Instituto de Física

Universidade Federal da Bahia

Instituto de Física se destaca com um aluno de doutorado em cotutela com o Institut de Physique de Rennes (França).

Victor Mancir da Silva Santana, que fez seu Mestrado na área de espectroscopia da radiação solar no Instituto de Física da UFBA (IF/UFBA)e éatualmente professor de Física no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) em Salvador, está desenvolvendo seu Doutorado em cotutela com o Institut de Physique de Rennes (IPR) daUniversité de Rennes 1 (UR1), na França.
Seu orientador no IF/UFBA desde o Mestrado, o Prof. Denis Gilbert Francis David, pesquisador no Laboratório de Propriedades Óticas (LaPO), desenvolve estudos na área de materiais para aplicações em energia solar, e espectroscopia de fótons e elétrons, e seu orientador no IPR/UR1, o Dr. Christian Godet, pesquisador do CNRS, desenvolve estudos na área de materiais amorfos, enxertos moleculares e espectroscopia de fotoelétrons de raios X (XPS).
O seu trabalho de doutorado envolve o desenvolvimento de uma técnica para determinação experimental de propriedades físicas de superfície de materiais. Revelaressas propriedades éfundamental tanto para o controle de processos de síntese desses materiais quanto para as aplicações relacionadas com suas superfícies, como absorção para energia solar fotovoltaica e sensores, emissividade para energia solar térmica, foto-catálise, plasmônica, ou aindaadesão, dureza eatrito na área da mecânica.
Victor já efetuou em 2014 um estágio de 8 meses no IPR dentro de um Projeto Pesquisador Visitante Especial (PVE), coordenado pelo Prof. Antônio Ferreira da Silva e financiado pelo programa Ciência sem Fronteiras (CNPq), e obteve agora uma bolsa de 6 meses pelo programa de “Soutien à la mobilité des doctorants” de Rennes Métropole (Université Européenne de Bretagne). A previsão de defesa é no final deste ano.
Além dessa cotutela, o projeto permitiu estadias do Dr. Christian Godet no IF/UFBA e reforçou a nossa colaboração com o Laboratorio de Análise de Superfície (LAS) do Instituto de Química, coordenado pela Profa. Maria da Graça Carneiro da Rochacom o apoio do especialista em técnicas desuperficie, Sr. Pascal Bargiela. O foco do projeto é a espectroscopia de perda de energia de fotoelétrons X (PEELS) que oferece uma técnica original para a caracterização de novos materiais.