Physics Institute

Universidade Federal da Bahia

Seminários realizados em 2010

 High Level Theoretical Investigation of Binding and Potential Energy Surfaces in Ion-Aromatic-system Complexes

Palestrante: Prof. Dr. Nazzareno Re (Facoltà di Farmacia dell'università G. D'Annunzio di Chieti, Itália)

Data: 09/12/2010 (quinta-feira)

Horário: 10:00 horas

Local: Sala 404 (Sala de Seminários) do IF-UFBA

Resumo: This talk will address the high level ab initio calculations performed in our group on the interaction of several kind of ions, such as alkali metal cation and halide anions, to benzene.  For these systems recent experimental and theoretical data are rather scarce, in spite of their growingly acknowledged importance for binding in complex biological systems. We performed BSSE corrected geometry optimizations employing the MP2 level of theory with large basis sets and carried out single point energy calculations at the MP4 and CCSD(T) level.  We moreover explored the complete basis set limit and the effect of counterpoise basis set superposition error corrections on the minimum geometries and energies of benzene-ion adducts in their possible interaction modes, obtaining BDE values in good agreement with the experimental results.  In particular, I will focus on the calculations which were recently performed on the interaction of halide anions (F-, Cl-, Br-, and I-) to benzene. The binding energy and enthalpy values (ranging from -15.3 kcal/mol for fluoride to -6.1 kcal/mol for iodide) show that the hydrogen bonding occurring in these complexes cannot be described as a weak interaction. We have furthermore investigated the topology of the minima and of other selected sections of the potential energy surface, so to gain further insight on the nature of the halide-benzene interaction. In particular, the geometry corresponding to the C6V symmetry, although being overall repulsive, has displayed the unprecedented presence of a small flex (a minimum in C6V symmetry) with interaction energy close to zero or slightly attractive.

 

 Anthony Leggett e fundamentos da Teoria Quântica

Palestrante: Prof. Fabio Freitas (Instituto de Física - UFBA)

Data: 07/12/2010 (terça-feira)

Horário: 16:00 horas

Local: Sala 404 (Sala de Seminários) do IF-UFBA

Resumo: Anthony Leggett é mundialmente conhecido por seu trabalho em física de baixas temperaturas. No início da década de 1970, ele conseguiu resolver o difícil problema da superfluidez do 3He, trabalho pelo qual foi agraciado com o prêmio Nobel de Física, em 2003. Todavia, a maior parte de sua carreira foi dedicada a explorar aspectos fundamentais da teoria quântica, tentando desenvolver modelos teóricos experimentalmente testáveis para verificar a extensão da aplicabilidade da teoria quântica, na esperança de evidenciar que essa teoria não permanece válida no limite macroscópico. Neste seminário, irei apresentar quais eram os problemas fundamentais enfrentados por Leggett e delinear o que hoje é conhecido como programa de Leggett, relacionado com o tunelamento quântico macroscópico.

 

 Geometria do Emaranhamento Quântico

Palestrante: Prof. Dr. André Luís Godinho Mandolesi (Instituto de Matemática - UFBA)

Data: 30/11/2010 (terça-feira)

Horário: 16:00 horas

Local: Sala 404 (Sala de Seminários) do IF-UFBA

Resumo: O fenômeno do emaranhamento quântico é conhecido desde os primórdios da Mecânica Quântica, mas só nas últimas décadas ele passou a ser estudado e compreendido mais profundamente, servindo de base para novas idéias como a computação quântica, teleportação quântica, etc. Nesse seminário veremos como mesmo o emaranhamento em sistemas bem simples, de poucos qubits (bits quânticos), pode ser analisado em termos de uma rica geometria de estados quânticos.

 

O Movimento dos Oceanos

Palestrante: Profa. Dra. Hebe Queiroz (IF - UFBA)

Data: 25/11/2010 (quinta-feira)

Horário: 16:00 horas

Local: Sala 404 (Sala de Seminários) do IF-UFBA

Resumo: A busca cada vez maior do conhecimento do comportamento dinâmico dos oceanos, além da tentativa de entender a natureza, usar as suas potencialidades e às vezes o desejo ambicioso de, em certa medida, controlá-la, tem sido motivada também pela  necessidade de preservação da vida, de sobrevivência da biosfera, visto que os oceanos desempenham um papel fundamental na definição do estado de equilíbrio do planeta. Neste seminário será apresentada uma breve introdução à dinâmica de fluidos geofísicos, onde serão discutidas as principais forças que agem no oceano, as equações dinâmicas que descrevem seus movimentos, as dificuldades de solução e algumas possibilidades de solução analítica destas equações.

