de mulheres na física é inferior ao de outras carreiras. Estudos mostram que o crescimento da participação feminina na física é menor do que o observado em outras ciências exatas. Esta participação se torna ainda mais reduzida nos postos mais altos, nas comissões, nos comitês organizadores, nos cargos de direção e em posições de liderança. Neste seminário iremos responder a questões como: Por que as mulheres precisam da física? Por que isto ocorre? O que fazer para aumentar a participação feminina? O que fazer para que as mulheres tenham acesso a posições de liderança? Por que a física precisa das mulheres?

 

 Título:  Aspectos atuais da Teoria Quântica dos Campos  

Conferencista: Prof. Marcelo Gomes (USP

Data: 10 de novembro (quinta-feira) 

Horário: 18:30 

Local : Auditório Leopoldo Amaral - Escola Politécnica 

Resumo: A Teoria quântica de campos (TQC) reúne num mesmo arcabouço a relatividade restrita e a mecânica quântica. Designada inicialmente como uma ferramenta para o estudo das partículas elementares a TQC logo mostrou ter um escopo bem maior, permeando hoje em dia várias áreas da física teórica. Neste seminário procurarei mostrar alguns aspectos do desenvolvimento histórico, os percalços e também os sucessos no estudo da eletrodinâmica quântica e das interações fortes e fracas. Um denominador comum a todas essas teorias é o fato que elas são renormalizáveis o que justifica a aplicação de métodos perturbativos. O mesmo não acontece com a gravitação cuja quantização constitui um dos maiores desafios da física atual. Nessa circunstância tentarei descrever estudos recentes que focalizam a física em distâncias muito pequenas quando efeitos quânticos da gravitação não podem ser desprezados

 Título: A Pesquisa em Ensino de Física no Brasil 

Conferencista: Profa. Anna Maria Pessoa de Carvalho (USP) 

Data: 08 de novembro (terça-feira) 

Horário: 18:30 

Local : Auditório Leopoldo Amaral - Escola Politécnica 

Resumo: Esta palestra pretende mostrar o trabalho desenvolvido pelo grupo da SBF que produziu o livro “FÍSICA PARA O BRASIL: PENSANDO O FUTURO” particularmente sobre o tema: a pesquisa em Ensino de Física. Iniciaremos com um pequeno histórico das origens da pesquisa na área e depois abordaremos três grandes sub-áreas: a pesquisa em alfabetização científica; a tecnologia e o ensino de Física e a pesquisa em formação de professores. Se possível, mostraremos alguns exemplos destas pesquisas.  

 Título: Projeto GREF: história, propostas e práticas 

Palestrante: Profa. Yassuko Hosoume(USP) 

Data: 03 de novembro (quinta feira)

Horário: 17:30 

Local: Auditório do PAF-UFBA 

Resumo: O grupo de Reelaboração do Ensino de Física começou seus trabalhos em 1983 e sua proposta de ensino ganhou mais consistência no início dos anos 90 com a publicação de seus três livros para o professor. Sua aplicação em sala de aula, por exigir a construção de uma nova visão de conhecimento físico, de educador e de aprendizado, encontra dificuldades que só podem ser superadas com o abandono da visão propedêutica de ensino. Essa reconstrução da parte do professor e outros atores do processo educacional, também apontada como necessária nos PCNs, na verdade se trata de um processo coletivo, no qual a universidade se apresenta com papel fundamental. Acreditamos que o uso do GREF na sala de aula, mesmo o emprego de partes de sua proposta, já representará um avanço para a melhoria da educação brasileira.

 Título:  Einstein, David Bohm, a física quântica, e o Brasil 

Palestrante: Prof. Olival Freire Jr. (UFBA) 

Data: 01 de novembro (terça feira)

Horário: 17:00 

Local: Auditório do Instituto de Geociências -UFBA.

