Physics Institute

Universidade Federal da Bahia

Seminários realizados em 2011

 Determinação de propriedades não-clássicas de estados quânticos do tipo Bell na representação duplo-trilho, sob influência de temperatura

Palestrante: Msc. Osvaldo L. Vianna Rocha (IF-UFBA)

Data: 13/12/2011 (terça-feira)

Horário: 16:00 horas

Local: Pavilhão de Aulas Reitor Felipe Serpa (antigo PAF-I), Sala 105

Resumo: A descrição do problema Deutsch`s [1,2] é : “Alice, em Amsterdã, seleciona um número x de 0 a 2L-1 e envia em uma carta para Bob, em Boston. Bob calcula alguma função f (x) e responde com o resultado, que é 0 ou 1. Bob concordou em usar um dos dois únicos tipos de funções, seja do tipo 1 que são constantes para todos os valores de x, ou tipo 2, que são iguais a 1 para exatamente a metade de todos os possíveis valores de x. A missão de Alice é determinar com certeza, qual o tipo de função Bob optou para se corresponder, em o menor número de vezes. O quão rápido ela pode fazer isso”. Para resolver este problema existe na literatura [2], uma proposta de implementação de computador quântico que requer tempo linear apenas com uso do paralelismo quântico, enquanto em um computador clássico a solução deste problema requer tempo exponencial. Na construção deste computador quântico é necessário saber como um estado de superposição é preparado, qual transformação unitária é utilizada para calcular f (x) e qual o experimento de interferência é realizada para determinar o resultado final. Para responder à pergunta sobre o estado de superposição, um único q-bit é representado por um par de modos tais que | 01> e | 10> são os lógicos 0 e 1, respectivamente, uma vez que esta é a representação duplo trilho de um estado lógico.

   Na presente comunicação começamos a partir do q-bit |Ψ> = (1/2)-1/2|01>L +| 10>L e usando o formalismo da Dinâmica de Campos Térmicos (TFD) investigamos os efeitos da temperatura sobre o estado |Ψ>. Para tal o operador densidade, o fator de Mandel, a fidelidade quântica assim como a função Wigner são determinados e utilizados em nossa análise

[1] D. Deutsch and R. Jozsa, Proc. Roy. Soc. London Ser. A439 (1992) 553.

[2]I. L. Chuang and Y. Yamamoto, Phys. Rev. A52 (1995) 3489.

 

 Linhas de Pesquisa em Geofísica Desenvolvidas no Laboratório de Física Nuclear Aplicada (UFBA)

Palestrantes: Profa. Dra. Maria do Rosário Zucchi e Prof. Dr. Alexandre Barreto Costa (IF-UFBA)

Data: 01/12/2011 (quinta-feira)

Horário: 16:00 horas

Local: Sala 404 do Instituto de Física - UFBA

Resumo: Nesse seminário serão apresentadas as linhas de pesquisa e os projetos em andamento na área de Física Nuclear Aplicada desenvolvidos atualmente no Laboratório de Física Nuclear Aplicada do Instituto de Física (LFNA/IF-UFBA).

 

 Estudos espectroscópicos da matéria carbonada, fase gasosa, estudada por Espectroscopia Laser e Radiação Síncrotron: aplicação cianoacetileno HC3N, radical metil CH3 e ao iodo atômico

Palestrante: Prof. Dr. Luiz Mendes (IF-UFBA)

Data: 29/11/2011 (terça-feira)

Horário: 16:00 horas

Local: Sala 404 do Instituto de Física - UFBA

Resumo: Serão apresentados neste seminário alguns dos resultados obtidos em trabalhos desenvolvidos no contexto de produção de conhecimentos relevantes ao desenvolvimento de modelos astrofísicos de interação de radiação com a matéria. Desta forma, apresentando à comunidade acadêmica do Instituto de Física da UFBA aplicações de variadas técnicas de espectroscopia na elucidação de dois diferentes problemas iniciais. Primeiro, o emprego da espectroscopia REMPI para o estudo dos estados altamente excitados (estados de Rydberg) do cianoacetileno, HC3N, (entre 76000 e 90000 cm-1). No segundo, medidas de seção de choque de fotoionização absoluta, com resultados sobre: o radical metil (CH3), o iodo atômico (I 2P3/2) e o iodometano ou iodeto de metila (CH3I). Isto, a partir da combinação de experimentos baseados em radiação síncrotron e laser VUV com o uso de pirólise para quebra molecular. Finalizando, com uma breve discussão sobre experimentos e atividades de pesquisa que são atualmente desempenhadas em colaborações científicas realizadas com outros grupos de e pesquisas e perspectivas de atuação