 

 Estados termalizados do campo eletromagnético: propriedades não-clássicas e aplicações

Palestrante: Prof. Dr. Jorge Mário Carvalho Malbouisson (IF - UFBA)

Data: 16/11/2010 (terça-feira)

Horário: 16:00 horas

Local: Sala 404 (Sala de Seminários) do IF-UFBA

Resumo: Estados termalizados do campo eletromagnético são introduzidos no contexto da dinâmica de campos térmicos. A interpretação física destes estados, em termos de matrizes densidade, é construída. Propriedades não-clássicas de estados básicos termalizados e suas superposições são discutidas e algumas aplicações são comentadas.

 

 Estudo da Interação de Fótons na Região do Ultravioleta de Vácuo com Moléculas de Interesse Biológico em Fase Condensada

Palestrante: Tiago Rodrigues Silveira (Mestrando em Física IF/ UFBA)

Data: 09/11/2010 (terça-feira)

Horário: 16:00 horas

Local: Sala 404 (Sala de Seminários) do IF-UFBA

Resumo: Existem alguns modelos que tentam explicar como biomoléculas  mais simples (por exemplo, os aminoácidos que são à base das proteínas dos seres vivos) teriam sido formadas. Um dos modelos que tentam explicar esta evolução propõe que a vida na Terra tenha sua origem no espaço, sendo que estas biomoléculas teriam sido formadas no espaço e trazidas para a Terra pelos impactos de cometas e meteoritos. Esse modelo tem sido reforçado pela astronomia observacional, que apresentou nos últimos anos resultados em relação à descoberta de moléculas complexas. Desta forma, o estudo de compostos orgânicos e sua interação com a radiação VUV estão relacionados com o estudo da origem da vida na Terra, que corresponde a um tema de grande interesse na comunidade acadêmica. Para se entender essas diferenças, e também aprofundar o conhecimento em outras questões fundamentais associadas, se faz necessário um estudo sistemático dos processos da fotoestabilidade de moléculas com interesse biológico, em fase condensada e gasosa, em função da radiação. Neste seminário, vamos apresentar uma discussão sobre conceitos de produção de filmes de compostos orgânicos e alguns resultados a respeito da degradação destes aminoácidos devido à radiação ultravioleta.

 

 Redes Complexas: fundamentos e aplicações a sistemas vivos

Palestrante: Prof. Dra. Suani Tavares Rubim de Pinho  - IF-UFBA

Data: 26/10/2010 (terça-feira)

Horário: 16:00 horas

Local: Sala 404 (Sala de Seminários) do IF-UFBA

Resumo: O estudo das redes complexas fundamenta-se na Teoria dos Grafos; um grafo é definido por um par dos conjuntos de vértices (nós) e arestas (conexão entre os nós). Nas últimas décadas, apontou-se que propriedades globais de diversos sistemas naturais e sociais, formados por muitos elementos, poderiam ser tratadas pela Teoria dos Grafos, agregando também as técnicas da Física Estatística. Diversos aspectos fundamentais da teoria dos grafos têm chamado atenção dos pesquisadores tais como a questão do espectro de autovalores das suas diversas representações e a classificação das redes. Outro aspecto fundamental com fortes implicações nas redes biológicas é a identificação de comunidades em redes. Neste seminário, vamos apresentar, alem dos conceitos básicos acerca das redes, dois outros conceitos que introduzimos na literatura para representar e diferenciar redes: a matriz de vizinhança e a distância entre redes. Vamos expor também a metodologia que propomos, baseada nestes conceitos, para identificar comunidades em redes. Temos aplicado esta metodologia no estudo de diversos sistemas vivos, desde redes de proteínas para examinar classificar organismos, até redes sociais para estudar a propagação de doenças transmissíveis.

