Emmy Noether

Hoje, Emmy completaria 137 anos! Falemos desta ilustre mulher que mudou a física e matemática brilhantemente.
 

Nascida em Erlangen, na Alemanha, em 23 de Março de 1882, Emmy Noether, considerada como a criadora da álgebra moderna, foi uma matemática e física alemã de origem judaica, conhecida pelas suas contribuições inovadoras na álgebra abstracta e na física teórica.

 

Seu primeiro nome era Amalie, mas ela era conhecida por seu nome do meio do Emmy. Sua mãe, Ida Amalia Kaufmann Noether, veio de uma família rica da Colónia. Seu pai, Max Noether, professor na Universidade de Erlangen, foi um matemático que trabalhou na teoria das funções algébricas. Dois de seus três irmãos mais novos tornaram-se cientistas - Fritz foi um matemático e Alfred obteve um doutoramento em química.

 

Estudou alemão, inglês, francês, aritmética e deu aulas de piano. Em 1900, tornou-se professora nas escolas de meninas da Baviera. No entanto ela decidiu tomar o caminho difícil para uma mulher daquela época e estudar matemática na universidade. Noether obteve permissão para estudar na Universidade de Erlangen onde permaneceu entre 1900 e 1902. Em 1903 foi para a Universidade de Göttingen. Assistiu a palestras de Blumenthal, Hilbert, Klein e Minkowski, em 1903 e 1904.

 

Completou a sua dissertação intitulada "On Complete Systems of Invariants for Ternary Biquadratic Forms", obtendo o seu doutoramento, summa cum laude, em 2 de Julho de 1908.
 

Em 1915, Klein e Hilbert convidaram-na para colaborar com eles num trabalho sobre a teoria da relatividade, acreditando que a sua experiência e conhecimentos lhes seria útil.
 

Considerada por Albert Einstein e outros como a mulher mais importante na história da matemática, Emmy foi uma grande algebrista, que para além de ter trabalhado com álgebra abstracta dando atenção especial aos anéis, grupos e corpos, trabalhou também na teoria dos ideais e das álgebras não-comutativas.

 

Noether foi capaz de provar dois teoremas que são essenciais para a teoria da relatividade resolvido o problema da conservação da energia e é conhecido pelos físicos como o “teorema de Noether”.
 

Mas, infelizmente, o seu sucesso não duraria muito tempo. Em 1935 desenvolveu complicações decorrentes de uma operação para remover um tumor uterino, morrendo pouco depois, a 14 de Abril, com 53 anos.

 

Texto retirado de http://www.uc.pt/…/departa…/bibliomat/matmes/Outubro09PT.pdf produzido pela Universidade de Coimbra.
 

Arte do ilustrador Vicente Reinamontes.
 

Para conhecer mais de Emmy:
 

https://medium.com/…/em-sua-curta-vida-a-matem%C3%A1tica-em
 

https://www1.folha.uol.com.br/…/emmy-noether-pai-da-algebra
 

https://www.bbc.com/portuguese/geral-39275631

 

 

Feito por:

DAFIS UFBA

 

Confiram suas redes sociais:

E-mail: dafis_ufba@outlook.com

Facebook: DA Física UFBA

Instagram: @dafis.ufba