As/Os diretoras/es signatários deste documento vêm a público manifestar seu apoio irrestrito aos direitos de trabalhadoras e trabalhadores terceirizadas/os da Universidade Federal da Bahia e manifestar repúdio às ações exercidas sobre as/os trabalhadoras/es, conforme atestam diversas informações e relatos.
Como bem exposto em notícia de fato encaminhada à Procuradoria Regional do Trabalho da 5ª Região no dia 24 de novembro de 2025, há fortes indícios de assédio moral coletivo, alterações lesivas de contratos de trabalho, falta de transparência e práticas lesivas à garantia de direitos rescisórios, que geram impactos desproporcionais, sobretudo, às trabalhadoras mães. Tal situação envolve grave risco coletivo e demanda investigação pelo Ministério Público do Trabalho, bem como eventuais sanções previstas na legislação trabalhista e administrativa.
Consideramos absolutamente inadequadas as pressões exercidas, que ferem a dignidade humana e ameaçam trabalhadoras e trabalhadores – em sua maioria com longa trajetória no âmbito da Universidade, sendo fundamentais para o funcionamento diário da instituição. Pelo bem-estar de trabalhadoras e trabalhadores, rogamos que tais práticas cessem imediatamente e que os direitos trabalhistas sejam plenamente respeitados. Solicitamos, também, que se avance nas tratativas com a nova empresa de limpeza e conservação para garantir a recontratação destes/as trabalhadores/as.
Salvador, 26 de novembro de 2025
Alvanita Almeida Santos
Diretora do Instituto de Letras
Cristiana Mercuri de Almeida Bastos
Diretora do Instituto de Psicologia e Serviço Social
Frederico Vasconcellos Prudente
Diretor do Instituto de Física
Kleyber Mota da Cunha
Diretor do Instituto de Matemática e Estatística
Marcelo Embiruçu de Souza
Diretor da Escola Politécnica
Marcelo Moura Mello
Diretor da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas
Rodrigo Freitas Bittencourt
Diretor da Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia
Para acessar o arquivo, clique aqui.