 

 Modelos cosmológicos com interação no setor escuro

Palestrante: Jorge Mário Saulo Carneiro - IF-UFBA

Data: 19/10/2010 (terça-feira)

Horário: 16:00 horas

Local: Sala 404 (Sala de Seminários) do IF-UFBA

Resumo: Discutiremos o papel da energia do vácuo no espaço-tempo em expansão. Alguns resultados da teoria quântica de campos no espaço-tempo de de Sitter serão usados na construção de soluções aproximadas para nosso universo nos limites de muito altas e muito baixas energias. No primeiro caso, supondo interação entre vácuo e matéria, obtemos uma solução não singular, com transição entre um universo de de Sitter primordial e uma fase dominada por radiação. No limite de tempos tardios, por outro lado, um termo cosmológico remanescente é obtido, com ordem de grandeza em acordo com a observada. A possibilidade de interação no setor escuro será também considerada neste caso, e alguns limites observacionais serão impostos com base em uma análise conjugada de supernovas Ia, oscilações acústicas bariônicas, radiação cósmica de fundo e formação de estruturas. Por fim, mostraremos que a interação vácuo-matéria pode ser modelada com a introdução de um campo escalar com potencial apropriado, o que nos permitirá ainda estabelecer uma conexão com a conjectura holográfica.

 

 As ciências - e a matemática - e o projeto expansionista norte-americano no período da Guerra Fria: alguns aspectos sobre a modernização e a profissionalização das ciências e da matemática no Brasil

Palestrante: Prof. Dr. André Luis Mattedi Dias - IHAC-UFBA

Data: 05/10/2010 (terça-feira)

Horário: 16:00 horas

Local: Sala 404 (Sala de Seminários) do IF-UFBA

Resumo: Ainda durante a II Guerra Mundial, os Estados Unidos implementaram a "política de boa vizinhança" com o objetivo estratégico de ampliar a sua área de influência na América Latina. O intercâmbio cultural e científico foi um dos aspectos importantes desta política. Foram enviados emissários à região com o objetivo de identificar jovens e promissores cientistas para serem contemplados com bolsas nas universidades norte-americanas. Esta política também teve implicações para o ensino das ciências e da matemática.

 

 Física dos Tsunamis

Palestrante: Prof. Dr. Alberto Brum Novaes (IF - UFBA) 

Data: 28/09/2010 (terça-feira)

Horário: 16:00 horas

Local: Sala 404 (Sala de Seminários) do IF-UFBA

Resumo: A dinâmica dos tsunamis envolve três estágios: geração, propagação e inundação. Quando o solo oceânico é perturbado por uma falha tectônica, empurra para cima a água do oceano. A propagação da onda através do oceano profundo tem velocidade de jato, isto é, da ordem de 700 km/h. Contudo, sua amplitude é praticamente imperceptível na superfície da água. Durante a propagação da onda, quando esta encontra regiões mais rasas, principalmente nas proximidades da praia, sua velocidade diminui e sua amplitude aumenta violentamente, provocando um efeito de maré gigante. Por outro lado, esse crescimento de energia na crista da onda, devido ao seu afunilamento, provoca um aumento violento da mesma, a qual é lançada, muitas vezes, a quilômetros praia adentro. Existem alguns tipos de ondas de propagação, entre eles a chamada onda trocoidal, que provocam uma grande inundação e destruição em todo o litoral.

 

 Estudo do processo de envelhecimento de unha humana e esmalte dentário humano através de Técnica Fotoacústica

Palestrante: Profa. Dr. Daniele Toniolo Dias Ferreira Rosa (UTFP- Ponta Grossa) 

Data: 16/09/2010 (quinta-feira)

Horário: 16:00 horas

Local: Sala 404 (Sala de Seminários) do IF-UFBA

Resumo: Neste seminário será apresentada a capacidade da Técnica Fotoacústica em determinar a difusividade térmica de unha humana e esmalte dentário humano. A difusividade térmica determina a taxa na qual o calor se difunde pelo material, assim quanto maior o seu valor mais rapidamente o calor fluirá. Diagnósticos e terapia com aplicação tópica de substâncias ou medicamentos podem ser monitorados desde que a difusividade térmica do substrato seja conhecida. As Técnicas Fotoacústicas para determinação da difusividade térmica são técnicas não destrutivas e de baixo custo. A detecção do sinal fotoacústico foi realizada na região de freqüência de 4-40 Hz através de um microfone de eletreto. A partir do decaimento exponencial do sinal, o modelo fotoacústico foi usado para ajuste dos dados e obtenção “in vitro” da difusividade térmica de unha e esmalte dentário. O valor médio para os cortes ungueais e dentais foi de (13,7 ± 3,6) x 10-4 cm2/s e (4,7 ± 0,3)x10-3 cm2/s respectivamente. E ainda, devido à sensibilidade da difusividade térmica com relação à microestrutura de materiais investigamos este parâmetro no processo de envelhecimento das amostras

 

 Método de Deformação e Aplicações

Palestrante: Prof. Dr. Laércio Losano (UFPB - João Pessoa)

Data: 14/09/2010 (terça-feira)

Horário: 16:00 h

Local: sala 404 (Sala de Seminários) do IF-UFBA

Resumo: O método de deformação é estendido para situações que envolvem mais de uma função deformadora. O procedimento é utilizado para gerar uma família de novos modelos que inclui os modelos sine-Gordon,duplo sine-Gordon, triplo sine-Gordon, etc. Devido as propriedades do método, geramos os modelos e as soluções explícitas correspondentes, juntamente com todas as características importantes que eles possuem.

