Falecimento do professor Newton da Costa - Homenagem póstuma do professor Ricardo Miranda

Prezadas e prezados colegas do Instituto de Física

Gostaria de compartilhar com vocês minha grande tristeza ao tomar conhecimento, ontem, de que o Prof. Newton Carneiro Affonso da Costa falecera, aos 94 anos, em decorrência de um acidente doméstico ocorrido no final de semana.
Nosso Instituto teve o prazer de recebê-lo duas vezes, ao final da década de 90, quando esteve na UFBA para proferir concorridas e memoráveis palestras. Eu e o nosso colega, Prof. Nelson Andion, tivemos a felicidade e a honra de sermos por ele orientados, no doutorado e no mestrado, respectivamente, na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (FFLCH-USP).

O Prof. Newton da Costa, que recebeu a alcunha de "pensador da contradição", é, seguramente, um dos grandes pensadores brasileiros e um dos maiores lógicos do século XX. Tornou-se mundialmente conhecido por sua grande obra Sistemas Formais Inconsistentes, publicada em 1963, na qual desenvolve um cálculo lógico não clássico capaz de tratar afirmações contraditórias sem trivializar a teoria, ou seja, sem que se possa deduzir quaisquer afirmações a partir da contradição inicial. A lógica proposta por da Costa foi batizada como Lógica Paraconsistente pelo filósofo peruano Francisco Miró Quesada, pois, como dizia o grande Mestre, "Ela não destrói a lógica tradicional, que é a lógica da consistência. Ela está ao lado dela, assim como a geometria não euclidiana está ao lado da geometria euclidiana".

A lógica paraconsistente é estudada e utilizada em todo o mundo, sendo aplicada em várias áreas do conhecimento, desde a física e a mecânica quântica até a economia e a filosofia. No documentário Espírito da Contradição, dirigido por Fernando Severo e lançado em 2019, o Prof. Newton cita, como exemplo de aplicação à filosofia, a dialética marxista, relembrando que Karl Popper considerava a dialética marxista impossível porque sua lógica, a qual envolve contradições, não é a lógica clássica, isenta de contradições. Diz ele: “O que eu fiz, em parceria com o professor norte- americano Robert Wolf, foi exatamente o seguinte: mostrar que é possível, usando uma lógica paraconsistente, reconstruir a dialética. A dialética marxista pode ser fundamentada numa lógica paraconsistente. Ela me dá as melhores fundamentações da dialética, de tal forma que a objeção de Popper não se aplica”.

Conjuntamente com Irene Mikenberg e Rolando Chuaqui (1989), Newton da Costa criou a noção de quase verdade, ampliando o trabalho de Alfred Tarski que sistematizou matematicamente a noção de verdade por correspondência, para tratar da noção de verdade nas ciências empíricas, particularmente na Física. O conceito de quase verdade, foi posteriormente (2003 e 2007) estendido à filosofia da ciência, com a colaboração de Steven French e Otávio Bueno.

Como relembra o Prof. Edélcio Souza, colega e amigo dos tempos da FFLCH-USP, ao referir-se ao nosso saudoso orientador, "Sua personalidade agregadora conseguia atrair pessoas das mais diversas áreas do conhecimento, formando, em torno de si, um grupo de estudantes que se mantinha unido tanto pelas afinidades intelectuais quanto, e acima de tudo, pelo entusiasmo contagiante de seu mentor. Sua irreverência era externada principalmente em suas aulas, insistindo sempre que o que mais importava era assimilar os conceitos e resultados principais, sem se ater a detalhes técnicos, que dizia que podíamos aprender sozinhos lendo os livros". Acrescento, relembrando que o Prof. Newton sempre gostava de dizer: "estou aqui para jogar algumas serpentes no paraíso de vocês".

Prezado Prof. Newton, foi um enorme prazer e uma grande honra ter sido seu orientando! Onde quer que o senhor esteja, espero que um dia possamos nos reencontrar para reviver alguns daqueles bate-papos instigantes e deliciosos que tive a felicidade de ter com o senhor!

Salvador, 18 de abril de 2024

Ricardo Carneiro de Miranda Filho