Instituto de Física

Universidade Federal da Bahia

Departamento de Física Geral

O Departamento de Física Geral surgiu, evoluiu e consolidou o seu perfil acadêmico a partir das necessidades de mudança no contexto do Instituto de Física da UFBa. Criado no processo de reorganização interna por que passou o IF-UFBa em 1975, visando uma maior operacionalidade dos grupos já consolidados ou emergentes, coube-lhe primordialmente abrigar o de Geofísica Teórica. Nascia, diminuto, o então chamado Departamento de Física da Terra que dividiria com os também recém-criados departamentos de Geofísica Nuclear (DGN) e de Física do Estado Sólido (DFES) os encargos de ensino, pesquisa e extensão desta unidade da UFBa. No entanto, a consolidação do grupo de Geofísica Teórica enfrentou dificuldades que acabariam por diminuir o já reduzido número dos seus membros que, então, optaram por somar-se ao DGN: buscava-se assim reunir num só departamento os docentes do IF-UFBa ligados à área de Geofísica. Em 1983, já patente o caráter irreversível da mudança de identidade acadêmica, o departamento assumiu sua atual denominação: Departamento de Física Geral. Sucederam-se anos de renovação e busca da qualidade através da abertura de concursos, busca que perdurou até 1995 quando, no auge do processo, o departamento decidiu-se por uma definição mais clara das linhas de pesquisa e atuação dos seus pares e por uma filosofia de trabalho com ênfase na qualidade acadêmica. Decorreu daí, a partir de normas recém-editadas pela administração central da universidade, sua elevada pontuação e, como conseqüência, a liberação de novas vagas para concursos: foram cinco nos últimos quatro anos, inclusive um para Professor Titular.

O crescimento desses anos levou o DFG a se equiparar em número aos demais departamentos do IF-UFBa, contando hoje com vinte docentes, sendo quinze deles doutores e uma doutoranda. É detentor de produtividade científica das mais altas dentre os departamentos da Área I da UFBa, assim como de um elevado índice de qualificação. 

Atualmente a pesquisa no seu âmbito cobre diversas áreas: Física Estatística; Fundamentos da Física Clássica e Moderna; Teoria de Campos e Cosmologia; Física dos Semicondutores; Física de Superfícies; Ensino, História e Epistemologia da Física. 
 

Servidores Docentes

Componentes Curriculares

Graduação
Código Nome do Componente Programa
FIS105 Relatividade Restrita
FIS115 Tópicos de Ensino de Física
FIS116 Tópicos de Física Moderna
FIS117 Tópicos de Física Clássica
FIS122 Física Geral e Experimental II-E
FIS134 Física para Licenciatura em Ciências I
FIS135 Física para Licenciatura em Ciências II
FIS136 Física Geral e Experimental I-A
FISA92 Física Geral e Experimental
FISC50 Conceitos de Física A
FISC52 Conceitos de Física C
FISC58 Projetos e Modelos A
FISC59 Projetos e Modelos B
FISC64 Eletromagnetismo
FISC70 Teoria Eletromagnética I
FISC71 Teoria Eletromagnética II
FISC72 Métodos de Física Teórica A
FISC73 Métodos de Física Teórica B
FISC83 Tópicos de Física Computacional
FISC85 Tópicos de Física Aplicada
FISC86 Tópicos de Física Experimental
FISD34 Física Geral Teórica II
FISD41 Física Geral Experimental II

Documentos

Não existem Documentos listados no momento.

Portarias

Não existem Portarias listadas no momento.

Resoluções

Não existem Resoluções listadas no momento.