Salvador será, em agosto, um dos mais importantes centros internacionais de debate sobre história da física. A capital baiana sediará dois encontros de destaque mundial voltados a temática: a 6ª Conferência Bienal de Historiadores das Ciências Físicas, que acontece de 4 a 9 de agosto de 2025, no Hotel Vitória Marina, e a 5ª Conferência Internacional sobre a História da Física Quântica (HQ-5), de 11 a 14 de agosto de 2025, no Instituto de Geociências da Universidade Federal da Bahia (IGEO/UFBA).
A HQ-5, parte do calendário oficial do Ano Internacional da Ciência Quântica, propõe uma jornada de reflexão sobre como a física quântica foi construída, debatida e transformada ao longo do último século. A programação reúne pesquisadores de universidades de prestígio internacional, como Alexei Kojevnikov (University of British Columbia, Canadá), Danian Hu (Universidade de Ciência e Tecnologia do Sul da China), Elise Crull (City University of New York, EUA), Hanoch Gutfreund (Universidade Hebraica de Jerusalém, Israel) e Margriet van der Heijden (Eindhoven University of Technology, Países Baixos). Mais do que um simpósio técnico, o evento é uma oportunidade de pensar a ciência em seus múltiplos sentidos: como cultura, memória, presença e potência crítica.
A 6ª Conferência Bienal de Historiadores das Ciências Físicas, por sua vez, é um encontro voltado a jovens em formação em história da física, estudantes de pós-graduação e pesquisadores em início de carreira, criando espaço de trocas e aprendizados com especialistas em história das ciências físicas de diversos países. Realizado de 4 a 9 de agosto, no Hotel Vitória Marina, no Corredor da Vitória, o evento contará com a participação especial de nomes como os professores do Instituto de Física da UFBA Olival Freire Jr. e Katemari Rosa, da historiadora Gisela Matheu Gonzalez (Universidade Nacional Autônoma do México), Richard Staley (Universidade de Cambridge), Roberto Lalli (Instituto Politécnico de Turim), Alexei Kojevnikov (Universidade da Columbia Britânica), Ivã Gurgel (USP), Daniela Monaldi (Universidade Iorque), Indianara Silva (UEFS) e Joanna Behrman (Universidade de Copenhagen). Quase todos e todas estarão presentes na HQ-5, ampliando os diálogos entre os dois encontros.
A escolha de Salvador como sede desses eventos não é casual. A cidade se afirma como referência na articulação entre ciência e cultura, e abriga centros de excelência como o Instituto de Física da UFBA, que tem papel central na realização das conferências. O Instituto é também o espaço de atuação de Olival Freire Jr., um dos principais nomes internacionais na história da física quântica, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (PPGEFHC).
A realização das conferências conta com o apoio do AIP (American Institute of Physics), do CNPq, dos parceiros do do International Year of Quantum Science and Technology, da IUHCPP (Inter-Union Commission for the History and Philosophy of Physics) e da Academia de Ciências da Bahia. Salvador, com sua paisagem única e vocação para o pensamento plural, torna-se assim o palco ideal para encontros que conectam passado e futuro, ciência e sociedade.
Para mais informações acesse os sites dos eventos e acompanhe o Laboratório de História da Ciência no Instagram:
https://www.aip.org/history-programs/physics-history/early-career-conference
https://www.instagram.com/labhistoriadasciencias