 

 Active Fault Tolerant Quantum Error Correction -The Curse of the Open System

Palestrante: Prof. Dr. Amit Hagar (Indiana University)

Data: 24/11/2011 (quinta-feira)

Horário: 16:30 horas

Local: Sala 404 do Instituto de Física - UFBA

Resumo: Quantum information theorists believe that the reasons there is still no large scale, fault tolerant and computationally superior quantum computer are only technological (call this thesis 1), and that skeptics about the feasibility of such machines must also deny the universality of quantum theory (call this thesis 2). What motivates both theses are the so called "threshold theorems", which promise us that under a certain level, noise and imprecision of physical devices should not pose a fundamental obstacle to realizing large-scale quantum computers. The purpose of this talk is to raise doubts with respect to thesis (2) (and subsequently with respect to thesis (1)) by questioning the physical significance of the threshold theorems. This will be done by summoning physics (Thermodynamics and statistical mechanics) & history and philosophy of science (the foundations thereof). On the positive side, I'll end with a hint of how I think skepticism w.r.t large scale, fault tolerant and computationally superior quantum computers could be made precise.

 

 Saturação de partons em reações hadrônicas a altas energias

Palestrante: Prof. Dra. Fabiana Carvalho (UNIFESP)

Data: 22/11/2011 (terça-feira)

Horário: 17:00 horas

Local: Sala 404 do Instituto de Física - UFBA

Resumo: Um dos experimentos que mudou a história da física das partículas foi o chamado “Espalhamento Inelástico Profundo” (ou Deep Inelastic Scattering), onde feixes de elétrons bombardeavam alvos de próton. Dessas colisões pôde-se observar que o próton tinha pequenos centros espalhadores que concentravam frações de sua carga elétrica, indicando que ele não era fundamental, mas sim formado por constituintes internos. Esses constituintes foram inicialmente chamados de partons, e hoje são conhecidos como quarks e gluons, os constituintes dos hadrons. Em energias muito altas, os hadrons consistem de sistemas com altas densidades de gluons que carregam uma pequena fração (x = pparton/phadron) de seu momento. Para energias suficientemente altas, o número de gluons passa a ser tão grande que o processo de recombinação g+g→g se torna importante, levando a uma saturação no crescimento de gluons e formando uma configuração denominada condensado de vidro de cor (CGC). Em 1999, alguns autores passaram a afirmar que alguns efeitos de saturação de partons já podiam ser observados no HERA . A partir de 2000, com a entrada em operação do RHIC, e agora, com o LHC, a procura pela “assinatura” do CGC tornou-se ainda mais intensa. Neste seminário pretendo apresentar um formalismo (formalismo de dipolo de cor) para representar as reações hadrônicas em altas energias que leva em consideração os efeitos de saturação de partons, assim como os resultados obtidos até agora a partir de sua aplicação.

 

 A Equação de Duffin-Kemmer-Petiau

Palestrante: Prof. Dr. Esdras S. Santos  (IF-UFBA)

Data: 10/11/2011 (quinta-feira)

Horário: 16:00 horas

Local: Sala 404 do Instituto de Física - UFBA

Resumo: O formalismo relativístico de Duffin-kemmer-Petiau (DKP) apresenta uma equação matricial em primeira ordem nas derivadas que descreve partículas massivas bosônicas escalares e vetoriais. Esta abordagem, como a Dirac, explicita as propriedades de spin das partículas bem como possibilita a introdução de interações através de uma rica estrutura de acoplamentos não evidenciadas pelas teorias de Klein-Gordon e Proca. Neste sentido, a teoria DKP tem sido aplicada por diversos pesquisadores tanto em mecânica quântica como em teoria de campos. Neste seminário serão apresentados os elementos básicos para a construção de uma equação linear geral, sua relação com a teoria DKP e seus setores escalar e vetorial bem como uma discussão sobre a invariância de calibre desta teoria e o termo anômalo presente no seu Hamiltoniano.