 

 LHC: status, primeiros dados e perpectivas.

Palestrante: Dr. Antonio Augusto Alves Júnior (Pós-Doc - Istituto Nazionale di Fisica Nucleare - Roma)

Data: 02/09/2010 (Quinta-feira)

Horário: 16:00 h

Local: sala 404 do Instituto de Física - UFBA

Resumo: Após quase duas décadas em construção, o Large Hadron Collider (LHC), o grande colisor de hádrons foi recentemente posto em funcionamento no CERN, na Suíça, abrindo as portas para a realização de experimentos em física de partículas com energia e luminosidades sem precedentes. O seminário tem como principal objetivo discutir os rudimentos do LHC e seus experimentos. Assim, serão apresentados os principais parâmetros de construção e operação do acelerador e seu status atual. Os experimentos do LHC serão também apresentados, juntamente com os resultados das analises dos dados adquiridos nas primeiras colisões de prótons. Os planos para o aumento da energia e luminosidade do feixes de prótons no LHC são também apresentados.Por fim, discutem-se como as medidas realizadas no LHC sobre o bóson de Higgs, a violação de simetria CP, o plasma de quarks e glúons etc, poderiam revolucionar nossa visão do mundo microscópico através da indicação da presença de Física Nova, ou seja, de mecanismos físicos  desconhecidos e não formulados no Modelo Padrão. O seminário pretende ser acessível aos estudantes dos primeiros periódos da graduação.

 

 Modelagem Teórica de Materiais – Métodos Híbridos e Exemplos

Palestrante: Prof Dr. Donald E. Ellis (Departº de Física e Astronomia da Northwestern University)

Data: 26/08/2010 (Quinta-feira)

Horário: 16:00 h

Local: sala 413 do Instituto de Física - UFBA

 

 Estrutura Eletrônica: aplicações ao espalhamento elástico elétron-molécula e às integrais relacionadas com o confinamento de átomos

Palestrante: Prof. Dr. Angelo Marconi Maniero (ICAD-UFBA)

Data: 29/06/2010 (terça-feira)

Horário: 16:00 h

Local: sala 404 do Instituto de Física - UFBA

Resumo: Apresenta-se a aplicação de métodos desenvolvidos pelo Grupo de Física Atômica e Molecular do IF-UFBA para incluir efeitos de correlação eletrônica do alvo na teoria de colisão elétrons-moléculas. A função de onda CI (interação de configurações) do alvo é usada para construir as contribuições estática e de troca do potencial de interação. Analisa-se o caso do espalhamento elástico elétron em moléculas para algumas faixas de energia. Comparam-se as seções de choque diferenciais calculadas via aproximação de Hartree-Fock e pelo método CI. Também é apresentada a implementação de integrais de confinamento para diversos tipos de potenciais.

 

 Structural symmetry breaking and the superconducting state of YH3

Palestrante: Prof. Dr. Jailton Souza de Almeida  (IF-UFBA),

Data: 08/06/2010 (terça-feira)

Horário: 16:00 h

Local: sala 404 do Instituto de Física - UFBA

Resumo: In many materials, changes in chemical composition, pressure or temperature can induce structural break of symmetry and also changes in their electronic behavior such as metal to insulator transitions. It is observed that yttrium hydride, for example, changes from a shiny mirror (YH2) to a transparent window (YH3), which has important technological application in optical devices. This phase transformation is tuned by choosing pressure instead of composition and such result is confirmed by recent experiments. This finding opens up a new way to design optical switches. Further investigations show the superconducting state of cubic YH3 with a critical temperature of 40 K at nearly 18 GPa which is to date the lowest pressure for hydrogen-dense materials. It turns out that YH3 exhibits superconductivity of different origins in two pressure regions. The enhancement of the electron-phonon coupling leads to change in the s-d hybridization between H and Y atoms which is also followed by the critical temperature.