Resumo: Entre 1951 e 1955, os destinos do físico americano David Bohm, de Albert Einstein, e da pesquisa sobre os fundamentos da teoria quântica se entrecruzaram com a história do Brasil e da física brasileira. Uma extensa correspondência entre David Bohm e Einstein documenta esse período. A análise dessa correspondência, e de seu contexto, iluminam aspectos da história do Brasil e da história da física. O seminário é dedicado a apresentar e comentar essa correspondência.

 Título:  A física dos livros didáticos de 1800 a 2000 

Palestrante: Prof. Wagner Wuo (PUC-SP) 

Data: 27/10 (quinta-feira)

Horário: 17:30 

Local: Auditório do PAF - UFBA. Campus de Ondina 

Resumo: Serão abordados diversos aspectos da física ensinada a partir dos livros didáticos: 

a) As mutações que os livros didáticos sofreram ao longo do século XIX, sobre a influência das correntes filosóficas e do desenvolvimento tecnológico.  

b) As fases de transformação dos livros didáticos de física ao longo do século XX 

c) Uma análise e classificação (tipológica) para os livros didáticos 

d) A evolução dos livros nas últimas décadas e a forma singular proposta para o ensino de física no Brasil. 

 O Experimento de Michelson-Morley e a Relatividade Restrita

Palestrante: Prof. Ricardo Miranda (UFBA)  

Data: 25/10 (terça-feira) 

Horário: 17:00 

Local: Auditório Profa. Yeda Andrade Ferreira - Instituto de Geociências da UFBA

Resumo: O resultado negativo do experimento de Michelson-Morley (1887), realizado para testar a teoria de Fresnel mediante a detecção do movimento da Terra relativo ao éter luminífero, foi, inicialmente, explicado pela hipótese de contração de Lorentz-FitzGerald (1892). Em 1905, ao propor a teoria da Relatividade Restrita, Einstein forneceu uma outra explicação, simplesmente descartando a existência do éter e afirmando a constância da velocidade da luz, em todas as direções, relativamente a Terra. O próprio Einstein, no entanto, reconheceu explicitamente que ambas as explicações eram satisfatórias; a aceitação de sua teoria, em detrimento daquela de Lorentz-Fitzgerald, justificava-se por razões de simplicidade, não havendo critérios experimentais para tal. Em 2002, Miranda, Andion e da Costa (Phys. Essays, 15, 4, p. 422) mostraram que a referida hipótese de contração é satisfatória apenas para uma configuração particular do aparato no citado experimento, falhando para uma configuração genérica; a Relatividade Restrita, por outro lado, explica o resultado do experimento em qualquer caso. 

 Informação Quântica

Palestrante: Prof. Luiz Davidovich (UFRJ)

Local: auditório Leopoldo Amaral da Escola Politécnica

Data: 20/10/05

Hora: 18:30 hs

Resumo: A informação quântica é uma disciplina que tem por objetivo caracterizar, transmitir, armazenar, comprimir e utilizar computacionalmente a informação disponível em estados quânticos. Ela deve seu rápido desenvolvimento nos últimos anos à habilidade, desenvolvida em diversos laboratórios, de controlar e medir sistemas microscópicos simples, à descoberta de algoritmos quânticos rápidos, e ao reconhecimento de que a lei de Moore levará dentro de aproximadamente uma década ao limite de um único átomo para as portas lógicas elementares. A criptografia e os computadores quânticos, que estão entre as principais aplicações, baseiam-se em propriedades sutís e fundamentais do mundo quântico: a perturbação inevitável associada à medida, o princípio de superposição e as propriedades não locais de estados emaranhados. O progresso nessa área está intimamente ligado a um entendimento profundo da mecânica quântica: progressos recentes incluem a proposta e demonstrações experimentais do fenômeno de teleportação, bem como investigações detalhadas do papel da descoerência na transição quântico-clássica. Essa palestra reverá conceitos básicos e desenvolvimentos recentes nessa área, enfatizando a relação estreita entre pesquisa básica e possíveis aplicações.