 

 Células fotovoltaicas de filmes finos

Palestrante: Prof. Dr. Denis Gilbert Francis David (IF-UFBA)

Data: 01/11/2011 (terça-feira)

Horário: 17:00 horas

Local: Sala 404 do Instituto de Física - UFBA

Resumo: Apesar de ser um fenômeno conhecido desde a descoberta dos primeiros dispositivos de semicondutores, a conversão de luz em corrente elétrica por células fotovoltaicas continua sendo um tema de pesquisa muito ativo. Com efeito, há expectativas enormes com a introdução da energia solar fotovoltaica na matriz energética, tendo em vista aspectos econômicos, mas também ambientais. Nessa batalha para desenvolver uma conversão eficiente, os dispositivos convencionais de silício cristalino ainda são os mais difundidos, devido ao know-how enorme adquirido pela indústria eletrônica, mas eles são caros, tanto em termo de fabricação, quanto em termos de energia para a obtenção da matéria prima. Nesse contexto, novos materiais estão sendo procurados para obter células ainda de alto desempenho, mas com custos ambientais e financeiros menores. Nesse seminário, apresentaremos tecnologias de células fotovoltaicas de filmes finos, como a do silício amorfo, do CdTe e do CIS. Tentaremos situar o trabalho desenvolvido no Instituto de Física no panorama geral das pesquisas desenvolvidas nessa área no Brasil e no exterior, e mostrar sua importância na perspectiva do desenvolvimento de uma tecnologia de conversão fotovoltaica no país.

 

 Alguns experimentos em colisões atômicas e moleculares

Palestrante: Prof. Dr. Nelson Velho de Castro Faria (IF-UFRJ)

Data: 27/10/2011 (quinta-feira)

Horário: 16:00 horas

Local: Sala 404 do Instituto de Física - UFBA

Resumo: O seminário mostrará a partir de exemplos concretos de experimentos realizados, algumas técnicas de estudo de colisões de íons positivos e negativos, atômicos, moleculares e de agregados, com átomos e moléculas. Assim serão apresentados experimentos envolvendo aglomerados de hidrogênio, uma técnica para medida direta de meia vida de estados atômicos, um estudo sistemático de íons negativos, o resfriamento de íons negativos e o estudo de átomos gêmeos. A ideia é mostrar de maneira geral e simples essas técnicas, normalmente pouco conhecidas, sem tentar aprofundar nenhuma delas, mas realçando suas potencialidades ainda a serem exploradas.

 

 Supercordas: a teoria de tudo?

Palestrante: Prof. Dr. Daniel Luiz Nedel (UNIPAMPA)

Data: 25/10/2011 (terça-feira)

Horário: 16:00 horas

Local: Sala 404 do Instituto de Física - UFBA

Resumo: Nos últimos 30 anos a teoria de supercordas vem se destacando como uma forte candidata a resolver uns dos maiores problemas da física teórica do nosso tempo: a quantização da gravidade e a unificação das interações fundamentais da natureza. Embora muitos avanços teóricos foram feitos, a teoria ainda carece de um arcabouço fenomenológico. Neste ponto, deve-se ter em mente que as escalas de energia de uma teoria de gravitação quântica estão atualmente fora do escopo de qualquer experimento, o que nos leva a um impasse: como refutar ou corroborar uma teoria de gravitação quântica? Por um outro lado, a descoberta de uma dualidade que relaciona a teoria de supercordas com o limite não perturbativo de teorias de gauge pode fornecer dados experimentais que possam enfim confirmar ou não a teoria de supercordas em certos limites. Neste seminário pretende-se apresentar a teoria de supercordas, mostrando seus pontos positivos e seus problemas. Pretende-se também apresentar a conjectura de Maldacena, que relacionada supercordas em com teorias de Yang Mills e discutir como está conjectura pode ajudar a entender tanto a teoria de supercordas como o setor não perturbativo da Cromodinâmica Quântica (QCD).

