Seminário - Design computacional de nanoestruturas: simulações moleculares em multiescala

O Grupo de Física Estatística e Sistemas Complexos (FESC) convida a comunidade do Instituto de Física para participar do seminário "Design computacional de nanoestruturas: simulações moleculares em multiescala", ministrado pela Profa. Dra. Elizane Moraes.

Resumo

A forte demanda por água potável e energia para atender ao aumento da população e ao crescimento econômico motivou uma mudança nos recursos hídricos e energéticos do planeta. Este cenário também é impulsionado pelo aumento de questões ambientais e de saúde pública associada às mudanças climáticas. Atualmente, a nanotecnologia permite o design de novos materiais com propriedades a nível molecular que podem ter grande influência nas interações a nível macroscópico. Nesta conversa, iremos destacar o possível uso de materiais 2D na fabricação de membranas de dessalinização e de separação de gases, com o objetivo de desenvolver sensores de separação iônica/gás.

Data: 07/11/2022 (segunda-feira)

Horário: 15h