Projetos

OBF:
     A Olimpíada Brasileira de Física (OBF) é um projeto da Sociedade Brasileira de Física (SBF), destinado a estudantes do ensino médio e duas últimas séries do ensino fundamental. A Olimpíada foi criada em 1999 e desde então vem acontecendo anualmente, envolvendo a cada ano mais estudantes e escolas em todo País - de onze estados na primeira edição a participação atinge, desde 2005, os 26 estados e o Distrito Federal. A Olimpíada compreende três fases, com aplicação de provas teóricas e experimentais.

Entre os objetivos gerais da OBF podemos citar:

- Despertar nos estudantes o gosto pelo estudo das Ciências e da Física em particular;
- Proporcionar o desenvolvimento de novas metodologias de ensino, tanto na área teórica e experimental como na área de simulação, e na análise e resolução de problemas;
- Aproximar os professores das universidades dos professores e estudantes do ensino médio;
- Obter informações sobre o desenvolvimento dos estudantes em suas respectivas faixas etárias e níveis de escolaridade, principalmente em relação ao processo de aprendizagem de Física;
- Contribuir para a melhoria dos currículos escolares do ensino fundamental e médio.

     Os estudantes com melhores rendimentos são orientados pela coordenação estadual para suas participações nas duas olimpíadas internacionais: a IPhO (International Physics Olympiad) e a OIbF (Olimpíada Iberoamericana de Física).

Coordenadora:
Prof. Maria das Graças Martins – IF UFBA
Contato: mgraca@ufba.br

Colaboradores:
Prof. Thierry Lemaire IF UFBA

Endereço eletrônico: http://www.obfba.fis.ufba.br/obf/2016/index.html

OBFEP:
     A Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP) é um projeto apoiado pelo CNPq, e constitui um programa permanente da Sociedade Brasileira de Física (SBF), responsável por sua execução. Esse programa que em 2010 aconteceu em caráter de Projeto Piloto nos estados de BA, GO, PI e SP e em 2011 nesses estados mais MA e MT aconteceu em 2012, 2013, 2014, 2015, 2016  e 2017 em nível nacional, e acontecerá em 2018, em todo o Brasil sendo destinado exclusivamente a estudantes do Ensino  Médio e do último ano (9o ano) do Ensino Fundamental de Escolas Públicas.

Coordenadora:
Prof. Maria das Graças Martins – IF UFBA
Contato: mgraca@ufba.br

Colaboradores:
Prof. Thierry Lemaire – IF UFBA

Endereço eletrônico: http://www.obfba.fis.ufba.br/obfep_/

RODA COM CIÊNCIA:

     Este projeto contém elementos de extensão universitária, ensino e pesquisa, enfatizando aqui principalmente a extensão. O objetivo é criar uma Roda com Ciência onde se viabilize a realização de experimentos, jogos, demonstrações e brincadeiras envolvendo aspectos diversos do conhecimento científico de maneira lúdica, configurando assim, um Centro de Ciências. A Roda será utilizada para exposições abertas ao público em geral, visitas agendadas por escolas públicas, treinamento de professores, pesquisas sobre a construção de conceitos científicos, elaboração de novos experimentos, espaço (laboratório) para experiências pedagógicas de iniciação científica para estudantes das licenciaturas ou de Pós-Graduação, além de contribuir para a formação e aprendizagem dos mediadores e visitantes.

Coordenador:
Prof. Tiago Franca Paes – IF UFBA
Contato: tfpaes@ufba.br

Colaboradores:
Prof. Flora Souza Bacelar – IF UFBA
Prof. Marcus Vinicius Santos da Silva – IF UFBA
Prof. Esdras Santana dos Santos – IF UFBA
Prof. Alanna Costa Dultra – IF UFBA
Prof. Joaquim José Soares Souza Junior – IFBAIANO – Campus Uruçuca