 

 O Papel da Geometria de uma Superfície Condutora nas Correspondentes Propriedades de Emissão Eletrônica

Palestrante: Prof. Dr. Thiago Albuquerque de Assis (IF-UFBA)

Data: 06/10/2011 (quinta-feira)

Horário: 16:00 horas

Local: Sala 404 do Instituto de Física - UFBA

Resumo: A tecnologia de microeletrônica de vácuo (VMET) é um campo que tem ganhado um grande impulso durante as últimas décadas. Elétrons emitidos por protuberâncias salientes, como resultado de um campo elétrico aplicado em consequência de uma diferença de potencial elétrico, tunelam através de uma barreira de potencial, resultando em uma densidade de corrente eletrônica finita. Desde que algumas aplicações requerem correntes elétricas intensas geradas para baixos valores de potenciais elétricos do ânodo, pesquisas envolvendo a função trabalho de materiais e suas geometrias são de grande importância prática. A próxima geração destes dispositivos emissores de elétrons requererá um estudo sistemático de vários parâmetros como a função trabalho, a estrutura da superfície, a intensidade do campo elétrico externo e a temperatura, objetivando-se investigar como a maior parte da emissão eletrônica é originada dos níveis de energia eletrônicos na vizinhança da barreira de potencial. Neste seminário, apresentarei primeiramente alguns pontos fundamentais sobre a teoria de emissão eletrônica por campo em superfícies condutoras a temperatura zero (T = 0 K), descrevendo a equação de Fowler-Nordheim (F-N) e discutindo como esta tem sido frequentemente utilizada no ajuste de dados experimentais, permitindo extrair informações de parâmetros físicos como a função trabalho e o fator de amplificação de campo. Em seguida, discutirei os resultados obtidos a partir de simulações computacionais, no caso de uma superfície catódica irregular modelada por um “array” de nanoestruturas piramidais de tungstênio. Será feita uma análise de como as distâncias ânodo-cátodo e entre pirâmides interferem no fator de amplificação de campo efetivo da superfície emissora. Finalmente, exporei os resultados que incluem os efeitos da geometria “fractal” de superfícies condutoras reais (PANI) na densidade de corrente eletrônica total de emissão.

 

 Mathematical models to asses the mosquitoes control by the Sterile Insect Technique

Palestrante: Maria de Lourdes Esteva Peralta (Facultad de Ciencias - Universidade Autonoma do Mexico )

Data: 29/09/2011 (quinta-feira)

Horário: 16:00 horas

Local: Sala 404 do Instituto de Física - UFBA

Resumo: The sterile insect technique (SIV) consists in the introduction of sterile insects in order to displace native insects that are pests in a given region. This technique has been used successfully in the removal of some pests. In this talk I present a model to evaluate the effectiveness of SIT in the control of mosquitoes Aedes aegypty. The aplication of insecticide besides the biological control, is analyzed using optimal control.

 

 Desenvolvimento de um fluorímetro LED/CCD para aplicações em diagnóstico de Biodiesel

Palestrante: Prof. Dr. Iuri Muniz Pepe  (IF - UFBA)

Data: 27/09/2011 (terça-feira)

Horário: 16:00 horas

Local: Sala 404 do Instituto de Física - UFBA

Resumo: Serão apresentadas as etapas de desenvolvimento de um fluorímetro baseado em um LED (fonte de luz de excitação) e um CCD de 2024 pixels, começando pelo protótipo de bancada, seguido da etapa de teste de conceito e terminando no protótipo de cabeça de produção, hoje em testes finais na Quimis - SP. Este equipamento pode, entre outras diversas aplicações, servir na caracterização e qualificação de Biocombustíveis e substâncias puras.

 

 Técnicas experimentais para o estudo e a caracterização de óxidos e semicondutores.

