Laboratório de Preparação de Amostras para Carbono-14

Laboratório de Grafitização para Determinação de Isótopos de Carbono em Estudos Ambientais do Laboratório de Física Nuclear do IF-UFBA

O Laboratório de Grafitização para determinação de Isótopos de Carbono em Estudos Ambientais encontra-se em fase de calibração no Laboratório de Física Nuclear Aplicada do (LFNA) do Instituto de Física da UFBA. O Laboratório de Preparação de Amostras para 14C se encontra totalmente equipado e as primeiras preparações e testes estão sendo realizados. Pretende-se, inicialmente, realizar estudos ligados ao emprego da técnica de datação com isótopos de 14C em amostras de sedimentos. Nos trabalhos desenvolvidos no LFNA pretende-se utilizar a técnica de espectrometria de massa com aceleradores em colaboração com o laboratório 14C-AMS do Instituto de Física da Universidade Federal Fluminense, onde está instalado um acelerador de última geração para tal finalidade. A implantação de uma linha de grafitização e de um laboratório para prepação de amostras no LFNA da UFBA viabilizará uma série de estudos aplicados à geologia, hidrologia, oceanografia, arqueologia etc.

Nossa perspectiva, com a implantação desta linha, é aumentar o número de colaborações entre grupos de pesquisas do Sul-Sudeste  e com os grupos localizados nas regiões Norte-Nordeste do Brasil. O objetivo principal desta pesquisa é o aprimoramento e desenvolvimento inovador de técnicas analíticas na área de geoquímica de isótopos estáveis e cosmogênicos que possam contribuir na compreensão de eventos que ocorrem no meio ambiente, em particular aqueles relacionados a processos geológicos, hidrológicos e oceanográficos.

Equipe:

Profa. Maria do Rosário Zucchi (mrzucchi@ufba.br) (coordenadora)

Prof. Alexandre Barreto Costa (abc@ufba.br) (vice-coordenador)

Prof. José Marques Lopes (joseml@ufba.br

Prof. Tárcio Henrique Ribeiro dos Santos (tarciohenrique@gmail.com)

Estudantes:

Giovana Estrelado Fernandes Santos