 Dinâmica dos estômatos em uma folha

Palestrante: Profa. Dra. Carmen Pimentel Cintra do Prado (Instituto de Física da USP)

Data: 29/09/2005 (quinta-feira)

Local: Sala 404 (Instituto de Física - UFBa)

Horário: 16 hs

 A Experiência da Revista na Escola

Palestrante: Prof. Dr. Nelson Studart (Depto. de Física da UFSCar)

Título: A Matemática como Estruturante do Conhecimento Físico

Palestrante: Prof. Dr. Maurício Pietrocola (Instituto de Física da USP)

Dia 22/09 (quinta-feira) às 10 horas na sala 404 

  

  

 Título: Problemas Inversos em Ciência e Tecnologia Espacial

Palestrante: Haroldo Fraga de Campos Velho (LAC-INPE)

Data: 15/09 (quinta-feira)

Horário: 15 hs

Local sala 404 (IF-UFBa)

 Segue abaixo a programação das atividades dos meses de agôsto e setembro, referente ao Ano Mundial da Física

Conferências:

1 . Einstein e a cultura 

Prof. João Zanetic (USP)

Dia: 20/09 às 18:30h

Local: Auditório do CEFET-Ba

Seminários:

1. Fractais em Física: Geometria da Natureza

Prof. José Garcia Miranda (IFUFBA)

Dia: 18/08 às 17:00h

Local: Instituto de Física - sala 404

2. A Física dos Tsunamis 

Prof. Alberto Brum (IFUFBA)

Dia: 01/09 às 17:00h

Local: Instituto de Física - sala 404

3. A Física e o olho humano

Prof. Jorge M. Malbouisson (IFUFBA)

Dia: 08/09 às 17:00h

Local: Instituto de Física - sala 404

4. Oceanografia Física: Qual a importância das correntes oceânicas e como estudá-las?

Prof. Mauro Cirano (IFUFBA)

Dia: 15/09 às 17:00h

Local: Instituto de Física - sala 404

5. A modelagem de sistemas climáticos: Aspectos físicos, numéricos e computacionais

Prof. Clemente Tanajura (IFUFBA)

Dia: 11/10 às 17:00h

Local: Aduditório do Instituto de Geociências

Mini-Cursos (incrições no Instituto de Física, limite de 30 vagas):

1. Como é possível ver os átomos?

Prof. Caio Castilho (IFUFBA)

Dias: 22 e 23/08 às 17:30h

Local: Instituto de Física

2. Uma viagem pela estrutura microscópica da matéria  

Profs. Ângelo Maniero, Edmar Moraes e Frederico Prudente (IFUFBA)

Dias: 03, 10, 17 e 24/09 às 9:00h

Local: Instituto de Física

3. Construção de recursos didáticos experimentais utilizando materiais recicláveis ou de baixo custo par serem utilizados em aula de física 

Prof. Sérgio Esperidião (IFUFBA), Sérgio Borges (Fac. Jorge Amado)

Dias: 13 e 15/09 das 14 às 18h

Local: Instituto de Física

4. Como podemos usar a Física, a Matemática e a Ciência da Computação para modelar sistemas biológicos? 

Profa. Suani Pinho (IFUFBA)

Dias: 20 e 22/09 

Local: Instituto de Física

Mesas - Redondas:

1. Como está o esino médio de física na Bahia?

Profa. Judite Miranda (IFUFBA)

Profa. Maria Cristina M Martins (IFUFBA)

Prof. J. Jande de O. Santos (SINPRO)

Prof. Dan Oliveira Santana (CEFET-BA)

Dia: 24/08 às 17:00h

Local: CEFET-BA

 O Efeito Fotoelétrico

Palestrante: Elias R. de Souza (CEFET - BA)

Data: 16 de dezembro 2005  (sexta-feira)

Horário: 18:00

Local: CEFET-UFBA

  Contando com Einstein o Número de Moléculas num Mol

Palestrante: Niels F. Lima (CEFET - BA)

Data: 15 de dezembro 2005  (quinta-feira)