Palestrante: Prof. Dr. Denis Gilbert Francis David  (IF - UFBA)

Data: 12/07/2011 (terça-feira)

Horário: 16:00 horas

Local: Sala 413 do Instituto de Física - UFBA

Resumo: A compreensão das propriedades de materiais como óxidos e semicondutores é de fundamental importância quando se pretende usa-los em dispositivos como detectores de luz, células fotovoltaicos, sensores. Assim, uma vez fabricadas amostras desses materiais, diversas características desse material terão que ser determinadas, como sua composição, as ligações químicas entre os elementos que o compõem, sua função dielétrica, sua condutividade e a mobilidade dos portadores, sua morfologia, etc. Para isso, varias técnicas experimentais são necessárias. O objetivo dessa apresentação é de mostrar quais são os recursos que conseguimos reunir no IF para viabilizar os nossos estudos: espectroscopia UV-visível-infravermelha e medidas de condutividade e de mobilidade em função da temperatura, XPS, DRX, MEV e EDX. Os métodos de analise dos dados experimentais e sua conexão com as teorias serão também abordados. Enfim apresentaremos as perspectivas de ampliação dessas técnicas, com a chegada de novos equipamentos (MEV, AFM, fotoluminescência, etc.)

 

 Estudo de filmes finos de CuInSe2 para aplicação em células fotovoltaicas.

Palestrante: Prof. Dr. Marcus Vinícius Santos (IF - UFBA)

Data: 05/07/2011 (terça-feira)

Horário: 16:00 horas

Local: Sala 413 do Instituto de Física - UFBA

Resumo: O objetivo deste trabalho é o estudo e o desenvolvimento de filmes finos de material semicondutor de Disseleneto de cobre e índio, CuInSe2, eletrodepositados sobre filme metálico transparente depositado em vidro, cujo coeficiente de absorção elevado favorece a absorção de radiação eletromagnética em painéis solares fotovoltaicos utilizados na conversão de energia solar em energia elétrica. Esse material representa uma alternativa ao silício (policristalino, amorfo), que apesar dos muitos esforços na tentativa de redução dos custos de fabricação, ainda são altos. O processo de eletrodeposição se apresenta como um método barato, relativamente simples e eficiente para a fabricação deste tipo de material. Neste trabalho, será apresentado os princípios básicos do processo de eletrodeposição destes filmes, bem como os resultados das caracterizações óptica, estruturais e morfológicas do CuInSe2 depositado sobre dióxido de estanho dopado com flúor, SnO2:F.

 

 Propriedades eletrônicas de cadeias lineares de carbono com terminações tipo grafeno: Efeitos da dopagem com nitrogênio

Palestrante: Renato Batista dos Santos (Doutorando - IF - UFBA)

Data: 28/06/2011 (terça-feira)

Horário: 16:00 horas

Local: Sala 413 do Instituto de Física - UFBA

Resumo: A substituição de carbono por nitrogênio em materiais nano-estruturado baseado em carbono é considerado como uma possibilidade de regular suas propriedades mecânicas e eletrônicas para futuras aplicações em dispositivos eletrônicos e fotônicos. Nitrogênio é um dopante apropriado para materiais baseados em carbono, uma vez que ele tem um raio similar ao carbono e possui um elétron de valência adicional.  Assim, este tipo de dopagem pode também levar a uma significante mudança no “band gap” do correspondente material baseado em carbono. Por exemplo, em grafeno a dopagem por nitrogênio pode aumentar a durabilidade e a atividade de catalise de Pt [1,2], enquanto, em filmes finos sólido, tipo fulereno, a dopagem com N tem mostrado levar a uma alta dureza combinado com uma alta elasticidade devido à ligação cruzada entre os planos basais curvados [3]. Neste trabalho, investigamos nanoestruturas formadas por coranuleno/coroneno conectado por uma cadeia atômica linear dopada por átomo de nitrogênio em diferentes posições [4]. Para estudar as propriedades eletrônicas desses sistemas, cálculos baseados em primeiros princípios, com a utilização da teoria do funcional da densidade, foram utilizados.  No total, investigamos 23 diferentes estruturas, sendo a primeira delas constituída apenas por átomos de carbono e hidrogênio e as 22 estruturas restantes, constituídas da substituição de 1, 2 ou 3 átomos carbono por nitrogênio.