 

 Computadores e Ciência - Um novo paradigma. A situação no Brasil.

Palestrante: Prof.Dr. Bismarck Vaz da Costa (UFMG)

Data: 28/05/2010 (sexta-feira)

Horário: 16:00 h

Local: sala 404 do Instituto de Física - UFBA

Resumo: Simulation using computers has increasingly become a very important approach for solving several kinds of problems in sciences. Computer simulation can translate aspects of physical problems into a discrete mathematical form recreating experiments and solving problems impossible to be treated using traditional tools. Rather than adopting the traditional theoretical practice of constructing layers of assumptions and approximations, this modern numerical approach attacks the original problem in all its details without making too many assumptions. Numerical simulation provides an alternative tool of scientific investigation, instead of carrying out expensive, time consuming or even dangerous experiments in laboratories or on site. The numerical tools are often more useful than the traditional experimental methods in terms of providing insightful and complete information that cannot be directly observed or measured, or difficult to acquire via other means. Numerical simulation with computers plays a valuable role in providing a validation for theories, offers insights to the experimental results and assists in the interpretation or even the discovery of new phenomena. It acts also as a bridge between the experimental models and the theoretical predictions. The importance of the computer simulation approach is recognized in the development of high-performance processing petaflop computers. Currently, some countries have done it, others are held in a test phase. In this talk we intend to show the state of the art of the computer simulation for some areas around the world and what is done in Brazil.

 

 As Equações de Maxwell – Uma visão alternativa

Palestrante: Prof. Dr. Gildemar C. Santos (IF-UFBA),

Data: 18/05/2010 (terça-feira)

Horário: 16:00 h

Local: sala 404 do Instituto de Física - UFBA

Resumo: As equações de Maxwell são as torres magníficas que sustentam a base do Eletromagnetismo, unificando eletricidade, magnetismo e ótica. Foram elas que conduziram à Teoria da Relatividade, e, no estudo do processo de produção da luz como onda eletromagnética, aos torvelinhos da Mecânica Quântica. Com elas, dados a distribuição de carga e decorrentes, podem-se calcular os campos elétrico e magnético, e daí a força de Lorentz, que permite a descrição dos fenômenos. No meio desse processo, entre as cargas e os campos, surgem os potenciais, escalar e vetor, quantidades que não são definidas univocamente. Uma das maneiras de resolver essa ambigüidade é usando o calibre de Lorentz, que tem a forma de uma equação de continuidade. A novidade é que, a partir de qualquer grandeza que se conserve, independente de ser eletromagnética ou não, podemos deduzir um conjunto de grandezas que satisfazem às equações de Maxwell. Mas se alguma coisa vale para tudo, então ela não tem importância nenhuma. Por que então a importância das equações de Maxwell? A resposta está na força de Lorentz, pois não podemos garantir que entre quaisquer grandezas que se conservem haja uma interação de força equivalente à do eletromagnetismo. É possível então criarmos uma nova visão do Eletromagnetismo, mas pictórica que a presente, na qual os potenciais é que são importantes, e onde as cargas, correntes e campos eletromagnéticos nada mais são que grandezas coadjuvantes para facilitar a notação. Nesse contexto pode-se pensar numa teoria axiomática, onde as equações de Maxwell são substituídas por dois postulados: um referente à conservação, e outro referente a força. Desses postulados deduzem-se as equações de Maxwell, numa teoria totalmente equivalente ao Eletromagnetismo convencional. Mais ainda: infinitos campos eletromagnéticos, cargas e correntes podem ser definidos, todos satisfazendo às suas equações de Maxwell. Resta-nos saber o que fazer com as infinitas forças que daí surgem...

 

 Sistemas Atômicos com Dois Elétrons Imersos em um Plasma de Debye e as Soluções Analíticas para o Potencial de Yukawa

Palestrante: Leandro Cerqueira Santos (Doutorando do IF-UFBA)

Data: 27/04/2010 (terça-feira)

