Instituto de Física

XXIII -Simpósio Nacional de Ensino de Física

Ensino de Física no Século XXI: Caminhos para uma Educação Inclusiva

27 de janeiro a 01 de fevereiro de 2019 - Salvador - BA

Após 48 anos, desde a primeira edição organizada em São Paulo em 1970, eis que o XXIII Simpósio Nacional de Ensino de Física – SNEF 2019 – aportou em terras baianas pela primeira vez. É com imenso orgulho que nos dispomos a realizar, este que será, o primeiro evento organizado por um instituto da rede federal de ensino, nesse caso o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, em parceria com a Universidade Federal da Bahia.  O evento ocorrerá entre os dias 27 de janeiro a 01 de fevereiro de 2019. PHOTO 2018 05 20 19 25 26O tema proposto para esta edição é o  Ensino de Física no século XXI: caminhos para uma educação inclusiva. Ao refletirmos sobre o papel do Ensino de Física no contexto local, nacional e internacional a partir do tema proposto para o Simpósio, convidamos a comunidade de estudantes, docentes, pesquisadoras e pesquisadores de Física, de todos os níveis de ensino, para submeterem propostas de cursos, oficinas, mostras, encontros, exposições e outras atividades, principalmente considerando como podemos tornar o Ensino de Física um espaço mais inclusivo. Reconhecendo a importância de uma Educação Inclusiva no século XXI, o XXIII SNEF se propõe a debater sobre a aproximação da pesquisa acadêmica com as práticas de ensino, no que tange ao ensino de Física, como forma de enfrentamento de um dos maiores desafios da contemporaneidade: A Inclusão Social como princípio educativo. Nesse sentido, convidamos a comunidade de pesquisa e educação na área de Ensino de Física a refletirem sobre os processos de ensino e de aprendizagem da Física como oportunidades para desenvolvimento de identidade e de transformação social, a partir da aproximação das produções acadêmicas com o contexto dos espaços escolares. Para isso, é fundamental levar em conta um Ensino de Física que contemple a pluralidade, a colaboração, o pessoal e o coletivo na busca do bem comum. Espera-se com isso uma educação científica mais inclusiva e democrática, refletida em discursos e, principalmente, em ações situadas, com caracteres de criatividade, de reflexão e autonomia. Por fim, gostaríamos de relembrar para a comunidade que o Simpósio Nacional de Ensino de Física é um evento colaborativo. Assim, oficinas, encontros, exposições e mostras são realizadas com a contribuição de todas as pessoas, estudantes e docentes de todos os níveis de ensino. Por favor, ajude a fazer o próximo SNEF um espaço acolhedor, diverso e democrático.

Recebam nossas boas vindas!
Forte abraço e um Axé!
Comissão Organizadora