Horário: 18:00

Local: CEFET-UFBA

 As Partículas Elementares

Palestrante: Prof. Alberto Santoro (UERJ)

Data: 01 de dezembro 2005  (quinta-feira)

Horário: 18:30

Local: Auditório do PAF-UFBA

 

Resumo: A noção de partículas elementares é muito antiga e ilustra de uma certa forma a curiosidade humana sobre nossas origens que se confunde em determinado momento com a origem do universo.  Há muitos séculos os conceitos evoluíram e a medida que as tecnologias foram permitindo também fomos aperfeiçoando os conceitos e o conhecimento sobre os objetos fundamentais da natureza. Hoje o estudo das Partículas Elementares se faz na Física de Altas Energias, com uma instrumentação complexa, os aceleradores de partículas. Estes aceleradores fazem parte do conjunto de ferramentas usadas pelos físicos para estudar as leis fundamentais que regem as interações fundamentais  da natureza e seus tijolos principais.

 

 A Física do Mergulho

Palestrante: Profa. Hebe Queiroz (UFBA)

Data: 29 de novembro 2005  (terça-feira)

Horário: 17:00

Local: Instituto de Física

 

Resumo: O ambiente do mergulho é diferente do nosso habitual, não somente pela falta de suprimento de oxigênio, mas também pelas diferentes, e quase sempre grandes, pressões a que os mergulhadores estão constantemente submetidos. Os efeitos fisiológicos da pressão durante o mergulho podem causar desconforto e até sérios danos à saúde. Apesar disso, são pequenos os índices de acidentes, os quais podem ser evitados com procedimentos simples.Neste seminário serão apresentadas as leis físicas estudadas nos cursos de mergulho autônomo, cujo conhecimento é importante para a realização de um mergulho seguro e agradável

 

 Métodos Físicos para Estudar a História da Física

Palestrante: Prof. Osvaldo Pessoa(USP)

Data: 24 de novembro 2005  (quinta-feira)

Horário: 18:30

Local: Auditório do PAF-UFBA

 

Resumo: A história da ciência pode ser descrita a partir de uma rede de relações causais que ligam unidades de conhecimento científico, chamadas “avanços”, que incluem idéias, experimentos, técnicas, formulações de problemas, dados, etc. Um certo conjunto de avanços pode ser visto como “causando” o surgimento de um novo avanço, com uma certa probabilidade. O estudo de episódios científicos em que ocorrem descobertas independentes permite a formulação de um único “modelo causal” que dê conta das semelhanças e diferenças entre as duas histórias independentes. Como estudo de caso, examinamos o início da ciência do magnetismo na China e Europa. O ponto de partida para a construção desses modelos causais são o conhecimento e a intuição do historiador da ciência. Uma vez postulado um modelo, apresentam-se critérios para se atribuírem probabilidades para as relações causais. O tempo que de fato transcorreu entre dois eventos é tomado com a vida média associada à função de distribuição subjacente, que se supõe exponencial, como nos decaimentos radioativos, apesar de tal suposição ser passível de discussão. Investiga-se como calcular as probabilidades para mais de dois eventos, levando em consideração a composição, disjunção e conjunção de causas. O objetivo geral do método é a representação computacional da base de informações da história da ciência, para posterior teste de teses da área de “teorias de mudança científica”.

 

 Complexidade e Sistemas Climáticos 

Conferencista: Prof. Roberto Andrade (UFBA)

Data: 22 de novembro (terça-feira) 

Horário: 17:00 

Local : Sala 404 - Instituto de Física

Resumo: O estudo da complexidade está focado em propriedades de sistemas com muitos graus de liberdade e com uma evolução que apresenta a formação de padrões ou estruturas espaço-temporais e caóticos. Usamos resultados de diversos estudos desenvolvidos em modelos de criticalidade auto organizada para precipitações pluviométricas e análises de séries históricas de estações meteorológicas do nordeste do Brasil para motivar uma discussão sobre para complexidade em sistemas climáticos. Especial atenção é dedicada à comparação entre os regimes climáticos do nordeste do Brasil com os provindos de regiões temperadas.

