Grupo de Estudos para o Desenvolvimento da Energia Solar (GEDES)

Texto:
Descrição:
Esse grupo surge da necessidade de impulsar pesquisas aplicadas a favor do desenvolvimento de novas tecnologias para a Energia Solar. Existe, na Bahia, um forte apelo para ampliar o uso de fontes de energia renováveis, entre as quais a Energia Solar tem um papel muito importante. As linhas de pesquisa do grupo dizem respeito à conversão solar térmica, à conversão solar fotovoltaica, ao potencial energético solar no Estado da Bahia, à transmissão esférica e à instrumentação ligada a esses estudos. O grupo colabora com outros grupos baianos e tem também contatos com laboratórios no Exterior, atuando principalmente no solar fotovoltaico. Um dos objetivos importantes do grupo é contribuir à redução do custo dos dispositivos de conversão, mantendo uma eficiência elevada. Por isso, uma atenção especial é dada para os dispositivos em camadas finas de óxidos e semicondutores com aplicações à conversão fotovoltaica.

Linhas de Pesquisa
Aplicação de filmes finos à energia solar térmica e fotovoltaica
Desenvolvimento de instrumentação para a caracterização óptica de materiais e da radiação solar
Desenvolvimento de métodos de certificação de módulos fotovoltaicos