[1] X. Lepró, E. Terrés, Y. Veja-Cantu, F. J. Rodriguez-Macias, H. Muramatsu, Y. A. Kim, T. Hayahsi, M. Endo, M. Torres, and M. Terrones, Chem. Phys. Lett. 463, 124 (2008).

[2] Y. Shao, G. Yin, and Y. Gao, J. Power Sources 171, 558 (2007).

[3] S. Stafström, Appl. Phys. Lett. 77, 3941 (2000).

[4] Submetido na Physical Review B.

 

 Teorias efetivas para a matéria fortemente interagente

Palestrante: Prof. Dr. Luciano Melo Abreu (IF - UFBA)

Data: 21/06/2011 (terça-feira)

Horário: 16:00 horas

Local: Sala 413 do Instituto de Física - UFBA

Resumo: No cenário do modelo padrão das interações fundamentais, a teoria que descreve processos envolvendo a matéria fortemente interagente é a Cromodinâmica Quântica (CDQ). Contudo, em certos fenômenos, como na transição de fase de um gás de hádrons para um plasma de quarks e glúons, métodos perturbativos podem apresentar-se de pouca utilidade. Ou ainda a descrição diretamente da CDQ pode ser de difícil tarefa. Neste contexto, a construção de teorias de campos que carregam algumas propriedades básicas da CDQ são de grande valia na compreensão destes fenômenos. Deste modo, este seminário é devotado à discussão da de algumas propriedades da matéria fortemente interagente e sua descrição via teorias efetivas.

 

 Estudo Da Interação Da Radiação Com Moléculas Poliatômicas Observadas Em Meios Interestelares

Palestrante: Prof. Dr. Frederico Vasconcellos Prudente (IF - UFBA)

Data: 14/06/2011 (terça-feira)

Horário: 16:00 horas

Local: Sala 413 do Instituto de Física - UFBA

Resumo: O estudo de moléculas pré-bióticas simples é de fundamental importância para entender a formação de moléculas orgânicas complexas como, por exemplo, os aminoácidos, as proteínas e as nucleobases presentes no DNA e no RNA. Uma hipótese para o surgimento das nucleobases na Terra é que elas teriam sido sintetizadas a partir de compostos orgânicos mais simples contidos no meio interestelar, em meteorito e asteróides. Essa hipótese é reforçada pela observação de um número considerável de moléculas orgânicas em meios interestelares e cometas, tanto em fase gasosa como em fase condensada. Nesta apresentação, discutiremos alguns estudos realizados pelo nosso grupo do processo de fotoionização de biomoléculas tanto em fase gasosa como em fase condensada quando expostos à radiação na região do ultravioleta de vácuo. Esses estudos permitem um melhor entendimento dos processos de fotofragmentação e de fotodegradação destes compostos. Além disso, serão apresentados projetos em implantação no Laboratório de Espectroscopia Molecular e Filmes Finos do IF-UFBA nesta linha de pesquisa.

 

 Modelos magnéticos na rede Apoloniana

Palestrante: Prof. Dr. Roberto F. S. Andrade (IF - UFBA)

Data: 31/05/2011 (terça-feira)

Horário: 16:00 horas

Local: Sala 413 do Instituto de Física - UFBA

Resumo: Nós discutimos resultados para diversos modelos magnéticos definidos sobre redes apolonianas, que têm sua origem no problema do empacotamento de domínios euclidianos por círculos. Inicialmente, consideramos questões referentes à própria rede, calculando os diversos parâmetros que são usados para caracterizar as redes complexas, incluindo a distribuição de graus, caminho mínimo, e coeficiente de aglomeração. Então, nos concentramos sobre o comportamento de modelos magnéticos definidos na rede. Diferentes escolhas para as constantes de acoplamento são tidos em conta. Questões relacionadas com o ordenamento magnético de longo alcance e ausência de transição de fase no limite termodinâmico são considerados

 