  Mulheres em Física

Conferencista: Profa. Marcia Barbosa (UFRGS)

Data: 17 de novembro (quinta-feira) 

Horário: 18:30 

Local : Auditório Leopoldo Amaral - Escola Politécnica  

Resumo:  O percentual de mulheres na física é inferior ao de outras carreiras. Estudos mostram que o crescimento da participação feminina na física é menor do que o observado em outras ciências exatas. Esta participação se torna ainda mais reduzida nos postos mais altos, nas comissões, nos comitês organizadores, nos cargos de direção e em posições de liderança. Neste seminário iremos responder a questões como: Por que as mulheres precisam da física? Por que isto ocorre? O que fazer para aumentar a participação feminina? O que fazer para que as mulheres tenham acesso a posições de liderança? Por que a física precisa das mulheres?

 

 Título:  Aspectos atuais da Teoria Quântica dos Campos  

Conferencista: Prof. Marcelo Gomes (USP

Data: 10 de novembro (quinta-feira) 

Horário: 18:30 

Local : Auditório Leopoldo Amaral - Escola Politécnica 

Resumo: A Teoria quântica de campos (TQC) reúne num mesmo arcabouço a relatividade restrita e a mecânica quântica. Designada inicialmente como uma ferramenta para o estudo das partículas elementares a TQC logo mostrou ter um escopo bem maior, permeando hoje em dia várias áreas da física teórica. Neste seminário procurarei mostrar alguns aspectos do desenvolvimento histórico, os percalços e também os sucessos no estudo da eletrodinâmica quântica e das interações fortes e fracas. Um denominador comum a todas essas teorias é o fato que elas são renormalizáveis o que justifica a aplicação de métodos perturbativos. O mesmo não acontece com a gravitação cuja quantização constitui um dos maiores desafios da física atual. Nessa circunstância tentarei descrever estudos recentes que focalizam a física em distâncias muito pequenas quando efeitos quânticos da gravitação não podem ser desprezados

 Título: A Pesquisa em Ensino de Física no Brasil 

Conferencista: Profa. Anna Maria Pessoa de Carvalho (USP) 

Data: 08 de novembro (terça-feira) 

Horário: 18:30 

Local : Auditório Leopoldo Amaral - Escola Politécnica 

Resumo: Esta palestra pretende mostrar o trabalho desenvolvido pelo grupo da SBF que produziu o livro “FÍSICA PARA O BRASIL: PENSANDO O FUTURO” particularmente sobre o tema: a pesquisa em Ensino de Física. Iniciaremos com um pequeno histórico das origens da pesquisa na área e depois abordaremos três grandes sub-áreas: a pesquisa em alfabetização científica; a tecnologia e o ensino de Física e a pesquisa em formação de professores. Se possível, mostraremos alguns exemplos destas pesquisas.  

 Título: Projeto GREF: história, propostas e práticas 

Palestrante: Profa. Yassuko Hosoume(USP) 

Data: 03 de novembro (quinta feira)

Horário: 17:30 

Local: Auditório do PAF-UFBA 

Resumo: O grupo de Reelaboração do Ensino de Física começou seus trabalhos em 1983 e sua proposta de ensino ganhou mais consistência no início dos anos 90 com a publicação de seus três livros para o professor. Sua aplicação em sala de aula, por exigir a construção de uma nova visão de conhecimento físico, de educador e de aprendizado, encontra dificuldades que só podem ser superadas com o abandono da visão propedêutica de ensino. Essa reconstrução da parte do professor e outros atores do processo educacional, também apontada como necessária nos PCNs, na verdade se trata de um processo coletivo, no qual a universidade se apresenta com papel fundamental. Acreditamos que o uso do GREF na sala de aula, mesmo o emprego de partes de sua proposta, já representará um avanço para a melhoria da educação brasileira.

