Instituto de Física

Universidade Federal da Bahia

Orientações aos estudantes de Graduação em Física sobre procedimentos de solicitação de inscrição em disciplinas para 2022.2

No período de 04 a 09/08/2022 será possível inscrever-se, via CEAG/Colegiado, em componentes curriculares para o semestre letivo 2022.2, mediante disponibilidade de vagas. Diante das avaliações positivas acerca dos matrículas nos semestres anteriores e considerando que o atual cenário ainda inspira cuidados para evitar aglomerações, o processo de solicitação de inscrição em disciplinas exclusivamente via e-mail, mas mantendo o atendimento presencial ao público no horário normal de funcionamento do CEAG (07 às 20h).

Seguem orientações importantes sobre os procedimentos de solicitação:

1. Os estudantes devem, primeiramente, verificar o resultado da matrícula web. Aqueles que tiverem as inscrições confirmadas em todas as disciplinas desejadas, não precisam enviar novas solicitações ao Colegiado;

2. As solicitações de inscrição e ajuste em disciplinas (inclusão e exclusão) se darão exclusivamente através do e-mail específico criado para essa finalidade: matricula.fis@gmail.com, para onde os estudantes deverão encaminhar o Formulário de SOLICITAÇÃO DE MATRÍCULA devidamente preenchido. O assunto do e-mail deve ser: Solicitação de matrícula;

3. Pedimos especial atenção para o preenchimento completo e correto do formulário. Em especial, nos campos: CÓDIGO DA DISCIPLINA e TURMA;

4. O estudante pode verificar as turmas oferecidas para o seu curso no respectivo guia de matrícula (Guia do Diurno / Guia do Noturno). Os números das turmas desejadas devem ser informadas no formulário de solicitação. O quadro de horários das disciplinas de Física está disponível no link: http://www.fis.ufba.br/pt-br/quadro-de-horarios;

5. Caso o estudante deseje consultar outras disciplinas/turmas que não foram oferecidas para o Colegiado de Física poderá fazê-lo através do site https://supac.ufba.br/guia-de-matricula-graduacao-20222. Contudo, a solicitação desses componentes só poderá entrar como demanda extra, ficando pendente da vaga ser cedida ao Colegiado do interessado ou ser pega no período de ajuste; 

6. O estudante que desejar solicitar a quebra de pré-requisito para cursar uma disciplina, deverá enviar o Formulário de SOLICITAÇÃO DE QUEBRA DE PRÉ-REQUISITO devidamente preenchido, junto com o formulário de matrícula. Todas as inscrições realizadas mediante quebra de pré-requisito estarão condicionadas à posterior aprovação do Colegiado;

7. Visando garantir a autenticidade da identidade do solicitante, o estudante deve encaminhar sua solicitação apenas através do seu e-mail que está cadastrado no SIAC;

8. As inscrições serão realizadas seguindo a ordem de recebimento dos formulários;

9. O CEAG notificará o estudante quando tiver concluído a tentativa de implementação da sua solicitação, cabendo ao mesmo conferir o resultado através do SIAC;

10. O contato e a interação entre os estudantes e o CEAG se dará predominantemente por e-mail, podendo o CEAG em situações excepcionais, se julgar necessário, contatar o estudante pelo telefone informado no formulário;

11. Os estudantes que sentirem a necessidade de orientação acadêmica para decidir em quais disciplinas se inscrever, devem procurar seus respectivos orientadores. Caso não tenha orientador ou não consiga contato com este, o estudante pode procurar a coordenação do colegiado através dos e-mails mcrispenido@gmail.com e alannacd@ufba.br.

12. Os comprovantes de matrícula poderão ser obtidos pelo próprio estudante diretamente pelo site do SIAC Web (www.siac.ufba.br). Para obtê-lo com autenticação eletrônica, que permite verificação da sua autenticidade, o estudante deve clicar no botão PDF (abaixo do botão imprimir).

Por fim, reforçamos que as solicitações de matrícula e quebra de pré-requisito devem ser enviadas apenas para o e-mail matricula.fis@gmail.com, enquanto que demais casos devem ser tratados através do e-mail do setor: ceag.fis@ufba.br (ou ceag.fis@gmail.com).

Categoria: 
Graduação