Suporte

Informamos que foi constituida uma Comissão de apoio à utilização das plataformas virtuais no semestre letivo suplementar, sob a coordenação de Fábio Santos Batista (Portaria nº 07/2020)

Os contatos podem ser feitos pelo e-mail cealdip@ufba.br ou pelo telegram @fbat2014

----------------------------------------------------------------

TENDAS VIRTUAIS - INSTITUTO DE FÍSICA

O Instituto de Física, durante o semestre letivo suplementar/2020, deixará disponíveis cinco tendas virtuais para uso de estudantes que têm dificuldade de acesso à internet e/ou de acompanhar as atividades letivas do semestre, particularmente aqueles em situação de vulnerabilidade social. Abaixo, encontram-se cópias dos documentos relativos ao projeto das tendas virtuais, com as informações completas. Para saber mais clique aqui.

----------------------------------------------------------------

Segue e-mail da Profa. Fabíola Greve Assessora de TI da Reitoria da UFBA (Equipe UFBA em Movimento).

 

Prezados(as) estudantes, docentes, e técnicos-administrativos da UFBA

Neste email, apresentamos informações importantes sobre acesso às salas de aulas virtuais, a partir das tecnologias integradas disponíveis na página Como será na UFBA.
 

Como docentes e estudantes se encontram no ambiente virtual? 

 
Todos agora têm email @ufba.br, e para facilitar a comunicação, esse email deve ser preferencialmente utilizado. No caso do uso das ferramentas do G Suíte, ele é, algumas vezes, mandatório. 
 
Mas, atenção, como esse email ainda não está cadastrado nas bases do SIAC e SIGAA, para realizar um primeiro contato com a sua turma, é necessário que o docente acesse esses sistemas para conhecer o email externo informado pelo aluno ao colegiado. 
  • Para a pós-graduação, acesse o SIGAA (https://sigaa.ufba.br), em seguida, no menu da "Turma virtual", acesse os "Participantes". 
Com a lista de emails externos, o docente, pode, por exemplo, informar o endereço da sala virtual para os alunos da sua disciplina neste SLS. 
 
Importante: Os estudantes têm acesso ao AVA Moodle, mas, não estão cadastrados nas turmas criadas no Moodle para as disciplinas do SLS que irão cursar. Cabe aos docentes, num primeiro contato, informarem aos estudantes os links das salas virtuais aonde os encontros assíncronos e síncronos acontecerão. 
 
Como realizar encontros assíncronos e síncronos com a turma de estudantes? 
  • Para os encontros assíncronos, recomendamos o AVA Moodle. FAQ publicado no Edgard Digital traz recomendações para identificar as salas virtuais das disciplinas no Moodle, e informar o link aos estudantes. 
  • Para os encontros síncronos e promoção de atividades em tempo real com os estudantes, recomendamos como primeira opção o Meet da G Suíte. Como opção secundária, pode-se utilizar a ConferênciaWeb da RNP. 
    • No documento [4], indicamos os requisitos de uso para essas ferramentas. Como se observa, há uma limitação na quantidade de salas simultâneas que podem ser abertas na ConferênciaWeb,  atualmente, em apenas 140 salas. Logo, dada a robustez dos números do SLS, esse uso pode chegar facilmente ao seu limite. 
  • Os documentos [2] e [3] mostram como identificar e integrar, através do Moodle, as salas virtuais para os encontros síncronos com G Meet e ConferênciaWeb.    

Webinários com práticas de preparação das aulas dias 09 e 10 de setembro: 

 

ORGANIZANDO UMA DISCIPLINA NO MOODLE: PASSOS E MODELOS (ATIVIDADES ASSÍNCRONAS)
Dia 09.09, de 10:00h às 11:30h
Participantes: Lanara Souza (FACED / SEAD) e José Renato Gomes (SEAD)
Nesse Webinário, professora Lanara Souza (FACED), Coordenadora Pedagógica (SEAD), junto ao professor José Renato Gomes, Coordenador de Ambiente de Aprendizagem (SEAD), mostram como organizar uma disciplina no MOODLE, passo a passo, e apresentam diversos modelos de sala de aula, focando em atividades assíncronas.

 

COMO PREPARAR UMA AULA NAS PLATAFORMAS INTEGRADAS (ATIVIDADES SÍNCRONAS)
Dia 10.09, de 10:00h às 11:30h
Participantes: Rodrigo Rocha (DCC), Eliseu de Oliveira (STI) e Gustavo Gomes dos Santos (STI)
Nesse Webinário, professor Rodrigo Rocha, do Departamento de Ciência da Computação, em conjunto com os analistas da STI, Eliseu de Oliveira e Gustavo Gomes dos Santos, mostram como usar as plataformas G Suíte for Education e ConferênciaWeb para realizar atividades síncronas com os estudantes, viabilizando interação online, gravação e armazenamento de conteúdo.

 

Acesse o Portal UFBA em Movimento para informações atualizadas. Para saber mais sobre credencial de acesso e email @ufba.br, visite o documento [1].

 

Documentos presentes no Portal UFBA em Movimento:

Atenciosamente, 
 
Fabíola Greve 
Assessora de TI da Reitoria da UFBA
Equipe UFBA em Movimento