Horário: 16:00 h

Local: sala 404 do Instituto de Física - UFBA

Resumo: Recentes resultados experimentais têm aberto novas linhas de pesquisa teóricas no sentido de determinar os espectros eletrônicos e outras propriedades de átomos e íons confinados em um meio neutro, o qual pode ser simulado como um plasma. Um modelo matemático para estudar como o sistema se comporta na presença do plasma introduz modificações nas interações eletrostáticas entre quaisquer duas cargas, substituindo o potencial de Coulomb por um potencial tipo Yukawa, onde a constante de blindagem q, chamada de parâmetro de Debye, depende do valor da densidade de elétrons no plasma e de sua temperatura. No caso de um sistema mono-eletrônico, Garavelli e Penna mostraram que é possível determinar uma solução analítica para o potencial tipo Yukawa e essa solução é caracterizada pela dependência em duas cargas: uma nuclear efetiva α e outra dual g. De fato, essas duas cargas são combinadas e definem o parâmetro de blindagem λ na função de onda. No presente trabalho, nós mostramos como usar essas soluções do potencial de Yukawa no estudo de sistemas atômicos de dois elétrons; nosso desenvolvimento, baseado no principio variacional, permite obter uma expressão analítica para a energia em função de q e com isto mostrar que, como no caso de sistemas de um elétron, a energia é invariante por uma transformação de λ --> -λ, e existem duas soluções não triviais para λ. Em conseqüência, uma análise sobre a quebra de simetria de cargas devido à presença do parâmetro de blindagem q é estendida a sistemas com dois elétrons (2 ≤ Z ≤ 18) imersos em um plasma de Debye. Nós determinamos ainda os valores críticos para a blindagem q e outros parâmetros envolvidos no problema.

 

 Estados emaranhados e a transição de fase fluorescente-superradiante

Palestrante: Prof.Dr. Nami Fux Svaiter (CBPF)

Data: 20/04/2010 (terça-feira)

Horário: 16:00 h

Local: sala 404 do Instituto de Física - UFBA

Resumo: Neste seminário discutiremos o modelo de Dicke, que trata de um sistema de N átomos idênticos de dois níveis interagindo com um campo bosonico quantizado. Utilizaremos o formalismo das integrais de trajetória para investigar a termodinâmica do modelo, e mostraremos a presença de uma transição de fase de segunda ordem, fluorescente-superradiante a uma determinada temperatura. Como a presença de acoplamento de dipolo modifica as propriedades críticas do modelo é também investigada.

 

 Estudo Sistemático das Propriedades Eletrônicas e Estruturais de Semicondutores Bidimensionais com Estrutura tipo Grafeno

Palestrante: Maria Isabel Almeida de Oliveira (Doutoranda do IF-UFBA)

Data: 13/04/2010 (terça-feira)

Horário: 16:00 h

Local: sala 404 do Instituto de Física - UFBA

Resumo: A recente síntese do grafeno mostrou que cristais estritamente bidimensionais são verdadeiramente estáveis. A alta qualidade deste cristal e as propriedades diferentes presentes nele fazem deste um material promissor. Estudos teóricos e experimentais têm mostrado que não apenas o grafeno pode ser estável e mostrar propriedades interessantes, mas também outros materiais 2D tais como o Si, Ge, ZnO e BN podem exibir estruturas 2D\tipo grafeno estáveis. Utilizando métodos de primeiros princípios, baseados na DFT e no método PAW, fizemos um estudo sistemático das propriedades eletrônicas, estruturais e energéticas dos semicondutores 2D do grupo IV, III-V e II-VI, e comparamos com aquelas obtidas para o respectivo cristal 3D destes materiais. Nossos cálculos mostram que a maioria das estruturas 2D

semicondutoras são mais instáveis que as suas estruturas 3D correspondentes. Além disso, foi visto que o aumento da transferência de carga está relacionado ao aumento do gap e que a diminuição do raio atômico abre um gap na estrutura de bandas das monocamadas.

 

 Double Chooz, um experimento de captura de neutrino

Palestrante: Prof. Dr. Iuri Muniz Pepe (IF-UFBA)

Data: 06/04/2010 (terça-feira)

Horário: 16:00 h

Local: sala 404 do Instituto de Física - UFBA

Resumo: Evidencias experimentais mostram que os neutrinos mudam de sabor em vôo e esta mudança segue um perfil oscilatório em função da distancia percorrida. Se as mudanças de sabor têm um comportamento oscilante isso só é possível se os neutrinos têm massa diferente de zero. Os auto-estados de sabor estão acoplados ao auto-estados de massa por uma matriz de mistura e mais particularmente por três ângulos de mistura. Double Chooz tem por objetivo determinar o ângulo Teta13 com o menor erro sistemático. Neste seminário será apresentado o trabalho feito entre junho e dezembro de 2009, montando este detector.

 

Data e hora: 
2010