 Ferramenta computacional para o estudo da Bioeletricidade Cardíaca

Palestrante: Prof. Dr. Juan A. Leyva Cruz (Laboratório de Instrumentação em Física/LINFIS, Departamento de Física /UEFS)

Data: 26/05/2011 (quinta-feira)

Horário: 16:00 horas

Local: Sala 413 do Instituto de Física - UFBA

Resumo: Apesar do fato das arritmias cardíacas continuarem sendo a principal causa de morte e invalidez, uma modalidade de imagem para o imageamento da função elétrica do coração ainda não foi desenvolvida para o uso clínico. Na atualidade, vários trabalhos têm reportado os primeiros resultados teóricos e experimentais (clínicos) do estudo de uma nova ferramenta bioelétrica de diagnóstico, chamada de Imagem Elétrica Cardíaca ou Imagens Eletrocardiográficas. Nesta técnica as informações da eletrofisiologia cardíaca são acessíveis por meio da solução do problema bioelétrico inverso da eletrocardiologia. Nesta palestra inicialmente mostraremos de forma sucinta os fundamentos físicos básicos da bioeletricidade cardíaca e por fim; mostraremos a funcionalidade de uma ferramenta computacional para analisar as propriedades bioelétricas do coração utilizando dados reais de um paciente anônimo, que inclui o uso de dados experimentais medidos de forma multicanal utilizando 123 bioeletrodos, e as informações anatômicas do tórax do paciente obtidas a partir de imagens de ressonância magnética nuclear (RMN). A partir da segmentação das imagens de RMN foi construída a geometria realista do tórax e a do coração e os resultados da solução dos problemas bioelétrico direto experimental e inverso são apresentados. O sistema mostrou-se funcional e promissor e serve de base para futuras aplicações na área da Física Médica.

 

 Supernovas do tipo Ia como estimadores de parâmetros cosmológicos

Palestrante: Prof. Dr. Cássio Bruno Magalhães Pigozzo - IF-UFBA

Data: 17/05/2011 (terça-feira)

Horário: 16:00 horas

Local: Sala 413 do Instituto de Física - UFBA

Resumo: A Cosmologia Observacional procura confrontar modelos teóricos com dados  das observações objetivando estimar qual a composição e a dinâmica do Universo. Dentre diversos métodos de estimativa de parâmetros cosmológicos, vamos focar no teste com dados de supernovas do tipo Ia. A grande quantidade de energia emitida ao longo de um intervalo de tempo permite que observemos esse fenômeno a distâncias cosmológicas, que isolemos a radiação apenas da supernova e ainda estudemos como o seu espectro varia no decorrer da explosão. O modelo de evolução das supernovas do tipo Ia indica que elas podem ser consideradas velas padronizáveis, e assim utilizadas como estimadores de distâncias cosmológicas. Com os dados, então, uma função densidade de probabilidade dos modelos é construída, com base na estatística bayesiana, de maneira que se estime os valores mais prováveis dos parâmetros livres. Tomando o modelo padrão (com matéria escura fria e constante cosmológica), são apresentados o método de ajuste de supernovas bem como a interpretação de seus resultados para este modelo, como por exemplo, a aceleração da expansão do universo. Por fim, é apresentada uma discussão sobre métodos de padronização de curva de luz utilizados.

 

 O PIBID Física –Ufba: Projeto de atividades e renovação

Palestrante: Profa. Dra. Maria Cristina Martins Penido  - IF-UFBA

Data: 10/05/2011 (terça-feira)

Horário: 16:00 horas

Local: Sala 404 (Sala de Seminários) do Instituto de Física - UFBA

Resumo: As experiências acumuladas ao longo dos anos com formação de professores de Física, anteriormente, com diversos cursos de atualização dos projetos PROLICEN e Pró-ciências, quando buscávamos aproximação com os professores da rede oficial de ensino no estado da Bahia, nos possibilitam afirmar que há ainda uma carência substancial de professores dessas áreas e que a formação docente precisa ter uma dimensão prática embasada numa práxis pedagógica efetiva. Em particular, se pensarmos nas necessidades dessa formação, veremos que falta ao licenciando um maior conhecimento do ambiente escolar, bem como vivência no local onde posteriormente irão trabalhar. Para isso o preparo dos professores precisa deixar o formato tradicional e buscar desenvolver integralmente as características inerentes ao docente, aqui salientadas algumas:

