Física de Superfícies e Materiais

Texto:
Descrição:

O Grupo de Física de Superfícies e Materiais (GSUMAdo Instituto de Física da Universidade Federal da Bahia organizou-se como tal a partir do ano de 2001. Ele resulta da experiência de três docentes do IF que resolveram passar a atuar de modo mais orgânico e sistemático, com a realização de pesquisas desenvolvidas em conjunto e na orientação de estudantes. Os temas de interesse do grupo compreendem a determinação estrutural de superfícies, o cálculo de propriedades e de parâmetros de dispositivos em escala modelamento de superfícies ordenadas e não ordenadas e de materiais de interesse tecnológico. Além disto, investiga-se a estabilidade estrutural de monocamadas de átomos, bem como as suas propriedades eletrônicas. As técnicas experimentais e teóricas utilizadas compreendem o Espalhamento de Elétrons Lentos (Low Energy Electron Diffraction - LEED), a Microscopia de Tunelamento e Varredura Scanning Tunneling Microscopy - STM), a Microscopia Iônica de Campo (Field Ion Microscopy - FIM), Teoria do Funcional da Densidade (Density FunctionalTheory - DFT) e de Aproximação Quase-Harmônica (Quasi-harmonic Approximation - QHA), além de procedimentos vários aplicados em Dinâmica Molecular (Molecular Dynamics MD). Uma descrição mais detalhada das atividades dos docentes do grupo pode ser vista no site específico de cada docente. O grupo tem procurado manter estreita colaboração com outros grupos de pesquisa, no Brasil e no Exterior. Atualmente, além da colaboração com pesquisadores brasileiros de diversas instituições, o grupo possui colaboração com pesquisadores na Suécia, na Espanha, na Inglaterra, entre outros países.

Professores/Pesquisadores:

Coordenador/Professor: Caio M. C. de Castilho