 Título:  Einstein, David Bohm, a física quântica, e o Brasil 

Palestrante: Prof. Olival Freire Jr. (UFBA) 

Data: 01 de novembro (terça feira)

Horário: 17:00 

Local: Auditório do Instituto de Geociências -UFBA.

Resumo: Entre 1951 e 1955, os destinos do físico americano David Bohm, de Albert Einstein, e da pesquisa sobre os fundamentos da teoria quântica se entrecruzaram com a história do Brasil e da física brasileira. Uma extensa correspondência entre David Bohm e Einstein documenta esse período. A análise dessa correspondência, e de seu contexto, iluminam aspectos da história do Brasil e da história da física. O seminário é dedicado a apresentar e comentar essa correspondência.

 Título:  A física dos livros didáticos de 1800 a 2000 

Palestrante: Prof. Wagner Wuo (PUC-SP) 

Data: 27/10 (quinta-feira)

Horário: 17:30 

Local: Auditório do PAF - UFBA. Campus de Ondina 

Resumo: Serão abordados diversos aspectos da física ensinada a partir dos livros didáticos: 

a) As mutações que os livros didáticos sofreram ao longo do século XIX, sobre a influência das correntes filosóficas e do desenvolvimento tecnológico.  

b) As fases de transformação dos livros didáticos de física ao longo do século XX 

c) Uma análise e classificação (tipológica) para os livros didáticos 

d) A evolução dos livros nas últimas décadas e a forma singular proposta para o ensino de física no Brasil. 

 O Experimento de Michelson-Morley e a Relatividade Restrita

Palestrante: Prof. Ricardo Miranda (UFBA)  

Data: 25/10 (terça-feira) 

Horário: 17:00 

Local: Auditório Profa. Yeda Andrade Ferreira - Instituto de Geociências da UFBA

Resumo: O resultado negativo do experimento de Michelson-Morley (1887), realizado para testar a teoria de Fresnel mediante a detecção do movimento da Terra relativo ao éter luminífero, foi, inicialmente, explicado pela hipótese de contração de Lorentz-FitzGerald (1892). Em 1905, ao propor a teoria da Relatividade Restrita, Einstein forneceu uma outra explicação, simplesmente descartando a existência do éter e afirmando a constância da velocidade da luz, em todas as direções, relativamente a Terra. O próprio Einstein, no entanto, reconheceu explicitamente que ambas as explicações eram satisfatórias; a aceitação de sua teoria, em detrimento daquela de Lorentz-Fitzgerald, justificava-se por razões de simplicidade, não havendo critérios experimentais para tal. Em 2002, Miranda, Andion e da Costa (Phys. Essays, 15, 4, p. 422) mostraram que a referida hipótese de contração é satisfatória apenas para uma configuração particular do aparato no citado experimento, falhando para uma configuração genérica; a Relatividade Restrita, por outro lado, explica o resultado do experimento em qualquer caso. 

 Informação Quântica

Palestrante: Prof. Luiz Davidovich (UFRJ)

Local: auditório Leopoldo Amaral da Escola Politécnica

Data: 20/10/05

Hora: 18:30 hs

Resumo: A informação quântica é uma disciplina que tem por objetivo caracterizar, transmitir, armazenar, comprimir e utilizar computacionalmente a informação disponível em estados quânticos. Ela deve seu rápido desenvolvimento nos últimos anos à habilidade, desenvolvida em diversos laboratórios, de controlar e medir sistemas microscópicos simples, à descoberta de algoritmos quânticos rápidos, e ao reconhecimento de que a lei de Moore levará dentro de aproximadamente uma década ao limite de um único átomo para as portas lógicas elementares. A criptografia e os computadores quânticos, que estão entre as principais aplicações, baseiam-se em propriedades sutís e fundamentais do mundo quântico: a perturbação inevitável associada à medida, o princípio de superposição e as propriedades não locais de estados emaranhados. O progresso nessa área está intimamente ligado a um entendimento profundo da mecânica quântica: progressos recentes incluem a proposta e demonstrações experimentais do fenômeno de teleportação, bem como investigações detalhadas do papel da descoerência na transição quântico-clássica. Essa palestra reverá conceitos básicos e desenvolvimentos recentes nessa área, enfatizando a relação estreita entre pesquisa básica e possíveis aplicações.