 -  acreditar que o ensino media a ação para a aprendizagem;

 - elaborar e executar projetos para desenvolver conteúdos curriculares;

 - desenvolver práticas investigativas;

 As diretrizes curriculares de formação de professores para o ensino básico apontam caminhos que podem minimizar esse problema, porém, não foi concretizado, até o momento, no que diz respeito a melhoria de condições para os estudantes em estágio supervisionado. Certamente tais desafios implicam em investimento, motivando a realização de estudos para a implementação de políticas educacionais orientadas para a melhoria do trabalho acadêmico, tendo como conseqüência a melhoria da educação básica. Apresentamos aqui o desenvolvimento desse projeto, além de pequeno relato das atividades desenvolvidas e a perspectiva de renovação.

 

 Confinamento e separação de líquidos por uma membrana monoatômica

Palestrante: Prof. Dr. Roberto Rivelino de Melo Moreno - IF-UFBA

Data: 26/04/2011 (terça-feira)

Horário: 16:00 horas

Local: Sala 404 (Sala de Seminários) do Instituto de Física - UFBA

Resumo: O comportamento de líquidos confinados ou separados por uma membrana com espessura tômica é um problema que vem ganhando grande interesse (prático e fundamental) em física da matéria condensada, principalmente depois da síntese controlada de finas camadas de grafite (grafeno) em 2004. Vários estudos experimentais demonstraram que uma membrana de grafeno é suficientemente resistente para ser utilizada como uma monocamada em diversos dispositivos moleculares. Do ponto de vista teórico, inúmeros estudos sobre a estrutura eletrônica do grafeno puro e dopado foram, e continuam sendo, realizados com diferentes níveis de aproximação. Entretanto, a determinação de propriedades mecânicas e termodinâmicas de líquidos sobre a superfície do grafeno requer o uso de metodologias apropriadas para uma descrição realística do sistema. Neste sentido, apresentaremos resultados de um estudo de diferentes líquidos separados por uma única folha de grafeno usando simulação de dinâmica molecular. Nosso estudo revela mudanças estruturais e dinâmicas importantes no comportamento dos líquidos, principalmente na interface líquido-grafeno-líquido. Outro aspecto interessante, evidenciado pelos nossos resultados, é que uma determinada fase líquida separada pela membrana monoatômica pode alterar sensivelmente as propriedades da outra fase. Desta forma, uma interface líquido-grafeno funcionaria como um sensor para detectar a presença de outro material.

 

 Efeitos de solvente numa reação de fotoisomerização envolvendo uma intersecção cónica

Palestrante: Dr. João Pedro Malhado (École Normale Supérieure – Paris)

Data: 19/04/2011 (terça-feira)

Horário: 16:00 horas

Local: Sala 404 (Sala de Seminários) do IF-UFBA

Resumo: A fotoisomerização de bases de Schiff protonadas (PSB) derivadas do retinal assume um papel central em vários processos foto-biológicos. É conhecido que esta reação ocorre através de uma intersecção cónica e é sensível ao meio molecular envolvente, no entanto, apesar de ter sido alvo de extensos estudos experimentais e computacionais, ainda não emergiu uma visão clara para racionalizar estes efeitos em solução.Neste seminário será apresentado um modelo simples descrevendo o efeito do solvente sobre esta reação. O modelo descreve situações de solvatação fora do equilíbrio, bem como efeitos dissipativos. Será mostrado que o solvente induz importantes efeitos sobre a topologia da intersecção cónica e que pode determinar o mecanismo de reação, bem como o rácio de produtos formados.

 

 Explorando a região onde as hipóteses que validam a entropia e mecânica estatística de Boltzmann-Gibbs não são satisfeitas

Palestrante: Prof. Constantino Tsallis (Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas)

Data: 15/04/2011 (sexta-feira)

Horário: 15:00 horas

Local: Sala 413 (Sala de Seminários) do IF-UFBA

 

Data e hora: 
2011