CONGRESSO VIRTUAL UFBA 2020 - INTEGRAÇÃO DAS CIÊNCIAS E PARA ALÉM DAS CIÊNCIAS: UMA VISÃO INTER- E TRANSDISCIPLINAR

FLORA SOUZA BACELAR, PARIDE BOLLETIN, CHARBEL NINO EL HANI, IURI OLIVEIRA RUBIM, SUELLEN CECILIO PIAZZA MEIRELES
27/05, 13:30, Sala C

Dentro da história existem três fatores que aceleram processos que já estão incipientes, são eles guerra, revolução e epidemias [1]. Em tempos da pandemia, além de expor de forma muito clara onde nossos alicerces socioeconômicos estão fragilizados, muitos processos vêm sendo acelerados, como o ensino à distância, trabalho remoto, e também tendências negacionistas à ciência. A “Resistência à ciência” é um fenômeno mundial que gera debates e mobiliza a elaboração de estratégias para o enfrentamento desta situação [2]. Esta mesa suscita o debate desses movimentos incipientes e como os trabalhos inter- e transdisciplinares podem estabelecer-se dentro do processo da integração da ciência como um conhecimento de acesso a todos e presente no quotidiano.

[1] KARNAL, Leandro. O mundo pós-pandemia. Especial da CNN Brasil. Disponível em: https://youtu.be/pDMAfc1ya1M
[2] Resistência à ciência. Revista Fapesp. São Paulo, edição 284, out. 2019.