 Dinâmica dos estômatos em uma folha

Palestrante: Profa. Dra. Carmen Pimentel Cintra do Prado (Instituto de Física da USP)

Data: 29/09/2005 (quinta-feira)

Local: Sala 404 (Instituto de Física - UFBa)

Horário: 16 hs

 A Experiência da Revista na Escola

Palestrante: Prof. Dr. Nelson Studart (Depto. de Física da UFSCar)

Título: A Matemática como Estruturante do Conhecimento Físico

Palestrante: Prof. Dr. Maurício Pietrocola (Instituto de Física da USP)

Dia 22/09 (quinta-feira) às 10 horas na sala 404 

  

  

 Título: Problemas Inversos em Ciência e Tecnologia Espacial

Palestrante: Haroldo Fraga de Campos Velho (LAC-INPE)

Data: 15/09 (quinta-feira)

Horário: 15 hs

Local sala 404 (IF-UFBa)

 Segue abaixo a programação das atividades dos meses de agôsto e setembro, referente ao Ano Mundial da Física

Conferências:

1 . Einstein e a cultura 

Prof. João Zanetic (USP)

Dia: 20/09 às 18:30h

Local: Auditório do CEFET-Ba

Seminários:

1. Fractais em Física: Geometria da Natureza

Prof. José Garcia Miranda (IFUFBA)

Dia: 18/08 às 17:00h

Local: Instituto de Física - sala 404

2. A Física dos Tsunamis 

Prof. Alberto Brum (IFUFBA)

Dia: 01/09 às 17:00h

Local: Instituto de Física - sala 404

3. A Física e o olho humano

Prof. Jorge M. Malbouisson (IFUFBA)

Dia: 08/09 às 17:00h

Local: Instituto de Física - sala 404

4. Oceanografia Física: Qual a importância das correntes oceânicas e como estudá-las?

Prof. Mauro Cirano (IFUFBA)

Dia: 15/09 às 17:00h

Local: Instituto de Física - sala 404

5. A modelagem de sistemas climáticos: Aspectos físicos, numéricos e computacionais

Prof. Clemente Tanajura (IFUFBA)

Dia: 11/10 às 17:00h

Local: Aduditório do Instituto de Geociências

Mini-Cursos (incrições no Instituto de Física, limite de 30 vagas):

1. Como é possível ver os átomos?

Prof. Caio Castilho (IFUFBA)

Dias: 22 e 23/08 às 17:30h

Local: Instituto de Física

2. Uma viagem pela estrutura microscópica da matéria  

Profs. Ângelo Maniero, Edmar Moraes e Frederico Prudente (IFUFBA)

Dias: 03, 10, 17 e 24/09 às 9:00h

Local: Instituto de Física

3. Construção de recursos didáticos experimentais utilizando materiais recicláveis ou de baixo custo par serem utilizados em aula de física 

Prof. Sérgio Esperidião (IFUFBA), Sérgio Borges (Fac. Jorge Amado)

Dias: 13 e 15/09 das 14 às 18h

Local: Instituto de Física

4. Como podemos usar a Física, a Matemática e a Ciência da Computação para modelar sistemas biológicos? 

Profa. Suani Pinho (IFUFBA)

Dias: 20 e 22/09 

Local: Instituto de Física

Mesas - Redondas:

1. Como está o esino médio de física na Bahia?

Profa. Judite Miranda (IFUFBA)

Profa. Maria Cristina M Martins (IFUFBA)

Prof. J. Jande de O. Santos (SINPRO)

Prof. Dan Oliveira Santana (CEFET-BA)

Dia: 24/08 às 17:00h

Local: CEFET-BA

Data e hora: 
2005