Laboratório de Geotermia

    O grupo de pesquisa de Geotermia do CPGG foi criado em 1980 e implantado no Laboratório de Física Nuclear Aplicada. Na época, construiu-se um medidor de condutividade térmica de rochas o qual foi utilizado em vários trabalhos na área de petróleo. A construção e teste do medidor resultaram na tese de doutorado do professor Humberto da Silva Carvalho, realizada sob a orientação do doutor Victor Vaquier, então professor visitante na UFBa. O laboratório foi posteriormente ampliado com a aquisição de dois sensores a termistor para perfilagem térmica de poços com cabeamento para até mil metros de profundidade.

     Em 2007, a capacidade laboratorial do grupo foi ampliada com a aquisição, com recursos do CNPq, de um analisador de propriedades térmicas para medir condutividade térmica, difusividade térmica e capacidade volumétrica de calor em rochas. Esse medidor, além de sensores planos para medidas em amostras sólidas, possui, também, sensores tipo agulha para amostras não consolidadas. Em 2008, recebemos, por gentil doação da mineradora Mirabela, uma serra circular para corte de rochas duras. Essa serra agilizará o trabalho de medida de propriedades térmicas que requer que as faces a serem medidas sejam planas e polidas.

     O Laboratório de Geotermia está hoje equipado para realizar perfilagem térmica de poços e medir as seguintes propriedades de rochas: densidade, condutividade térmica, difusividade térmica, calor específico e taxa volumétrica de produção de calor radiogênico.

Coordenador: Alexandre Barreto Costa
Ramal: 6691
E-mail: abc@ufba.br